Conectado com

Empresas

Um novo ecossistema de educação e inovação para o agronegócio brasileiro

Em modelo inédito, executivos, empresas e empresários serão parceiros na elaboração de disciplinas e estarão dentro das salas de aula

Publicado em

em

Fotos: Assessoria

Um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio representa 25% do PIB e quase 50% das exportações do País, gerando uma a cada quatro vagas de trabalho no Brasil. Para acompanhar a crescente demanda por qualificação e atualização dos profissionais que atuam no segmento, nasce, no Sul do Brasil, um novo ecossistema de educação superior, com modelo de Employer University e foco em tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo: a Escola do Agronegócio da Atitus Educação, instituição de ensino com 19 anos de atuação.

A Escola do Agronegócio, que hoje conta com 400 alunos nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, terá como referência um campus com mais de 40 hectares, inspirado em uma Smart Farm (Fazenda Inteligente), onde empresas inovadoras do setor também estarão presentes. Com sede em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, o novo ecossistema integra o plano de crescimento da instituição, que inclui, ainda, o lançamento de outros quatro escolas, dentro do novo modelo nos próximos anos, a partir de um investimento de R$ 100 milhões.

A localização do campus é estratégica: Passo Fundo fica em uma das maiores regiões produtoras de soja, milho e trigo no Brasil, além de ser referência em proteína animal e alta genética, assim como na fabricação de máquinas agrícolas. No local, grandes companhias e empresas de médio porte, em conexão com alunos e professores, irão produzir conhecimento e tecnologia, criando um dos mais importantes hubs do setor no País. Em sala de aula e em atividades práticas, as disciplinas reunirão desde o uso de novos equipamentos até conhecimentos necessários para gestão de propriedades, como o uso de big data para monitoramento digital de animais, máquinas e grãos.

Segundo o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari, o ecossistema de ensino para o agronegócio foi desenvolvido após estudos, pesquisas e proximidade com as reais necessidades do setor. “O que estamos apresentando é um verdadeiro hub de educação e inovação para o agronegócio, que conectará estudantes, profissionais, empresas e entidades do segmento. Os ganhos serão para todos”, reforça.

 

Alunos se desenvolverão a partir de três grandes frentes

Learning Center: voltado para a parte prática do aprendizado, com laboratórios de metodologias inovadoras e demonstrações de novas tecnologias, área para criação de animais e plantio de lavouras para estudos e pesquisas, centro de saúde animal com centro clínico veterinário, para atendimento de animais de pequeno e grande porte, abertos à comunidade. O espaço também terá uma área de exposição e eventos, com o objetivo de trazer o mercado para dentro do campus.

Agro Research: traz a atmosfera tecnológica do setor para o campus por meio de práticas de big data para agronegócio. Gestão digital de animais, máquinas e lavouras, treinamento com drones e testes de máquinas e implementos agrícolas de ponta estão entre os conteúdos inseridos no cronograma de ensino.

Employer University: modelo de ensino no qual alunos e empresas estão conectados em todos os momentos de aprendizado. O campus será base, também, para dezenas de empresas – fisicamente ou por meio de parcerias na elaboração de disciplinas e dentro das salas de aula, o que permite adaptações rápidas e constantes no foco do ensino. Nos cursos, os alunos poderão optar pela trilha do Empreendedorismo ou da Empregabilidade, direcionando sua jornada desde o início da graduação.

 

Conselho empresarial e desafios reais em sala de aula

A Escola do Agronegócio contará com professores com destaques na área acadêmica, profissionais do mercado, mentorias com executivos e aulas com desafios empresariais reais. A Escola do Agronegócio da Atitus terá, ainda, um conselho empresarial, para manter constantemente os conteúdos de ensino e pesquisa alinhados com as demandas do mercado, com a agilidade que o mundo corporativo e o empreendedorismo exigem. Este conselho será composto por empresários atuantes no setor que estão à frente de empresas renomadas e instituições agrícolas.

Atualmente, com mais de 400 alunos na Escola do Agronegócio, a Atitus espera crescer exponencialmente com o novo campus. “Nosso objetivo é nos tornarmos referência no ensino e na formação voltados para o futuro do agronegócio e dobrar o número de alunos na Escola até 2026”, destaca Capellari.

 

Na contramão do setor, Atitus expande número de alunos presenciais

A instituição expandiu o número de matrículas em 66% entre 2017 e 2022, passando de 3,6 mil para 6 mil alunos em seus cursos de graduação presenciais.

Neste período, em média, as universidades privadas brasileiras registraram queda de 27,6% nas matrículas, de acordo com o último censo disponível pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2021 o índice de retenção ficou acima de 90% ante média de 70% no Rio Grande do Sul, de acordo com dados do Instituto Semesp.

Fonte: Assessoria

Empresas

Fortaleza, Caruaru e Natal são os próximos destinos da Rota da Sanidade Ceva Aves de Postura

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, os especialistas da Ceva Saúde Animal compartilharão informações técnicas sobre sanidade aviária com profissionais da indústria avícola de postura no Nordeste, região de destaque na produção de ovos no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Ceva

A caravana da equipe da Unidade de Negócios Avicultura da Ceva Saúde Animal Brasil está rumo ao Nordeste a fim de levar palestras técnicas sobre estratégias de gestão e inovações em saúde aviária.

A primeira parada será no dia 22 de outubro em Fortaleza (CE), seguida por Caruaru (PE) no dia 23 e Natal (RN) no dia 24 de outubro. “O foco será na proteção eficaz, otimização de mão de obra, performance das aves e bem-estar animal, visando sempre a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais”, informa Felipe Pelicioni, Gerente de Marketing Aves de Ciclo Longo da Ceva Saúde Animal no Brasil.

A iniciativa, realizada com o apoio de parceiros regionais da Ceva Saúde Animal, entre elas a DrogaVet Agroveterinária e a Usivet, trará uma programação técnica voltada para os desafios sanitários específicos da região Nordeste. “Os participantes terão acesso a temas que impactam diretamente a saúde e a gestão diária de suas operações nas granjas, uma excelente oportunidade para atualização, troca de ideias, acompanhamento dos debates e muito networking, planejada sob medida por nossa equipe”, complementa Pelicioni.

Fonte: Assessoria Ceva
Continue Lendo

Empresas

Biochem LATAM realiza 1º Workshop sobre Saúde Intestinal em Foz do Iguaçu

Publicado em

em

Divulgação Biochem

A Biochem LATAM promoveu, na última semana, o 1º Workshop Biochem LATAM – Saúde Intestinal, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O evento reuniu técnicos e especialistas de diversas empresas do Brasil e da América Latina, com o objetivo de discutir questões relevantes para a produção animal, de forma clara e objetiva, focando na saúde intestinal.

A realização do workshop, que antecedeu o PSA Latin America, foi pensada de maneira estratégica. Ao promover o evento antes de um dos maiores congressos do setor, a Biochem LATAM reforçou sua posição como uma referência no mercado, oferecendo soluções práticas, objetivas e baseadas em ciência e tecnologia para a indústria.

“Foi uma excelente oportunidade de interação entre técnicos e especialistas do setor, fortalecendo o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de novas práticas que impactam diretamente a produção”, destacou Paulo Oliveira. “Estamos comprometidos em promover a saúde intestinal de forma eficaz, contribuindo para o avanço da indústria”.

A Biochem LATAM agradece a presença de todos os clientes, parceiros e amigos que participaram deste importante evento. Juntos, seguimos na missão de fortalecer a indústria e melhorar a saúde intestinal com soluções inovadoras e sustentáveis.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

GutGuard chega ao mercado para revolucionar a saúde intestinal e o desempenho produtivo das aves

De Heus lança solução que combina ácidos orgânicos e óleos essenciais para melhorar integridade intestinal, absorção de nutrientes e produtividade na avicultura

Publicado em

em

A De Heus, multinacional holandesa e líder em nutrição animal, acaba de lançar a especialidade GutGuard, uma solução inovadora desenvolvida para elevar a saúde intestinal e o desempenho produtivo de aves de corte, poedeiras comerciais e matrizes reprodutoras. Com uma fórmula exclusiva composta por óleos essenciais, vitaminas e ácidos orgânicos, GutGuard atua na promoção da modulação microbiana entérica e melhoria da integridade intestinal das aves, resultando em animais mais saudáveis e produtivos.

David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus

De acordo com David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus, o lançamento de GutGuard representa um avanço significativo na nutrição avícola e trará muitos benefícios para o setor. “Nosso produto traz uma combinação sinérgica de ácidos orgânicos e óleos essenciais selecionados, que fortalece a saúde intestinal das aves e otimiza a absorção de nutrientes, o que cria um ambiente intestinal desfavorável para patógenos. Ele funciona oferecendo um reforço significativo na integridade do intestino, aumentando a resistência da barreira intestinal e fortalecendo as ‘tight junctions’, que são essenciais para impedir a entrada de patógenos. Sua dosagem poderá ser ajustada conforme a orientação da equipe técnica da De Heus. Com isso, há um incremento significativo no ganho de peso e melhora da conversão alimentar, levando à maior produtividade dos sistemas e lucratividade para os avicultores”, explica ele.

O diferencial de GutGuard reside em sua formulação inovadora e exclusiva, sendo que a utilização de óleos essenciais com alto peso molecular e propriedades não voláteis garante que os princípios ativos do produto sejam mantidos estáveis e eficazes ao longo de todo o trato gastrointestinal. “Acreditamos que o GutGuard representa uma verdadeira evolução no manejo da saúde intestinal das aves, oferecendo uma abordagem mais direta e eficiente em comparação com os produtos tradicionais do mercado”, destaca o gerente.

Benefícios extras de GutGuard: uma visão global

O uso de GutGuard contempla ainda os pilares de sustentabilidade e segurança alimentar, pois a ação antibacteriana e anti-inflamatória do produto reforça a resistência natural das aves e contribui para um sistema produtivo mais responsável e seguro. David Toledo aponta que “ao promover uma saúde intestinal robusta, GutGuard não só melhora a qualidade do produto final, seja carne ou ovo, mas também fortalece a posição dos avicultores no mercado, com lotes mais uniformes e produtivos”.

Diante dos desafios sanitários enfrentados pela avicultura, como surtos de doenças e altos custos com medicamentos, GutGuard surge também como uma importante alternativa natural e eficaz, que pode ser utilizada tanto em conjunto com promotores de crescimento tradicionais quanto como uma ferramenta auxiliar na redução do uso de antibióticos. Embora não substitua diretamente os antibióticos, ele atua de forma complementar para um manejo mais sustentável e responsável.

“A De Heus está comprometida em fornecer soluções que façam a diferença para os avicultores na superação dos desafios diários da produção, garantindo um futuro mais produtivo e sustentável para a avicultura”, salienta Toledo.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.