Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

No Paraná, ministro da Agricultura participa de congresso sobre cereais brasileiros

Evento reuniu representantes públicos e entidades do agronegócio nacional.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Mapa

Na abertura do 1° Congresso Cerealista Brasileiro, em Foz do Iguaçu (PR), na última quinta-feira (19), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do setor para o Governo Federal, que vem trabalhando para dar mais tranquilidade aos produtores rurais.

“Se tem dificuldade climática, se tem dificuldade de preços, estamos juntos para apoiar os nossos produtores. É determinação do presidente Lula que não larguemos a mão dos produtores. O decreto publicado para o trigo com apoio à comercialização de $ 400 milhões, está somado a outra política agrícola para estimular o setor a crescer cada vez mais”, ressaltou Fávaro.

O ministro ainda falou sobre a linha de financiamento em dólar para crédito rural, desenvolvida pelo Mapa e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para todos os programas agropecuários, permitindo investimentos em custeio, inovação, maquinário e comercialização. “Não tem limite que não seja disponível para essa linha de crédito, porque é uma linha de captação internacional”.

Com o tema “Oportunidades em Todos os Campos”, o presidente da Acebra, Jerônimo Georgen, explicou que o encontro visa debater os principais pontos que atingem o agronegócio atualmente. “Nós vamos tratar de inovação, de tecnologia e de cenário de mercados. O mercado hoje exige demandas que nós precisamos adaptar, não adianta apenas brigar com o mercado, nós temos que ver aquilo que é possível ajustarmos para trazermos renda ao produtor brasileiro”, disse o presidente.

O ministro levou também uma mensagem de otimismo. “Todos vocês que vivem o dia a dia com o produtor, quando ouvirem algum deles falando em incertezas apaziguem o coração desse produtor, porque nós não queremos deixar o produtor ter incerteza”, finalizou o discurso.

O evento é realizado pela Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra) com o objetivo de fomentar discussões construtivas para o setor cerealista e para o agronegócio nacional e contou com a participação de representantes públicos e entidades do agronegócio nacional.

Durante os dois dias de congresso, serão realizadas palestras e debates sobre armazenagem, crédito, sustentabilidade e reforma tributária, dentre outros temas importantes para o setor cerealista e para a cadeia produtiva.

Cereais do Brasil

Os principais cereais utilizados na alimentação humana e animal são: trigo, arroz, milho, cevada, aveia, centeio e sorgo, mas existem outros menos utilizados como o painço, o triticale, a espelta, e os pseudocereais, como o amaranto, o trigo sarraceno e a quinoa, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), os principais cereais exportados de janeiro a setembro de 2023 foram milho, trigo e arroz.

Fonte: Assessoria Mapa

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.