Notícias No Mato Grosso
Bons resultados da ATeG motivam sucessão familiar em Sinop
Atendidos há dois anos pela ATeG do Senar-MT, produtores seguem orientações de manejo que resultaram em bons índices.
A princípio, Larissa Cristina Allebrandt havia se mudado para o Sítio Estrela do Oriente, em Sinop, MS, apenas para auxiliar o avô. Devido a problemas de saúde, o bovinocultor de leite Quilberto Otávio Allebrandt precisava de ajuda na lida do campo. Mas a família se deparou com outra realidade: uma produção de leite que passou de 40 para 250 litros/dia, com orientações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. Os bons resultados fizeram a família enxergar a propriedade com outros olhos.
“A minha primeira motivação foi ajudar o meu avô, mas com o passar do tempo, vi que essa atividade sendo instruída por um técnico de campo poderia ser a principal fonte de renda da minha família e o que era temporário, se tornou definitivo”, explicou a neta que, aos 24 anos, mora na propriedade e faz grande parte do trabalho.
Hoje, o filho, a nora e a neta moram com Sr. Quilberto na propriedade. Ter a família por perto e dando suporte à atividade que ele mais gosta, não tem preço. “Meu filho largou do caminhão. Eles viram que era um lugar tranquilo para morar e que dava para tirar uma boa renda. O sentimento é o melhor possível por eles poderem enxergar a tranquilidade de morar aqui. ”
Atendido há dois anos pela ATeG do Senar-MT, Quilberto seguiu algumas orientações de manejo que resultaram nos bons índices. “Fizemos piqueteamento para o gado aproveitar mais o pasto, adubamos a terra, aprendemos a fazer uma seleção dos animais e ficar somente com as que dão um bom retorno e fomos incentivos a melhorar”, destacou o produtor.
Segundo Larissa, que hoje carrega grande parte da responsabilidade da propriedade, já estão sendo traçados novos planos para o futuro. “Estamos em fase de investimento.
Futuramente queremos fazer reforma na sala da ordenha, adquirir novos animais, fazer um curral. Tendo alguém para orientar, faremos tudo isso com mais segurança”.
Metodologia
Supervisionada pelo zootecnista, Túlio Marçal, a ATeG Bovinocultura de Leite está presente em 1.616 propriedades rurais e em 75 municípios de todo o estado. Segundo o profissional, o maior objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão nas propriedades, englobando todo processo produtivo para contribuir na tomada de decisão.
“Acompanhamos desde o manejo com os animais, nutrição do rebanho, manejo do solo para produção de alimento até o levantamento do custo de produção para produzir um litro de leite. Assim, o técnico de campo consegue auxiliar e orientar os produtores nas tomadas de decisões dentro da propriedade”, destaca.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.