Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Aiba participa de Congresso do Agronegócio do Oeste da Bahia

O produtor rural e vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto na Palha (Febrapdp), Luiz Pradella, ministrou uma palestra sobre ‘Sustentabilidade na produção de alimento.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Nesta semana, foi realizada a primeira edição do Congresso do Agronegócio do Oeste da Bahia’, no auditório do Hotel Saint Louis, em Luís Eduardo Magalhães. Esse evento foi organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município e contou com a participação de produtores rurais da região, autoridades, incluindo o ex-ministro da Defesa e relator do Novo Código Florestal, Aldo Rebelo.

Durante as atividades programadas para o dia 26, o produtor rural e vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto na Palha (Febrapdp), Luiz Pradella, ministrou uma palestra sobre ‘Sustentabilidade na produção de alimentos’, no qual, destacou a importância desse tema, e a ações que a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), está desenvolvendo junto aos agricultores da região, em prol de uma produção agrícola mais sustentável.

“Quando temos a oportunidade de poder comunicar aos demais setores o que o agro está fazendo, aproveitamos. Pois, quanto mais pudermos mostrar como é o processo de produção, os investimentos em tecnologia e atividades agrícolas mais sustentáveis, conseguimos mostrar com clareza o que está sendo feito no campo. Ao invés de termos informações errôneas ou isoladas, evitamos conclusões distorcidas e precipitadas sobre cada tema”, afirma Pradella.

A presidente da comissão do Agronegócio de Luís Eduardo Magalhães, Kátia Teixeira, integrante da organização do evento, avaliou a primeira edição do congresso. “É uma imensa felicidade realizar esse primeiro congresso, um projeto que já estava no papel há alguns anos. Conseguimos atrair públicos não somente do direito, mas da sociedade em geral, para trazer informações, temáticas diferentes para o produtor rural e as assessorias que compõem essa cadeia produtiva do agronegócio. Foi um sucesso!”, disse Kátia que ainda completou. “A intenção é que todo ano esse congresso aconteça e convido a todos para o próximo ano, que com certeza, será muito melhor”, finaliza.

Fonte: Assessoria Aiba

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.