Conectado com

Empresas Nutrição animal

Rações peletizadas e extrusadas: como melhorar a qualidade, a produtividade e reduzir custos

O setor de nutrição animal está investindo cada vez mais, e avança a cada ano.

Publicado em

em

Arquivo / OP Rural

Artigo escrito por Maico Rissi, Coordenador Comercial Cinergis.

O Brasil é um dos grandes produtores de ração do mundo. Em 2022, o mercado de ração animal encerrou o ano com um aumento produtivo de 1,3%. De acordo com as informações fornecidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), esse crescimento condiz a uma produção em torno de 82 milhões de toneladas.

Mesmo diante de todas as adversidades, a fabricação de ração no Brasil é uma das melhores do mundo, tanto na pecuária quanto na suinocultura, avicultura e piscicultura, sem contar com a linha de ração pet, que cresce ano após ano. Uma das principais vantagens competitivas do Brasil na fabricação de ração é a abundância de matéria-prima disponível.

O setor de nutrição animal está investindo cada vez mais, e avança a cada ano. Podemos dizer que o “agro”, como todos chamam, passou a ser protagonista na economia do Brasil, reconhecido por muitos países como um celeiro de alimentos. Essas tecnologias trazidas de outros países ou desenvolvidas no Brasil e implantadas nas fábricas, ajudam no processamento e na transformação das matérias-primas em ração, tornando um alimento de alta qualidade, o que impacta diretamente nos animais. Tão importante quanto a quantidade de ração produzida, é assegurar a alta qualidade dos pellets ou kibbles e seus níveis nutricionais de acordo com as exigências de cada espécie e fase da vida do animal.

Ração peletizada – Créditos CINERGIS

Muitos trabalhos já publicados de autores renomados e a experiência de dentro de fábrica de ração, nos mostram que rações peletizadas têm se mostrado mais eficientes, principalmente por melhorar a digestibilidade e a absorção dos ingredientes. Isso acontece devido à gelatinização do amido que ocorre na passagem pelo condicionador ao receber calor suficiente por um determinado período, realizando o cozimento. Esses fatores favorecem o crescimento e desempenho dos animais, principalmente os monogástricos, assim como a extrusão de ração com alto teor de fibras para equinos ou bovinos, e nas rações de peixe e pet. Outros benefícios, são a diminuição do desperdício por segregação ou a separação dos ingredientes garantindo um consumo mais uniforme, de acordo com as orientações da Embrapa.

Mas afinal, qual o principal objetivo da peletização e da extrusão?  

Ambos passam por um processo de transformação de materiais, que é ou por aglomeração de pequenas partículas de um ingrediente ou pela mistura de ingredientes, utilizando processos mecânicos, na presença de pressão via rolo na matriz, umidade aplicada por vapor ou até mesmo com aditivos reidratantes e temperatura, formando a ração conforme o formato da matriz. Esse processo pode parecer simples, mas tem muitas variáveis que dificultam, e por isso muitas empresas optam por continuar com a fabricação de ração farelada.

Ração extrusada – Créditos CINERGIS

Diversas empresas possuem dificuldades com os processos de peletização e extrusão. As causas devem ser investigadas a fundo desde as matérias-primas até as etapas do processo como: moagem, mistura, aquecimento, peletização ou extrusão, secagem e resfriamento. A solução destes problemas é o que garantirá o maior aproveitamento da capacidade da fábrica. Mas, às vezes, isso não é o suficiente, faz-se necessário o uso de aditivos tecnológicos para ajudar no processo, adicionando umidade de forma adequada ou um antiumectante que a afixe nas partículas facilitando a gelatinização do amido. Desta forma, há uma evolução na passagem pela matriz com uma melhor formação do pellets ou kibble, tornando-os mais duráveis e uniformes. Isso resulta em um grande impacto no processo, tendo melhor rendimento na parte produtiva, mais tonelada/hora, mantendo ou abaixando a amperagem do motor, fazendo que tenha mais economia de energia com uma produção igual ou maior.

Àquele que nos lê, a Cinergis possui uma gama de produtos para atender a necessidade de cada fábrica, disponibilizando pessoas com experiência para melhorar seu processo, ajustando equipamentos, treinando os operadores e, o mais importante, gerando maior lucratividade para a sua empresa.

Fonte: Comunicação e MKT CINERGIS

Empresas

Fortaleza, Caruaru e Natal são os próximos destinos da Rota da Sanidade Ceva Aves de Postura

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, os especialistas da Ceva Saúde Animal compartilharão informações técnicas sobre sanidade aviária com profissionais da indústria avícola de postura no Nordeste, região de destaque na produção de ovos no Brasil.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Ceva

A caravana da equipe da Unidade de Negócios Avicultura da Ceva Saúde Animal Brasil está rumo ao Nordeste a fim de levar palestras técnicas sobre estratégias de gestão e inovações em saúde aviária.

A primeira parada será no dia 22 de outubro em Fortaleza (CE), seguida por Caruaru (PE) no dia 23 e Natal (RN) no dia 24 de outubro. “O foco será na proteção eficaz, otimização de mão de obra, performance das aves e bem-estar animal, visando sempre a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais”, informa Felipe Pelicioni, Gerente de Marketing Aves de Ciclo Longo da Ceva Saúde Animal no Brasil.

A iniciativa, realizada com o apoio de parceiros regionais da Ceva Saúde Animal, entre elas a DrogaVet Agroveterinária e a Usivet, trará uma programação técnica voltada para os desafios sanitários específicos da região Nordeste. “Os participantes terão acesso a temas que impactam diretamente a saúde e a gestão diária de suas operações nas granjas, uma excelente oportunidade para atualização, troca de ideias, acompanhamento dos debates e muito networking, planejada sob medida por nossa equipe”, complementa Pelicioni.

Fonte: Assessoria Ceva
Continue Lendo

Empresas

Biochem LATAM realiza 1º Workshop sobre Saúde Intestinal em Foz do Iguaçu

Publicado em

em

Divulgação Biochem

A Biochem LATAM promoveu, na última semana, o 1º Workshop Biochem LATAM – Saúde Intestinal, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O evento reuniu técnicos e especialistas de diversas empresas do Brasil e da América Latina, com o objetivo de discutir questões relevantes para a produção animal, de forma clara e objetiva, focando na saúde intestinal.

A realização do workshop, que antecedeu o PSA Latin America, foi pensada de maneira estratégica. Ao promover o evento antes de um dos maiores congressos do setor, a Biochem LATAM reforçou sua posição como uma referência no mercado, oferecendo soluções práticas, objetivas e baseadas em ciência e tecnologia para a indústria.

“Foi uma excelente oportunidade de interação entre técnicos e especialistas do setor, fortalecendo o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de novas práticas que impactam diretamente a produção”, destacou Paulo Oliveira. “Estamos comprometidos em promover a saúde intestinal de forma eficaz, contribuindo para o avanço da indústria”.

A Biochem LATAM agradece a presença de todos os clientes, parceiros e amigos que participaram deste importante evento. Juntos, seguimos na missão de fortalecer a indústria e melhorar a saúde intestinal com soluções inovadoras e sustentáveis.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

GutGuard chega ao mercado para revolucionar a saúde intestinal e o desempenho produtivo das aves

De Heus lança solução que combina ácidos orgânicos e óleos essenciais para melhorar integridade intestinal, absorção de nutrientes e produtividade na avicultura

Publicado em

em

A De Heus, multinacional holandesa e líder em nutrição animal, acaba de lançar a especialidade GutGuard, uma solução inovadora desenvolvida para elevar a saúde intestinal e o desempenho produtivo de aves de corte, poedeiras comerciais e matrizes reprodutoras. Com uma fórmula exclusiva composta por óleos essenciais, vitaminas e ácidos orgânicos, GutGuard atua na promoção da modulação microbiana entérica e melhoria da integridade intestinal das aves, resultando em animais mais saudáveis e produtivos.

David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus

De acordo com David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus, o lançamento de GutGuard representa um avanço significativo na nutrição avícola e trará muitos benefícios para o setor. “Nosso produto traz uma combinação sinérgica de ácidos orgânicos e óleos essenciais selecionados, que fortalece a saúde intestinal das aves e otimiza a absorção de nutrientes, o que cria um ambiente intestinal desfavorável para patógenos. Ele funciona oferecendo um reforço significativo na integridade do intestino, aumentando a resistência da barreira intestinal e fortalecendo as ‘tight junctions’, que são essenciais para impedir a entrada de patógenos. Sua dosagem poderá ser ajustada conforme a orientação da equipe técnica da De Heus. Com isso, há um incremento significativo no ganho de peso e melhora da conversão alimentar, levando à maior produtividade dos sistemas e lucratividade para os avicultores”, explica ele.

O diferencial de GutGuard reside em sua formulação inovadora e exclusiva, sendo que a utilização de óleos essenciais com alto peso molecular e propriedades não voláteis garante que os princípios ativos do produto sejam mantidos estáveis e eficazes ao longo de todo o trato gastrointestinal. “Acreditamos que o GutGuard representa uma verdadeira evolução no manejo da saúde intestinal das aves, oferecendo uma abordagem mais direta e eficiente em comparação com os produtos tradicionais do mercado”, destaca o gerente.

Benefícios extras de GutGuard: uma visão global

O uso de GutGuard contempla ainda os pilares de sustentabilidade e segurança alimentar, pois a ação antibacteriana e anti-inflamatória do produto reforça a resistência natural das aves e contribui para um sistema produtivo mais responsável e seguro. David Toledo aponta que “ao promover uma saúde intestinal robusta, GutGuard não só melhora a qualidade do produto final, seja carne ou ovo, mas também fortalece a posição dos avicultores no mercado, com lotes mais uniformes e produtivos”.

Diante dos desafios sanitários enfrentados pela avicultura, como surtos de doenças e altos custos com medicamentos, GutGuard surge também como uma importante alternativa natural e eficaz, que pode ser utilizada tanto em conjunto com promotores de crescimento tradicionais quanto como uma ferramenta auxiliar na redução do uso de antibióticos. Embora não substitua diretamente os antibióticos, ele atua de forma complementar para um manejo mais sustentável e responsável.

“A De Heus está comprometida em fornecer soluções que façam a diferença para os avicultores na superação dos desafios diários da produção, garantindo um futuro mais produtivo e sustentável para a avicultura”, salienta Toledo.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.