Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Mais de 7 mil frascos de produto de uso veterinário à base de cetamina são apreendidos em operação conjunta

Na quantidade apreendida, estima-se que poderiam ser realizadas anestesias de mais de 380 mil cães ou de mais de 10 mil cavalos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), participou na terça-feira (5) da operação conjunta com as Polícias Civis do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, visando o combate ao tráfico de drogas por uma empresa do ramo da agropecuária que comercializava ilegalmente centenas de medicamentos de uso veterinário controlados à base de cetamina, em quantidades incompatíveis com o exercício normal da profissão.

A ‘Operação Keyla’, denominada pelo codinome utilizado por usuários da cetamina como droga recreativa, foi realizada por parte do Mapa nos municípios de Suzano-SP, Mogi das Cruzes-SP, Mauá-SP e no Rio de Janeiro-RJ. Ao todo, 7.674 frascos de produtos de uso veterinário à base de cetamina foram apreendidos, além de outros produtos como a base de acepromazina e xilazina, sujeitos a controle especial, que também podem ter desvio de uso como droga recreativa. Produtos sem registro no Ministério da Agricultura também foram apreendidos na ação.

O medicamento de uso veterinário é um anestésico comumente utilizado na realização de cirurgias de animais de estimação. Na quantidade apreendida durante a operação, estima-se que poderiam ser realizadas anestesias de mais de 380 mil cães ou de mais de 10 mil cavalos.

Somando os produtos controlados, os sem registros, falsificados e contrabandeados da Argentina, Holanda e do Canadá, foram apreendidos 9.483 produtos ilegais, o que correspondem a um prejuízo estimado aos infratores, da ordem de R$ 2 a 3 milhões de reais.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados com multas que podem chegar a R$ 90 mil reais, além da interdição tanto do estabelecimento comercial como dos demais imóveis utilizados para o depósito e a venda ilícita dos produtos, devendo ainda os veterinários envolvidos no esquema ter sua responsabilidade técnica cassada. Oito pessoas foram presas.

Fonte: Assessoria Mapa

Notícias

Campanha da ABPA sobre Influenza aviária aborda retorno à propriedade

Mensagens serão focadas em ações simples do produtor para preservar a biosseguridade da granja.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) encabeç uma nova fase da campanha “Brasil Livre de IA”, iniciativa setorial com o objetivo de orientar para a prevenção e contingenciamento de Influenza aviária.

 

Nesta nova fase, a campanha apresenta uma abordagem direta às famílias produtoras avícolas do Brasil, no retorno à propriedade após qualquer passeio, por situações da rotina de trabalho ou mesmo por viagens nacionais e internacionais.

São cuidados simples relativos à higiene de roupas, sapatos, veículos, bagagem e todos itens pessoais levados ao sair da propriedade. Também há recomendações de quarentenas para o retorno efetivo à rotina de trabalho – especialmente no acesso à granja. “Nesta nova fase da campanha, fazemos uma abordagem focada em pontos que podem passar despercebidos justamente por serem cuidados pessoais e não específicos da granja. O objetivo é lembrar o produtor que cada decisão é relevante no processo de biosseguridade, mesmo que seja higienizar a própria mala ou sapato”, explica o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Lançamento da 41ª Conferência Facta WPSA-Brasil acontece durante Siavs 2024

Tradicional evento da avicultura brasileira agora é bienal e será realizado entre os dias 02 e 03 de setembro de 2025, em Campinas (SP).

Publicado em

em

Presidente da Facta, Ariel Mendes: "Mudança do evento para o segundo semestre visa otimizar a participação e o aproveitamento do evento pelos profissionais do setor avícola" - Foto: Divulgação/Facta

A partir de 2025 a Conferência Facta WPSA-Brasil será bienal, a próxima edição ocorrerá entre os dias 02 e 03 de setembro, na Sociedade Hípica de Campinas (SP). O evento, que traz como tema “A inovação e a produtividade na proteína animal”, manterá a qualidade dos debates que vêm reunindo, ao longo de mais de 41 anos, profissionais e estudantes do setor, que buscam atualizar-se e contribuir para a melhoria do cenário mundial da avicultura.

“Historicamente, o evento sempre ocorreu no primeiro semestre, entre maio e junho, no entanto, devido à saturação de eventos nesse período, a Facta optou por realizar a conferência de 2025 em setembro. Essa escolha se baseia no término das férias na Europa e nos Estados Unidos, o que facilita a participação de palestrantes estrangeiros, além de ser um mês com menos eventos no Brasil. Essa mudança visa otimizar a participação e o aproveitamento do evento pelos profissionais do setor avícola”, explica o presidente da Facta, Ariel Mendes.

A evolução da conferência, desde seus primórdios como um seminário até sua consolidação como a Conferência Facta de Ciência e Tecnologia Avícolas, demonstra seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação. Por isso, nesta edição, a organização abordará estratégias eficientes de controle de salmonela, competitividade na produção de frango sem antimicrobianos, temas sobre incubação, manejo da microbiota em poedeiras, automação, gestão de dados e qualidade na produção, uso de inteligência artificial na gestão avícola e gestão integrada de sanidade e dados.

A Conferência Facta é o principal evento técnico da avicultura brasileira, reconhecido por sua qualidade técnica, com palestrantes nacionais e internacionais, o evento aborda temas essenciais ao setor. “O lançamento da próxima conferência está previsto para ocorrer durante o Siavs 2024, em agosto, com o programa completo já planejado até setembro ou outubro, proporcionando às empresas tempo para incluí-lo em seus orçamentos para o próximo ano”, lembrou Mendes.

Fonte: Assessoria Facta
Continue Lendo

Notícias

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no agro

Com 10 categorias, população pode recomendar mulheres de destaque que atuam no setor; prazo da primeira fase termina dia 02 de junho.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABMRA

O movimento Mulheres Positivas abriu a fase de indicação para o 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio, reconhecimento que evidencia empreendedoras que atuam no agro. O prêmio é organizado pelo movimento Mulheres Positivas, composto por um ecossistema internacional de produtos e serviços focado no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres, e com patrocínio máster da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

Com a participação popular em todo o território nacional, as indicações para o prêmio vão até o dia 2 de junho no aplicativo Mulheres Positivas disponível nas lojas Android e IOS. São 10 categorias, sendo “Grãos”, “Pecuária”, “Granja”, “Frutas”, “Flores”, “Piscicultura”, “Hortaliças”, “Equinos”, “Óleos Medicinais” e “Apicultura”.

Na segunda etapa, as três mulheres mais indicadas em cada categoria são classificadas para a votação popular entre 05 a 19 de junho para decidir as campeãs, que depois disputarão entre si o ranking geral. Ao final, as 10 vencedoras participarão de um evento de premiação na Sociedade Rural Brasileira, no dia 26 de junho, com participação da Fabiana Saad, considerada uma das 20 mulheres mais influentes do Brasil pela Forbes em 2022 e fundadora do projeto Mulheres Positivas, e Carolina Gama, zootecnista com mais de 20 anos de experiência no Agro e especializada em marketing pela ESPM. O anúncio das vencedoras será feito a partir do dia 24 de junho.

“Para mim, que tenho uma relação de infância com o campo por minha mãe ter uma fazenda, é uma honra muito grande liderar uma premiação que reconhece justamente as mulheres que trabalham, inovam e respiram o Agro. Estamos muito entusiasmadas para saber quem serão estas guerreiras indicadas e conhecer um pouco mais do trabalho que elas desenvolvem neste setor tão importante para nosso país”, comenta Fabiana Saad.

A participação feminina aumenta ano após ano no campo, enquanto 94% dos produtores reconhecem a importância da mulher no Agro, como mostrou a 8ª Pesquisa ABMRA. Hábitos do Produtor Rural. Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, explica que iniciativas como o 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio são muito importantes para a pluralidade e valorização do setor.

“Com este prêmio, os brasileiros poderão ter uma visão mais ampla do papel da mulher no Agro. Dentro do setor, temos nomes de personalidades conhecidas e anônimas que trabalham arduamente e merecem ter seu reconhecimento. Por isso que a ABMRA apoia e acredita neste projeto”, destaca Nicodemos.

O 1º Prêmio Mulheres Positivas do Agronegócio tem como embaixadora a pecuarista Sônia Bonato, com 29 anos em atividade na agricultura da Fazenda Palmeiras – Ipameri (GO).

Sobre a ABMRA

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro.

Fonte: Assessoria ABMRA
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.