Empresas
Koppert firma parceria com Orion para aplicação de insumos biológicos em sulco de plantio de grãos
Equipamento da Orion será cedido em comodato por meio de campanha comercial aos clientes Koppert por garantir a qualidade e o resultado da aplicação
A Koppert do Brasil e a Orion Tecnologia e Sistemas firmam parceria para aplicação de produtos biológicos em sulco de plantio nas culturas de grãos. A união das duas empresas, líderes de mercado em seus segmentos – produtos biológicos e equipamentos de aplicação – vai garantir maior eficiência dos bioinsumos e qualidade e tecnologia de ponta na utilização dos biológicos durante a semeadura. Os clientes Koppert vão receber o equipamento Orion para garantir a alta performance da operação e uma produtividade que pode chegar até 6 sacas/ha de soja a mais, de acordo com projeção da Orion.
Os benefícios com a parceria são ganhos de eficiência e resultados, pois quando aplicados corretamente no sulco do plantio, os bioinsumos geram maior sanidade, produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. “Com isso agregamos confiabilidade, visibilidade e valor aos produtos e marcas”, explica Ricardo Rodrigues Cunha, CEO da Orion.
Para André Cerignoni, gerente comercial da Koppert, esse novo modelo de negócios vai garantir que os organismos vivos que compõem os insumos biológicos estejam em boa qualidade durante a aplicação. “Dessa forma, sabemos que nossos produtos serão aplicados da forma correta e portanto terão os resultados esperados Os equipamentos da Orion foram desenvolvidos especialmente para os biológicos.”
Segundo Alexandre Santiago, diretor financeiro e vice-presidente da Orion, os equipamentos são desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada produto e tipo de aplicação, mantendo inalterada a eficiência da aplicação em 98%. “No caso dos bioinsumos, os fatores de riscos mecânicos são ajustados e eliminados nos equipamentos, evitando quaisquer danos à integridade dos organismos vivos que os compõem. Os equipamentos são acoplados nas plantadeiras e a aplicação dos produtos é feita simultaneamente ao plantio, sem riscos, erros ou custo operacional”.
De acordo com projeções da Orion, um produtor de soja que utiliza os equipamentos da empresa pode ter um incremento de produtividade de até 6 sacas a mais por hectare. Considerando o valor de R$ 165/sc, em uma área de 3 mil hectares, haveria um lucro de R$ 3,4 milhões em uma safra, o que equivale a um ganho de 1.732% sobre o investimento, considerando os gastos com a plantadeira e o aplicador.
Entre os produtos da Koppert que são utilizados nos sulcos de plantios estão: os inoculantes Azokop (Azospirillum brasilense) e Rizokop (Bradyrhizobium japonicum); o fungicida e nematicida, Trichodermil (Trichoderma harzianum); o nematicida Veraneio (Bacillus amyloliquefaciens) e o bioativador Stingray (Ascophyllum nodosum).
Aplicações feitas lado a lado comparando as plantas que passaram pela aplicação de biológicos no sulco de plantio com o equipamento da Orion apresentam um desenvolvimento superior na comparação com outras tecnologias. “É importante frisar também os benefícios de um tratamento em cultivos extensivos feito exclusivamente com insumos biológicos. Isso garante um equilíbrio no desenvolvimento da cultura e no meio ambiente como um todo. Trata-se da próxima revolução da agricultura”, enfatiza Cerignoni.
Empresas
Cláudio Franco assume Gerência de Tecnologia, Serviços e Produtos da linha Aves na Vaccinar
Sua liderança e conhecimento técnico trarão uma contribuição inestimável para mantermos nossa posição de referência em nutrição animal e crescermos com inovação e excelência.
Como parte da reestruturação estratégica da empresa, a Vaccinar anuncia Cláudio Franco no cargo de gerente de Tecnologia, Serviços e Produtos da linha Aves. Veterinário e Mestre em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cláudio possui uma sólida e respeitável trajetória profissional, tendo ingressado na Vaccinar em 2011.
Sebastião Bordes, diretor de Nutrição da Vaccinar, destaca a importância de Cláudio Franco para a equipe e para o novo ciclo que a empresa inicia: “A trajetória de Cláudio dentro da Vaccinar e sua expertise no setor avícola são fundamentais para nosso processo de transformação. Sua liderança e conhecimento técnico trarão uma contribuição inestimável para mantermos nossa posição de referência em nutrição animal e crescermos com inovação e excelência.”
Com vasta experiência no setor avícola, Cláudio agora lidera a área de desenvolvimento e gestão de portfólios de produtos e soluções específicas para o setor. À frente de uma equipe dedicada, ele é responsável por conduzir a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias nutricionais que visam aumentar a eficiência produtiva e promover a saúde das aves, além de prestar suporte técnico altamente especializado aos clientes da Vaccinar.
Entre suas atribuições estão a formulação de estratégias de lançamento de novos produtos, alinhando-as tanto com as necessidades de mercado quanto com as tendências tecnológicas emergentes. Ele também é responsável pelo monitoramento de desempenho dos produtos em campo e pelo desenvolvimento de programas de treinamentos e serviços que garantam o uso otimizado das soluções nutricionais da empresa.
A nomeação de Cláudio Franco reforça o compromisso da Vaccinar com a inovação e o desenvolvimento de soluções nutricionais de alta qualidade para o setor avícola, reafirmando sua posição como parceira estratégica para o crescimento sustentável e eficiente do mercado.
Empresas
Primato Cooperativa Agroindustrial realiza 1º Workshop Agrícola sobre novo produto Prima Fértil
Teve como foco o lançamento de um produto inovador, que promete impactar positivamente a produtividade dos cooperados.
Na última sexta-feira (08), a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu o 1º Workshop Agrícola, reunindo sua equipe técnica na sede da Associação Primato, com o objetivo de apresentar e discutir os detalhes do novo fertilizante organomineral Prima Fértil. O evento teve como foco o lançamento de um produto inovador, que promete impactar positivamente a produtividade dos cooperados.
O Diretor Executivo da Primato, Juliano Millnitz, ressalta a importância do workshop como um ponto de partida para o alinhamento estratégico, destacando os principais aspectos do Prima Fértil. “Falamos sobre as características desse produto, seus benefícios, além do seu posicionamento no campo e as formas de aplicação. Abordamos também os ganhos que o nosso cooperado poderá obter com o uso desse fertilizante na sua produtividade”, afirma Juliano. O encontro também abordou o alinhamento com as práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa), destacando o compromisso da Primato com a sustentabilidade.
Após o workshop, a equipe técnica seguiu para Ouro Verde do Oeste (PR), onde visitaram a bioplanta de produção do Prima Fértil. A visita proporcionou um entendimento mais profundo sobre o processo produtivo do fertilizante, que será lançado no mercado para a safrinha 2025. “Foi uma oportunidade importante para mostrar como o produto é fabricado com alta qualidade, em uma planta moderna e autossustentável, movida a biometano”, explica Millnitz.
O diretor executivo finalizou o dia com um desafio para o time, que inclui a oferta do produto aos cooperados já a partir da próxima semana. “Lançamos também a condição comercial do Prima Fértil, para que a partir de segunda-feira, nossa equipe esteja preparada para ofertar esse produto aos nossos cooperados, garantindo que eles tenham acesso a um fertilizante que vai elevar a produtividade nas lavouras”, conclui.
Com o lançamento do fertilizante Prima Fértil e seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, a Primato Cooperativa Agroindustrial reafirma seu compromisso com o crescimento contínuo e a excelência na produção agrícola. O novo produto é mais um passo na direção de um futuro mais produtivo e sustentável.
Empresas No Uruguai
Phibro discute sanidade x alta produtividade e saúde intestinal de aves no Congresso Latino-Americano de Avicultura
Patrocinadora Diamante do evento, empresa realiza simpósio com especialistas do Brasil e do exterior e aborda transtornos digestivos não infecciosos no OVUM (13 a 15 de novembro), em Punta del Este.
A avicultura latino-americana se reunirá no 28° Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), entre os dias 12 e 15 de novembro, no Centro de Convenções, em Punta Del Leste, Uruguai. A Phibro Saúde Animal estará presente como patrocinadora diamante, levará clientes e parceiros comerciais e promoverá diversas ações para discutir desafios sanitários, novas tecnologias em saúde animal e busca pela alta produtividade das aves.
Destaque para o simpósio satélite “Superando desafios sanitários para alcançar uma ótima produtividade” com renomados cientistas convidados e a palestra “Transtornos digestivos não infecciosos”, apresentada pela diretora global de marketing e serviços técnicos para aves, Sandra Bonaspetti.
“Nosso objetivo é reforçar conceitos importantes ligados ao controle de enfermidades digestivas e a saúde intestinal. Este é um dos temas mais vibrantes e relevantes da avicultura moderna. A Phibro oferece soluções de alta eficiência, cujos resultados a campo têm contribuído para o sucesso econômico da atividade. Essa abordagem é ideal para o OVUM 2024, que tratará do futuro da alimentação sustentável”, assinala Sandra Bonaspetti.
O simpósio “Superando desafios sanitários para alcançar uma ótima produtividade” reunirá quatro especialistas, que falarão sobre importantes enfermidades avícolas. A programação completa é a seguinte:
Luiz Felipe Caron (doutor em biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em vacinologia, virologia e imunologia). Tema: Aumento nas taxas de condenações por Aerossaculite devido ao vírus emergente GI-23 da Bronquite Infecciosa: um fardo para a produtividade da indústria brasileira.
Gonzalo Tomás (doutor em ciências biológicas, especialista em patógenos virais em aves comerciais e professor de Genética Evolutiva na Universidade da República, do Uruguai). Tema: Gumboro subclínico na América do Sul: um inimigo silencioso.
Avner Finger (líder no desenvolvimento de novas vacinas recombinantes, com 30 anos de experiência em fabricação de vacinas, pesquisas e negócios globais de vacinas da Phibro Saúde Animal). Tema: Modo de ação da vacina MB-1.
Marta Pulido (doutora em medicina veterinária pela Universidade Nacional da Colômbia e em ciências veterinárias pela UFRGS, atualmente professora clínica associada de pesquisa e diagnóstico de aves na Universidade Estadual de Mississipi). Tema: Controle bem sucedido de Salmonella: usamos as ferramentas apropriadas e no momento certo?
“O OVUM reúne uma audiência de alta qualidade técnica de diversos países da América Latina e de outros continentes, o que valoriza o compartilhamento dos nossos estudos e conhecimentos, adquiridos com pesquisa e trabalho de campo em diversas regiões. Para o simpósio satélite reunimos quatro especialistas reconhecidos mundialmente por sua competência em temas vitais para a saúde das aves e a busca da desejada alta produtividade”, reforça Sandra Bonaspetti.
A Phibro terá no evento sua equipe global e da américa do Sul de especialistas para atendimento técnico sobre a completa linha de soluções para avicultura, que será destaque em um estande projetado especialmente para o OVUM. “Essa é uma oportunidade especial de mostrar mais uma vez nosso portfólio e reforçar sua diferenciação, com produtos eficazes, seguros e naturais, que garantem saúde e bem-estar para as aves e produtividade para as granjas”, reforça Camila Ferraz, gerente de marketing América do Sul.