Empresas Mitigação de riscos
Intensificando o desenvolvimento de bezerros com substitutos lácteos de qualidade
Mais do que uma escolha inteligente, optar pela melhor nutrição desde o início é uma medida altamente rentável para o produtor
À medida que a demanda global por substitutos lácteos continua a crescer, a Agrifirm, especialista global em nutrição de animais jovens, segue comprometida em fortalecer a cadeia de produção leiteira com soluções nutricionais desenvolvidas sob o conceito da inovação, as quais se tornaram ferramentas indispensáveis para impulsionar o desempenho dos bezerros na pecuária leiteira.
O crescente interesse pelo uso dos substitutos lácteos no mercado global tem transformado a estratégia de criação de bezerros em diversas partes do mundo. Elinton Weinert Carneiro, Gerente Técnico de Ruminantes da Agrifirm Brasil, destaca que o uso dos substitutos promove um equilíbrio nutricional superior, além da melhoria da saúde e bem-estar dos animais, resultando em um desempenho excepcional na fase inicial da criação.
“Os benefícios dos substitutos lácteos são inegáveis. Eles desempenham um papel crucial na mitigação de riscos à saúde dos animais, prevenindo doenças como brucelose, tuberculose, colibacilose, salmonelose e micoplasmose, que podem ser causadas pelo consumo de leite contaminado. Além disso, reduzem drasticamente os riscos de diarreia, um desafio comum para os bezerros que, se não controlado, pode levar à mortalidade”, acrescenta o Gerente Técnico de Ruminantes da Agrifirm Brasil.
Como empresa global referência neste mercado e sempre atenta às novidades e tendências, a Agrifirm e seus especialistas compartilham suas considerações técnicas para ajudar na melhor escolha da tecnologia deste segmento.
Principais vantagens do uso de substitutos lácteos:
Fórmula balanceada: Os substitutos de leite para bezerros da Agrifirm são formulados com ingredientes de alta qualidade para garantir um desenvolvimento saudável. Sua fácil preparação permite a administração por sistemas automatizados, mamadeiras ou baldes;
Redução do uso de antibióticos: Em sintonia com o conceito “Saúde Única,” os substitutos não medicados contribuem positivamente para a modulação da saúde gastrointestinal, reduzindo enfermidades e proporcionando um melhor desempenho;
Nutrição equilibrada: Os substitutos lácteos fornecem uma nutrição completa, com a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais necessários para o crescimento saudável dos bezerros;
Controle de qualidade garantida: Produtos produzidos sob rigorosas condições de controle, garantindo qualidade e segurança alimentar;
Imunomoduladores: A Agrifirm oferece uma linha Premium que inclui aditivos bioativos, como prebióticos, probióticos e antioxidantes, para aprimorar a saúde gastrointestinal e a imunidade dos bezerros.
Os especialistas da multinacional consideram que o mercado latino-americano de leite tem acompanhado a busca pela tecnologia, onde a eficiência na produção e qualidade do leite são prioridades.
Jeroen Jacobi, Gerente de Conceitos Nutricionais para Ruminantes da Agrifirm na Holanda, sustenta esta afirmação. Para ele, o segredo para o sucesso na pecuária leiteira é contar com substituto lácteo de alta qualidade e um programa de gestão eficaz que, quando integrados, proporcionam um crescimento saudável e maximização do desempenho dos bezerros. “Mais do que uma escolha inteligente, optar pela melhor nutrição desde o início é uma medida altamente rentável para o produtor”, reforça Jeroen Jacobi.
Na Agrifirm, por exemplo, os produtores têm acesso a esta sinergia, produto e programa. O primeiro é uma tecnologia nutricional de substituto lácteo Premium, resultado da recente parceria anunciada com a também holandesa Nutrifeed para a distribuição exclusiva do substituto lácteo Kalvolac para o Brasil. Também, a empresa conta com o Power Growth, um programa completo para melhoria da rentabilidade das fazendas parceiras que fornece aos produtores abordagens técnicas e econômicas inovadoras, que incluem o acompanhamento zootécnico e financeiro da criação de bezerras nas fazendas.
O especialista explica que a linha de substitutos Premium Kalvolac representa o que há de mais moderno no mercado global de nutrição animal e é reconhecida internacionalmente por promover a saúde gastrointestinal e acelerar o desenvolvimento dos animais durante o período de aleitamento.
Já o programa Power Growth sintetiza o compromisso da companhia para auxiliar a pecuária leiteira no ajuste de manejo e no estabelecimento de estratégias de produção ainda mais eficazes para impulsionar a saúde e o crescimento dos animais desde o início, e de forma sustentável. Jacob Kroes, Gerente de Estratégia da Nutrifeed, destaca ainda a importância dos primeiros três meses de vida dos bezerros na produtividade futura. “Com o Kalvolac, os bezerros crescem de forma saudável, preparando-se para se tornarem vacas de alto desempenho.”
Desta forma, optar por substitutos lácteos de alta qualidade que contenham proteínas 100% lácteas para garantia da alta absorção intestinal e que permiti reduzir problemas de digestão ou diarreia torna-se indispensável para alcançar o sucesso no crescimento e desenvolvimento dos bezerros.
Kalvolac e outras tecnologias da Agrifirm, a exemplo da linha de aditivos Agrimprove, foram destaques no Simpósio Alta Cria e Workshop Concept Plus Leite realizado pela Alta Genetics Brasil nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos ABCZ, em Uberaba (MG).
Empresas
Cobb-Vantress promove atualização sobre Controle de Pragas, com foco em biosseguridade
Workshop interno foi realizado para 120 colaboradores, de todas as unidades da companhia
Com o objetivo de atualizar os colaboradores de todas as unidades da Cobb-Vantress, mais antiga casa genética avícola em operação no mundo, a companhia promoveu, no dia 29 de agosto, um Workshop sobre Controle de Pragas. A proposta do evento foi disseminar boas práticas de controle de pragas, condição fundamental para a garantia da biosseguridade nas unidades produtivas avícolas. O Workshop reuniu cerca de 120 profissionais, entre supervisores, gerentes e colaboradores da área de biosseguridade das granjas da empresa, no Centro de Treinamentos da Cobb, em Guapiaçu (SP).
O evento foi conduzido pelo departamento de Qualidade e Sanidade, com o objetivo de abordar o controle de pragas como moscas e cascudinhos, além de outros insetos e roedores. Entre os temas abordados por palestrantes especialistas nos temas, que integram empresas fornecedoras da companhia, estiveram a importância do controle de pragas para o setor, estratégias para o controle de pragas no ambiente rural, biosseguridade e manejo de cascudinhos, boas práticas para controle de pragas e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
“Tivemos um alto engajamento, com a participação de representantes de todas as nossas unidades produtivas. O compromisso com esse tema, que é um dos principais pilares da biosseguridade, é fundamental para atingirmos os objetivos, que é proteger os nossos lotes de doenças e zelar pela saúde dos nossos colaboradores”, diz Rafael Bampi, diretor-associado de Qualidade e Sanidade da Cobb LatCan.
O controle de pragas é crucial para a biosseguridade da avicultura porque previne a transmissão de doenças, bem como danos às instalações dos aviários. O processo também reduz o estresse das aves e melhora significativamente a produtividade.
“Esperamos que o evento contribua para o aprimoramento das práticas de manejo integrado nas granjas, elevando a conscientização e capacitação dos funcionários na adoção de medidas eficazes para o controle de pragas. Com o conhecimento adquirido, acreditamos que as equipes serão capazes de implementar estratégias que contribuirão com a redução da incidência de pragas, na proteção da saúde das aves e na garantia da qualidade da produção”, explica Gracieli Araújo, analista de Bem-estar Animal da Cobb-Vantress LatCan.
Empresas Pontuação superior
Adisseo recebe Prêmio Internacional de Responsabilidade Social da EcoVadis Ratings
Avaliação posiciona o grupo Adisseo entre as 4% melhores empresas no setor da indústria de fabricação de rações para animais.
A Bluestar Adisseo Company (BAC), líder global em nutrição animal, recebeu mais uma vez a Medalha de Prata da EcoVadis Ratings, com uma pontuação superior em 2 pontos em relação à pontuação do ano passado.
Com essa classificação, a BAC se posiciona entre as 4% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis na indústria de fabricação de rações para animais, e entre as 15% melhores entre todas as empresas classificadas pela EcoVadis, uma reconhecida agência global de avaliação de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com sede em Paris, França.
A classificação leva em conta a avaliação de questionários on-line, análises de documentos e entrevistas, por meio dos quais a EcoVadis analisa de forma abrangente o desempenho das empresas em quatro áreas: Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras sustentáveis.
“Essa melhora na classificação do ranking da EcoVadis reflete o compromisso contínuo da Adisseo com a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e serve como um estímulo para que nossas equipes continuem alcançando resultados ainda mais sólidos no futuro”, declara HAO Zhigang, CEO e presidente da Adisseo.
Alimentar o mundo de maneira segura, com qualidade, acessibilidade e sustentabilidade é a visão da Adisseo. Ano após ano, a empresa mantém seu compromisso com projetos estratégicos e sustentáveis, além de investir continuamente em inovação para reduzir sua pegada ambiental, e oferecer soluções avançadas que ajudem seus clientes a alcançar suas metas de desempenho e sustentabilidade.
Destaques da pontuação geral divulgada pela EcoVadis
O grupo BLUESTAR ADISSEO COMPANY (BAC) se posiciona entre as 4% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis na indústria de fabricação de rações para animais.
Meio ambiente
A BAC figura entre as 18% melhores empresas do setor.
Trabalho e direitos humanos
A BAC está entre as 12% melhores empresas avaliadas no segmento.
Aquisição sustentável
A BAC destaca-se entre as 5% melhores empresas do setor.
Ética
A BAC está classificada entre as 8% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis no setor de fabricação de rações para animais.
Empresas
BRF percorre 20 mil km em lavouras da América do Sul e Estados Unidos em 2024
No Crop Tour, Companhia analisa potencial produtivo das áreas visitadas, o que permite ao time de inteligência de mercado desenhar os cenários das safras regionais e globais.
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, já percorreu mais de 20 mil km em lavouras do Brasil, Argentina, Paraguai e EUA apenas em 2024. Essa iniciativa é chamada Crop Tour e consiste em visitas técnicas da área de Commodities para avaliar as condições de desenvolvimento das culturas de soja, milho e sorgo.
Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, conta que esta ação é importante para orientar as decisões de compras, bem como antecipar os preços no mercado de commodities. “Tanto no Brasil quanto no exterior, a indústria é caracterizada por períodos cíclicos de preços. Sendo assim, observamos de forma aprofundada os movimentos do setor e a volatilidade das commodities, incluindo as características das regiões produtoras”, explica. No Crop Tour, a BRF analisa, portanto, o potencial produtivo das áreas visitadas, o que permite ao time de inteligência de mercado desenhar os cenários das safras regionais e globais. “As informações coletadas nos auxiliam no desenho das estratégias e em futuras negociações”, complementa.
No primeiro semestre, a BRF realizou duas visitas internacionais, uma na Argentina, com cerca de 2,5 mil km percorridos em cinco províncias do país, e outra no Paraguai, onde cobriu uma extensão de 1,1 mil km. Já no Brasil, as áreas analisadas incluíram as regiões Sul e Centro-Oeste, totalizando mais de 13 mil km. No último mês de agosto, a BRF desembarcou nos estados de Illinois, Minnesota, Iowa, Ohio e Indiana, que formam o cinturão agrícola dos EUA, com mais 3 mil km rodados, garantindo uma análise mais profunda do cenário agrícola norte-americano.