Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Mato Grosso do Sul

Dourados sedia 2ª FAEX durante ExpoAgro

Voltado para avicultores de corte, evento é gratuito e acontece no dia 12 de maio no Tatersal do Parque de Exposição João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados (MS). 

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Dourados será o próximo destino da AgroExperts, na realização da 2ª FAEX de Dourados e Região. O evento, voltado para o produtor rural regional de avicultura de corte, ocorre no dia 12 de maio, na abertura da 58ª ExpoAgro de Dourados.

Desde as 07h30, no Tatersal do Parque de Exposição João Humberto de Andrade Carvalho (Rua Valério Fabiano, 100, Jd. Alhambra), produtores rurais e interessados em investir neste segmento poderão conhecer de perto a tecnologia de ponta das empresas de tecnologia avícola expositoras.

A partir das 09 horas, os mais renomados especialistas estarão presentes em um ciclo de palestras para debater e esclarecer os assuntos relevantes para este setor no Mato Grosso do Sul.

O Estado sul-mato-grossense vive um momento de ascensão da avicultura de corte, uma vez que, desde 1º de março, produtores cadastrados no subsídio Proape – Frango Vida estão recebendo aporte do governo estadual. Na prática, este incentivo se converterá em reformas, melhorias, modernização e expansão da produção avícola no Estado, que em 2022 já produziu mais de 160 milhões de aves, gerando uma receita de mais de US$ 7 bilhões.

Atualmente, o Estado sul-mato-grossense dispõe de 557 núcleos de aves, concentrados principalmente no entorno de Caarapó, Sidrolândia, Dourados, Itaquiraí e Aparecida do Taboado, cidades aonde estão sediados os abatedouros das três empresas captadoras desta produção, JBS, BRF e Bello Alimentos.

Proape – Frango Vida

O Proape – Frango Vida, que tem por objetivo apoiar a expansão e a modernização da avicultura de corte no Mato Grosso do Sul, prevê que o avicultor cadastrado receba até 50% do valor do ICMS da venda dos animais produzidos.

Existem requisitos que são obrigatórios e garantem 32% do incentivo financeiro, além de 12 requisitos complementares, nos quais o cumprimento de cada um deles garante um adicional de 1,5% no incentivo, limitado ao total de 18%.

“Esta é uma grande oportunidade para gerar mais competitividade da cadeia no Mato Grosso do Sul que tem um enorme potencial para ampliação do segmento”, afirma a presidente da Associação dos Avicultores do Mato Grosso do Sul (Avimasul), Kelma Carrenho.

O evento

Quem estiver no local, além de conhecer de perto a tecnologia de ponta trazida pelas principais empresas do segmento, poderá assistir às seguintes palestras:

– Desafios para Manter o Protagonismo do Brasil no Mercado Internacional de Frangos, com José Antonio Ribas Jr, da JBS.

– Como prevenir a Salmonella e Melhorar a Biosseguridade em Granjas de Frango de Corte, com Ana Caseles, da San Vet.

– Pontos Críticos do Manejo de Frangos de Corte, com Thiago Gonsalo, consultor em Avicultura de Corte.

– Fontes Alternativas de Aquecimento nas Primeiras Semanas e Ambiência para Frangos de Corte, com Lederson Lima, da Avioeste.

– Práticas Sustentáveis na Gestão das Granjas, com Volmir Meneguzzo, do Senar MS

A AgroExperts estará este ano ainda em Itaberaí (GO), Nova Mutum (MT), Dois Vizinhos (PR), Bariri (SP), Brasília (DF), Pará de Minas (MG), Boituva (SP) e Tangará da Serra (MT).

Fonte: Assessoria AgroExperts

Notícias Impacto das inundações

Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul está com atendimento remoto; sites do governo estão fora do ar

Sistema foi desligado para preservar a infraestrutura instalada e retomar as atividades no menor intervalo de tempo possível. A retirada da maioria dos serviços é temporária.

Publicado em

em

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Devido a situação das vias de acesso da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, bem como o desligamento da energia elétrica na região, as atividades presenciais estão suspensas na sede da pasta, situada à Avenida Getúlio Vargas, nº 1384, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS). Os servidores estão trabalhando em home office e o atendimento é realizado de forma remota.

A Seapi também comunica que as atividades no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Animal Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul, estão suspensas por tempo indeterminado devido o prédio ter sido atingido pela água.

Exames como peste suína clássica, aujeszky, raiva, brucelose, sarna e biocarrapaticidograma não estão sendo realizados no momento.

O Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, também está com as atividades suspensas, no mínimo até a próxima sexta-feira (10), por conta do alagamento no local.

Canais de contato

Área vegetal

O Departamento de Defesa Vegetal (DDV)  estará atendendo pelo e-mail ddv@agricultura.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 98412-9961

Área animal

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) pode ser contatada pelo e-mail ddagr@agricultura.rs.gov.br ou pelo Canal Notifica de WhatsApp (51) 98445-2033 (aceitam apenas mensagens)

Área pesquisa

O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) atende pelo e-mail gabinete-ddpa@agricultura.rs.gov.br

Área administrativa

O Departamento Administrativo (DA) pode ser contatado pelo e-mail da@agricultura.rs.gov.br.

Área financeira

O Departamento de Finanças e Execução Orçamentária (Defin) atende pelo e-mail gabinete-defin@agricultura.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 3288-6312

Sites do governo gaúcho foram desligados para evitar colapso da rede

Sites e serviços online oferecidos pelo governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar ou funcionando precariamente, sem atualizações, após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ter sido inundada, em Porto Alegre.

No portal do governo estadual, a última notícia foi publicada na segunda-feira (06) às 20h43, antes de o sistema de processamento de dados estaduais ter sido desligado para evitar um colapso da rede. Já no site da Defesa Civil estadual, a última postagem foi um alerta, publicado no dia 05 de maio às 20h32.

No início da tarde desta terça-feira (07), a Secretaria de Educação chegou a publicar uma notícia, pouco após o meio-dia, informando sobre a ativação de canais para o recebimento de doações via Pix, afim de auxiliar as vítimas das enchentes. A publicação anterior foi no dia 04 de maio, às 11h40.

O portal de serviços do estado e os sites de secretarias, como as de Fazenda; de Logística e Transportes; e de Saúde, estão fora do ar.

O desligamento do sistema já havia sido anunciado pelo próprio centro de tecnologia. “Informamos a todos que, apesar de todos os esforços empreendidos ao longo dos últimos dias, e de todas as diversas ações tomadas no sentido de preservar o Data Center da Procergs e do Estado, nas últimas horas a enchente em Porto Alegre tomou proporções inéditas e a água entrou no prédio da companhia em um volume que a empresa não consegue contornar”, diz a nota.

Segundo o Procergs, o desligamento foi a alternativa encontrada para preservar a infraestrutura instalada e retomar as atividades no “menor intervalo de tempo possível”. A retirada da maioria dos serviços é temporária e ainda não há previsão de retomada dos serviços, informou.

Fonte: Assessoria Seapi
Continue Lendo

Notícias

Baixa oferta de qualidade volta a elevar preços do trigo

Com isso muitos vendedores, capitalizados, se mostram resistentes nas negociações envolvendo grandes volumes.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Levantamento do Cepea aponta que a baixa oferta de trigo de qualidade superior tem acirrado a disputa entre compradores por novos lotes, além de elevar os preços internos do cereal.

Com isso, segundo pesquisadores do Cepea, muitos vendedores, capitalizados, se mostram resistentes nas negociações envolvendo grandes volumes.

Neste período de entressafra, esses agentes estão atentos, também, às incertezas em relação à área, ao clima e aos custos externos, ainda conforme pesquisas do Cepea.

No campo, o Deral/Seab indica que alguns produtores do Paraná começaram a semeadura da nova safra, com destaque para os da região norte do estado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias Edição 2024

Fenasul Expoleite é cancelada no Rio Grande do Sul; nova data será discutida

Enchentes que assolam o estado afetaram de forma drástica os produtores gaúchos de leite.

Publicado em

em

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por meio de nota oficial divulgada nesta terça-feira (07), a comissão organizadora da Fenasul Expoleite comunica o cancelamento da edição 2024 do evento, que estava prevista para ocorrer entre os dias 15 e 19 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A decisão, tomada em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag) e a Prefeitura de Esteio, organizadoras da feira, foi tomada em decorrência das inundações que assolam o Rio Grande do Sul. “Diante da tragédia humanitária que assola o nosso estado, o momento agora é de união de esforços para preservar e salvar vidas”, destaca a nota.

“Nos solidarizamos com todos os que estão sofrendo e lamentamos profundamente as perdas significativas decorrentes das enchentes, que incluem os nossos produtores rurais e os setores produtivos do estado”, complementa o comunicado.

A comissão organizadora informa que a realização de um novo evento será discutida em momento oportuno, após a superação da crise e a avaliação dos impactos das enchentes.

Prioridade é o auxílio às vítimas

Neste momento, as entidades que compõem a comissão organizadora da Fenasul Expoleite estão focadas em auxiliar as vítimas das inundações. A Seapi, por exemplo, está atuando na distribuição de alimentos, água potável e outros itens de necessidade básica, além de prestar apoio técnico aos produtores rurais que tiveram suas propriedades afetadas.

As demais entidades também estão mobilizadas em ações de solidariedade, como a doação de recursos para entidades que estão atuando no auxílio às vítimas e a organização de campanhas de arrecadação de donativos.

A Fenasul Expoleite reconhece a importância do evento para o agronegócio do Rio Grande do Sul e para a economia do estado como um todo. No entanto, diante da grave situação humanitária que se apresenta, a comissão organizadora entende que o cancelamento da feira é a medida mais responsável e solidária neste momento.

A comissão agradece a compreensão de todos e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

Fonte: Assessoria Seapi
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.