Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Acordo de cooperação técnica visa ampliar acesso da agricultura familiar às compras institucionais da Paraíba

Entre os compromissos assumidos, espera-se garantir que 100% dos itens que compõem os editais de chamada pública do IFPB façam parte do conjunto de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar.

Publicado em

em

Foto: Arquivo OPR

A fim de ampliar a participação da agricultura familiar nas compras institucionais na Paraíba, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O objetivo é promover a cooperação e o apoio técnico para ampliar a divulgação dos editais e a execução do Programa Alimenta Brasil, modalidade Compra Institucional.

Entre os compromissos assumidos, espera-se garantir que 100% dos itens que compõem os editais de chamada pública do IFPB façam parte do conjunto de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. No plano de trabalho também está previsto a realização de, no mínimo, um encontro anual entre os campi do IFPB e as organizações da agricultura familiar para aprimoramento da execução da compra institucional.

O acordo foi assinado no último dia 28 e é um desdobramento das determinações do Decreto nº 8.473/2015 e da Resolução nº 3 do Grupo Gestor do Programa Alimenta Brasil.

Fonte: Ascom Conab

Notícias

15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo inicia nesta terça-feira em Brasília

Especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.

Publicado em

em

O especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária. A presença do futurista faz parte de uma programação que reúne líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados de todo o país para discutir os desafios e perspectivas enfrentados pelo setor. O evento inicia nesta terça (14),a partir das 14 horas, e se estende até quinta-feira (16), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), pelo Sistema OCB. Este ano, o tema central será Projetando um Futuro + Coop. Para conferir a programação completa clique aqui.

Salim é um empreendedor no campo da inovação, reconhecido por sua capacidade de identificar oportunidades e induzir corporações às mudanças rápidas do mundo moderno. Graduado em Engenharia Elétrica e com mestrado em Administração de Empresas, ele combina sua formação técnica com uma visão estratégica no campo de ideias inovadoras.

Como fundador e diretor executivo da ExO Works e autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, ele colaborou com a disseminação dos princípios da inovação e, também, com o treinamento de líderes para enfrentar os desafios do futuro. Sua visão e sua capacidade de antecipar tendências são fundamentais para inspirar empreendedores a repensar seus modelos de negócios tradicionais como uma possibilidade para o crescimento, a evolução e a transformação. Além disso, ele é futurista e visionário de negócios.

Fonte: Assessoria OCB
Continue Lendo

Notícias

Brasil vai exportar carne suína para o Butão

Agronegócio brasileiro obteve sua 42ª abertura de mercado neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países.

Publicado em

em

Foto: Cláudio Neves

O governo federal divulgou que o Butão aprovou a exportação de carne suína brasileira, marcando a segunda vez, em seis meses, que o país asiático abre suas portas para produtos brasileiros, somando-se à autorização anterior para a exportação de carne de aves em dezembro passado.

Em 2023, as importações do agronegócio brasileiro pelo Butão ultrapassaram os US$ 3,33 milhões, quase dobrando os US$ 1,75 milhão registrados em 2022.

Com esta notícia, o agronegócio brasileiro alcança sua 42ª abertura de mercado apenas neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países desde 2023.

 

Fonte: Com informações Mapa
Continue Lendo

Notícias

Proteção das lavouras no Paraná: serviço Alerta Geada começa nesta terça-feira

Previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências.

Publicado em

em

Foto: Ana Tigrinho/AEN

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta terça-feira (14) o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

“O risco de geada configura-se com a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco em contexto de céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O fenômeno ocorre com força suficiente para provocar queda expressiva da temperatura do ar até abaixo de zero grau no solo, causando a formação de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. A geada negra caracteriza-se por ventos fortes constantes em temperatura muito baixa, condição que causa a morte do tecido vegetal das plantas sem formação de gelo nas superfícies.

No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. “Contudo, devido à influência do fenômeno climático La Niña no inverno e na primavera deste ano, são esperados anticiclones frios tardios também em setembro e outubro, com potencial para provocarem geadas nas regiões onde habitualmente são registradas as temperaturas mais baixas”, afirma Kneib.

Confiabilidade

Lançado há 29 anos, o serviço Alerta Geada apresenta alto grau de confiabilidade. Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície. Também são observadas imagens provenientes de satélites.

Tomando por base o histórico climatológico do Estado, é analisado um campo meteorológico em ampla escala, com dados nacionais e internacionais integrados. Um mapa de probabilidade classifica a geada como fraca, moderada ou forte. Em seguida, a equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta as informações e divulga o alerta, com recomendações para proteção das lavouras. Se as condições para formação de geada persistirem, um aviso de ratificação é lançado até 24 horas antes da ocorrência. A qualidade do serviço é continuamente aperfeiçoada por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Canais

O Alerta Geada está disponível gratuitamente nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, telefone (43) 3391-4500, páginas do IDR-Paraná e Simepar. No site do Simepar também estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista, bem como a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Além disso, o podcast Simepar Informa é postado diariamente no Spotify e distribuído aos veículos de comunicação social.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.