Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

ABCZ abre oficialmente a ExpoLeite

Feira reúne produtores, entusiastas, especialistas e empresas do setor em uma série de atividades no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), o coração da pecuária zebuína nacional.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABCZ

A ExpoLeite foi oficialmente inaugurada em Uberaba (MG), na manhã de quinta-feira (12). O evento, realizado no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, marca a estreia da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no cenário de feiras totalmente voltadas para a cadeia leiteira. A solenidade reuniu representantes da Diretoria da entidade, além de autoridades políticas, lideranças e instituições ligadas ao setor agropecuário.

Até domingo (15), a ExpoLeite trará várias atividades, palestras e oportunidades de negócios. O ponto alto da mostra são as competições de julgamento e torneio leiteiro, que contam para participação maciça das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi e Girolando, além de mostra de exemplares das raças Holandesa e Jersey. Mais de 400 animais transitam pelo evento.

Segundo o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, a entidade se orgulha em dar um importante passo na sua história. “Cumprindo com seu propósito de fomentar a produção de carne e leite de qualidade, a ABCZ, com muito orgulho, abre oficialmente a ExpoLeite! Um compromisso de campanha, que, junto da criação da diretoria de pecuária leiteira, se cumpre para a valorização da pecuária zebuína de leite nacional”, disse Gabriel, em seu discurso.

“Desde que começamos a pensar na ExpoLeite, tudo foi feito com muito carinho e com o máximo de detalhes para atender as expectativas de todos. Toda a Diretoria da ABCZ está muito satisfeita e certa de que este evento veio para ficar”, destacou o Diretor de Pecuária Leiteira da ABCZ, Rodrigo Simões.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou a importância do evento. “A ExpoLeite vem para marcar! É uma felicidade muito grande da ABCZ fazer este primeiro evento aqui em Uberaba para mostrar a união e o valor do setor que é fundamental na pecuária brasileira e Minas Gerais é um expoente, somos o maior produtor de leite. O momento que nós estamos passamos é muito delicado e precisamos unir forças para conseguirmos, através de parcerias fortes, como o programa Pró-Genética, o Integra Zebu, como a Epamig, com as pesquisas junto com a ABCZ, levar tecnologias, principalmente para os pequenos produtores da ponta”, disse.

A cerimônia também contou com a presença de outras autoridades, como a Deputada Federal, Ana Paula Junqueira Leão, a Deputada Estadual, Ludimila Falcão, a Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o Presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, a Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes, o Presidente da Abraleite, Geraldo Borges, entre outros.

Acordo Nacional do Controle Leiteiro entre ABCZ, ABCBRH e Girolando

A solenidade de abertura da ExpoLeite contou, ainda, com a assinatura do Acordo Nacional do Controle Leiteiro entre ABCZ, ABCBRH e Girolando, que tem como objetivo viabilizar um quadro unificado de técnicos de campo que auxiliam no controle leiteiro nas fazendas, gerando economia para criadores e fortalecimento do controle leiteiro no país.

O documento foi assinado pelo Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, pelo Superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Timotheo Silveira, e pelo Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Fernando Reis.

Protocolo de Intenções
Outro importante documento foi assinado durante a solenidade de abertura. Trata-se do protocolo de intenções entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), o Instituto Mineiro de Agropecuária de Minas Gerais (IMA) e a ABCZ.

A parceria tem como objetivo desenvolver ações que viabilizam a disponibilidade, o acesso e a comercialização de touros e fêmeas bovinas de padrão genética superior, em feiras, leilões e shoppings chancelados pelo programa Pró-Genética/Pró-Fêmeas para pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais, produtores de carne e leite no estado de Minas Gerais.

O documento foi assinado pelo Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes e pelo Diretor Administrativo e Financeiro da Emater, Claudio Augusto Bortolini.

Homenagens

A solenidade de abertura também celebrou os pilares do setor e reconheceu em homenagem póstuma as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da genética zebuína leiteira.

Rubens Resende Peres, um mestre da pecuária e um dos pioneiros no Controle Oficial Leiteiro pela ABCZ, foi o escolhido pela Diretoria da entidade para ser o Patrono da edição inaugural da ExpoLeite. Já Marcus Eduardo Diniz Figueiredo, o saudoso Mica, deu nome a um pavilhão integrante do Complexo Leiteiro Vanderley de Andrade, localizado no interior do Parque Fernando Costa.

Os descerramentos das placas contaram com a presença de familiares.

Fonte: Assessoria ABCZ

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.