Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

5º Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul encerra nesta sexta-feira

Conscientizar os produtores e os profissionais que lidam com ração sobre a importância da qualidade da matéria-prima foi um dos pontos defendidos pela professora da Esalq-USP, doutora Maria Antonia Calori Domingues.

Publicado em

em

Maria Antonia Calori Domingues - Foto: Divulgação

Os palestrantes do 2º dia do Simpósio de Pós-Colheita do Mato Grosso do Sul foram unânimes em apontar que as soluções para o setor estão na adoção de ferramentas inovadoras de inteligência artificial para prevenir e reduzir perdas e também ter o controle mais assertivo das unidades armazenadoras. Além disso, os profissionais e produtores devem estar conscientes sobre os problemas acerca de contaminantes e manejo de pragas na armazenagem.

Conscientizar os produtores e os profissionais que lidam com ração sobre a importância da qualidade da matéria-prima foi um dos pontos defendidos pela professora da Esalq-USP, doutora Maria Antonia Calori Domingues, no segundo dia do 5º Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul, que termina nesta sexta-feira (22) em Maracaju (MS).

Maria Antonia proferiu palestra dentro do painel “Contaminantes na armazenagem de grãos”, onde relatou os danos e problemas das micotoxinas na produção da ração. Segundo ela, as micotoxinas são substâncias altamente nocivas que podem comprometer a saúde dos animais e dos humanos. “Por isso, é fundamental transmitir conhecimento para que as pessoas saibam como prevenir e controlar esses problemas”, afirmou.
Ela explicou que há diferenças entre os setores que produzem grãos e que cada um tem seus próprios desafios. “O setor de grãos é muito complexo porque envolve uma grande quantidade de produção e uma diversidade de culturas. Já o setor de amendoim, por exemplo, conseguiu avançar bastante na questão das micotoxinas, graças a um trabalho conjunto entre produtores, indústrias e órgãos reguladores”, exemplificou.

Para ela, a qualidade deve ser uma preocupação desde o início do processo produtivo, ou seja, desde o campo até o armazenamento e a fabricação da ração. “A contaminação pode ocorrer em qualquer etapa. Por isso, é essencial adotar boas práticas agrícolas, desde a escolha das sementes adequadas até a armazenagem e processamento”, orientou.

Ela reconheceu que, em algumas situações, a contaminação pode ocorrer devido a fatores ambientais que fogem do controle dos produtores. Nesses casos, ela recomendou que se faça um gerenciamento eficiente da contaminação, aumentando o número de análises laboratoriais e compreendendo as condições climáticas da região. “Dessa forma, é possível identificar os pontos críticos e tomar as decisões mais adequadas para garantir a qualidade da ração e a segurança dos consumidores”, concluiu.

A segunda palestra do painel, ministrada por Adilson Eger, da Copagril, abordou as boas práticas na armazenagem para redução das micotoxinas. “As boas práticas têm que começar no campo, pois é lá que se começa a definir a qualidade do cereal que será armazenado e processado”, disse.
“Nessa etapa, é importante respeitar o ponto ideal de maturação e umidade dos grãos, bem como evitar danos mecânicos e contaminações por pragas e doenças. Na unidade armazenadora, o cereal deve passar por uma recepção criteriosa, onde se avalia a sua qualidade e se define o tratamento adequado para a secagem, a limpeza, o beneficiamento e a conservação.

Os maiores problemas que podem ocorrer na armazenagem são a deterioração dos grãos por fungos, insetos e roedores, que podem causar perdas quantitativas e qualitativas, além de riscos à saúde humana e animal. “A produção de micotoxinas pelos fungos é um dos principais problemas que podem afetar o cereal, tanto no campo quanto na armazenagem. Por isso, é fundamental controlar a umidade e a temperatura dos grãos, bem como realizar um monitoramento constante das condições do ambiente e do produto. Assim, pode-se garantir a qualidade e a segurança do cereal desde o campo até o consumidor final”, afirmou Eger.

Também da Copagril, Claudete Maria Besen Benitez, abordou “Boas práticas na fábrica de rações”, destacando as normativas do Ministério da Agricultura e Abastecimento para a fabricação de rações.

Copasul conseguiu reduzir de 38 para zero as cargas recusadas por problemas de insetos

A Copasul Cooperativa Agrícola com sede em Naviraí (MS) conseguiu reduzir de 38 para zero o número de cargas recusadas por problemas de insetos, graças ao manejo integrado de pragas, que envolve a capacitação e a conscientização das pessoas, além do monitoramento e a identificação das pragas e os métodos de controle adequados.

A experiência da Copasul foi relatada durante o 5º Simpósio de Pós- Colheita de Grãos do Mato Grosso (MS), que termina nesta sexta-feira em Maracaju (MS), pelo palestrante Igor Lopes, coordenador técnico de silos da cooperativa. O ponto de partida da cooperativa foi buscar uma consultoria para reduzir os índices de cargas recusadas, o que acabou sendo bastante positivo”.

Segundo ele, as pragas que atacam os grãos armazenados são um problema sério para os produtores e armazenadores de cereais. Algumas das principais pragas são o caruncho, a traça e o gorgulho. Esses insetos se alimentam dos grãos e reduzem sua qualidade e valor comercial. Para evitar ou combater essas pragas, existem diferentes métodos de controle, que devem ser aplicados de acordo com a situação de cada armazém.

Os métodos preventivos visam impedir a entrada ou o desenvolvimento das pragas nos armazéns. Eles incluem a limpeza e a desinfecção das instalações, dos equipamentos e dos veículos de transporte, a seleção e a secagem dos grãos, o uso de embalagens adequadas e resistentes, o monitoramento constante da temperatura e da umidade dos grãos e a aplicação de inseticidas de contato ou de pós-inertes, como a terra diatomácea.

Os métodos corretivos são usados quando as pragas já estão instaladas nos armazéns e causando danos aos grãos. Eles consistem na aplicação de inseticidas, como a fosfina, que penetram nos grãos e matam os insetos em todas as fases do seu ciclo de vida. “Esse método é eficaz, mas também é caro, trabalhoso e perigoso para a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, deve ser usado com cautela e seguindo as normas de segurança”, disse.

Gestão e manutenção

O palestrante Alcemir Chiodelli, gerente do Departamento de Grãos da C.Vale, Palotina (MT) detalhou a importância da “gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos”. Ele frisa que a gestão precisa ser construída dentro de cada realidade, de cada unidade de grãos, pois cada uma tem suas particularidades. Para Chiodelli, os principais indicadores que devem ser monitorados são os de custo, de consumo de recursos, de qualidade de grãos e também de resultado. “Se eu tiver domínio desses quatro indicadores, eu tenho uma performance de gestão muito boa”, enfatiza Chiodelli. Ele complementa que os indicadores ajudam a medir o desempenho das atividades e apoiam a tomada de decisão, entre outras funções. Para esclarecer a importância de monitorar estes dados, Chiodelli fez menção ao pai da administração moderna, Peter Drucker, citando a frase “O que não pode ser medido não pode ser melhorado”

Para o especialista, diante do cenário atual caótico de déficit de armazenagem, estimado em cerca de 130 milhões de toneladas, o setor de pós-colheita deve tomar as rédeas do negócio e estar mais atento as limitações impostas para poder gerir de forma mais eficiente. “Neste momento, o diferencial vai estar exatamente no programa de gestão e nas pessoas que fazem a gestão da unidade, de buscar alternativas, às vezes, não para zerar o problema, mas para trazer dentro da competitividade”, orienta Chiodelli.

O palestrante e engenheiro mecânico João Vítor Baroni Razente, da Agrária, de Guarapuava (PR) falou sobre “manutenção operacional preventiva da unidade armazenadora”. O especialista salientou que a manutenção é uma estratégia muito importante e, cada vez mais, é preciso evoluir com o recurso que se tem. “Nós temos que trabalhar para sermos responsáveis em relação à manutenção e a operação, pois elas andam juntas. A ideia é não terceirizar, mas sim monitorar diariamente o fluxo das atividades, para que possa atuar assim que perceba algo diferente. Desta forma e com a gestão de indicadores as unidades vão performar melhor.

O segundo dia do Simpósio foi encerrado com o Painel 3 que debateu a “conservação no armazenamento de grãos”. O primeiro palestrante a discorrer sobre o assunto foi o professor de Engenharia de Pós-colheita de Produtos Agrícolas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), André Luís Duarte Goneli. Além de fazer uma rastreabilidade dos fatores que geram perda na qualidade dos nossos grãos, Goneli falou sobre a gestão de armazenagem e conservação de grãos, começando por conscientizar o público de que o problema não está só dentro da unidade armazenadora.

“Boa parte de todos os problemas que a gente passa na unidade armazenadora, em termos de perda de qualidade, vem do campo, do mau planejamento e condução da lavoura”. Na avaliação dele, temos capacidade de identificar esse problema e depois que o produto está dentro da unidade, também temos tecnologia para conservar, como o sistema de termometria digital e o robô que mede o volume dos grãos dentro da massa de grãos. “Temos hoje muitas ferramentas que permitem uma armazenagem de qualidade, desde que a gente receba um produto de melhor qualidade, o que não está acontecendo atualmente, pois o Brasil infelizmente se preocupa muito em produzir, e esquece que depois que produz tem que armazenar, conservar o alimento. Enfim, o agro precisa ser mais eficiente “, avalia o professor Goneli, lembrando que a FAO estima que cerca de 30% a 40% de tudo que se produz se perde ao longo da cadeia. Na avaliação dele, o agro precisa ser mais eficiente, adquirir conhecimento para ampliar fronteiras e melhorar as situações.

O painel foi fechado com palestra sobre a qualidade de grãos através da otimização e versatilidade de unidades armazenadoras. O palestrante Darlei Fernando Alebrandt, da Copérdia, de Concórdia (SC) apontou o quanto é fundamental planejar o projeto de construção de uma unidade armazenadora e bem como prever a ampliação das estruturas, já que ano após ano cresce a demanda de armazenamento no País.

“A otimização e a versatilidade das unidades armazenadoras é um processo de estudo, de planejamento, de implantação e do monitoramento das melhorias propostas, instalações, processos e operações. Nós precisamos conhecer as exigências da qualidade da matéria prima dos grãos no projeto industrial da sua totalidade. Se não tivermos sincronia e sinergia de fluxos e operações no nosso dia a dia, vamos ter perda de qualidade”, finaliza.
Palestras sobre a segurança no trabalho e operação de unidades armazenadoras de grãos fecham nesta sexta-feira (23) o V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso de Sul.

O 5º Simpósio Pós-Colheita é uma promoção da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos), realização da Coamo Agroindustrial Cooperativa e copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD, Conab e da Embrapa.

Fonte: Assessoria Abrapos

Notícias

Vanir Zanatta assume presidência da Ocesc

Publicado em

em

Internacionalizar o setor e ampliar sua representação política e institucional são algumas das metas de Vanir Zanatta, novo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), eleito nesta semana, em Florianópolis (SC), durante Assembleia Geral que reuniu cerca de duas centenas de dirigentes. O novo presidente sucede Luiz Vicente Suzin, que encerrou seu segundo mandato à frente da instituição.

Fotos: Divulgação/MB Comunicação

Em discurso de posse, Zanatta antecipou as metas de sua gestão, entre elas, o aumento do protagonismo das cooperativas dos ramos de crédito, agropecuário e saúde, entre outros. “Até quando vamos crescer somente dentro do Brasil?”, indagou, apontando que “o mercado internacional é amplo e precisa ser trabalhado pelas cooperativas”.

O dirigente quer mostrar a força e a importância do cooperativismo no sistema econômico e social catarinense. Iniciará um planejamento estratégico para a Organização e valorizará os vice-presidentes “como legítimos representantes dos ramos do cooperativismo, tomando decisões estratégicas sempre em conjunto”.

O novo presidente da Ocesc lembrou que “somos diferentes, não somos uma sociedade de capital, mas de pessoas. Temos que entender que para fazer o social precisamos ter o econômico sadio.”

Outras metas anunciadas são reavaliar o regimento interno, criar conselhos consultivos por ramo, implementar o Conselho de Ética, ativar o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) e dinamizar a representação sindical.

Zanatta prestigiará encontros de jovens e mulheres cooperativistas e o Fórum de Dirigentes Cooperativistas e estimulará a sucessão nas propriedades rurais e nas cooperativas. Também pretende fortalecer a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Santa Catarina (Frencoop) – que atua na Assembleia Legislativa – e eleger maior número de representantes do sistema, sem manifestar preferências partidárias ou ideológicas.

Durante o evento Vanir Zanatta realizou uma homenagem para Luiz Vicente Suzin

O presidente que deixou o cargo Luiz Suzin disse que, em seus oito anos de gestão, enfrentou obstáculos diversos, “alguns sem precedentes, com a pandemia que testou nossa resiliência como nunca. No entanto, a nossa capacidade de adaptação foi mais forte e obtivemos crescimento em vários aspectos”. Suzin foi homenageado com uma placa entregue pelo seu sucessor.

A última assembleia presidida por Luiz Vicente Suzin – assessorado pelo  superintendente Neivo Luiz Panho – tratou também de assuntos administrativos, como relatório de atividades, prestação de contas, aprovação de orçamento, etc.

Dirigentes

O Conselho de Administração da OCESC eleito para o quadriênio 2024/2028 está assim constituído: presidente: Vanir Zanatta, do ramo agro; vice-presidentes do ramo agro: Romeu Bet de Chapecó e Vanduir Martini de Concórdia; vice-presidentes do ramo crédito: Rui Schneider da Silva, do sistema Sicoob, e Uwe Stortz, do sistema Ailos; vice-presidente do ramo infraestrutura: Patrique Alencar Homem, da Fecoerusc; vice do ramo consumo: Hercílio Schmitt, da Cooper de Blumenau; e vice do ramo saúde: Luiz Antônio Deczka, da Unimed Federação.

Foi eleito também o Conselho de Administração da Ocesc para o quadriênio 2024/2028

Líder

O presidente recém-eleito Vanir Zanatta tem 59 anos de idade. É natural de Jacinto Machado (SC). Graduou-se em Ciências Contábeis pela Univille, de Joinville (SC). Em 2006 cursou Gestão de Cooperativas pela Unisul. Pós-graduou-se em Administração pela Unesc. Há 34 anos é presidente da Cooperativa Agroindustrial Cooperja, de Jacinto Machado. É sócio-fundador da Credija (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Litorânea), a qual presidiu por 14 anos. Também foi fundador e presidente da Acijam (Associação Empresarial de Jacinto Machado).

É presidente da Brazilrice (Cooperativa Central Brasileira de Arroz). Ocupa a vice-presidência da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina), é representante do ramo agropecuário das cooperativas catarinenses junto a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e membro na Câmara Setorial do Arroz Nacional pela Brazilrice.

Zanatta também presidirá o Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

Ocesc

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) reúne 249 associadas dos ramos agropecuário, crédito, infraestrutura, transporte, saúde, consumo, trabalho, produção de bens e serviços. No conjunto, essas cooperativas mantêm 4,2 milhões de catarinenses associados (cooperados) e faturam R$ 85,9 bilhões/ano.

Fonte: Assessoria Ocesc
Continue Lendo

Notícias Pioneirismo

Ministério da Agricultura e Pecuária comemora sete anos do programa de integridade

Durante esse período, o Mapa investiu no aperfeiçoamento de normas e instrumentos designados ao acesso à informação, correição, ética, canal de denúncias e outros envolvendo a alta administração, servidores e colaboradores. 

Publicado em

em

Conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude e de outros desvios de conduta que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional, o programa de integridade do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi implantado há sete anos. 

Por ter participado de projeto-piloto das ações de integridade no âmbito do Programa de Fomento à Integridade da Controladoria-Geral da União (CGU), o Mapa foi pioneiro na instituição do Programa de Integridade, criado em abril de 2017. Em 2019, o programa teve o nome alterado para Mapa Íntegro. 

Durante esse período, o Mapa investiu no aperfeiçoamento de normas e instrumentos designados ao acesso à informação, correição, ética, canal de denúncias e outros envolvendo a alta administração, servidores e colaboradores – o público interno. 

O Ministério ainda avançou na identificação dos riscos para a integridade pública, mapeando possíveis eventos de conflito de interesses, nepotismo, desvios de conduta, desvios éticos, fraude e corrupção. Dessa maneira, é possível mitigar essas ocorrências, protegendo a integridade e imagem do Ministério.  “O programa de integridade está em constante aperfeiçoamento e adequação às mudanças. O objetivo é fortalecer os instrumentos de integridade –ferramentas, normas e instâncias -, saindo de casos reativos para a construção de uma cultura de integridade, baseada em gestão de riscos e prevenção”, explicou a assessora Especial de Controle Interno do Mapa, Carolina Carballido. 

Reconhecimento nacional de integridade

A compreensão do Ministério da Agricultura em tornar a pauta, cada vez mais, uma responsabilidade compartilhada, originou a criação, em 2018, do Selo Mais Integridade. A medida visa incentivar empresas e as cooperativas do agronegócio a adotarem medidas anticorrupção, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

Extensão do Mapa Íntegro, o Selo Mais Integridade é uma ferramenta para que o fomento à integridade vá além do órgão e alcance as partes relacionadas. Desde a sua criação, 118 selos já foram entregues a empresas e cooperativas do agro.

Ele garante a essas instituições a marca de reconhecimento de possíveis parceiros internacionais; melhor classificação de risco em operações de crédito junto às instituições financeiras oficiais; e maior engajamento com outras corporações nacionais que se relacionam com o mercado internacional e precisam comprovar a prática de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português).

Já o Cadastro AgroÍntegro é mais uma inciativa para promover a cultura da integridade no campo, destinada a reconhecer ações iniciais efetivas das organizações agropecuárias que demonstrem a implementação de práticas de integridade, ética e transparência, ainda que em estágio inicial.

Diretrizes estratégicas

Com intuito de auxiliar o entendimento sobre como fazer, de fato, integridade na governança, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) elaborou uma estratégia dividida em três grandes grupos: Sistema, Cultura e Prestação de Contas. 

Em primeiro lugar, um sistema de integridade coerente e abrangente, com compromisso, responsabilidade, estratégia e padrões. Logo depois, uma cultura de integridade pública com toda sociedade, liderança, baseada em mérito, capacitação e abertura de diálogo. E, por último, uma real prestação de contas, com gestão de riscos, cumprimento, fiscalização e participação social. 

Conforme a OCDE, a integridade pública se refere ao alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

GT de Agricultura do G20 faz primeira reunião presencial e avança em acordos entre os países

Encontro reuniu representantes de 30 países, incluindo os membros do G20 e convidados, além de organizações internacionais.

Publicado em

em

O Grupo de Trabalho (GT) de Agricultura do G20, composto pelas 19 maiores economias mundiais e dois blocos regionais, realizou sua primeira reunião presencial sob a presidência brasileira nos dias 29 e 30, nas dependências do Serpro, em Brasília.

Desta vez, sob coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o encontro reuniu representantes de 30 países, incluindo os membros do G20 e convidados, além de organizações internacionais, visando buscar soluções para um futuro sustentável e próspero para a agricultura e sistemas alimentares.

Fotos: Albino de Oliveira/MDA

Durante o primeiro dia, foram abordados temas como o papel da agricultura familiar no combate à fome e à pobreza, a mecanização sustentável dessa agricultura para elevar a produção de alimentos e a transformação dos sistemas alimentares, além da coordenação de iniciativas internacionais de apoio aos agricultores. No segundo dia, o grupo focou apresentação de comentários sobre a minuta da declaração ministerial que será assinada na última reunião do GT de Agricultura, em setembro.

A agenda também incluiu visitas aos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), bem como a estabelecimentos de agricultores familiares e uma cooperativa de laticínios, onde os participantes puderam observar diretamente os efeitos das políticas públicas brasileiras para o setor agrícola.

O GT de Agricultura inclui representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), MDA, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O grupo, coordenado por Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, e copresidido por Fernanda Machiaveli, secretária Executiva do MDA, foca em temas como segurança alimentar, agricultura sustentável, inovação tecnológica, adaptação às mudanças climáticas e ações contra a fome e a pobreza.

De acordo com o secretário Roberto Perosa, o Ministério da Agricultura tem trabalhado para fomentar oportunidades e buscar novos mercados para os produtos dos pequenos, médios e grandes produtores brasileiros em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “Estamos visitando diversos países na intenção de possibilitar a abertura de novos mercados tanto para as commodities quanto para os produtos dos pequenos proprietários rurais. A gente quer que os produtos cheguem aos mais diferentes locais e com isso promover um comércio justo. Além de dar oportunidade aos pequenos produtores de ter acesso ao mercado remuneratório internacional”, destacou.

O encontro presencial do GT serviu de preparação para a Reunião Ministerial que ocorrerá em setembro, no Mato Grosso, liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e para a Cúpula de Líderes que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro. A próxima reunião do GT está agendada para junho em Brasília, precedida por um encontro de cientistas organizado pela Embrapa em maio.

G20

O Brasil, que assumiu a Presidência temporária do G20 em 1º de dezembro, planeja mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais durante seu mandato, que se encerra em 30 de novembro de 2024. Essas atividades culminarão com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, marcando a primeira vez que o Brasil ocupa tal posição no formato atual do grupo.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.