Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Soluções Serpro trazem mais segurança e eficiência para as operações do Mapa

Aplicativo Mapa-LABs foi desenvolvido para apoiar a fiscalização federal agropecuária na coleta de amostras oficiais.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Mapa

Em mais um movimento para modernizar e garantir maior segurança e agilidade nas suas operações, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anuncia a implantação da primeira solução da Plataforma SDA Digital: o aplicativo Mapa-LABs. Lançado oficialmente na última terça-feira (24), a inovação foi desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de TI do governo federal.

O aplicativo Mapa-LABs foi desenvolvido para apoiar a fiscalização federal agropecuária na coleta de amostras oficiais, sendo posteriormente expandido para as coletas de amostra de autocontrole. Com ele, servidores e entes privados no âmbito da Defesa Agropecuária poderão registrar as coletas de amostras e enviar seus dados diretamente para os laboratórios oficiais ou de autocontrole, otimizando o processo de análise.

A solução vai eliminar a necessidade de formulários e controles em papel, tornando o processo mais ágil, seguro e evitando erros ou possíveis fraudes. Nesta primeira versão, o app será especialmente útil para os registros de coletas de amostras do Programa Nacional de Qualidade do Leite (PNQL) e do Programa Nacional de Controle de Patógenos (PNCP) para salmonella em aves. De acordo com o Ministério, com o tempo todas as coletas de amostras oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária serão migradas para o app e completamente integradas à base única de dados da Plataforma SDA Digital.

Serviços unificados

A Plataforma SDA Digital foi pensada como um ambiente unificado destinado a consolidar todos os serviços digitais oferecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, visando atender de forma abrangente o Governo e o setor regulado.

“Esse é um projeto que foi concebido grande, envolvendo registro de estabelecimentos e de produtos, registro de produção, análises laboratoriais oficiais e de autocontrole, rastreabilidade, fiscalização e certificação sanitária. Tudo isso numa base única, com dados estruturados e passíveis de cruzamentos, inferências, análises por inteligência artificial, análises de tendência e mecanismos de alerta”, explica Carlos Goulart, Secretário de Defesa Agropecuária.

Esta plataforma, que já nasce integrada a outros sistemas governamentais, como o “Login Único Gov.br” e o sistema de acesso “Autoriza”, vai proporcionar mais confiabilidade e segurança para as informações e o fluxo de dados do órgão.

Tech e agro

“O investimento em tecnologia sempre foi uma peça-chave para tornar o Agro mais produtivo, eficiente e sustentável, garantindo a liderança do país no cenário mundial. A transformação digital no governo brasileiro é parte importante dessa história, simplificando processos, tornando os serviços mais acessíveis a empresas e cidadãos e promovendo a integração entre as diversas áreas governamentais. O Serpro tem o privilégio e a responsabilidade de liderar essa revolução digital no governo, ajudando o MAPA a garantir inovação, segurança e eficiência na fiscalização e no fomento dos negócios do campo e da cidade”, destacou  Bruno Vilela, superintendente de relacionamento com clientes do Serpro.

O aplicativo MAPA-LABs no âmbito da Plataforma SDA Digital é a mais recente entrega do Ministério, que se insere no processo de operacionalização da Lei nº 14.515, sancionada em 29 de dezembro de 2022. Esta lei visa modernizar as práticas de controle e supervisão do setor agropecuário, alinhando o Brasil com as melhores práticas internacionais.

A parceria do MAPA com o Serpro busca utilizar a tecnologia como aliada na promoção do desenvolvimento do agronegócio brasileiro e tem se mostrado uma aliança estratégica importante para avançar em várias frentes de inovação.

Fonte: Assessoria Mapa-LABs

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.