Notícias
Semana do Ovo: um movimento que vai muito além da nutrição
Em sua quinta edição, o evento evidenciou a capacidade de unir comunidades e criar um impacto duradouro.
Desde a sua concepção em 2019, a Semana do Ovo transformou-se em algo muito maior do que uma celebração nutricional. Em sua quinta edição, o evento, carregado de paixão e propósito, evidenciou a capacidade de unir comunidades e criar um impacto duradouro.
Bastos, no interior de São Paulo, conhecida como o berço deste movimento, assistiu a uma adesão fenomenal de mais de mil entusiasmados participantes que se reuniram na praça do ovo no dia 11 de outubro. A cidade foi inundada por uma onda de generosidade e fraternidade. A Barbearia Nando, em um gesto de puro altruísmo, presenteou mais de 80 crianças com cortes de cabelo gratuitos.
As crianças, com olhos brilhando de alegria, receberam 200 pacotes de doces e brincaram com brinquedos oferecidos gratuitamente. A Spert, demonstrando comprometimento com o bem-estar animal, doou 100 kg de ração para os Protetores de Animais de Bastos, além de fornecer centenas de amostras grátis.
O evento beneficiou diretamente cinco entidades: APAE, Anjos da Vida, Protetores de Animais de Bastos, Judô e Bastos Nihongakko que fizeram uma praça de alimentação rica e completa. Essas instituições têm desempenhado papéis cruciais na comunidade, e seu reconhecimento e apoio durante a Semana do Ovo enfatizam a interconexão entre alimentação, cultura e bem-estar social.
Mas o alcance da Semana do Ovo estendeu-se além de Bastos (SP). Em Arapongas, conhecida como a capital do ovo do Paraná, a celebração tomou forma no dia 7, com a cidade pulsando ao ritmo do evento em mercados e na sua avenida principal. Foi uma mostra vibrante de cultura, educação e engajamento.
O envolvimento online também foi impressionante. Por meio de vídeos de receitas criados pelo renomado professor Claudio Yoshida e postagens diárias, o evento conseguiu alcançar um marco impressionante: mais de 50 mil pessoas foram tocadas na web, ampliando a conscientização sobre o poder e a importância do ovo.
Por fim, uma salva de palmas para as secretarias de educação de Bastos e Araçatuba, cujo apoio e dedicação foram essenciais para alcançar mais de 5.000 crianças em escolas locais. “A gratidão é infinita para todos os patrocinadores, apoiadores e parceiros. Este evento, que começou como uma modesta celebração em 2019, hoje é um símbolo potente de união, educação e amor comunitário. Juntos, estamos construindo um legado. E o futuro nunca pareceu tão promissor!”, destaca o diretor da HB7 Content Marketing, Tiago Henrique.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.