Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Programação científica atende às demandas de conhecimento da cadeia produtiva que mais cresce no Brasil

O leite é a atividade do setor agropecuário que mais cresce no Estado e no Brasil e tem maiores ganhos a incorporar com a utilização de tecnologia e organização da cadeia produtiva

Publicado em

em

A produção de leite é uma das mais relevantes atividades agropecuárias de Santa Catarina. O Estado é o quarto maior produtor de leite nacional, com 2,44 bilhões de litros de leite captados pelas indústrias em 2016. A agricultura familiar responde por quase 90% de toda a produção catarinense.

O leite é a atividade do setor agropecuário que mais cresce no Estado e no Brasil e tem maiores ganhos a incorporar com a utilização de tecnologia e organização da cadeia produtiva. Neste cenário, o Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite se insere como um importante propulsor da atividade, trazendo a baila discussões que visam a evolução da cadeia leiteira como um todo.

O médico veterinário e presidente da Comissão Científica do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, Airton Vanderlinde, afirma que, para formatar a grade do evento, foram ouvidas as principais lideranças da cadeia produtiva de leite na região Oeste de Santa Catarina. “Também consideramos as avaliações dos participantes dos eventos anteriores, para entender as demandas do público em geral. Buscamos trazer palestrantes referência nos temas definidos”, revela.

A programação científica do SBSBL reunirá grandes especialistas da área para tratar de temas como gestão financeira e de recursos humanos na qualidade do leite, melhoramento genético e nutrição em rebanhos leiteiros. O evento discutirá ainda prevenção de doenças que afetam a qualidade do leite e os custos da propriedade, como a mastite. Na abertura oficial, dia 07 de novembro, Marcio Atalla apresentará palestra sobre a importância do consumo de produtos lácteos.

Veja os temas e palestrantes no site http://nucleovet.com.br/simposio-bovinocultura/programacao

 

Milk Fair

Paralelo à programação científica, será realizada a Milk Fair, uma feira focada em sanidade, nutrição, manejo e tecnologias para bovinocultura leiteira. As principais empresas do setor estão confirmadas como expositoras. Para o presidente do Nucleovet, Luis Carlos Peruzzo, a Milg Fair visa “auxiliar e dar suporte para a tecnificacao da cadeia produtiva”.

 

Informações

Data de início: 07/11/2016

Data de encerramento: 09/11/2016

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

Endereço: Rua Assis Brasil, 20 D – Centro, Chapecó – Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó – SC

Informações: www.nucleovet.com.br

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Notícias

15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo inicia nesta terça-feira em Brasília

Especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.

Publicado em

em

O especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária. A presença do futurista faz parte de uma programação que reúne líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados de todo o país para discutir os desafios e perspectivas enfrentados pelo setor. O evento inicia nesta terça (14),a partir das 14 horas, e se estende até quinta-feira (16), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), pelo Sistema OCB. Este ano, o tema central será Projetando um Futuro + Coop. Para conferir a programação completa clique aqui.

Salim é um empreendedor no campo da inovação, reconhecido por sua capacidade de identificar oportunidades e induzir corporações às mudanças rápidas do mundo moderno. Graduado em Engenharia Elétrica e com mestrado em Administração de Empresas, ele combina sua formação técnica com uma visão estratégica no campo de ideias inovadoras.

Como fundador e diretor executivo da ExO Works e autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, ele colaborou com a disseminação dos princípios da inovação e, também, com o treinamento de líderes para enfrentar os desafios do futuro. Sua visão e sua capacidade de antecipar tendências são fundamentais para inspirar empreendedores a repensar seus modelos de negócios tradicionais como uma possibilidade para o crescimento, a evolução e a transformação. Além disso, ele é futurista e visionário de negócios.

Fonte: Assessoria OCB
Continue Lendo

Notícias

Brasil vai exportar carne suína para o Butão

Agronegócio brasileiro obteve sua 42ª abertura de mercado neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países.

Publicado em

em

Foto: Cláudio Neves

O governo federal divulgou que o Butão aprovou a exportação de carne suína brasileira, marcando a segunda vez, em seis meses, que o país asiático abre suas portas para produtos brasileiros, somando-se à autorização anterior para a exportação de carne de aves em dezembro passado.

Em 2023, as importações do agronegócio brasileiro pelo Butão ultrapassaram os US$ 3,33 milhões, quase dobrando os US$ 1,75 milhão registrados em 2022.

Com esta notícia, o agronegócio brasileiro alcança sua 42ª abertura de mercado apenas neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países desde 2023.

 

Fonte: Com informações Mapa
Continue Lendo

Notícias

Proteção das lavouras no Paraná: serviço Alerta Geada começa nesta terça-feira

Previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências.

Publicado em

em

Foto: Ana Tigrinho/AEN

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta terça-feira (14) o serviço Alerta Geada, mantido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil.

“O risco de geada configura-se com a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco em contexto de céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. O fenômeno ocorre com força suficiente para provocar queda expressiva da temperatura do ar até abaixo de zero grau no solo, causando a formação de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. A geada negra caracteriza-se por ventos fortes constantes em temperatura muito baixa, condição que causa a morte do tecido vegetal das plantas sem formação de gelo nas superfícies.

No Paraná as geadas costumam ocorrer em junho, julho e agosto quando intensas ondas de ar frio atingem todas as regiões, com mais frequência no Sudoeste, Sul, Centro, Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais. “Contudo, devido à influência do fenômeno climático La Niña no inverno e na primavera deste ano, são esperados anticiclones frios tardios também em setembro e outubro, com potencial para provocarem geadas nas regiões onde habitualmente são registradas as temperaturas mais baixas”, afirma Kneib.

Confiabilidade

Lançado há 29 anos, o serviço Alerta Geada apresenta alto grau de confiabilidade. Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície. Também são observadas imagens provenientes de satélites.

Tomando por base o histórico climatológico do Estado, é analisado um campo meteorológico em ampla escala, com dados nacionais e internacionais integrados. Um mapa de probabilidade classifica a geada como fraca, moderada ou forte. Em seguida, a equipe de agrometeorologia do IDR-Paraná interpreta as informações e divulga o alerta, com recomendações para proteção das lavouras. Se as condições para formação de geada persistirem, um aviso de ratificação é lançado até 24 horas antes da ocorrência. A qualidade do serviço é continuamente aperfeiçoada por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Canais

O Alerta Geada está disponível gratuitamente nos seguintes canais: aplicativo IDR Clima, telefone (43) 3391-4500, páginas do IDR-Paraná e Simepar. No site do Simepar também estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista, bem como a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Além disso, o podcast Simepar Informa é postado diariamente no Spotify e distribuído aos veículos de comunicação social.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.