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Presença da mulher é indispensável na pecuária brasileira

Biogénesis Bagó é destaque no mercado com a valorização e programas de desenvolvimento voltados ao público feminino

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A coordenadora de Território Pecuário, Cintia da Costa Lima, chegou à empresa em 2017 - Foto: Divulgação

A presença da mulher no mercado de trabalho é cada dia mais essencial e no agronegócio não é diferente. O setor de saúde animal de ruminantes, por exemplo, tem se desenvolvido com uma importante participação do público feminino. Esse cenário é evidente no trabalho desenvolvido pela Biogénesis Bagó, uma das empresas de saúde animal líderes no mercado latinoamericano. O quadro de funcionários da empresa dobrou em 2018 e atualmente 30% é preenchido pelo público feminino.

A maior parte das mulheres da empresa atua a campo em fazendas e revendas do projeto Na Estrada, considerado o mais inovador no segmento de varejo veterinário do Brasil. Elas se destacam ao levar informação, atualização e capacitação a produtores, técnicos e balconistas de todo o país.

Médicas-veterinárias e zootecnistas representam a Biogénesis Bagó no campo, seja no contato direto com os produtores, quanto com parceiros comerciais em revendas agropecuárias. “A atuação da mulher a campo representa um diferencial no atendimento aos clientes, sempre com um perfil atencioso e repleto em detalhes e personalização”, reconhece o diretor-geral da Biogénesis Bagó no Brasil, Marcelo Bulman. Mas a atuação das mulheres também se estende à parte administrativa, mais precisamente no setor de suporte nos escritórios da empresa em Curitiba (PR) e em São Paulo.

Assim, a confiança e valorização da mulher no agronegócio permite que a Biogénesis Bagó cresça de forma significativa no mercado nacional. Tanto que a expectativa é figurar entre as 10 maiores do segmento até 2020.  

“Nossa virada de página em 2018 teve como um de seus pilares principais a força e a visão da profissional mulher; engajada nos seus objetivos juntamente com os profissionais homens, desenvolvendo um trabalho que gerou muitos resultados positivos para a nossa empresa”, salienta Marcelo Bulman. “Esperamos que em 2019 essa mesma força e sintonia geradas, independente de gênero, façam com que todos nós, juntos, possamos atingir o topo do mercado veterinário brasileiro”, complementa.

A empresa tem desenvolvido ainda o trabalho de conscientização e propagação de campanhas relacionadas à valorização da mulher. Além do Outubro Rosa, neste dia 8 de março a Biogénesis Bagó inicia uma ação especial em celebração ao Dia da Mulher, em reconhecimento ao papel fundamental como impulsionadora da força do agro no Brasil.

 

Oportunidade e crescimento profissional no agronegócio

O reconhecimento da Biogénesis Bagó quanto à importância da mulher no agronegócio permitiu que novas oportunidades profissionais fossem criadas. A coordenadora de Território Pecuário, Cintia da Costa Lima, chegou à empresa em 2017 e não demorou muito para ter o seu trabalho valorizado. “Inicialmente fui contratada como promotora de vendas, mas quando completei um ano no cargo acabei sendo promovida para coordenadora. Agora atuo no campo, diretamente com o produtor. Tenho sentimento de gratidão pela empresa, tanto pelo reconhecimento do nosso trabalho quanto pela valorização e respeito com a mulher no campo”, ressalta.

Oportunidade concedida também para coordenadora contábil Kelly Martins, que há 14 anos atua na Biogénesis Bagó. Para ela, tem sido um período de grande aprendizado e de orgulho, principalmente por conta de a empresa oferecer oportunidade de crescimento profissional às mulheres. “Saber que a empresa valoriza o trabalho da mulher no campo é uma grande vitória e percebo que as mudanças estão acontecendo. A mulher está conseguindo superar o preconceito cultural no campo e na sociedade brasileira. No passado, tinham poucas mulheres trabalhando no setor, mas em 2018 empresas como a Biogénesis Bagó aumentaram significativamente o seu quadro de funcionárias. Espero ver muitas outras mulheres se destacando na organização como gestoras e líderes”, declara Kelly.  

A coordenadora contábil Kelly Martins atua há 14 anos na Biogénesis Bagó

Mulheres com uma nova visão de crescimento do varejo veterinário

Com a busca da igualdade cada vez mais evidente no mercado, Cintia acredita no crescimento do agronegócio com a participação cada vez mais frequente e efetiva das mulheres. Para ela, o público feminino trouxe outra visão para a pecuária, auxiliando a impulsionar ainda mais os resultados. 

“A mulher tem características de zelo, cuidado, facilidade em lidar com situações criticas que por vezes faltam ao homem no dia a dia. Por isso, cada vez mais nos deparamos com líderes femininas comandando fazendas e lidando com peões. A presença dela no curral hoje é muito vista e respeitada. Acredito que a garra que a mulher tem seja sua maior contribuição para tudo na vida!”, acredita Cintia.

Para Kelly, as conquistas da mulher no mercado de trabalho e especificamente no agronegócio estão relacionadas ao esforço e dedicação. “A mulher do século 21 conquistou o mercado de trabalho. Atualmente elas têm papel muito importante por lutar pelos seus direitos, atuando em cargos de liderança nas organizações”, analisa.

A coordenadora de Território Pecuário, Cintia da Costa Lima, chegou à empresa em 2017

Fonte: Assessoria
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Empresas

Premiação para jornalistas leva vencedores a evento internacional de inovação no agronegócio

ONE: Simpósio de Ideias Alltech ocorre entre os dias 19 e 21 de maio e terá em sua programação sessões temáticas, palestras inspiradoras e tours pela região

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O Prêmio Alltech de Jornalismo 2019 está com inscrições abertas até o dia 25 de março para que jornalistas brasileiros inscrevam suas matérias que estejam dentro das categorias de” Criação e Nutrição Animal” e “Agricultura”. A premiação vai levar dois jornalistas brasileiros para acompanhar um dos maiores eventos internacionais sobre inovação no agronegócio. O ONE: Simpósio de Ideias Alltech, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de maio, contará em sua programação com sessões temáticas, palestras com especialistas e tours na região de Lexington, no estado do Kentucky, local que abriga o encontro.

As sessões temáticas vão abordar assuntos de interesse do setor desde proteínas e agricultura até bebidas e bem estar humano, tendo como foco o debate sobre o futuro desses negócios sob as perspectivas e demandas globais de mercado. Já as principais palestras terão como convidados o apresentador de TV e mundialmente conhecido pelas suas habilidades de sobrevivência em condições extremas, Bear Grills, e o sócio consultor da empresa de consultoria Bain & Company, Chris Zook.

Haverá discussões sobre bovinos de corte, bovinos de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura, agricultura, pets, equinos, negócios, cervejaria & destilaria, saúde & bem-estar e futuro da alimentação. Dentro deles serão analisadas inovações que irão impactar no aumento da rentabilidade ao produtor, o desenvolvimento sustentável, além das demandas do mercado consumidor.

Inscrições

Os jornalistas interessados em concorrer devem encaminhar seu trabalhos via formulário de inscrição, localizado no site da premiação (https://go.alltech.com/premio2019). As matérias devem ter sido produzidas entre os dias 27 de março de 2018 e 25 de março de 2019, tendo limite de até cinco inscrições por profissional, cada uma delas sendo enviada em formulário separado.

Os finalistas em cada categoria serão divulgados no dia 11 de abril e os vencedores serão anunciados ao público entre os dias 19 e 21 de maio, durante o ONE: Simpósio de Ideias Alltech. O prêmio conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e é promovido pela Alltech,  empresa líder em saúde e nutrição animal e vegetal, com promoção autorizada pela Caixa Econômica Federal.

SERVIÇO
Prêmio Alltech de Jornalismo 2019
Informações e inscrições: de 18 de fevereiro a 25 de março de 2019 no site https://go.alltech.com/br/premiojornalismo2019

Fonte: Ass. de Imprensa
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Empresas Suinocultura

MSD Saúde Animal é uma das patrocinadoras do III SIMPORK 2019

Evento debaterá as principais tendências do mercado relacionadas à suinocultura

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Brenda Marques, coordenadora de Assistência Técnica da MSD Saúde Animal- Foto: Divulgação

Durante os dias 27, 28 e 29 de março, a MSD Saúde Animal participará da 3ª Edição do Simpósio Internacional de Produção e Sanidade Suína (Simpork), que acontece no campus da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp), em Jaboticabal, no interior de São Paulo.

A MSD Saúde Animal é uma das patrocinadoras do evento, que deve reunir cerca de 400 participantes, entre médicos-veterinários, pesquisadores, empresários e profissionais das principais empresas da suinocultura brasileira e internacional, para discutir as principais tendências do mercado relacionadas a sanidade, nutrição, reprodução e genética, manejo e bem-estar animal.

O apoio ao simpósio está alinhado com os objetivos da companhia junto aos suinocultores e veterinários do setor: elevar a qualidade da produção, por meio de técnicas avançadas de sanidade animal. “Acreditamos que eventos como esse vão além da atualização técnica dos profissionais pois ajudam os produtores a evitarem prejuízos econômicos e manterem a sanidade da granja”, diz Brenda Marques, coordenadora de Assistência Técnica da MSD Saúde Animal.

O evento, realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Suínos da Unesp, Campus de Jaboticabal, tem ainda o apoio de algumas das mais importantes entidades do setor, como Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos, Associação Paulista de Criadores de Suínos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína e a troca de informações promovida pelo Simpósio contribui para o aumento da competitividade e conhecimento de um segmento que apresenta tendências de crescimento e oportunidades de negócios para o País. “A suinocultura brasileira está cada vez mais fortalecida e produtiva. A realização de importantes eventos técnicos, como o Simpork, intensifica a discussão sobre o aumento da produtividade”, afirma Brenda.

Fonte: Assessoria
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Empresas Bovinos

Paraná recebe primeira franquia pecuária

Modelo de negócios lançado pela holding de franquias SMZTO e a Senepol Nova Vida, a “Fábrica de Touros Senepol” utiliza modernas técnicas de reprodução, a exemplo da Fertilização In Vitro

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Foto: Divulgação

Antônio Dombski, 63 anos, dono do Sítio Santo Antônio, de Godoy Moreira, é o primeiro pecuarista a aderir a uma franquia da Fábrica de Touros Senepol no Estado do Paraná. Como o próprio nome sugere, trata-se de franquia de genética bovina da raça Senepol, de origem caribenha, capaz encurtar o ciclo produtivo da pecuária de corte e também aumentar a rentabilidade do produtor.

Este novo modelo de negócio, destinado, inclusive, a propriedades de pequeno e médio porte, foi projetado pela holding de franquias SMZTO, do empresário José Carlos Semenzato, dono de marcas como Instituto Embelleze e Espaçolaser, em parceria com a Senepol Nova Vida, a quem são creditadas as primeiras importações de animais da raça Senepol.

Atento à oportunidade, Dombski é o primeiro franqueado paranaense. Com apenas 44 alqueires de terra, a pequena propriedade que atua na venda de bezerros produzidos a partir das raças Nelore, Angus e Wagyu almeja ingressar na venda de touros da raça Senepol, um produto de alto valor agregado na pecuária brasileira.

Em janeiro, ele comprou um tourinho Senepol ficando impressionado com a rusticidade, a precocidade e também o desempenho registrado pelo reprodutor na monta natural – forma mais comum de produzir gado no Brasil. “Este foi o gatilho para eu ingressar na franquia. Enxerguei uma oportunidade concreta de entrar no mercado de seleção, comercializando touros oriundos de uma genética já consagrada nacionalmente”, comenta o pecuarista, que também é empresário no ramo de transporte de passageiros.

A linhagem JAJ, a que Dombski se refere, é selecionada pela Senepol Nova Vida há quase duas décadas, sendo presente na maioria dos plantéis brasileiros. Em síntese, essa é uma oportunidade para rentabilizar a agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos produzidos no País. Enquanto um bezerro é vendido, em média, por R$ 1.300,00 nas melhores praças pecuárias um touro Senepol não é arrematado por menos de R$ 9.000,00 nos leilões.

“O processo de adesão foi bem simples. Entramos com a infraestrutura e os técnicos da franquia se encarregaram de todo aparato tecnológico para emprenhar a receptoras com embriões Senepol sexados de macho produzidos por fertilização in vitro”, explica o criador, que já é familiarizado com a pecuária mais tecnificada ao trabalhar com a inseminação artificial.

Mesmo sendo uma pequena propriedade, o Sitio Santo Antonio atende todos os requisitos para a implantação do projeto. Conta com pastagens de boa qualidade (Marandu, Gana Estrela Africana Branca, Paredão e Brachiaria Brizantha) e maquinários ou implementos especializados como trator, ensiladeira, misturador de ração e troncos de contenção.

Na primeira etapa do projeto, executada em janeiro, quando aderiu à Fábrica de Touros Senepol, quase 100 receptoras Nelore receberam os embriões da raça Senepol. Em março, outras 32 serão fertilizadas. “Em breve teremos o resultado dessas transferências, mas esperamos, ao menos, 80 prenhezes Senepol PO”, projeta o franqueado paranaense.

 

Heterose 100% a campo

Uma das principais características do Senepol é a produção de carne macia, mesmo apresentando baixa porcentagem de gordura corporal.

Quanto mais produtores experimentarem essas vantagens, assim como aconteceu com Dombski, mais o Senepol avança, contabilizando quase 900 criadores e 100 mil animais registrados em mais de 17 Estados no Brasil.

Um touro Senepol “cobre”, em média, 35 vacas e permanece ativo por até dez anos. O índice de prenhez da vacada com touro Senepol é superior a 90%. Outro importante diferencial no cruzamento industrial é a obtenção de 100% de heterose, o choque de sangue gerado entre as raças que vai garantir bezerros mais produtivos que a média de seus pais.

 

Como se tornar franqueado?

Basta preencher a ficha de inscrição no site da franquia (https://franquia.fabricadetouros.com.br) e aguardar atendimento. É neste momento que os técnicos traçarão um primeiro perfil da propriedade.

Em seguida, conhecerão a estrutura da propriedade, o rebanho de receptoras e recomendarão possíveis modificações, se necessário. Após acordo firmado em contrato, os embriões de Senepol PO são fecundados em laboratório e enxertados nas receptoras no momento mais propício.

O franqueado fica responsável pelo manejo até os animais tornarem-se reprodutores, sendo assistidos em todas as etapas de desenvolvimento, inclusive, com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), para o registro genealógico dos animais e ingresso em possíveis programas de melhoramento genético.

O produtor pode ficar com os touros para repasse na vacada ou vendê-los de forma própria ou nos canais de comercialização da franquia. É grande a demanda por touros melhoradores na pecuária e os touros Senepol são 30% mais valorizados, segundo levantamento da Scot Consultoria. Em ambos os casos, o franqueado pagará os custos da transferência de embriões e 5% em forma de royalties.

Fonte: Assessoria
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