Conectado com

Notícias

Lagartas estão no centro das discussões no Show Rural

Publicado em

em

O Show Rural Coopavel, realizado pela Cooperativa Coopavel, em Cascavel, chega hoje (05) ao seu terceiro dia. Até agora o evento já recebeu 72.781 pessoas. Foram 27.430 na segunda-feira (03) e mais 45.351 ontem (04). Até a sexta-feira (07), mais de 200 mil pessoas devem passar pelo parque tecnológico. Todo esse público participa da programação em busca de tecnologias diversas para produção agrícola e pecuária. Boa parte delas, no entanto, tem foco em uma única questão: as lagartas da soja, especialmente a Helicoverpa armígera.
Em praticamente todas as empresas e instituições que atuam com agricultura a questão do manejo integrado de lagartas está sendo tratado de alguma forma. A intenção é promover a prevenção e evitar perdas milionárias, como já sofreram algumas regiões da 
Bahia por conta da Helicoverpa, e mais recentemente em outros Estados. Até nos Estados onde ainda não há ataques agressivos os reflexos são notáveis. De acordo com o pesquisador da Fundação Chapadão, Germison Vital Tomquelski, que está no Show Rural a convite da Bayer CropScience, no Mato Grosso do Sul, no atual ciclo da soja, os custos de produção aumentaram em cerca de 10% por conta de medidas preventivas às lagartas e, principalmente a H.armígera. Ele menciona que os produtores chegaram a fazer de três a cinco aplicações para evitar perdas pela ação das pragas.
Medidas
E, por conta disso, as medidas de prevenção se espalham, com ações de Manejo Integrado, desenvolvimento de sementes resistentes, produtos para eliminar as lagartas e técnicas para aplicação correta dos produtos. A Monsanto está promovendo no Show Rural, por exemplo, a Intacta RR Pro, a nova geração transgênica que promete resistência a lagartas. Segundo o gerente de Biotecnologia Sul da empresa, Guilherme Lobato, essa nova geração RR garante não apenas resistência às lagartas, mas agrega também produtividade.
O cuidado com a aplicação, no momento e da forma corretos são abordagens que estão sendo dadas por empresas de diferentes setores no Show Rural Coopavel. A Massey Ferguson está reunindo grupos de produtores para palestras em que eles são orientados sobre precisão em aplicação de produtos, apontando detalhes que vão desde a manutenção do equipamento até o dosador correto. A estratégia também está sendo aplicada pela Jacto, que trouxe ao evento o especialista em Tecnologia de Aplicação, Walter Wagner Mosquini. Ele alerta que o produtor pode estar desperdiçando produtos, por não investir em pequenos detalhes que fazem toda a diferença na aplicação de produtos.
Deriva de defensivos e correta aplicação para eficiência no combate a lagartas também estão sendo debatidos no Show Rural Coopavel no estande da Dow AgroScience. O especialista o professor MarcoAntonio Gandolfo faz alertas sobre a responsabilidade do produtor para o sucesso de suas aplicações, citando que há detalhes que estão totalmente sob controle do agricultor.
Lançamento
A Embrapa, por sua vez, apresenta em seu estande ações de controle biológico e aplicação de áreas de refúgio. O engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo, Silvio Torres, alerta o agricultor de que a implantação de áreas de refúgio é uma prevenção ao desenvolvimento de pragas resistentes à tecnologia Bt. Ele destaca que o  refúgio, tanto na soja quanto no milho, são atualmente indispensáveis para garantia de vida longa aos transgênicos. Inclusive, a Embrapa Soja lançou ontem, no Show Rural Coopavel, a sua mais nova cultivar de soja, a BRS 359RR. A solenidade contou com a presença do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, do chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, e do presidente da Fundação Meridional, Luiz Meneghel Neto. nova cultivar já está à disposição para o ciclo 2014/2015. Ela é indicada para as regiões Norte, Oeste e Noroeste do Paraná, bem como regiões Sul e Centro-sul do Mato Grosso do Sul, além da região de Paranapanema (SP). Farias explicou que trata-se de uma soja precoce para semeadura antecipada, favorecendo o produtor que planta milho safrinha na sequência à oelaginosa. Conforme ele, a cultivar tem crescimento indeterminado e alto potencial produtivo, com bom desempenho em áreas com altitudes acima de 600 metros. Também reúne resistência a alguns nematóides, com alta qualidade fitossanitária. A rotação de culturas é indicada pelos técnicos como um meio que também colabora para controle de pragas e doenças.
E continua
Mas os debates em torno do controle de lagartas continuam no Show Rural Coopavel. A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) promove hoje (05) e amanhã (06), no auditório principal do Parque Tecnológico Coopavel, às 15 horas, palestra sobre Manejo Integrado de Pragas.
A Expedição Safra também promove hoje, ao final do dia, encontro técnico com produtores, profissionais do agronegócio e jornalistas que estão participando do Show Rural. O evento será na fazenda Marcolin, no município de Catanduvas, a 15 quilômetros da feira. Serão apresentados relatórios das viagens da expedição e tratados assuntos diversos, entre ele, como não poderia deixar de ser, as lagartas.
E tem mais, coletiva com a imprensa está marcada pela Basf, para discutir estratégias de ação de combate à lagarte e princípios ativos que estão à disposição do mercado brasileiro para impor ações eficientes. Como se vê, o que não falta no Show Rural Coopavel são discussões acerca do controle de pragas, ou melhor, de lagartas. O que não se vê, são elas, todas controladas por tecnologias apresentadas no evento. As informações completas você vê na próxima edição de O Presente Rural.
Agenda Show Rural
A agenda do Show Rural Coopavel segue hoje com a participação de personalidades importantes. Logo pela manhã estará no Parque Tecnológico Coopavel o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, o ex-senador Osmar Dias. Ele estará acompanhado de outros executivos do banco. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Norberto Ortigara acompanha a visita e ainda recebe o grupo de 25 produtores canadenses que chegam ao Parque Tecnológico Coopavel para conhecer as tecnologias que fazem do Brasil líder de produção agrícola. Tem ainda as presenças do vice-presidente da Toyota do Brasil, Luiz Carlos Andrade Junior e outros diretores da empresa; do presidente do Iapar, Florindo Dalberto; do presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana; do vice-presidente da Basf, Francisco Verza, entre outros executivos de multinacionais.

Fonte: O Presente Rural

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =

Notícias Suinocultura

Mendonça de Barros traz cenário econômico da suinocultura no XVIII SNDS

Objetivo é apoiar líderes do segmento a construir estratégias para ampliar resultados na atividade

Publicado em

em

Arquivo/OP Rural

O engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros vai palestrar sobre “Perspectivas e impactos da macroeconomia sob a ótica do mercado agro” no XVIII Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), entre 1 e 2 de agosto, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Rio de Janeiro.

A apresentação faz parte do Painel 3 “Agronegócio: a vocação do Brasil vive novos tempos” do principal evento de lideranças da suinocultura nacional que é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Mendonça de Barros é doutor em Economia pela USP e sócio da MB Agro Consultoria, integrou conselhos de grandes grupos (Fosfértil, CASP, Vale Fertilizantes, Grupo Schoenmaker / Terra Viva, Coplana e BUG Agentes Biológicos) e, hoje, é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, além de professor da Fundação Dom Cabral.

“O conteúdo será uma avaliação macroeconômica dos mercados agrícolas que afetam o suinocultor brasileiro. Os efeitos da guerra comercial entre China e Estados Unidos, a peste suína africana na Ásia, os balanços de oferta e demanda de soja e milho serão os temas principais da palestra”, explica Mendonça de Barros.

Assim, a ABCS espera trazer um panorama bem fundamentado aos participantes sobre o mercado da suinocultura em curto, médio e longo prazo a fim de melhorar o posicionamento dos produtores.

“O conteúdo é relevante por tentar construir cenários para a suinocultura, desenhando a estratégia para ampliar os resultados da atividade. O momento é muito positivo para o suinocultor brasileiro e será importante debater o futuro da suinocultura brasileira”, destaca o especialista.

Inscrições abertas

Realizado há mais de 35 anos, o SNDS XVIII traz em 2019 o desafio de transformar a suinocultura tradicional em um setor dinâmico e competitivo, sustentado em ciência e tecnologia, com o tema “O poder da evolução está nas novas maneiras de ver o mundo”.

Para isso, contará com palestras de especialistas de referência nacional e internacional, com uma programação diversificada em sintonia com o momento vivido pela cadeia, ampliando o debate com quatro painéis, discutindo competitividade, inovação, marketing, consumo e gestão de negócio.

Para garantir sua vaga entre em contato com a sede da ABCS, em Brasília, pelo telefone (61) 3030-3200. Todas as informações sobre o evento, como programação, localização, inscrições, valores de investimento e patrocinadores podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias 45º Dia Estadual do porco

Francisco Turra vai falar sobre os desafios da proteína animal

Acesso às palestras é gratuito, solicitando-se que seja feita somente a inscrição do participante

Publicado em

em

Divulgação

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, será um dos palestrantes do 45º Dia Estadual do Porco, que ocorre no dia 9 de agosto, no campus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Frederico Westphalen.

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento retorna, pelo segundo ano consecutivo, ao mais tradicional evento dos suinocultores gaúchos para falar sobre os desafios da proteína animal, apresentando cenários e perspectivas.

A palestra de Turra está prevista para iniciar às 11h15. O acesso às palestras é gratuito, solicitando-se que seja feita somente a inscrição do participante.

Realização

O 45º Dia Estadual do Porco é uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e Prefeitura de Frederico Westphalen com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), ABPA, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips RS), Emater/RS, URI Frederico Westphalen e Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias Piscicultura

III Workshop CBNA Aqua tem inscrições com desconto até 31 de julho

Evento vai reunir lideranças da aquacultura dias 14 e 15 de agosto, em Campinas, SP

Publicado em

em

Divulgação

Termina no próximo dia 31 de julho o prazo para a realização de inscrições com desconto para o III Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, que vai ser realizado nos próximos dias 14 e 15 de agosto, em Campinas, no interior de São Paulo.

Até esta data é possível se inscrever através do site do evento pelo valor de R$ 250 para estudantes associados do CBNA, R$ 300 para estudantes não associados, R$ 400 para profissionais sócios do CBNA e R$ 500 para profissionais não associados.

A partir do dia 1o de agosto, os valores sobem para R$ 350 para estudantes sócios do CBNA, R$ 400 para estudantes não associados, R$ 500 para profissionais associados do CBNA e R$ 600 para profissionais não associados.

Realizado pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) com a co-organização do Sindirações, o encontro vai reunir cerca de 200 participantes, entre médicos veterinários, zootecnistas, empresários, produtores e profissionais das principais empresas da cadeia produtiva.

O objetivo é promover um amplo debate sobre as mais recentes tecnologias e inovações para a nutrição de peixes, camarões e moluscos com especialistas de renome internacional, destacou o diretor do CBNA e coordenador do III Workshop CBNA sobre nutrição em aquicultura, Ariovaldo Zani.

“O setor desponta com um dos crescimentos mais relevantes diante da demanda crescente por proteína animal em escala global. As mais recentes pesquisas e inovações para a área também serão discutidas durante estes dois dias de evento”, afirmou.

Outras informações sobre o workshop estão disponíveis no site do evento, ou podem ser obtidas através do telefone (19) 3232.7518 ou do e-mail cbna@cbna.com.br.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
TOPIGS – BRASIL PORK EVENT 2019
Evonik Aminonir
AB VISTA Quadrado
Biochem site – lateral

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.