Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Granjas de suínos: vale a pena investir em novas tecnologias?

Alto investimento gera dúvida, porém, produtores reforçam a vantagem econômica, com um retorno financeiro expressivo, e a visibilidade de mercado com o uso de tecnologias mais avançadas e que priorizam o bem-estar animal

Publicado em

em

Foto e texto: Assessoria

As novas tecnologias ganham cada vez mais destaque e atraem o interesse da sociedade pela garantia de evolução de práticas, inovação e mais otimização dos processos. No setor de saúde animal, o cenário não é diferente, encontrando nas novas tecnologias um caminho promissor em sanidade, bem-estar animal, qualidade e, consequentemente, rentabilidade. Na suinocultura, por exemplo, a vacinação sem agulha pela via intradérmica tem ficado em evidência e atraído a atenção de pequenos e grandes produtores, uma vez que reduz o estresse, a dor e a transmissão de enfermidades entre os suínos através de agulhas.

A aplicação intradérmica ainda diminui o risco de transmissão de doenças, danos a carcaças com abscessos, perdas com agulhas que quebram e acidentes com operadores durante o procedimento. Além disso, estudos científicos indicam que a via intradérmica possibilita que os suínos se recuperem rapidamente e tenham uma efetiva resposta imune após a aplicação das vacinas. O método também contribui para a sustentabilidade da cadeia produtiva, já que diminui o descarte de resíduos no ambiente. Assim, o investimento é cada vez mais praticado no campo. Mas ainda há quem possa questionar: o alto custo é válido para granjas de todos os portes? Os resultados são, de fato, promissores?

Leomar Eugenio, médico-veterinário e gerente técnico da Granja 5 Estrelas, em Patrocínio (MG), afirma que o investimento vale a pena. “Pesquisei bastante sobre o assunto, inclusive conversando com grandes produtores, e optei pela vacinação sem agulha, que tanto tem nos beneficiado. O sistema utilizado é o IDAL, da MSD Saúde Animal, e tivemos resultados inesperados, possivelmente devido à redução do estresse dos animais”, conta.

Ele também destaca que, no processo de aplicação da vacinação com IDAL, a mudança é visível: “A velocidade da vacinação aumentou e, após a aplicação, os animais continuam se alimentando como se nada tivesse acontecido. Resumindo, a via intradérmica nos proporciona velocidade e praticidade, e com a eficácia igual à vacinação tradicional”.

E os dados comprovam: Leomar revelou que, na fase de creche, tinham o desafio da alta mortalidade de leitões de 28 a 35 dias e, a partir do primeiro lote vacinado com IDAL, esse problema acabou. “Acreditamos que isso se deve ao bem-estar animal. A vacinação sem agulha é o futuro.”

Ainda segundo o médico-veterinário, quando se entende verdadeiramente a maneira de trabalhar com o equipamento, as despesas reduzem, há ganho em bem-estar animal, conquista-se suínos mais saudáveis e, ainda, tem uma melhor visibilidade para todo o mercado, incluindo consumidores. Tudo isso revertido em rentabilidade para o negócio. “Pensávamos que não era uma tecnologia para uma granja de menor porte, por exemplo, mas é, sim. Para todos os tamanhos de propriedade os ganhos são inquestionáveis”, diz Leomar.

Na Granja 5 Estrelas, o médico-veterinário promove uma proteção completa dos suínos em uma única aplicação via IDAL, associando as soluções Porcilis® Lawsonia ID, Porcilis® PCV ID e Porcilis® M1 ID. Com isso, os animais ficam protegidos contra os agentes Lawsonia intracellularis (Ileíte), Circovírus suíno tipo 2 (Circovirose suína) e Mycoplasma hyopneumoniae (pneumonia enzoótica suína).

“Aplicamos três vacinas com rapidez, segurança e qualidade superior. Não tivemos nenhum desafio pós-vacina, pelo contrário, reduzimos o uso de antimicrobiano e melhoramos nossos resultados. Inclusive, as granjas têm nos visitado para ver o que fazemos, devido ao nosso desempenho e cuidado com o bem-estar de toda a cadeia produtiva – animais, colaboradores e consumidores”, completa Leomar.

 

Tecnologia revolucionária

O Sistema IDAL, que chegou ao mercado em 2016, é referência de tecnologia que eliminou o uso de agulhas na vacinação de suínos e revolucionou a imunização contra importantes doenças que ocorrem na suinocultura mundial. Lançado pela MSD Saúde Animal, o dispositivo permite a aplicação da vacina em dosagem exata na pele e sob pressão controlada, garantindo segurança e menos estresse para os animais, bem como maior conveniência e eficiência aos produtores. No Brasil, já foram vacinados, aproximadamente, 30 milhões de animais com IDAL desde o seu lançamento.

Quem também aprova os benefícios da vacinação intradérmica é Cezar Augusto Stefanes, gerente de suinocultura da Agropecuária Carboni, localizada em Videira, em Santa Catarina. Em três anos após a adesão da tecnologia, o índice de mortalidade caiu 2%, a melhoria da conversão alimentar foi de 12% e o Índice Para Pneumonia (IPP) ficou abaixo de 0,50, entre outros indicadores. Além disso, ganhou-se agilidade na aplicação: hoje, vacinam 2 mil leitões em 1 hora.

“Sou um apreciador e defensor de IDAL, que chegou para reforçar o bem-estar animal e a produtividade. O leitão ser vacinado sem agulha e não ter febre, não ficar dolorido de duas a três horas, o que o deixava sem mamar, traz resultados muito bons. O animal fica ativo depois da imunização intradérmica; a tecnologia é o caminho”, afirma Cezar Augusto. Na propriedade, 33 mil animais são vacinados por mês com IDAL. “É um dispositivo que auxilia a sanidade do plantel, inclusive mantendo a cobertura para animais mais velhos. É um equipamento que se paga e que nos ajuda. A efetividade da vacinação tem dado resultados zootécnicos e financeiros muito expressivos”, complementa o gestor.

Uma das pioneiras nessa jornada de bem-estar animal, a MSD Saúde Animal tem se posicionado para ser mais que uma companhia que desenvolve medicamentos e vacinas, garantindo a oferta de soluções e serviços agregados. “Mais do que apresentar novas tecnologias e produtos de qualidade, oferecemos um suporte integral aos produtores, com capacitações e treinamentos via Universidade MSD Saúde Animal, contato próximo e constante com nossos consultores a campo, programa e certificação de bem-estar animal, entre outras iniciativas que permitem aos clientes uma jornada estratégica de resultados em suas propriedades”, diz Brenda Marques, gerente técnica da unidade de negócio de Suinocultura da MSD Saúde Animal.

Fonte: Assessoria

Empresas

MS Schippers – Paixão Pelo Agro

Empresa lança novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor

Publicado em

em

Fotos: Assessoria

A otimização do tempo é essencial para os negócios nos dias de hoje. Adquirir insumos e produtos para o agronegócio pode ser um processo demorado e complexo. Pensando nisso, lançamos nosso novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor. Agora, você pode encontrar todos os nossos produtos em um só lugar, com apenas alguns cliques. Nosso site oferece mais de 1.000 produtos dedicados ao seu segmento.

 

Variedade e Comodidade em um Só Lugar

Nosso e-commerce disponibiliza uma ampla gama de produtos, desde insumos essenciais até equipamentos avançados. A loja online inclui itens para suinocultura, avicultura e bovinocultura, tudo centralizado em um único site, facilitando sua busca e aquisição dos produtos necessários.

 

Descontos e Pagamento Facilitado

Oferecemos preços visíveis diretamente no site e descontos progressivos para compras em maior volume. Além disso, você pode parcelar suas compras em até 5 vezes*.

 

Entrega Flexível e Atendimento Eficiente

Nosso compromisso vai além da venda. Oferecemos diversas opções de frete, inclusive frete grátis*, com despacho no primeiro dia útil e rastreamento online. Disponibilizamos acesso online a documentos como notas fiscais e boletos. Prezando pelo bom atendimento, a MS Schippers conta com um atendimento humanizado, pronto para te ajudar desde o processo de cadastro, até a chegada da mercadoria.

Nosso e-commerce foi criado para simplificar a compra de insumos e equipamentos, colaborando para o sucesso do seu negócio. Oferecemos soluções práticas, tecnológicas e econômicas que aumentam a produtividade e rentabilidade do seu empreendedorismo. Explore nosso site hoje mesmo e veja como podemos facilitar o seu dia a dia.

 

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Nuproxa

Empresa suíça de aditivos naturais se lança ao mercado durante o SIAVS 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto em São Paulo.

Publicado em

em

Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina

Presente no mercado latino-americano desde 2007, o Grupo Nuproxa escolhe o evento SIAVS 2024, que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 6 a 8 agosto, para apresentar a sua marca e seu portfólio ao Brasil. Com soluções inovadoras, já reconhecidas na Europa e em outros países da América Latina por sua eficácia e qualidade, que extraem o melhor da natureza e transformam em tecnologia de nutrição para o bem-estar e saúde animal.

Em território brasileiro, o local escolhido para sua sede foi Itajaí, Santa Catarina, estrategicamente pensado para apoiar uma rede de distribuição abrangendo todo o país, uma vez que a região tem força na produção de suínos e aves. A Nuproxa Brasil conta com uma equipe técnica comercial e um time de especialistas em nutrição e saúde para aves, suínos, ruminantes, animais de companhia e aquicultura, prontos para oferecer suporte completo aos seus clientes.

Com um investimento previsto de 22% de seu market share em novos mercados, a empresa pretende tornar o mercado brasileiro um dos mais importantes do grupo nos próximos anos.

Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina, destaca a importância dessa expansão. “O Brasil sempre fez parte dos nossos planos de crescimento, pois é um mercado extremamente importante para a expansão de nossos negócios. Além disso, sempre realizamos testes científicos com instituições brasileiras de prestígio para confirmar a eficácia de nossos produtos. Com a adição de novos produtos ao nosso portfólio e a expansão de nossa equipe técnica, estamos prontos para estrear no país”, afirma Borin.

Entre os destaques da Nuproxa estão o suporte técnico especializado e os produtos inovadores e sustentáveis, desenvolvidos para clientes que buscam maximizar os resultados e manter alta lucratividade em suas operações, atendendo à demanda global.

“Nossos produtos, que já são sucesso em toda a América Latina, agora estão disponíveis no Brasil com foco principal na produção de aves e suínos, além de uma linha inovadora de produtos para aquicultura. Os produtos da Nuproxa são naturais e altamente testados, oferecendo máximo retorno econômico e desempenho superior de produção, alinhados com conceitos de sustentabilidade e bem-estar animal. Além disso, a Nuproxa tem um rigoroso programa de segurança alimentar, qualidade e regulamentação para garantir a integridade de nossos produtos, seguindo os mais altos padrões estabelecidos pela certificação FAMI-QS”, diz Jonivan Paloschi, Diretor Comercial para a Nuproxa Brasil.  

Até 2021, a Nuproxa operava no Brasil de forma indireta, por meio de um distribuidor local, oferecendo uma gama reduzida de produtos. No entanto, dada a importância do país na produção animal global e o crescimento de sua linha de produtos, a empresa suíça entra no país com força total. A meta da Nuproxa Brasil é ter sua linha completa de produtos disponível no mercado brasileiro nos próximos anos.

 

Serviço

Nuproxa Brasil

Stand SIAVS n° 103

SIAVS 2024, de 6 a 8 de agosto

Distrito Anhembi, São Paulo/SP

 

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Dia 8 de agosto

Agroceres Multimix realiza agCast ao vivo durante o SIAVS 2024

Ação reunirá especialistas como Luiz Felipe Caron, Ricardo Rauber e Fernanda Almeida e tem como objetivo levar conhecimento prático e científico ao setor.

Publicado em

em

Professor Luiz Felipe Caron, é uma das presenças confirmadas no AG CAST – Foto: O Presente Rural

No dia 8 de agosto, durante o SIAVS, a Agroceres Multimix reforça seu compromisso de levar informações de qualidade ao setor por meio do agCast. Na oportunidade, a empresa reunirá em seu estande renomados especialistas para debater a fundo temas essenciais para a produção de proteína animal.

A ação será transmitida ao vivo, pelo canal oficial da Agroceres Multimix no YouTube, permitindo que profissionais do setor acompanhem as discussões e insights.

A programação do agCast terá início às 9h30, com foco em avicultura, quando estratégias para escolha de aditivos voltados para a saúde intestinal nortearão as conversas.

O professor Luiz Felipe Caron, o consultor Ricardo Rauber e a gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Patricia Marchizeli, debaterão temas como o uso de biomarcadores para compreender os mecanismos de ação dos aditivos e a definição de protocolos eficazes adaptados às necessidades dos produtores.

Na sequência, às 11h30, o conceito de imunonutrição e os desafios das matrizes hiperprolíficas na suinocultura serão o foco da troca de experiências entre a professora e pesquisadora Fernanda Almeida e o gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Francisco Alves Pereira.

Os participantes abordarão como a pesquisa está enfrentando os desafios para melhorar a uniformidade e viabilidade da leitegada, além do papel da imunonutrição no desempenho produtivo e morfológico dos leitões.

Para acompanhar o agCast, basta se inscrever no canal do YouTube da Agroceres Multimix (Clique aqui).

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo
AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.