Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Gabriel Garcia Cid é eleito novo presidente da ABCZ

A chapa ‘ABCZ Mais Forte’ foi eleita com 58,6 % dos votos dos associados. A nova diretoria, composta por presidente, vices e conselheiros, ficará à frente da entidade pelos próximos três anos (2023-2025).

Publicado em

em

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) terá nova diretoria a partir de 1º de janeiro de 2023. A chapa ‘ABCZ Mais Forte’, encabeçada por Gabriel Garcia Cid, foi eleita na quarta-feira (30), com 58,6 % dos votos dos associados.

Ao todo, foram contabilizados 3.243 votos. A chapa ‘ABCZ Mais Forte’ recebeu 1.900 votos. A nova diretoria, composta por presidente, vices e conselheiros, ficará à frente da entidade pelos próximos três anos (2023-2025).

Pela primeira vez, a eleição e a apuração dos votos tiveram cobertura e transmissão ao vivo pela ABCZ TV, que atingiu quase nove mil visualizações simultâneas no YouTube.

“Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por esta vitória e todo o nosso time de diretores, conselheiros e toda a equipe que esteve conosco e que acreditou na nossa proposta. O que deixo hoje de mensagem é aquilo que prometi durante toda a campanha: Cuidar do maior patrimônio da ABCZ que são os funcionários, criadores e todos os envolvidos neste processo”, diz Gabriel Garcia Cid.

Integram a diretoria do presidente Gabriel Garcia Cid, o 1º vice-presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o 2º vice-presidente Antônio José Prata Carvalho e o 3ª vice-presidente Ana Claudia Mendes Souza, além dos diretores Ângelo Mário de Souza Prata Tibery, Arnaldo Prata Filho, Bento Abreu Sodré de Carvalho Mineiro, Carlos Henrique de Mendonça Pereira, Gilberto Machado Barata de Oliveira, Luiz Antônio Felippe, Márcio Diniz Junior, Maurício Bahia Odebrecht, Roberto Alves Mendes, Rodrigo Rezende Simões, Romildo Antônio da Costa, Sérgio Junqueira Germano e Torres Lincoln Prata Cunha Filho.

Já o Conselho Consultivo é composto pelos seguintes membros:

Acre
Francisco de Salles Ribeiro do Valle Filho
Marcelo Lemos de Sousa
Pedro Nogueira Teixeira da Rocha

Alagoas
Alexandre Gondim da Rosa Oiticica
Everaldo Pinheiro Tenório
Marcelo Montenegro Loureiro

Amapá
José Rodolfo de Souza Machado Borges
Marco Antônio de Araújo Fireman
Roberval Cordeiro Silva

Amazonas
Aciole Castelo Branco Maues
Angelus Cruz Figueira
Nilton Costa Lins Junior

Bahia
Miguel Pinto de Santana Filho
Paulo Roberto Gomes Mesquita
Paulo Sérgio Wildberger Lisboa

Ceará
Candice Macedo Rangel Trajano
Fábio Pinheiro Cardoso
José Kleber Calou Filho

Distrito Federal
Gil Pereira
Ibaneis Rocha Barros Junior
Leizer Divino de Castro Valadão

Espírito Santo
Beraldo Barcelos Hentzy
Carlos Fernando Fontenelle Dumans
Victor Paulo Silva Miranda

Goiás
Heuler Abreu Cruvinel
Luiz Eduardo Branquinho
Ulisses Rodrigues da Cunha Guimarães

Maranhão
Alexandre Vinicius Dourado de Oliveira
Cláudio Donisete Azevedo
Samir Saldanha Nicolau

Mato Grosso
Mário Roberto Candia de Figueiredo
Massahiro Ono
Olímpio Risso de Brito

Mato Grosso do Sul
José Olavo Borges Mendes Junior
Leda Garcia de Souza
Marcos de Rezende Andrade

Minas Gerais
André Gonçalves Ferreira
Richard Hebach L’Abbate
Rodrigo Pinto Canabrava

Pará
Adalton Pires Rodrigues
Adelino Junqueira Franco Neto
Franklim Ferraz da Silva

Paraíba
Fernando Di Lorenzo Marsicano dos Santos
Paulo Roberto de Miranda Leite
Renato Diniz Cruz

Paraná
Abelardo Luiz Lupion de Mello
Marcel Thuronyi
Sérgio Ricardo Pulzatto

Pernambuco
Carlos Fernando Falcão Pontual
Giulliano Nóbrega Malta
Marcelo Alvarez de Lucas Simon

Piauí
Agenor Veloso Neto Igreja
Dariely de Carvalho Monte Amaral
Leôndidas Freire Silva

Rio de Janeiro
Amândio Alves Salomão
Felipe Carneiro Monteiro Picciani
Márcio Henry Gregg

Rio Grande do Norte
Camillo Collier Neto
José Gilmar de Carvalho Lopes
Josemar França

Rio Grande do Sul
Ana Paula Vieira Neves
Firmino Teixeira da Silva Junior
José Adalmir Ribeiro do Amaral

Rondônia
Adriano Rosalem
João Pandolfi Ermita
Renato Sebastião Ingracia

Roraima
Alexandre Martendal
André Araújo Prado
Ermilo Paludo

Santa Catarina
Cleverson Miguel Ceregatti
Josué dos Santos Teixeira
Valdecir Bonatto

São Paulo
Douglas Brandão Costa
Marcelo Baptista de Oliveira
Maurício Ianni

Sergipe
Djenal Tavares Queiroz Neto
Gustavo Rezende de Menezes
Walter Garcez de Carvalho

Tocantins
Eduardo Gomes
José Rubens de Carvalho
Rubens José de Sousa Cunha Junior

E o Conselho Fiscal é composto pelos membros efetivos Alexandre Cavalcanti de Melo Bernardi, João Ricardo Rodrigues da Cunha Saud, José Eduardo Simões Mendonça, Leila Borges de Araújo e Marcelo Caldeira Teixeira. Além dos suplentes João Machado Prata Neto,José Calmon Tiradentes Cunha, Manoel de Azevedo Souza Neto, Nelson Claret Soares e Rodrigo Abdanur Carvalho.

Fonte: Ascom ABCZ

Notícias Apoio ao Rio Grande do Sul

CMN autoriza suspensão imediata de prazos dos débitos do crédito rural

Vencimento das parcelas ficará suspenso por prazo superior a 100 dias.

Publicado em

em

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma das principais propostas demandadas pelos produtores rurais gaúchos e formatada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a suspensão imediata do vencimento das parcelas de operações do crédito rural já estão em vigor. 

A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13) autoriza as instituições financeiras a prorrogar, de forma automática, o vencimento das parcelas de principal e juros das operações de crédito rural que tenham vencimento entre 1º de maio e 14 de agosto deste ano para o dia 15 de agosto.  

A medida vale para empreendimentos localizados em municípios do estado do Rio Grande do Sul, com decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública no período de 30 de abril a 20 de maio de 2024, reconhecida pelo governo federal, em decorrência de enchentes, alagamento, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações. 

Após se reunir com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), representantes de mais de 100 sindicatos rurais do estado e cooperativas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou a proposta para a suspensão dos pagamentos na reunião ministerial na sala de situação do Palácio do Planalto.  

“Pedimos ao CMN a prorrogação imediata dos débitos do setor. Este é o primeiro passo. Também estamos trabalhando na estruturação de novos créditos, com um fundo garantidor, permitindo que os produtores gaúchos possam reconstruir suas propriedades”, explicou o ministro. 

Na última sexta-feira (10), o CMN realizou sessão extraordinária para aprovar a proposta de renegociação das operações de crédito rural no Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Mapa publica Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Soja para safra 2024/2025

Objetivo é reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (13), as Portarias que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja, ano-safra 2024/2025, nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerias, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.   

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. 

No caso da soja, foram definidas as áreas e os períodos de semeadura, simulando probabilidades de perdas de rendimento inferiores a 20%, 30% e 40%, devido à ocorrência de eventos meteorológicos adversos, contribuindo para a expansão das áreas agrícolas, redução das perdas de produtividade e estabilidade da produção. 

Como o ZARC está direcionado ao plantio de sequeiro, as lavouras irrigadas não estão restritas aos períodos de plantio indicados nas Portarias para sequeiro. Neste caso, o produtor deve observar as indicações do ZARC específico para a cultura irrigada, quando houver ou da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de seu estado para as condições locais de cada agroecossistema.  

Ainda, visando a prevenção e controle da ferrugem asiática, devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa.  

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas. 

Acesso aos indicativos de Zarc

As consultas podem ser feitas por meio da plataforma  “Painel de Indicação de Riscos”  ou no aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android. 

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

México abre mercado para óleo de aves e de peixes do Brasil

Produtos serão destinados à alimentação animal.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Brasil pode a partir de agora exportar óleo de aves e óleo de peixes para o México, informou em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária. Os produtos serão destinados à alimentação animal. A autorização foi comunicada ao governo brasileiro na última sexta-feira (10).

O Brasil exportou US$ 2,95 bilhões em produtos do agronegócio para o México no ano passado. Os embarques são sobretudo de soja em grãos, cereais e carnes.

O Brasil acumula 41 aberturas de mercado para produtos agropecuários nos primeiros meses deste ano.

Fonte: Com assessoria Mapa
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.