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Exportação de carne bovina e de aves halal da BRF/Marfrig soma quase um milhão de toneladas por ano

Executivo da BRF falou no Global Halal Brazil Business Forum sobre a trajetória da empresa e da Marfrig no mercado de produtos halal.

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Vice-presidente de mercado Internacional e planejamento da BRF, Leonardo Dall’Orto: "Hoje temos a maior planta de processados no Oriente Médio, que produz anualmente mais de 42 mil toneladas de alimentos" - Foto: Leonardo Marciano/ANBA

O vice-presidente de mercado Internacional e Planejamento da BRF, Leonardo Dall’Orto, fez um balanço das atividades da empresa e de sua parceira Marfrig no mercado de produtos halal em sua apresentação na segunda edição do Global Halal Brazil Business Forum. “Fico muito grato pelo convite e oportunidade de falar para uma plateia tão ligada à cultura e ao mercado halal”, afirmou. “Participo do evento carregando dois chapéus, o da BRF e o da Marfrig, dois importantes fornecedores de proteína animal, segundo o método halal. Com isso, carrego também quase 90 anos de história e uma equipe maior que muitas cidades do Brasil e do mundo, composta de 135 mil colaboradores em mais de 120 países ao redor do mundo”, completou.

Segundo o executivo, a complementaridade das operações da Marfrig/BRF traz benefícios para ambas as empresas, o que as coloca entre os maiores produtores e exportadores de aves e bovinos do mundo.

Foto: Cláudio Neves

Dall’Orto explicou que as empresas atuam de maneira alinhada no setor de multiproteínas e, por essa razão, podem colaborar com demandas globais de alimentos, especialmente no mercado halal, que cresce no consumo mundial de alimentos e cujos países têm grande potencial de crescimento populacional e de consumo no setor de proteínas para os próximos anos.

Somente em 2020, a BRF exportou quase 700 mil toneladas de aves para o mercado halal. Por sua vez, a Marfrig já exportou mais de 250 mil toneladas de carnes bovinas. “Ou seja, juntas, as empresas estão chegando a um milhão de toneladas de alimentos exportados para o mundo halal”, exemplificou.

Dall’Orto afirmou que a BRF/Marfrig deseja avançar em segmentos que se materializam como demanda de produtos de alta qualidade, inovação e conveniência ao consumidor final. “Tratamos a questão halal com a maior relevância. Trabalhamos com certificadores que atestam nossos compromissos com a qualidade dos nossos produtos e o respeito aos procedimentos e exigências halal.”

Atualmente, 18 das 38 unidades da BRF espalhadas pelo Brasil têm produção voltada ao mercado halal. Nessas unidades, são produzidos cortes de frango, o frango griller (galeto), empanados, salsichas à base de frango, farinhas hidrolisadas, entre outros produtos.

Por sua vez, a Marfrig possui certificação halal para 17 unidades em sua produção global, sendo 12 no Brasil, uma na Argentina, uma no Chile e três nos Estados Unidos.

Dall’Orto contou que o mercado halal é tratado na empresa por uma vice-presidência específica, que conta com mais de 6.000 colaboradores. Essa vice-presidência possui estrutura numa área comercial dedicada, logística, marketing e operações. Além disso, possui escritórios, fábricas e centros de distribuição em toda a região do Oriente Médio. “Hoje cinco dos maiores mercados de exportação da BRF são halal, incluindo nossos primeiros e segundos mais importantes mercados. O compromisso da BRF e da Marfrig com esses mercados é absoluto”, assegurou Dall’Orto.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A parceria da BRF com o Oriente Médio e o norte da África vem de longa data. A companhia está presente na região desde o início dos anos 1970, com exportações para o mundo árabe por meio da marca Sadia.

Em 2017, a companhia assumiu as operações da Banvit, entrando de vez em um dos maiores mercados consumidores de frango halal do mundo, a Turquia, com três plantas que, somadas, produzem 385 mil toneladas de alimentos por ano e, junto com os escritórios corporativos e centros de distribuição, empregam mais de 4,6 mil pessoas localmente.

Em 2014, foi inaugurada a unidade de processamento na zona industrial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, resultado de investimento de mais de R$ 800 milhões, seguindo a visão de levar produção local para os maiores mercados da companhia. “Hoje temos a maior planta de processados no Oriente Médio, que produz anualmente mais de 42 mil toneladas de alimentos, podendo chegar a mais de 80 mil toneladas”, disse Dall’Orto.

Na Arábia Saudita, a empresa inaugurou em 2022 uma planta capaz de produzir 15.000 toneladas de alimentos por ano, fechando um ciclo de investimentos iniciados em 2021 com quase R$ 100 milhões alocados para operar a unidade e a aquisição de uma processadora de alimentos local, também em 2021. “Com esses ativos industriais, preparamos nosso negócio para ampliar a capacidade de atendimento à demanda local para além da exportação de produtos in natura, observando as oportunidades de ampliar market share e a presença em categorias e subcategorias de valor agregado”, afirmou Dall’Orto.

De acordo com o executivo, a empresa ainda mantém presença halal nos mercados islâmicos da Ásia, como Singapura, Malásia e Indonésia, e diversos outros países que possuem maioria da sua população islâmica.

Para o caso de Singapura, apesar de não ser um requisito acesso ao mercado, a BRF faz questão de exportar produtos com a certificação halal, em demonstração de

Foto: Shutterstock

seu compromisso com a qualidade dos produtos e respeito à população islâmica no Sudeste asiático. “Estamos sempre trabalhando para inovar e manter nossa marca líder nos mercados halal. Em 2022, lançamos peito de frango em cubos marinados, frangos congelados individualmente e demais itens aliados à cultura local”, disse Dall’Orto, acrescentando: “Investimos ainda em cortes de frango congelados e outros produtos, como os nuggets, em uma linha estratégica de dobrar nossa participação de produtos de valor agregado nos próximos três anos.”

O executivo afirmou que a BRF se orgulha de ser a maior produtora de mercado halal do mundo. “Entendemos a importância de seguirmos como parceiro confiável e de longo prazo para países muçulmanos e árabes, colaborando para garantir a segurança alimentar da população islâmica ao redor do mundo.”

O Global Halal é patrocinado por BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines e Embratur, tem parceria da Apex Brasil, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e apoio da Halal Academy.

Fonte: Assessoria CCAB

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Instituto Ovos Brasil apresenta nova diretoria e estabelece metas ambiciosas para o futuro

Edival Veras segue como presidente e Ricardo Santin continua como presidente do Conselho Deliberativo.

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Edival Veras foi reconduzido ao cargo de presidente do IOB: "Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo" - Foto: Divulgação/IOB

Foi realizada no dia 10 de abril, a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ovos Brasil (IOB) na qual foram realizadas eleições para gestão do próximo triênio. Para composição da nova diretoria, Airton Junior cedeu seu posto de diretor comercial a Anderson Herbert, enquanto Gustavo Crosara foi nomeado novo diretor técnico, sucedendo Daniela Duarte.

Anderson Herbert, que também desempenha o papel de diretor de exportação na Naturovos, traz ao instituto uma experiência de mais de vinte anos no setor alimentício. “Estou honrado em contribuir para esta nova fase do IOB. Com minha experiência, espero fortalecer a atuação do Instituto no mercado”, afirmou Herbert.

Gustavo Crosara, médico veterinário com vasta experiência no setor de ovos, tendo contribuído incessamente como os temas regulatórios e de articulação do setor, liderando hoje a Somai Nordeste, expressou entusiasmo com sua nova posição. “A oportunidade de contribuir com o IOB é estimulante. Tenho grande confiança no potencial do setor e estou comprometido com o crescimento e a inovação contínua da instituição”, destacou Crosara.

Edival Veras segue na presidência e também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Ricardo Santin segue como presidente do Conselho Deliberativo e seguem na diretoria da entidade Tabatha Lacerda como diretora administrativa, e Nélio Hand como diretor financeiro. Veras compartilhou suas expectativas para este novo ciclo: “Com esta nova equipe, estamos mais preparados do que nunca para promover o desenvolvimento sustentável da avicultura e informar sobre os benefícios do ovo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e atingir nossos objetivos ambiciosos que beneficiarão a indústria e a sociedade como um todo. Quero também expressar nossa gratidão a Airton Junior e Daniela Duarte por sua dedicação e contribuições durante suas gestões, que foram fundamentais para o nosso progresso”, ressalta.

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil
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Asbia: 50 anos de ações para o avanço da inseminação artificial em bovinos

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, associação teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia no Brasil.

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Foto: Divulgação/Asbia

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) completa 50 anos de sua fundação em 26 de novembro de 2024. Foi nesse dia, em 1974, que a criação da entidade foi oficializada no Parque Estadual da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo (SP). “De lá para cá, a Asbia colaborou com a evolução da pecuária, tomando iniciativas importantes de compartilhamento de conhecimento com o Index Sêmen, Index Embriões e com o Manual de Inseminação Artificial em Bovinos, entre outros”, detalha Nelson Eduardo Ziehlsdorff, presidente da Asbia.

Há 50 anos, entre diferentes gestões, a entidade segue sendo a representação do produtor em importantes frentes, garantindo que as esferas federais, estaduais e municipais ouçam a voz dos pecuaristas por melhores condições. Além disso, a Asbia compartilha conhecimento e dados estatísticos importantes sobre a evolução da adoção da biotécnica reprodutiva. “O Index Sêmen é uma das nossas iniciativas mais antigas, com 40 anos de história. Temos o orgulho de ter ao nosso lado o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), nessa missão de compilar dados estatísticos sobre o mercado de genética bovina brasileira para disseminarmos de tempos em tempos um panorama completo do uso da genética bovina com toda a cadeia de produção”, destaca Nelson.

A Asbia nasceu com alguns papéis bem definidos, que são executados em sua totalidade desde o início, como busca por consecução de linhas de crédito para pecuaristas, participação ativa em congressos, exposições, feiras, leilões, torneios e eventos de abrangência nacional, buscando a promoção do desenvolvimento das biotecnologias reprodutivas para fomentar o uso da inseminação artificial em todo o país. “A produção de carne e leite brasileira já é uma das mais importantes do mundo, mas sabemos que há oportunidade para ampliarmos bem essa produtividade. Isso porque, de acordo com dados do Index Sêmen de 2023, apenas 23% das fêmeas de corte e 12% das fêmeas leiteiras foram inseminadas no Brasil. O ganho genético na adoção da inseminação é imensurável e beneficia toda a cadeia a longo prazo, e é inegável o mar de oportunidades que temos para crescer”, ressalta o presidente.

Por meio de importantes iniciativas para democratizar cada vez mais o acesso à genética de qualidade a todos os pecuaristas, a Asbia teve papel crucial no crescimento da adoção pela tecnologia. Desde 1996, o número de doses adquiridas por pecuaristas para melhoria do rebanho cresceu de forma exponencial, saindo de cinco milhões de doses para as 25 milhões comercializadas em 2021 – um recorde histórico.

Com um número de associados sólido – composto por empresas de genética, saúde e nutrição animal, agropecuárias e outras entidades importantes do agro, a Asbia tem buscado potencializar a sinergia entre seus 40 membros para esclarecer a importância da inseminação como um fator de vantagem competitiva sustentável para toda a cadeia produtiva da pecuária – buscando otimizar a produção de forma sustentável.

Fonte: Assessoria Asbia
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Após crescer 70% nas últimas quatro safras, área dedicada ao trigo pode diminuir

Menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Após aumentar nas últimas quatro safras, com salto de mais de 70% entre 2019 e 2023, a área dedicada ao trigo sinaliza queda neste ano.

Segundo pesquisadores do Cepea, os menores patamares de preços do cereal somados a incertezas climáticas e aos altos custos explicam a possível redução no cultivo.

A Conab projeta recuo médio de 4,7% na área semeada com a cultura em relação à temporada anterior, pressionada pelo Sul, com queda estimada em 7%.

No Paraná, o Deral aponta forte redução de 19% na área destinada ao trigo, para 1,14 milhão de hectares.

Apesar disso, a produção deverá crescer 4% no mesmo comparativo, atingindo 3,8 milhões de hectares no estado, em decorrência da maior produtividade.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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