Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas Estimativas

Evonik: resultados de 2021 devem atingir o limite superior da previsão

. Vendas crescem 33% no terceiro trimestre, EBITDA ajustado aumenta 24%
. Empresa estima um EBITDA ajustado de cerca de 2,4 bilhões de euros no ano inteiro
. Expectativa de fluxo de caixa livre é elevada para cerca de um bilhão de euros em 2021

Publicado em

em

Divulgação

Após um desempenho vigoroso no terceiro trimestre, a Evonik divulga estimativas mais precisas em relação aos resultados para o ano em curso. A empresa agora estima um lucro ajustado de 2,4 bilhões de euros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA ajustado). Este é o limite superior da faixa anterior de 2,3 a 2,4 bilhões de euros que a Evonik estimava no meio do ano. As vendas também atingirão o limite superior do intervalo de previsão – 14,5 bilhões de euros. Anteriormente, a Evonik havia estimado vendas entre 13 e 14,5 bilhões de euros.

“Continuamos registrando um forte crescimento no terceiro trimestre”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva. “Todas as quatro divisões químicas se beneficiaram do incremento da demanda. Conseguimos compensar totalmente a alta no custo de matérias-primas, energia e logística com preços de venda mais altos”.

O EBITDA ajustado cresceu 24% para 645 milhões de euros no período de julho a setembro, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre, as receitas se mantiveram estáveis, apesar dos custos extraordinários de cerca de 30 milhões de euros decorrentes de provisões de bônus mais altas, paralisações para manutenção e perda de vendas devido a falhas nas cadeias de abastecimento e falta de matéria-prima.

As vendas da empresa cresceram 33%, para 3,87 bilhões de euros no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento reflete uma contínua dinâmica positiva da demanda em todas as divisões. O resultado líquido ajustado cresceu 45% para 269 milhões de euros, com aumento do lucro ajustado por ação de 0,40 para 0,58 euro.

A melhora do desempenho dos negócios levou a um aumento de 68% no fluxo de caixa livre no trimestre, para 524 milhões de euros. Em consequência, o fluxo de caixa livre atingiu um nível recorde de 937 milhões de euros nos primeiros nove meses.

“Para o ano inteiro, nós agora estimamos um fluxo de caixa livre de cerca de um bilhão de euros”, disse a CFO Ute Wolf. “Estamos orgulhosos por termos gerado ainda mais caixa do que pensávamos. Diante disso, deveremos atingir uma taxa de conversão de caixa até superior ao ótimo valor de cerca de 40% do ano passado.

Desenvolvimento nas divisões 

Specialty Additives

As vendas da divisão subiram 20% para 934 milhões de euros no terceiro trimestre.

Os produtos para as indústrias da construção e de tintas, mas também para energias renováveis, registraram um crescimento significativo nas vendas em todas as regiões em consequência da elevação considerável da demanda. Os aditivos para espumas de poliuretano para o setor automotivo, além de bens duráveis como colchões e refrigeradores, registraram uma elevação na demanda, ocasionando um aumento significativo nas vendas. O incremento das vendas na divisão foi parcialmente limitado por interrupções nas cadeias de fornecimento globais e a associada falta de disponibilidade de algumas matérias-primas. O EBITDA ajustado cresceu 5% para 224 milhões de euros.

Nutrition & Care

As vendas da divisão aumentaram 30% para 931 milhões de euros no terceiro trimestre. A demanda por aminoácidos essenciais continuou elevada no mundo inteiro, gerando vendas significativamente mais altas e preços de venda mais favoráveis. Os produtos para os setores de saúde e cuidados se beneficiaram de uma boa demanda. Os ingredientes ativos, especialmente aqueles destinados a aplicações cosméticas, registraram uma ótima elevação nos volumes. No setor de aplicações farmacêuticas, as vendas de lipídios para vacinas de mRNA registraram um aumento significativo. O EBITDA ajustado da divisão melhorou 37% para 192 milhões de euros.

Smart Materials

As vendas da divisão cresceram 27%, para um bilhão de euros, no terceiro trimestre. Os polímeros de alta performance registraram um aumento significativo da demanda na indústria automotiva. Também as poliamidas 12 em pó tiveram uma procura maior nos setores de impressão 3D, assim como membranas para o processamento eficiente de gás. A linha de negócios Sílica se beneficiou do alto consumo mundial e os produtos com oxigênio ativo registraram um bom crescimento nos volumes, tanto em especialidades quanto no peróxido de hidrogênio clássico. O negócio de catalisadores foi favorecido pela inclusão, pela primeira vez, da Porocel, empresa adquirida em novembro de 2020. O EBITDA ajustado da divisão cresceu 29% para 177 milhões de euros.

Performance Materials

As vendas da divisão subiram 77 % para 784 milhões de euros no terceiro trimestre. As vendas dos produtos C4 cresceram de modo significativo em função do incremento da demanda e da forte melhora dos preços de venda. O negócio com superabsorventes continua afetado pelo difícil ambiente de mercado. O EBITDA ajustado da divisão subiu de 28 milhões para 97 milhões de euros no trimestre.

 

Fonte: Assessoria

Empresas

Composto natural criado no Brasil pode substituir uso de antibióticos na avicultura sem afetar desempenho 

Pesquisa da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, aponta que terpenos e compostos fenólicos podem substituir o uso de antimicrobianos em granjas  

Publicado em

em

Aditivo natural que substitui o uso de antibióticos ao ser adicionado com a ração  - Foto e texto: Assessoria

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, indicou que um composto de terpenos e complexos fenólicos desenvolvido no Brasil pode substituir de maneira idêntica os antibióticos e demais antimicrobianos usados para manter o equilíbrio do trato gastrointestinal de aves nas granjas. O composto foi criado pela empresa 88 Agro Vetech, especializada em soluções de bioeconomia, que investiu R$ 5 milhões em 2 anos de pesquisa e desenvolvimento.

Os antimicrobianos, que incluem os antibióticos, são amplamente utilizados na avicultura para prevenir e tratar infecções, além de promover o crescimento das aves. Entretanto, o uso excessivo desses antimicrobianos pode levar ao desenvolvimento de um fenômeno chamado resistência bacteriana. Isso significa que as bactérias se tornam menos suscetíveis aos efeitos dos antibióticos e demais antimicrobianos, tornando mais difícil o tratamento de infecções, tanto em humanos quanto em animais – o que representa um risco global para a saúde pública.

A pesquisa, conduzida em 2023 e divulgada hoje pelo Prof. Antonio G. Bertechini, titular da Universidade Federal de Lavras e pesquisador do CNPq, comprovou que o composto apresentou desempenho idêntico ao uso de antimicrobianos em cerca de 1000 frangos de corte machos, mantendo o desempenho das aves. A pesquisa indicou que o uso do composto garantiu ganho de peso e a conversão alimentar sem o uso de nenhum antimicrobiano como melhorador de desempenho.

Outro aspecto fundamental é que quando as aves recebem antibióticos na alimentação, certa parte pode ser absorvida pelo organismo e distribuída pelos tecidos dos animais, incluindo músculos e órgãos – expondo seres humanos aos mesmos antibióticos ali presentes. A pesquisa não identificou efeitos adversos nos tecidos das aves submetidas ao tratamento natural, o que também sugere que o composto é um promotor de segurança alimentar.

“Estamos empolgados com essa nova formulação e seguimos comprometidos em oferecer soluções que promovam a sustentabilidade e o bem-estar animal”, afirma João Antonio Zanardo, Zootecnista e Pesquisador da 88 Agro-Vetech. “O TechFeed representa um avanço significativo na avicultura, proporcionando uma alternativa segura e eficaz aos antimicrobianos como melhoradores de desempenho.”

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Premix reforça expertise em Supply Chain com a contratação de Vanessa Casachi

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril

Publicado em

em

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos - Foto: Assessoria

A Premix, empresa líder em soluções para nutrição de ruminantes, anuncia a contratação de Vanessa Casachi para o cargo de diretora de Supply Chain. Formada em Administração de Empresas, com pós-graduações e MBA’s, inclusive internacional, a profissional, com mais de 23 anos de experiência na área, possui sólido histórico em gestão estratégica da cadeia de fornecimento.

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril. Atuou em empresas renomadas como CAMDA (cooperativa agropecuária), Integralmedica, Lufthansa e Bauducco, onde liderou equipes e implementou projetos de otimização da cadeia de suprimentos.

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto. Sua missão principal será garantir a qualidade dos produtos com prazos reduzidos e custos otimizados para os pecuaristas.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Bimeda apresenta no Interleite Sul antiparasitário com Moxidectina 1%

Lançamento do laboratório é à base de molécula com alta eficácia, que pode ser aplicado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes

Publicado em

em

Divulgação Bimeda

Durante o Interleite Sul, evento que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, em Chapecó (SC), a Bimeda, empresa fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos, veterinários e de saúde animal, apresenta ao mercado brasileiro um antiparasitário com Moxidectina 1% Injetável, indicado ao tratamento de parasitas internos e carrapatos, que causam uma série de problemas no rebanho, afetando desde o crescimento dos animais, redução da produção de leite, o desempenho reprodutivo até o aumento da suscetibilidade a doenças.

No evento, que tem como tema “Novos caminhos para o futuro da produção de leite”, os participantes poderão conhecer o MoxiSolv, marca global da Bimeda, que é à base de moxidectina, molécula que atua de modo semelhante às avermectinas, mas devido às suas características, atua de maneira mais efetiva contra os parasitas internos. “A moxidectina é uma milbecina e possui estrutura molecular única que promove uma ação diferenciada em relação às avermectinas. Ela é muito lipofílica, ou seja, tem mais atração por gordura, ficando depositada por mais tempo no tecido adiposo do animal”, explica o médico-veterinário Rodrigo Costa, gerente de Marketing da Bimeda. “Por conta dessas características, a moxidectina seleciona resistência menos rapidamente do que as avermectinas e permanece mais potente contra nematóides. Dessa forma, Moxisolv é eficaz no controle das verminoses resistentes às ivermectinas”, complementa.

Prejuízos invisíveis

Como o lançamento do MoxiSolv, a Bimeda se consolida como o laboratório com uma das linhas mais completas de endectocidas do mercado brasileiro, com produtos à base de moléculas como ivermectina a 1% e 3.5%, doramectina a 1%, eprinomectina a 1% e agora moxidectina a 1%.

“Com o MoxiSolv, o pecuarista brasileiro tem à disposição mais uma ferramenta bastante eficaz para combater um dos problemas que mais compromete a produtividade da pecuária, que são os parasitas internos, responsáveis por 50% dos prejuízos econômicos da atividade. São aqueles que ninguém vê e, quando os sintomas aparecem, pode ser tarde demais”, alerta o veterinário.

O novo antiparasitário da Bimeda pode ser administrado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.