Notícias
Eventos do pós-colheita impulsionam cadeia produtiva de grãos no Centro-Oeste
Abertura oficial dos dois eventos ocorreu hoje em Rio Verde (GO), atraindo participantes de várias regiões do Brasil e autoridades locais e estaduais.
Com o auditório lotado com cerca de 600 participantes, a abertura oficial da 8ª Conferência Brasileira de Pós-Colheita e do 5º Simpósio Goiano de Pós-Colheita de Grãos ocorreu na manhã de terça-feira (24), em Rio Verde (GO), reunindo diversas lideranças e autoridades municipais e estaduais
O objetivo da conferência, que traz como tema central a gestão de pós-colheita de grãos para sustentabilidade do agronegócio, é fomentar o debate e a troca de informações entre os profissionais envolvidos na cadeia produtiva dos grãos, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do agronegócio brasileiro. O evento atraiu participantes de 12 estados brasileiros (Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal.
Os eventos continuarão até quinta-feira (26) no Centro Tecnológico Comigo, com uma agenda que inclui diversas palestras, sessão de pôsteres e a participação de 40 expositores. A conferência é promovida pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos) e realizada em colaboração com a Caramuru Alimentos, Cooperativa Comigo, Instituto Federal Goiano e Sindicato de Armazéns Gerais de Goiás.
O presidente da Abrapos, José Ronaldo Quirino, expressou sua gratidão pela presença de todos e destacou a qualidade da programação do evento em um discurso emocionado. “Aproveitem cada palestra, pois o conhecimento adquirido oferecerá uma visão mais profunda sobre a questão da qualidade de grãos no Brasil”, disse. Quirino enfatizou ainda a missão da Abrapos em mitigar as perdas qualitativas e quantitativas de grãos, especialmente na fase de armazenamento.
A etapa de pós-colheita desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança dos grãos produzidos no Brasil, trazendo soluções e inovações para o setor. O coordenador geral do evento, Osvaldo Resende, professor do Instituto Federal Goiano (Campus Rio Verde), destacou a realização desta edição como a concretização de um sonho. “Para nós é uma grande honra e orgulho trazer pela primeira vez este evento para a região Centro-Oeste. Todas as outras edições ocorreram no Sul do País”, disse.
Antonio Chavaglia, presidente da Cooperativa Comigo, enfatizou a importância do evento para o estado, especialmente no que diz respeito à troca de informações e conhecimento sobre o tema da pós-colheita. Ele salientou os desafios enfrentados pelo Brasil em relação ao armazenamento e logística de grãos, enfatizando a capacidade limitada de armazenamento no país.
O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Magalhães Gouveia, representando o Governador Ronaldo Caiado, enfatizou a importância do evento para o agronegócio e o compromisso do governo de Goiás em relação ao pós-colheita e à infraestrutura para escoar a produção, abrindo novas fronteiras agrícolas. O secretário Executivo Denimarcio de Oliveira, representando o prefeito Paulo Faria do Vale, também lembrou a importância do evento para o município e os investimentos da prefeitura no setor rural.
Thiago José dos Santos, diretor-executivo de Operações e Abastecimento da Conab, realçou a preocupação com o déficit de armazenamento e a necessidade de desenvolver políticas públicas em parceria com instituições financeiras e entidades como a Abrapos. Para ele, é importante unir esforços, conhecimento, pesquisa e tecnologia para avançar em novas soluções para o setor.
Além disso, várias outras autoridades compuseram a mesa, incluindo o diretor-geral do Instituto Federal Goiano (Rio Verde), Fabiano Guimarães Silva, o presidente do Sindicato dos Armazéns Gerais do Estado de Goiás, Pedro Adalberto Tasinaffi, o diretor da Caramuru Alimentos SA, Celio Garcia de Oliveira, e o Comandante Regional do 2º Comando Regional Bombeiro Militar – Rio Verde, coronel Hélio Cristiano do Carmo.
Ao final da solenidade de abertura, a Abrapos prestou homenagem ao ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), coronel Carlos Helbingen Júnior, que por motivo de saúde não pôde comparecer ao evento. O secretário executivo do Sindicato de Armazéns Gerais de Goiás (SGG), Pércio Orcy Costa Schervenski recebeu a homenagem em nome de Helbingen. Também foi homenageado o coronel Amilton de Souza Conceição, comandante da regional do Corpo de Bombeiros em Caldas Novas (GO).
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.