Empresas
Como a redução do uso de antibióticos contribui para o crescimento da suinocultura?
Essa abordagem é essencial para enfrentar a crescente ameaça da resistência antimicrobiana e construir uma suinocultura responsável, segura e sustentável

Ao pensarmos nos desafios inerentes da suinocultura, historicamente os antibióticos desempenham um papel essencial no manejo de doenças. Um estudo conduzido por Van Boeckel et al. (2015) estimou que a média mundial de utilização de antimicrobianos é de cerca de 172 mg/kg de suíno produzido. No Brasil, a média atinge 358,0 mg/kg de suíno produzido (Dutra et al. 2017).
Com as transformações do setor, o uso racional destas moléculas tem ganhado cada vez mais força visando atender aos anseios e preocupações da sociedade quanto à sanidade dos animais, o bem-estar e a segurança alimentar global.
“A indústria brasileira está cada vez mais consciente sobre a importância de investir na prevenção. Temos acompanhado granjas que passaram a adotar medidas que atuam na promoção da imunidade dos animais e na diminuição da pressão de infecção, seguindo as tendências europeias de sanidade”, comenta Pedro Filsner, médico-veterinário gerente nacional de serviços veterinários de suínos da Ceva Saúde Animal.
Uma série de estudos realizados em granjas europeias indica que medidas como, a desinfecção da área, quarentena e práticas all-in / all-out estão significativamente associadas ao menor uso do medicamento. Outra ferramenta indispensável é a vacinação, que proporciona o aumento da resposta imune dos animais permitindo que seus organismos possam combater os principais agentes causadores de enfermidades.
A redução da resistência antimicrobiana representa um dos benefícios mais notáveis dessa mudança de abordagem. A resistência antimicrobiana é uma ameaça global crescente à saúde humana e animal. Estudos, como o de Lekagul et al. (2018), demonstram que a diminuição do uso de antibióticos na suinocultura pode aliviar a pressão seletiva sobre as bactérias, reduzindo assim a resistência destes agentes biológicos e contribuindo para a preservação da eficácia dos tratamentos com antibióticos.
A manutenção da saúde dos animais é outra consequência positiva. O uso excessivo de antibióticos pode ocultar problemas subjacentes de manejo, higiene e saúde nas granjas, levando a práticas inadequadas de criação. A redução do uso de antibióticos, por outro lado, incentiva os produtores a adotar práticas de manejo mais saudáveis e sustentáveis, o que não só protege a saúde dos animais, mas também melhora o bem-estar deles, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores preocupados com a ética na cadeia de produção animal.
Pedro reforça que uma proteína suína de melhor qualidade beneficia não apenas os consumidores, assegurando a qualidade e a segurança dos alimentos, mas também os próprios produtores, que passam a ter um melhor retorno financeiro, se destacando no mercado.
Sob uma perspectiva mais ampla, a redução do uso de antibióticos traz benefícios significativos para os produtores de suínos. Ela pode resultar em economias substanciais, uma vez que os custos associados à compra de antibióticos e tratamentos veterinários podem ser reduzidos. Além disso, a produção de suínos mais saudáveis e de alta qualidade pode levar a melhores preços no mercado e maior competitividade (HOU et al., 2020).
A redução do uso de antibióticos na suinocultura oferece uma série de benefícios que abrangem desde a saúde humana até a preservação do meio ambiente e a reputação da indústria (Kim et al., 2018; Lekagul et al., 2018).
“Essa abordagem não apenas contribui para a segurança alimentar e a saúde animal, mas também é uma medida essencial para enfrentar a crescente ameaça da resistência antimicrobiana e construir uma suinocultura responsável, segura e sustentável. As indústrias de saúde animal estão cada vez mais empenhadas para dar o suporte necessário para o produtor quanto a estas mudanças, desenvolvendo soluções cada vez mais robustas, seguras e práticas, que atuam na prevenção de doenças globais ainda na fase de creche. O futuro do setor é prevenir, bem mais do que remediar”, finaliza.

Empresas Impulsionando o setor
A Agrifirm no 13º Simpósio ASBRAM: o grande palco da produção sustentável na pecuária
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável da pecuária nacional, membros da equipe da multinacional holandesa marcaram presença na edição de 2024


Rodrigo Miguel, Diretor Geral da Agrifirm LATAM
Cientes da importância e valor dos minerais dentro das dietas destinadas à produção sustentável da pecuária nacional, a Agrifirm do Brasil, empresa associada à Associação Brasileira de Suplementos Minerais (ASBRAM, São Paulo/SP), marcou presença na 13ª edição do Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, realizado nos dias 23 e 24 de novembro no Royal Palm Plaza (Campinas/SP). “A presença da Agrifirm no simpósio reforça o seu compromisso em contribuir para o fortalecimento da pecuária sustentável no Brasil. Presente em mais de 60 países, a empresa busca estabelecer conexões significativas com temas mercadológicos e técnicos que impulsionem o setor para o futuro”, relatou o Diretor Geral da Agrifirm LATAM, Rodrigo Miguel, em alusão ao tema central do evento: “Brasil Sustentável e um Paraíso Restaurável”.
De acordo com o executivo, a abordagem das plenárias acompanhou o compromisso da multinacional. Tema que, na sua avaliação, faz parte do cotidiano das operações da companhia ao redor do mundo, traduzindo os desafios atuais e futuros da atividade através do fornecimento de soluções inovadoras às peculiaridades regionais onde mantém operações.
“Os temas abordados estão perfeitamente alinhados com a agenda de inovação da companhia. A Agrifirm acredita que a sustentabilidade é essencial para moldar o futuro da produção de carnes e leite no Brasil, permitindo a expansão para mercados internacionais, investindo em inovação e modelos sustentáveis em toda a cadeia, e reforçando os benefícios da proteína animal para a saúde humana”, pontuou Rodrigo Miguel.
O gestor ressaltou ainda que o envolvimento ativo da Agrifirm em eventos com este tema e envergadura reforça a posição de liderança da empresa comprometida com o presente e na construção de um futuro sustentável para a pecuária mundial.
“Como uma empresa global, estamos comprometidos com os debates promovidos pela ASBRAM e compartilhamos dos compromissos discutidos no Simpósio em ações desenvolvidas em todo o mundo. Acreditamos que a nutrição animal é fundamental para maximizar os resultados e reduzir impactos em toda a cadeia, consolidando o Brasil como uma potência do agro”, completou o Diretor Geral da Agrifirm LATAM.
Para finalizar, Rodrigo Miguel deixou seus agradecimentos à entidade organizadora do simpósio: “A ASBRAM mais uma vez trouxe uma programação à altura para a atividade. Palestrantes de alto nível apresentando temas sensíveis ao setor, além da abertura de discussões e apresentações de soluções agregadoras. Tudo isso apoiado a uma visão holística em torno dos mitos e ameaças ao consumo da proteína animal, reforçando que a eficiência produtiva, consciência ambiental e bem-estar animal podem contribuir sobremaneira e de forma positiva ‘reutilizável’ para a manutenção da segurança alimentar e do meio ambiente.”
Empresas
BRI lança linha de produtos e aditivos que prometem melhoria no desempenho da saúde intestinal animal, lucratividade e sustentabilidade
BioResource International anuncia sua expansão no mercado brasileiro no evento “ A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal”, que será realizado em Cascavel

Na próxima terça-feira, 5 dezembro, a BRI (BioResource International Inc.), líder e inovadora no desenvolvimento de aditivos para rações de última geração voltadas para a produção de aves, suínos e aquicultura, realizará um evento de lançamento dos produtos Xylamax® e EnzaPro®, na cidade de Cascavel – PR. A empresa norte-americana, com sede na Carolina do Norte, EUA, expandiu os negócios para o Brasil em julho deste ano e o evento é uma oportunidade de aproximação da marca com nutricionistas e sanitaristas das principais cooperativas avícolas e empresas da região oeste do Paraná, entre outros profissionais da área.
A ciência faz parte do DNA da BRI, o que impulsiona a transformação da saúde animal em saúde empresarial. Diante deste contexto, há 24 anos, pesquisas e projetos vêm sendo elaborados para a criação de aditivos especiais para rações que promovam a melhoria da saúde intestinal dos animais e redução de custos para os produtores. A BRI foi pioneira no desenvolvimento da primeira enzima protease para ração de alto desempenho, hoje,é a protease mais vendida no mundo. Os dois produtos de destaque do centro de biotecnologia que serão apresentados no evento, são o Xylamax® e EnzaPro®.
Com potencial para revolucionar o mercado de produção e nutrição, a enzima Xylamax® proporciona maior digestibilidade na alimentação animal, estabelecendo novos padrões de eficiência e desempenho. Em um mesmo caminho, o EnzaPro® atua melhorando a saúde intestinal de aves e suínos. Composto por ingredientes naturais, o produto otimiza a eficiência da mucosa intestinal dos animais, reduzindo a proliferação de bactérias patogênicas e reforçando a imunidade , o que resulta em um maior crescimento e desempenho geral.
Os produtos da BRI são projetados, desenvolvidos e testados nos Estados Unidos sob rigorosas condições científicas que garantem qualidade e segurança consistentes. A diretora de serviços técnicos da BRI na América Latina, Sandra Rodrigues, enfatizou o compromisso da empresa com os produtores.
A ciência está no centro do progresso da BRI, e nossa pesquisa e aditivos são projetados para melhorar a saúde intestinal dos animais e reduzir custos para os produtores. Nós acreditamos que soluções baseadas na ciência levam à lucratividade, ao mesmo tempo que beneficiam animais, pessoas e o meio ambiente.
A BRI mantém uma rede de distribuição global bem estabelecida entre produtos e regiões, assim o evento “A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal” irá possibilitar a construção de novas parcerias, como afirma Vanice Waldige, diretora comercial da BRI na América Latina e México. “A ideia foi trazer um tema que proporciona conexões entre os produtores, com os produtos e com a BRI. Assim como não podemos abordar a produção e desempenho nutricional dos animais em paralelo, e sim trabalhar a conexão entre a nutrição e saúde intestinal. A escolha do local do evento, também se soma a esse objetivo, já que a região oeste do Paraná é referência na produção de aves. Então, esperamos para o evento a participação de empresas da região e do país para consolidarmos ainda mais a base científica da BRI”, comenta a diretora.
O evento “A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal” contará com a participação de profissionais de referência na área da produção e nutrição animal. O professor de ciência avícola, nutrição e biotecnologia da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), Peter Ferket, apresentará a palestra sobre a formulação de rações para manter a simbiose do ecossistema entérico. A professora e coordenadora do programa de pós-graduação em ciência animal da Universidade Federal do Paraná – Palotina (UFPR), Jovanir Fernandes, também foi convidada para falar sobre a importância da saúde intestinal na fase inicial das aves em tempos de desafios.
A saúde intestinal é um ponto muito importante para a produção animal. O intestino não é apenas um órgão de digestão e absorção, ele ocupa o importante papel na defesa e saúde do animal. Assim, precisamos de estratégias para a manutenção da estabilidade da microbiota e a saúde intestinal. Um dos caminhos possíveis, é através da suplementação de probióticos e enzimas que são fundamentais para proporcionar a colonização e estabilidade da microbiota para que ela possa modular de forma adequada o sistema imune dos animais e também manter a integridade da mucosa intestinal. Como resultado, teremos uma carne com maior qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade para os consumidores – explica a professora.
O lançamento da BRI com os produtos Xylamax® e EnzaPro® no Brasil acontecerá no dia 5 de dezembro às 8:30h, no Hotel Central Park Hotel by Bourbon de Cascavel-PR. O evento é aberto a nutricionistas e sanitaristas das principais cooperativas avícolas e empresas da região, técnicos de empresas nutricionais, entre outros profissionais da área.
Empresas Avicultura
Cobb-Vantress anuncia Cristiano Pereira novo especialista em Incubação na América Latina e Canadá (LatCan)
O médico veterinário será responsável pela assistência técnica em incubação, além de aprimorar e desenvolver técnicas eficientes em incubatórios

A Cobb-Vantress anuncia o médico veterinário Cristiano Pereira novo especialista em Incubação da companhia na América Latina e Canadá (LatCan). Ele será responsável pela assistência técnica em incubação para clientes, além de aprimorar e desenvolver técnicas eficientes de incubação. Ele também vai promover eventos, seminários e treinamentos técnicos e teóricos com o objetivo de disseminar as melhores práticas e procedimentos para obter o máximo desempenho da linhagem Cobb.
Pereira também terá um papel estratégico na relação com a equipe comercial com a finalidade de identificar oportunidades, mercados potenciais, possíveis melhorias em nossos produtos e divulgar vantagens competitivas oferecidas pelo portfólio Cobb, disse o diretor de Serviço Técnico da Cobb-Vantress na América Latina e Canadá (LatCan), Vitor Hugo Brandalize.
“O Cristiano é um profissional consolidado na indústria avícola e membro da nossa equipe desde 2014. Estamos muito felizes com esta nomeação porque ele já traz uma experiência muito rica em nosso time, desempenhando funções como gerente Regional, gerente Sênior de Serviços Veterinários, além da oportunidade recente que teve de liderar a equipe de controle sanitário. Por isso, acreditamos que ele vai agregar muito aos nossos clientes”, afirmou Brandalize.
A importância essencial do processo de incubação na cadeia avícola foi destacada por Pereira no momento da nomeação. “É com muita alegria que aceito este convite da Cobb para atuar em um segmento tão estratégico e importante para a avicultura, como é a incubação. Vamos seguir esta linha de trabalho com foco nos resultados dos clientes, contribuindo para melhor eficiência produtiva, desempenho e rentabilidade no campo, levando em consideração a realidade de produção de cada empresa. Esta é uma das características mais importantes da Cobb, e que vamos continuar o trabalho nesta linha”, salientou Pereira.