Sem categoria
Celebrações marcam os 88 anos da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul
Evento contou com a presença do governador Eduardo Leite.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação está de aniversário. São 88 anos de história, celebrados com cerimônia comemorativa na manhã desta segunda-feira (26/06), na sede da Seapi, em Porto Alegre. O governador do estado, Eduardo Leite, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, o ex-secretário homenageado, Domingos Velho Lopes, secretários de estado, deputados estaduais, representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Social, presidentes de entidades e federações e servidores participaram da comemoração.

Governador do estado, Eduardo Leite – Grégori Bertó/Secom
“A secretaria tem papel importante no dinamismo de nossa agricultura. Com toda a tradição nestes 88 anos, soube inovar e se tornou ferramenta importante de desenvolvimento do setor”, destacou Eduardo Leite.
Giovani Feltes falou sobre o privilégio de ser secretário num momento como este, com um governo proativo e inovador. “E que sigamos nesta trajetória, com prognósticos positivos, investindo na atividade primária do Rio Grande do Sul”, afirmou. Feltes destacou o papel de seu antecessor, Domingos Velho Lopes, homenageado com foto na galeria de ex-secretários. “Domingos trouxe inspiração para o governo, um novo tempo. Foi um lufo de ar para a secretaria”, disse.
O ex-secretário Domingos Velho Lopes, à frente da pasta entre abril e dezembro de 2022, destacou que foi um período profícuo, de muito trabalho e muitos desafios. “Nós fizemos uma boa gestão, com destaque para as ações da agricultura de baixo carbono, participação na COP 27 (Conferência da ONU sobre mudanças climáticas), tendo as 35 cadeias produtivas gaúchas retratadas na Radiografia Gaúcha destacadas para o mundo”, afirmou.
Mapa Estratégico
Durante a cerimônia, foi entregue para o secretário Giovani Feltes o Mapa Estratégico da Seapi, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). “O Mapa é muito importante, é uma forma de comunicar os objetivos, para que todos possam andar juntos no mesmo passo e ver onde se quer chegar”, destaca a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo.
No Mapa estão as ações previstas para a Secretaria da Agricultura e tem por objetivo “a união de esforços e metas para promover e ampliar o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, garantindo a excelência dos serviços e mantendo o reconhecimento conquistado para melhores entregas à população, alinhando planejamento de ações, gestão de pessoas e de processos”.
Homenagens aos servidores
Os servidores Valmir Jorge Martins, com 54 anos de serviços prestados no Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) de Santa Maria, e Lélia Garcia Silveira, com 49 anos no Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal (DDA), de Camaquã, receberam uma homenagem em nome dos cerca de 1.300 servidores da Secretaria.
No encerramento do evento, uma árvore de erva-mate, patrimônio cultural imaterial e símbolo do Rio Grande do Sul, foi plantada no pátio da Secretaria.

Notícias
Ricardo Santin é o novo presidente do International Poultry Council
Presidente da ABPA liderará entidade máxima da avicultura mundial em um momento de superação

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é o novo presidente do International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial. A eleição ocorreu na sexta-feira (01/12), durante reunião do comitê executivo da entidade.
Santin é o primeiro brasileiro a comandar a entidade máxima da avicultura mundial, que reúne 54 integrantes (entre associações e empresas) de 30 países, responsáveis por mais de 73% da produção mundial de carne de aves e de mais de 86% de toda a exportação avícola global. Em números concretos, são 130 milhões de toneladas anualmente produzidas, com um Produto Interno Bruto na cadeia produtiva global superior a US$ 220 bilhões. É o palco dos grandes debates setoriais, envolvendo temas sanitários, de promoção de imagem entre outros tópicos relevantes para o desenvolvimento do setor.
Como novo presidente do IPC, além de dar continuidade ao trabalho promovido pelos seus antecessores – o canadense Robin Horel e Jim Sumner, dos Estados Unidos -, Santin buscará reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais (especialmente em relação à Influenza Aviária), fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do conselho junto aos principais órgãos internacionais, entre outros pontos.
“É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global. Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel dessa fundamental proteína”, avalia Santin.
Junto com Santin, foram eleitos para o comando do IPC Richard Griffiths (British Poultry Council – BPC), como vice-presidente e Jim Sumner (USA Poultry and Egg Export Council – USAPPEC) como tesoureiro.
Notícias
Cai poder de compra de avicultor frente ao farelo de soja
Já frente ao milho, outro importante insumo da atividade, verifica-se sustentação no poder de compra do avicultor.

O poder de compra do avicultor paulista frente ao farelo de soja caiu neste mês.
Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve às valorizações mais intensas do derivado em relação às do frango vivo.
Já frente ao milho, outro importante insumo da atividade, verifica-se sustentação no poder de compra do avicultor.
Segundo agentes consultados pela Equipe de Proteína Animal do Cepea, os aumentos do vivo estão atrelados sobretudo ao menor ritmo de produção nas agroindústrias ao longo deste mês.
Isso porque os feriados registrados em novembro resultaram em diminuição nos dias úteis para abate. Consequentemente, houve queda na disponibilidade interna de carne.
Empresas "Avicultura Segura e Sustentável”
Aviagen destaca compromisso com uma avicultura segura e sustentável no Congresso Avícola AVEM 2023, no Peru
O intercâmbio de conhecimento foi um objetivo chave para a Aviagen durante o evento. Dois especialistas da empresa apresentaram valiosíssimas informações para ajudar a alcançar o máximo potencial das aves Ross® 308 AP

A Aviagen® Peru e equipe interagiram com produtores avícolas do país e de todo o mundo durante o Congresso Avícola AVEM, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Lima, capital peruana. O foco da participação da Aviagen esteve no tema do evento: “Avicultura Segura e Sustentável”.
A equipe da Aviagen ofereceu aos clientes uma calorosa acolhida a seu stand, onde trocaram experiências e perspectivas para alcançar este objetivo mediante um programa de melhoramento genético equilibrado, que dá ênfase a saúde, o bem-estar, o rendimento, a eficiência alimentar e a biossegurança. Estes esforços estão alinhados com o princípio fundamental da Aviagen com o lema “criando o sucesso juntos”, que se concentra em fomentar fortes relações com seus clientes para prover a sustentável e nutritiva carne de frango a famílias no Peru e em outros países.
O intercâmbio de conhecimento foi um objetivo chave para a Aviagen durante o evento. Dois especialistas da empresa apresentaram valiosíssimas informações para ajudar a alcançar o máximo potencial das aves Ross® 308 AP:
- O diretor Global de Serviços de Nutrição da Aviagen, Marcelo Silva, proporcionou atualizações sobre os mais recentes avanços em nutrição avícola, dando ênfase ao seu papel chave na criação de aves robustas.
- O gerente de Serviços Técnicos para a Aviagen na América do Sul, excluindo Brasil (SAEB), Pablo Schnettler, compartilhou pontos de vista sobre técnicas de manejo de frangos, particularmente durante a crítica primeira semana de vida da ave.
O compromisso da Aviagen com a avicultura segura e sustentável é evidente não somente em palavras, como também em suas ações. A empresa estabeleceu a subsidiária Aviagen Peru em 2019, refletindo sua dedicação em apoiar os produtores avícolas no Peru, um país com uma rica história em produção de aves e excelentes condições ambientais para a avicultura.
“Em nome da Aviagen, desejo agradecer a Associação Peruana de Avicultura pelo tão bem-organizado evento”, comentou o gerente Geral da Aviagen Peru, César Muro. “Desde a formação da Aviagen Peru, temos trabalhado lado a lado com nossos clientes no país e estamos agradecidos em termos outra oportunidade para colaborar e reafirmar nosso compromisso com o sucesso”.
- O diretor Global de Serviços de Nutrição da Aviagen, Marcelo Silva, proporcionou atualizações sobre os mais recentes avanços em nutrição avícola.
- O gerente de Serviços Técnicos para a Aviagen na América do Sul, excluindo Brasil (SAEB), Pablo Schnettler, compartilhou pontos de vista sobre técnicas de manejo de frangos.