Conectado com

Sem categoria

Celebrações marcam os 88 anos da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul

Evento contou com a presença do governador Eduardo Leite.

Publicado em

em

Fotos: Fernando Dias/Seapi

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação está de aniversário. São 88 anos de história, celebrados com cerimônia comemorativa na manhã desta segunda-feira (26/06), na sede da Seapi, em Porto Alegre. O governador do estado, Eduardo Leite, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, o ex-secretário homenageado, Domingos Velho Lopes, secretários de estado, deputados estaduais, representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Social, presidentes de entidades e federações e servidores participaram da comemoração.

Governador do estado, Eduardo Leite – Grégori Bertó/Secom

“A secretaria tem papel importante no dinamismo de nossa agricultura. Com toda a tradição nestes 88 anos, soube inovar e se tornou ferramenta importante de desenvolvimento do setor”, destacou Eduardo Leite.

Giovani Feltes falou sobre o privilégio de ser secretário num momento como este, com um governo proativo e inovador. “E que sigamos nesta trajetória, com prognósticos positivos, investindo na atividade primária do Rio Grande do Sul”, afirmou. Feltes destacou o papel de seu antecessor, Domingos Velho Lopes, homenageado com foto na galeria de ex-secretários. “Domingos trouxe inspiração para o governo, um novo tempo. Foi um lufo de ar para a secretaria”, disse.

O ex-secretário Domingos Velho Lopes, à frente da pasta entre abril e dezembro de 2022, destacou que foi um período profícuo, de muito trabalho e muitos desafios. “Nós fizemos uma boa gestão, com destaque para as ações da agricultura de baixo carbono, participação na COP 27 (Conferência da ONU sobre mudanças climáticas), tendo as 35 cadeias produtivas gaúchas retratadas na Radiografia Gaúcha destacadas para o mundo”, afirmou.
Mapa Estratégico

Durante a cerimônia, foi entregue para o secretário Giovani Feltes o Mapa Estratégico da Seapi, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). “O Mapa é muito importante, é uma forma de comunicar os objetivos, para que todos possam andar juntos no mesmo passo e ver onde se quer chegar”, destaca a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo.

No Mapa estão as ações previstas para a Secretaria da Agricultura e tem por objetivo “a união de esforços e metas para promover e ampliar o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, garantindo a excelência dos serviços e mantendo o reconhecimento conquistado para melhores entregas à população, alinhando planejamento de ações, gestão de pessoas e de processos”.

Homenagens aos servidores

Os servidores Valmir Jorge Martins, com 54 anos de serviços prestados no Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) de Santa Maria, e Lélia Garcia Silveira, com 49 anos no Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal (DDA), de Camaquã, receberam uma homenagem em nome dos cerca de 1.300 servidores da Secretaria.
No encerramento do evento, uma árvore de erva-mate, patrimônio cultural imaterial e símbolo do Rio Grande do Sul, foi plantada no pátio da Secretaria.

Fonte: Ascom Seapi

Empresas

KWS Sementes lança híbridos de milho para o Paraná

Evento de lançamento, apresentou três híbridos que traduzem a modernidade genética necessária para a alta produção, especialmente na safrinha da região

Publicado em

em

Divulgação KWS

Com foco em atender aos desafios climáticos e sanitários do agricultor, a KWS Sementes apresentou, em Cascavel-PR, três novos híbridos de milho, especialmente direcionados para o sul, especialmente o Estado do Paraná. O evento, no dia 17 de outubro, evidenciou os esforços em pesquisa e desenvolvimento que a empresa realiza para que, a cada safra, o produtor tenha opções de escolha adequadas ao momento climático e à realidade de sua propriedade.

“Para cada região, buscamos trazer produtos adaptados às demandas do produtor, e isso é possível pelo investimento em pesquisa e desenvolvimento que fazemos na região onde o híbrido será utilizado”, comenta o CEO da KWS, Marcelo Salles, presente no evento.

O milho é uma opção muito utilizada na segunda safra, e ele lembra que o Paraná conta com “uma das safrinhas mais hostis do Brasil por enfrentar muitos desafios como o frio, ventos e aumento de ocorrências sanitárias, como, por exemplo, a cigarrinha. Portanto, é preciso que o produto seja completo para trazer segurança ao produtor.”

No evento, a KWS apresentou três novos híbridos, conforme explica o engenheiro agrônomo Sérgio Antônio Alexandrino, gerente da área técnica (Agroservice) da unidade Sul: o K9200 VIP3 traduz a modernidade genética em um superprecoce de alto potencial produtivo e alta expansão de espiga, com um arranque inicial vigoroso e perda de umidade acelerada.

Já o K7373 VIP3 é um novo conceito de híbrido, combinando ciclo e produtividade para a safrinha subtropical. “Um híbrido precoce rápido, com excelente potencial produtivo e ótima sanidade foliar, inserção de espiga baixa, além de boa tolerância ao complexo de enfezamentos”, comenta Alexandrino.

A empresa apresentou ainda o K7300 VIP3, que é o primeiro superprecoce desenvolvido com boa tolerância ao complexo de enfezamentos e alta qualidade de grãos. “É um híbrido superprecoce de rápido ‘dry down’ e boa tolerância ao complexo de enfezamentos, além de alta qualidade de grãos”, comenta o técnico, enfatizando que é uma opção para o controle de Spodoptera frugiperda.

Os materiais são reflexo do investimento que a empresa faz em pesquisa e desenvolvimento em seus cinco centros de pesquisa existentes no Brasil, sendo que dois estão na região Sul.

Realizado em Cascavel-PR, importante polo regional do agronegócio, o lançamento contou com a presença de 300 pessoas entre produtores ruais, técnicos, representantes de cooperativas e empresários do setor interessados em conhecer as novas tecnologias. Foi um momento de aproximação e troca de experiências especialmente pelo planejamento das próximas safras.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Especialistas em nutrição

Granja Irmãos Auer: Uma trajetória de sucesso na produção de leite e sólidas parcerias

Fundada há 80 anos, a Granja Irmãos Auer se destaca pela excelência na produção leiteira, impulsionada por parcerias de sucesso e inovações nutricionais

Publicado em

em

Granja Irmãos Auer / Roto: Arquivo pessoal reprodução internet

Marcelo Torretta, Diretor Comercial Multiespécies da Polinutri.

A Granja Irmãos Auer, com 80 anos de história, começou suas atividades comercializando manteiga, requeijão e outros derivados do leite. Passada de geração em geração, a propriedade é agora administrada por três irmãos e se tornou referência pela qualidade na produção de leite. Fato que “Há 13 anos, a granja firmou uma parceria com a Distribuidora Ouro Verde e a Polinutri, adotando os minerais fornecidos pela empresa. Desde então, essa colaboração trouxe avanços significativos, com a granja participando de diversos torneios e recebendo vários prêmios ao utilizar a nutrição fornecida pela Polinutri”, recorda Marcelo Torretta, Diretor Comercial Multiespécies da Polinutri.

“A Polinutri tem sido um parceiro essencial desde o início, priorizando as necessidades dos produtores e contribuindo para o nosso crescimento. Mesmo em momentos de dificuldade, quando ainda éramos pequenos, a empresa sempre ofereceu suporte e atendimento de qualidade”, destaca João, um dos proprietários.

A relação com a agropecuária Ouro Verde, distribuidora da Polinutri na região de Treze Tílias (SC), já dura mais de 35 anos, demonstrando a confiança no trabalho desenvolvido. “Recebemos visitas frequentes para avaliar a produção e a reprodução dos animais, o que garante que tudo funcione de maneira eficiente, incluindo o ganho de peso dos animais. Esse suporte contínuo é fundamental para mantermos tudo em ordem”, acrescenta João.

Equipe Granja Irmãos Auer

Hoje, a Granja Irmãos Auer conta com um plantel de quase 900 cabeças, incluindo vacas em ordenha e terneiras, e uma produção diária de quase 12 mil litros de leite. A propriedade emprega 15 colaboradores, entre familiares e terceiros. Com planos de expansão, a meta é aumentar para 400 vacas em ordenha e estabilizar a produção, além de investir na venda de genética como uma forma de gerar uma ‘renda extra’ para a empresa.

“Precisamos ser cada vez mais eficientes na produção de leite para alcançar nossos objetivos. Para isso, contamos com o suporte dos especialistas em nutrição, garantindo que estamos no caminho certo e oferecendo a melhor nutrição possível para nossos animais”, finaliza João.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Faesc e Polícia Militar discutem estratégias para ampliar a segurança no campo

Externaram preocupação com a escalada de ocorrências contra o patrimônio no campo (furtos e roubos).

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Faesc

A segurança no meio rural foi pauta de reunião entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, na última segunda-feira (07), em Florianópolis. O encontro reforçou a parceria estratégica já existente por meio do Programa Rede Rural de Segurança, visando ampliar sua atuação no estado e garantir mais tranquilidade aos produtores rurais.

Durante o encontro, realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, foram recebidos pelo comandante geral da PMSC, Aurélio José Pelozato, e pelo Coronel da PM chefe da Agência Central de Inteligência, José Ivan Schelavin. A pauta contemplou discussão sobre o efetivo militar que hoje está disponível para atender o meio rural, formas de ampliar a Rede Rural de Segurança e as novas tecnologias que oferecem alternativas de ampliar o monitoramento da Polícia Militar no campo.

De acordo com o presidente Pedrozo, o encontro com o alto comando da PMSC foi resultado do apelo dos dirigentes de Sindicatos Rurais filiados à Faesc que nos encontros regionais externaram preocupação com a escalada de ocorrências contra o patrimônio no campo (furtos e roubos). “Nosso objetivo é contribuir com a PMSC no sentido de consolidar a parceria que já temos com o trabalho da Patrulha Rural, realizado por meio do Programa Rede Rural de Segurança, bem como avançarmos para outras formas de atuação, sempre no intuito de trazermos tranquilidade no campo para que as famílias rurais possam viver e trabalhar em paz e com segurança”.

O Comandante Pelozato explicou que a abordagem adotada em Santa Catarina segue o modelo de interagência, ou seja, a Polícia Militar trabalha em colaboração com entidades da sociedade civil (associações, federações, fundações, cooperativas, entre outras). “Nesse caso específico, avançamos com o Programa Rede Rural, visando criar um ambiente seguro para o campo”.

Outra estratégia apresentada pela Polícia Militar para aprimorar a segurança rural esteve relacionada ao uso de tecnologias, como por exemplo, o aplicativo Labirinto – uma ferramenta simples que está em operação no norte do estado e que deverá ser expandido para todo o interior catarinense. A ferramenta possibilita o cadastro de máquinas e equipamentos agrícolas, facilitando a verificação da sua procedência durante as rondas policiais. Com isso, as guarnições da Polícia Militar podem agir de maneira ágil na prevenção e combate a furtos.

Também foi abordada a prevenção de casos de abigeato (furto de gado), um crime frequente nas áreas rurais. O uso de tecnologias inovadoras, aliado à ampliação do modelo de patrulhamento rural, foi um aspecto discutido para aumentar a capacidade de agir de forma preventiva e atender rapidamente às ocorrências no campo.

Rede rural de segurança

O Programa Rede Rural de Segurança da Polícia Militar é um dos serviços de prevenção do portfólio institucional da Polícia Militar e tem por objeto desenvolver ações efetivas para as diversas regiões rurais do Estado com trabalho cooperativo entre Polícia Militar e comunidade rural atuando na prevenção dos problemas de ordem pública.

Fonte: Assessoria Faesc
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.