Empresas
Bezerros são desmamados com até 270kg em Santo Antonio do Leverger (MT)
A adubação de pasto, segundo Schneider, possibilita uma maior lotação por hectare com melhor desempenho dos animais
Há 40 anos operando em Santo Antonio do Leverger (MT), a Fazenda Boqueirão pertence à família Schneider, é especializada em Cria com Cruzamento Industrial, e hoje desmama bezerros com até 270 kg. Segundo o engenheiro agrônomo, Zaca Scheinder, os resultados alcançados na propriedade são fruto da combinação entre adubação de pasto e uso de mineral aditivado.
A adubação de pasto, segundo Schneider, possibilita uma maior lotação por hectare com melhor desempenho dos animais. “E a cria tem um retorno muito bom, pois conseguimos botar de duas a quatro vacas por hectare”, afirma. “Tudo se paga só com cria”, completa.
O planejamento nutricional adotado na Fazenda também é destacado pelo produtor. Segundo ele, a propriedade planeja desde a nutrição fetal, ao uso de minerais aditivados durante toda a estação de monta.
“Então, nosso bezerro começa a nascer no início de agosto, que é um bezerro que vai desmamar 40kg mais pesado que um bezerro que nasce em novembro/dezembro”, destaca Zaca. “Não tem período da fazenda em que a vaca passe fome”, completa o pecuarista.
Plano Nutricional
Eduardo Catuta, que é Gerente Regional de Bovinos de Corte da Agroceres Multimix, explica que o planejamento da nutrição das vacas gestantes precisa garantir o bom desenvolvimento do feto e a manutenção da condição corporal adequada da fêmea para o parto.
Segundo ele, as vacas precisam ter boa oferta de forragem no terço médio da gestação para garantir uma nutrição fetal adequada e o nascimento de bezerros com mais fibras musculares e maior potencial de ganho de peso. Além disso, as vacas também precisam ter condições de recompor suas reservas para um novo parto.
“O pós-desmame é o momento ideal para estabelecer um protocolo nutricional adequado para os animais, levando em consideração a análise do ECC e a meta de GMD necessária para atingir o escore desejado ao parto”, explica Catuta.
Quanto à oferta de mineral aditivado aos animais, o gerente da Agroceres Multimix explica que eles contribuem para uma maior eficiência do uso de proteína, altamente disponível em pastagens adubadas. “Além de mineralizar adequadamente as vacas em reprodução, o aditivo melhora a sincronia entre a degradação da proteína vegetal e a síntese da proteína microbiana de alto valor biológico”, acrescenta.
Catuta alerta ainda sobre a importância da adoção do diferimento para garantir reserva de forragem para as vacas que ficam prenhas durante o período seco. Para vacas adultas, ele destaca que a manutenção do status corporal adequado pode ser conseguida com o uso de sal mineral com ureia.
“É fundamental pensar em estratégias para garantir a oferta de pasto, como o diferimento, associadas à suplementação proteica para corrigir a deficiência da forragem”, destaca.
Catuta lembra ainda a importância da diferenciação da suplementação de primíparas, ou secundíparas, e multíparas.
“Pode-se usar o mineral ureado para multíparas em bom escore corporal, e um bom suplemento mineral proteico para fêmeas jovens, contribuindo para que elas tenham um melhor escore corporal ao parto contribuindo para uma alta reconcepção (> 75%), considerando que são animais que ainda estão em crescimento e amamentando”, conclui.
Tecnologia
A busca incessante por tecnologias em todas as áreas da produção pecuária é uma máxima dos proprietários da Fazenda Boqueirão. O fundador da Fazenda, Arno Schneider, iniciou a produção com um rebanho predominantemente Nelore, com cruza de raças britânicas.
Foi pioneiro em novilhos precoces e já na década de 80, por meio de incentivos de programas governamentais, passou a investir em cruzamento com raça europeia rustificada caracu. A adoção do cruzamento industrial visa aumentar a produtividade por área, por quilos de bezerro desmamado e por vaca.
A Fazenda também adota a IATF (inseminação artificial por tempo fixo) que viabiliza a utilização de um único touro, com um pacote genético selecionado, com vistas à padronização da progênie.
Com objetivo de diversificar as atividades econômicas, a Fazenda Boqueirão cultiva teca desde 2021. Segundo Arno Schneider, a iniciativa surgiu da necessidade de diversificar a produção da propriedade.
Empresas
Fortaleza, Caruaru e Natal são os próximos destinos da Rota da Sanidade Ceva Aves de Postura
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, os especialistas da Ceva Saúde Animal compartilharão informações técnicas sobre sanidade aviária com profissionais da indústria avícola de postura no Nordeste, região de destaque na produção de ovos no Brasil.
A caravana da equipe da Unidade de Negócios Avicultura da Ceva Saúde Animal Brasil está rumo ao Nordeste a fim de levar palestras técnicas sobre estratégias de gestão e inovações em saúde aviária.
A primeira parada será no dia 22 de outubro em Fortaleza (CE), seguida por Caruaru (PE) no dia 23 e Natal (RN) no dia 24 de outubro. “O foco será na proteção eficaz, otimização de mão de obra, performance das aves e bem-estar animal, visando sempre a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais”, informa Felipe Pelicioni, Gerente de Marketing Aves de Ciclo Longo da Ceva Saúde Animal no Brasil.
A iniciativa, realizada com o apoio de parceiros regionais da Ceva Saúde Animal, entre elas a DrogaVet Agroveterinária e a Usivet, trará uma programação técnica voltada para os desafios sanitários específicos da região Nordeste. “Os participantes terão acesso a temas que impactam diretamente a saúde e a gestão diária de suas operações nas granjas, uma excelente oportunidade para atualização, troca de ideias, acompanhamento dos debates e muito networking, planejada sob medida por nossa equipe”, complementa Pelicioni.
Empresas
Biochem LATAM realiza 1º Workshop sobre Saúde Intestinal em Foz do Iguaçu
A Biochem LATAM promoveu, na última semana, o 1º Workshop Biochem LATAM – Saúde Intestinal, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. O evento reuniu técnicos e especialistas de diversas empresas do Brasil e da América Latina, com o objetivo de discutir questões relevantes para a produção animal, de forma clara e objetiva, focando na saúde intestinal.
A realização do workshop, que antecedeu o PSA Latin America, foi pensada de maneira estratégica. Ao promover o evento antes de um dos maiores congressos do setor, a Biochem LATAM reforçou sua posição como uma referência no mercado, oferecendo soluções práticas, objetivas e baseadas em ciência e tecnologia para a indústria.
“Foi uma excelente oportunidade de interação entre técnicos e especialistas do setor, fortalecendo o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de novas práticas que impactam diretamente a produção”, destacou Paulo Oliveira. “Estamos comprometidos em promover a saúde intestinal de forma eficaz, contribuindo para o avanço da indústria”.
A Biochem LATAM agradece a presença de todos os clientes, parceiros e amigos que participaram deste importante evento. Juntos, seguimos na missão de fortalecer a indústria e melhorar a saúde intestinal com soluções inovadoras e sustentáveis.
Empresas
GutGuard chega ao mercado para revolucionar a saúde intestinal e o desempenho produtivo das aves
De Heus lança solução que combina ácidos orgânicos e óleos essenciais para melhorar integridade intestinal, absorção de nutrientes e produtividade na avicultura
A De Heus, multinacional holandesa e líder em nutrição animal, acaba de lançar a especialidade GutGuard, uma solução inovadora desenvolvida para elevar a saúde intestinal e o desempenho produtivo de aves de corte, poedeiras comerciais e matrizes reprodutoras. Com uma fórmula exclusiva composta por óleos essenciais, vitaminas e ácidos orgânicos, GutGuard atua na promoção da modulação microbiana entérica e melhoria da integridade intestinal das aves, resultando em animais mais saudáveis e produtivos.
De acordo com David Toledo, Gerente de Negócios – Aves da De Heus, o lançamento de GutGuard representa um avanço significativo na nutrição avícola e trará muitos benefícios para o setor. “Nosso produto traz uma combinação sinérgica de ácidos orgânicos e óleos essenciais selecionados, que fortalece a saúde intestinal das aves e otimiza a absorção de nutrientes, o que cria um ambiente intestinal desfavorável para patógenos. Ele funciona oferecendo um reforço significativo na integridade do intestino, aumentando a resistência da barreira intestinal e fortalecendo as ‘tight junctions’, que são essenciais para impedir a entrada de patógenos. Sua dosagem poderá ser ajustada conforme a orientação da equipe técnica da De Heus. Com isso, há um incremento significativo no ganho de peso e melhora da conversão alimentar, levando à maior produtividade dos sistemas e lucratividade para os avicultores”, explica ele.
O diferencial de GutGuard reside em sua formulação inovadora e exclusiva, sendo que a utilização de óleos essenciais com alto peso molecular e propriedades não voláteis garante que os princípios ativos do produto sejam mantidos estáveis e eficazes ao longo de todo o trato gastrointestinal. “Acreditamos que o GutGuard representa uma verdadeira evolução no manejo da saúde intestinal das aves, oferecendo uma abordagem mais direta e eficiente em comparação com os produtos tradicionais do mercado”, destaca o gerente.
Benefícios extras de GutGuard: uma visão global
O uso de GutGuard contempla ainda os pilares de sustentabilidade e segurança alimentar, pois a ação antibacteriana e anti-inflamatória do produto reforça a resistência natural das aves e contribui para um sistema produtivo mais responsável e seguro. David Toledo aponta que “ao promover uma saúde intestinal robusta, GutGuard não só melhora a qualidade do produto final, seja carne ou ovo, mas também fortalece a posição dos avicultores no mercado, com lotes mais uniformes e produtivos”.
Diante dos desafios sanitários enfrentados pela avicultura, como surtos de doenças e altos custos com medicamentos, GutGuard surge também como uma importante alternativa natural e eficaz, que pode ser utilizada tanto em conjunto com promotores de crescimento tradicionais quanto como uma ferramenta auxiliar na redução do uso de antibióticos. Embora não substitua diretamente os antibióticos, ele atua de forma complementar para um manejo mais sustentável e responsável.
“A De Heus está comprometida em fornecer soluções que façam a diferença para os avicultores na superação dos desafios diários da produção, garantindo um futuro mais produtivo e sustentável para a avicultura”, salienta Toledo.