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Aurora rompe a barreira dos 41 mil trabalhadores com visão holística nas pessoas

Entre as estratégias que a Aurora Coop utiliza para contratar e reter bons funcionários estão “recrutamento e seleção de recursos humanos orientadas pelas especificidades e necessidades da Aurora Coop, consistente plano de benefícios, oportunidades de crescimento pessoal, capacitação e desenvolvimento e participação nos resultados, entre outros atrativos”.

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Fotos: Divulgação/Aurora Coop

A Aurora Coop, uma cooperativa central no setor agropecuário, destaca-se como uma empresa comprometida com a valorização de seus colaboradores. Com 11 cooperativas filiadas e mais de 41 mil trabalhadores, espalhados por unidades agropecuárias, industriais e administrativas em diversos estados do Brasil, a empresa adota estratégias eficientes para contratar e reter profissionais talentosos. Além de oferecer um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional, a Aurora Coop investe em programas de qualificação, benefícios atrativos e reconhecimento, demonstrando sua preocupação em promover o bem-estar e a satisfação de sua equipe.

O gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Nelson Paulo Rossi, explica que os profissionais estão pulverizados em diferentes áreas de atuação da cooperativa. “Na condição de Cooperativa Central, a Aurora Coop tem 11 cooperativas agropecuárias (singulares) filiadas, localizadas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A Aurora Coop emprega diretamente cerca de 41 mil trabalhadores, lotados em unidades agropecuárias, industriais, administrativas, logísticas, entre outras, espalhadas pelo país. Esses profissionais atuam em dezenas de áreas, desde a produção à campo (granjas, unidades de disseminação de genes), indústrias (processamento de suínos, aves, leite, rações), unidades comerciais, centros de distribuição, etc.”.

Entre as estratégias que a Aurora Coop utiliza para contratar e reter bons funcionários estão “recrutamento e seleção de recursos humanos orientadas pelas especificidades e necessidades da Aurora Coop, consistente plano de benefícios, oportunidades de crescimento pessoal, capacitação e desenvolvimento e participação nos resultados, entre outros atrativos”.

Gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Nelson Paulo Rossi

O gerente corporativo de Gestão de Pessoas explica que existem programas de qualificação e outras ações para o desenvolvimento profissional. “A qualificação profissional está diretamente relacionada com as oportunidades no mercado de trabalho. Diante disso, a Aurora Coop preocupa-se com a formação de seus colaboradores e realiza práticas diárias de incentivo aos estudos. Campanhas internas são realizadas periodicamente nas unidades da cooperativa”, explica.

Auxílio escola

Um dos xodós entre os programas de qualificação está o Auxílio Escola, que proporciona educação continuada subsidiada. “Como forma de incentivo à capacitação dos colaboradores é oferecido o Auxílio Escola que objetiva investir e proporcionar aperfeiçoamento e formação através do subsídio parcial para os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. O investimento oportuniza que o colaborador cresça profissionalmente e a empresa tenha pessoas preparadas para determinadas posições”, enaltece, frisando a via de mão dupla que esses programas oportunizam.

Esse investimento não apenas permite que os colaboradores cresçam profissionalmente, mas também garante que a empresa conte com indivíduos qualificados para assumir posições de destaque. Dessa forma, o Auxílio Escola cria uma relação de benefício mútuo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade da empresa de alcançar seus objetivos estratégicos.

Mais benefícios

Rossi explica que os benefícios que a Aurora Coop oferece a seus colaboradores procuram gerar satisfação. “O sucesso de uma empresa requer um conjunto de fatores essenciais que resultam no progresso de cada negócio, entre eles qualidade, compromisso, excelência e satisfação. Mas antes de oferecer essas vantagens aos clientes, é preciso reconhecer e valorizar os nossos colaboradores. Pensando nisso, sempre comprometida com a satisfação dos seus colaboradores, a Aurora Coop entende que conceder benefícios que atendam às necessidades dos profissionais é uma maneira de garantir ao colaborador o sentimento de pertencimento, afinal, são eles os responsáveis pelos resultados de uma empresa e merecem serem gratificados e valorizados. Entre os benefícios estão plano de saúde, vale alimentação, transporte, alimentação, previdência privada e prêmio por tempo de serviço”, enumera Nelson Paulo Rossi.

Ele destaca que os investimentos em pessoas não param, independente do cenário que o agro ou o mundo possam apresentar. “Apesar dos desafios deste ano, ainda com reflexos da pandemia da Covid-19 e ainda o incerto cenário econômico mundial, a Aurora Coop segue investindo em seus colaboradores, pois acredita que o sucesso da cooperativa são pessoas”, menciona o profissional.

Organização humana

Na Aurora Coop, a centralidade do trabalhador nos processos diários é um compromisso inegociável. A empresa reconhece que, como uma organização humana, são as pessoas que compõem sua essência e impulsionam seu sucesso. Dessa forma, a Aurora Coop atribui uma prioridade especial à valorização, ao bem-estar, à proteção e à promoção de seus recursos humanos. “A empresa é uma organização humana. As pessoas são a essência da empresa. Por isso, a Aurora Coop dedica especial prioridade à valorização, bem-estar, proteção e promoção aos seus recursos humanos”, enaltece Rossi.

A Aurora Coop reafirma seu compromisso com as pessoas que compõem sua equipe, reconhecendo que são elas as responsáveis pelo sucesso da empresa. Ao valorizar, proteger e promover seus recursos humanos, a cooperativa cria um ambiente de trabalho que estimula o engajamento, a motivação e a realização pessoal e profissional, impulsionando o crescimento contínuo de todos os envolvidos.

Tecnologias

Rossi explica que muitas operações deixaram de ser feitas por seres humanos e que, ao mesmo tempo, outras passaram a fazer parte da rotina dos trabalhadores. “A agroindústria é um setor intensivista no emprego de recursos humanos. Apesar da crescente utilização da automação e da robotização, a indústria de alimentos continuará sendo uma das maiores empregadoras do país. O avanço da tecnologia e as consequentes mudanças e transformações que atingem o mundo corporativo em geral e o universo do trabalho em particular também afetam as cooperativas. A Aurora Coop enfrenta esses novos desafios com uma visão aguçada do mercado, um planejamento consistente e a adoção das medidas que permitem administrar esses imprevisíveis fenômenos”, menciona Rossi.

A edição Especial de Cooperativismo de O Presente Rural pode ser lida na íntegra on-line clicando aqui. Boa leitura!

Fonte: O Presente Rural

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Sindiavipar, Ocepar e Sindicarne pedem apoio federal para a defesa sanitária no Paraná

Paraná é o maior produtor de carne de frango do Brasil

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Foto O Presente Rural

Em uma ação conjunta, com o Sistema Ocepar e o Sindicarne, o Sindiavipar entregou um ofício ao Ministro da Agricultura Carlos Favaro, durante sua visita ao Show Rural, expressando preocupação com a escassez de profissionais federais para a defesa sanitária no Paraná, maior produtor de carne de frango do Brasil. “Solicitamos ao Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA a disponibilização de mais profissionais qualificados para fortalecer e contribuir com a defesa sanitária estadual. Juntos, precisamos unir esforços e compartilhar responsabilidades para garantir a segurança e qualidade dos produtos avícolas paranaenses”, destaca o presidente do Sindiavipar Roberto Kaefer.

O Paraná é responsável por 34,5% dos abates de frango do Brasil. Os bons índices do estado paranaense também têm reflexo do mercado internacional, com ampliações de vendas à China e abertura para o mercado de Israel.

Fonte: O Presente Rural com informações do SINDIAVIPAR
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Venda de sêmen para pecuária leiteira reage em 2023; queda no segmento de corte desacelera

Arrefecimento das vendas totais de sêmen no ano passado se deve à diminuição na comercialização de doses destinadas à pecuária de corte, que foi de 5,4% entre 2022 e 2023.

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Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

O mercado brasileiro de reprodução animal contabilizou a venda de 22,5 milhões de doses de sêmen (pecuárias de corte e leite) ao longo de 2023, queda de 2,8% frente ao ano anterior (quando 31,1 milhões de doses foram vendidas). Esses dados são resultados de pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), e fazem parte do relatório setorial Index Asbia, divulgado nesta semana. A Associação representa, segundo estimativas internas, cerca de 98% do share nacional de vendas de sêmen bovino.

Segundo o Cepea/Asbia, a arrefecimento das vendas totais de sêmen no ano passado se deve à diminuição na comercialização de doses destinadas à pecuária de corte, que foi de 5,4% entre 2022 e 2023. Ressalta-se, contudo, que essa retração na venda ocorreu em ritmo menor que a observada em 2022, que foi de 9,33% frente ao pico de negociação observado em 2021. Vale lembrar que, nos dois últimos anos, criadores nacionais têm enfrentado quedas constantes nos preços de comercialização de animais desmamados, o que, por sua vez, resultou em maior ritmo de descarte de matrizes e, consequente, em descapitalização de parte do setor.

Por outro lado, houve recuperação nas vendas de sêmen para o segmento de leite: de 6,44% de 2022 para 2023. De acordo com o Cepea/Asbia, isso se deve ao potencial ritmo de recomposição do plantel de vacas leiteiras, após o descarte exacerbado, em resposta aos consecutivos meses de retração nos preços do leite e à alta nos custos, registrada durante os períodos finais da pandemia. Isso pode evidenciar que, em um momento em que se observa o desânimo de pecuaristas sobre a atividade leiteira, um aumento no consumo de materiais para o melhoramento genético do rebanho aponta uma tendência de tecnificação do setor e possível saída da atividade de produtores com menor nível de tecnologia.

Estimativas realizadas pelo Cepea/Abia apontam que, tomando-se como base dados do efetivo de fêmeas em idade reprodutiva no rebanho nacional, observa-se que o percentual de fêmeas bovinas inseminadas no Brasil mantém-se em patamares acima de 20%, sendo o percentual por segmento de produção de 23,1 para as fêmeas de corte e de 12,3 para as do setor leiteiro. É importante destacar que, em termos proporcionais, os investimentos em uso de tecnologias de melhoramento genético são elevados no caso do setor de pecuária de corte brasileiro, mas ainda tímidos no leiteiro, sobretudo quando comparado a importantes players globais.

Quanto às vendas externas, em 2023 frente ao ano anterior, houve pequena retração de 0,9% nas exportações brasileiras de sêmen. Os países do Mercosul continuam sendo os principais clientes da genética nacional, mas evoluções importantes foram realizadas em 2023, especialmente com a Índia, que, vale lembrar, é berço das raças zebuínas, animais que foram responsáveis pelo início da evolução da produção pecuária no País. Pesquisadores do Cepea/Asbia ressaltam que novos parceiros comerciais para o segmento de genética evidenciam que o Brasil tem deixado de ser um importador de genética para ser um fornecedor da tecnologia.

No geral, observa-se que o uso de tecnologias para o melhoramento genético do rebanho nacional, apesar de ter grande influência das oscilações de preços de mercado, sobretudo das cotações do boi gordo, do bezerro e do leite, ainda está em expansão no País. Quando aplicado de forma técnica e acompanhado de planejamento estratégico adequado, os resultados são positivos tanto nos índices produtivos quanto no financeiro.

Fonte: Assessoria Cepea
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Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Balanço anual da ABIA revela ainda que o número de trabalhadores diretos atingiu 1,97 milhão, registrando crescimento de 3,7% em relação a 2022. E o faturamento foi de R$ 1,161 trilhão, 7,2% acima do apurado no ano anterior, acompanhando o crescimento das vendas para o varejo e o food service, e das exportações.

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Foto: Marcos Vicentti

A indústria de alimentos no Brasil abriu 70 mil novos postos de trabalho diretos e formais em 2023, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). O montante representa 67% do total de empregos gerados na indústria de transformação. Juntamente os 280 mil postos indiretos, chega-se a 350 mil novos trabalhadores ao longo da cadeia produtiva do setor.

O balanço anual da associação revela ainda que o número de trabalhadores diretos atingiu 1,97 milhão, registrando crescimento de 3,7% em relação a 2022.

Para o presidente executivo da ABIA, João Dornellas, o resultado expressivo pode ser explicado pelo aumento de 5,1% da produção física (totalizando 270 milhões de toneladas de alimentos) e pelo incremento nos investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, ampliação e modernização de plantas.

Os investimentos alcançaram a cifra de R$ 35,9 bilhões, em 2023, mais de 50% acima do apurado no ano anterior. “O aumento significativo reflete os esforços do setor em impulsionar o crescimento e a competitividade. Além disso, estamos comprometidos em ampliar o espaço que a indústria ainda tem para produzir mais, pois a capacidade utilizada hoje é de 75%”, afirma Dornellas.

Faturamento

O faturamento em 2023 foi de R$ 1,161 trilhão, 7,2% acima do apurado no ano anterior (em termos nominais), acompanhando o crescimento das vendas para o varejo e o food service, e das exportações. O volume corresponde a 10,8% do PIB nacional. Deste total, R$ 851 bilhões foram oriundos das vendas no mercado interno e R$ 310 bilhões das exportações.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As vendas reais totais (mercado interno e exportações) apresentaram expansão de 3,4%. Os principais destaques foram as exportações, que cresceram 5,2% em valor (dólar), alcançando o patamar recorde de US$ 62 bilhões.

No mercado interno, o balanço das vendas reais também se mostrou positivo, com expansão de 4,5%, puxado pelo mercado de food service, que manteve trajetória de retomada, e pelo varejo alimentar.

O presidente do Conselho Diretor da ABIA, Gustavo Bastos, lembra que, apesar dos desafios enfrentados ao longo de 2023, tanto econômicos quanto climáticos, a gestão eficiente das indústrias de alimentos permitiu que a produção se mantivesse robusta. “Mesmo diante dessas adversidades, nossa performance foi, mais uma vez, positiva. Nós nos destacamos não apenas no cenário internacional, mas também garantimos o abastecimento interno, contribuindo assim para a promoção da segurança alimentar de milhões de brasileiros.”

Bolso dos consumidores

Em 2023, o setor enfrentou menor variação de preços de itens como embalagens e combustíveis, o que aliviou os custos de produção de alimentos. Os preços de algumas das principais commodities agrícolas arrefeceram, a exemplo do milho, trigo e soja. Entretanto, outras como o cacau, café e açúcar sofreram aumentos significativos. O índice de preços de commodities da FAO registrou queda de 13,7% em relação ao ano anterior, porém permanece 19,2% acima do patamar de antes da pandemia.

O resultado dessa conjuntura pôde ser percebido nas prateleiras dos supermercados: o IPCA para alimentos e bebidas variou apenas 1,02% em 2023, ante 11,6% no período anterior. “O compromisso com a estabilidade de preços e a busca pela eficiência operacional permitiram que a comida chegasse mais barata à mesa dos brasileiros, o que representa uma contribuição relevante do setor para a queda da inflação. Importante ressaltar que em 2022 havíamos enfrentado aumentos expressivos nos preços dos insumos.”

Exportação de alimentos industrializados

Em 2023, o Brasil se consolidou como o maior exportador mundial de alimentos industrializados (em volume), com 72,1 milhões de toneladas, acima dos Estados Unidos. Isso representa um crescimento de 11,4% em relação a 2022 e de 51,8% em relação a 2019. Em valor, foram US$ 62 bilhões, 5,2% acima dos US$ 59 bilhões apurados no ano anterior e 82% acima do apurado em 2019. As exportações responderam por 27% das vendas do setor e o mercado interno por 73%.

Os principais destaques, em valor, foram produtos de proteínas animais (US$ 23,6 bilhões), produtos do açúcar (US$ 16,0 bilhões), farelo de soja e outros (US$ 12,6

Foto: Ari Dias

bilhões), óleos e gorduras (US$ 3,6 bilhões) e sucos e preparações vegetais (US$ 2,9 bilhões).

Os maiores mercados consumidores foram a China, com US$ 11 bilhões e participação de 17,7%, comprando principalmente produtos de proteínas animais; seguida dos 22 países da Liga Árabe, com US$ 10,2 bilhões e 16,4% de participação, consumindo produtos do açúcar e de proteínas animais; e União Europeia, com US$ 9,1 bilhões, participação de 14,6% e destaque para produtos do açúcar e farelo de soja.

Dornellas lembra que o Brasil vem se sobressaindo desde o início da pandemia como fornecedor global de alimentos.

“O Brasil tem uma indústria de alimentos muito forte com tecnologia e capacidade de produção para atender o mercado interno e ainda exportar para 190 países, além da condição de expandir essa capacidade. Apesar da nossa liderança como maiores exportadores mundiais de alimentos industrializados, estamos trabalhando para avançar na exportação de produtos com maior valor agregado.”

Fonte: Agência Brasil
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