Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Reconhecimento

Aurora Alimentos premia Destaques da Suinocultura de 2018

Técnicos e produtores rurais foram homenageados

Publicado em

em

Divulgação/Assessoria

A Cooperativa Central Aurora Alimentos abateu e processou 5 milhões e 80 mil cabeças de suínos em 2018, aumento de 7,7% em relação ao ano anterior. Esses números são resultado do empenho e da dedicação de centenas de produtores rurais que investem diariamente na suinocultura. Visando incentivar as melhorias na cadeia de produção, buscando sempre a competitividade sob os aspectos social, ambiental e econômico, a Aurora Alimentos valoriza o trabalho feito por técnicos de campo e produtores rurais que se destacaram na atividade Suicooper III e Creche Aurora. Nessa semana, a Coopercentral homenageou esses profissionais durante o evento “Destaques da Suinocultura”.

A diretoria da Aurora Alimentos e das cooperativas filiadas entregaram uma placa de agradecimento aos homenageados nas categorias de técnico destaque creche, produtor destaque creche, técnico destaque suicooper III com produção segregada e normal, técnico destaque suicooper III mercado Brasil, técnico destaque dos destaques, produtores destaques suicooper III produção segregada e mercado Brasil, além das cooperativas destaques suicooper III, produção segregada e mercado Brasil.

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos Marcos Antônio Zordan, salientou que os consumidores são os que ditam as regras de mercado e estabelecem as exigências e padrões desejados. “Para garantir a sobrevivência neste mercado competitivo temos que atender as exigências, atingir bons desempenhos zootécnicos com baixos custos de produção”.

Segundo Zordan, o programa Suíno Ideal é um processo de melhoria contínua e está sempre voltado para as demandas de mercado, buscando inovações tecnológicas que agreguem valor à cadeia. “Isso se consegue através da implantação de padrões de manejo e de assistência técnica. A aplicação destes procedimentos nas rotinas dos técnicos e produtores seguramente garante as melhorias que o mercado exige e por esse empenho diário desses profissionais é que reconhecemos a importante atuação de cada um nesse processo produtivo”, complementou.

O vice-presidente da Aurora Alimentos Neivor Canton observou que as cadeias produtivas de suínos das cooperativas associadas à Aurora têm um alto nível de qualidade. “O prêmio demonstra o resultado positivo alcançado pelos produtores, técnicos e, consequentemente, cooperativas. É a valorização da dedicação diária do produtor que se compromete em atender as exigências do mercado e em produzir suínos de qualidade, dentro dos padrões de sanidade e sustentabilidade”, observou.

Premiados

Pelo segundo ano consecutivo foi reconhecido como técnico destaque creche 2018 Juliano Perotoni, da Copérdia e da Aurora Alimentos com 9,38 pontos. O prêmio produtor destaque creche Aurora foi para Gebrair Tizatto, associado da Copérdia com 9,35 pontos. Na categoria de técnico destaque suicooper III produção segregada Elizeu Elias Padilha, da Coolacer, alcançou a segunda colocação com 8,8 prontos e o primeiro lugar foi para Mauro Krohn, da Copérdia também com 8,8 pontos, porém com mais tempo de empresa.

Em segundo lugar como técnico destaque suicooper III mercado Brasil ficou Vantuir Leoben, da Cooper A1, com 8,32 pontos. A primeira colocação na categoria foi para o técnico também da Cooper A1 Jucenir Perin, com 9,07 pontos. O técnico escolhido como destaque dos destaques foi Jucelino Dalla Nora, da Cooper A1.

Dalla Nora é técnico em agropecuária desde 2000, ano que também iniciou na Cooper A1. Desde 2004 trabalha na assistência técnica e em 2009 iniciou a assistência na produção de suínos terminados. O técnico acredita que o sucesso se dá através do foco nos objetivos. Para ele, sua maior satisfação está nas mudanças que consegue implantar nas propriedades em que atua, tanto nos resultados, como no desenvolvimento das pessoas envolvidas com as atividades.

Entre os produtores rurais o segundo lugar no prêmio de destaque suicooper III produção segregada ficou com Amarildo Chiamolera, associado à Coolacer, com a nota 9,80. Em primeiro lugar foi premiado Marcial Smaniotto, da Cooperalfa com 9,85 pontos.

Smaniotto começou na atividade de suinocultura aos 13 anos de idade, juntos com os pais, sempre buscando realizar um trabalho bem feito e melhorias para propriedade. Casou-se no ano de 2003 com Adriana Janini e juntos se dedicam as atividades da propriedade. A Granja Smaniotto conta com um plantel de aproximadamente 900 suínos.   “Com o apoio da Aurora e Alfa sempre respeitando e ouvindo as ideias dos técnicos, nós nos sentimos orgulhosos de conquistar muitas vitórias. Hoje somos uma empresa rural produzindo alimentos com qualidade”.

Na categoria suicooper III mercado Brasil a segunda colocação ficou com o produtor rural Dirceu Saugo, associado da Cooper A1, com 9,85 pontos. Na primeira colocação ficou Lucimar Munslinger também da Cooper A1 com 9,97 pontos.

Entre as cooperativas destaque na categoria suicooper III produção segregada o segundo lugar ficou com a Copérdia que atingiu 8,21 pontos na avaliação. A primeira colocada foi a Coolacer com 8,33 pontos. Na categoria suicooper III mercado Brasil a segunda colocada foi a Cooperitaipu com 8,25 pontos e na primeira colocação ficou a Cooper A1 com 9,02 pontos.

Para o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, esse reconhecimento é resultado de um trabalho desenvolvido pela cooperativa há mais de 20 anos visando o melhor desempenho da produção de suínos. “Por meio da assistência técnica procuramos oportunizar uma constantemente melhoria genética, nutritiva, sanitária e ambiental. Esse é um trabalho constante e conjunto com a Aurora Alimentos e os produtores rurais que nos possibilitam esses resultados. Estamos muito felizes com os índices alcançados”.

Os produtores destaques serão premiados com uma viagem para Brasília junto com a esposa no mês de agosto. Os técnicos ganharam um fim de semana em um resort em Piratuba também com as esposas e as cooperativas recebem R$ 22 mil e R$ 15,5 mil para a primeira e segunda colocadas, respectivamente.

Propriedade rural sustentável

O assessor em suinocultura da Aurora Alimentos Sandro Treméa também falou durante a premiação sobre os resultados alcançados por meio do programa Propriedade Rural Sustentável Aurora Alimentos (PRSA), que serve de base para a avaliação dos produtores e técnicos que são certificados. Segundo ele, o programa proporcionou evolução nas melhorias das propriedades desde o último ano. “Das propriedades certificadas em 2017, 93,34% também se certificaram em 2018, além disso identificamos um maior envolvimento dos técnicos na propriedade e com os produtores”, pontuou. O programa oportunizou, ainda, qualificação da integração Aurora e informações mais completas nas planilhas do PRSA.

Fonte: Assessoria

Notícias São Paulo

22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 anuncia novo local

Após a aprovação de mais de 80% do público participante da edição deste ano e o anúncio da descontinuidade das operações do Centro de Convenções de Ribeirão Preto, a Comissão Organizadora tem o prazer de anunciar o novo ponto de encontro para a realização do congresso em 2025.

Publicado em

em

José Roberto Bottura anuncia o novo local do XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025. Foto: Divulgação/APA

Após inúmeras reuniões e consultas para encontrar locais para dar sequência ao maior evento dos profissionais da indústria de ovos do país, a Comissão Organizadora informa que o 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 permanecerá em Ribeirão Preto (São Paulo), mas em um novo e moderno espaço para recepcionar os congressistas e empresas apoiadoras. “O 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 permanecerá em Ribeirão Preto e será realizado no Multiplan Hall, anexo ao Ribeirão Shopping, um ambiente projetado para acomodar diferentes tipos de eventos e considerado um dos mais inovadores e modernos centros de eventos do país” anuncia José Roberto Bottura, Diretor Técnico da Associação Paulista de Avicultura (APA, São Paulo/São Paulo) e Coordenador do Congresso.

Após o sucesso do congresso realizado este ano, que contou com mais de 900 congressistas e foi aprovado por mais de 80% dos participantes, a Comissão Organizadora dará sequência aos próximos passos para um temário ainda melhor para o congresso. “Estamos na fase de desenvolvimento da programação da edição de 2025 e o nosso objetivo é que seja um evento à altura desta nova fase. Para isso, contamos com o apoio de todos os profissionais e empresas do meio para receber sugestões de temas para a programação” inclui o Dr. Prof. Lúcio Francelino Araújo, integrante da Comissão Organizadora e responsável pela programação do 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025.

Os interessados em contribuir com o temário do 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 poderão encaminhar suas sugestões para o e-mail atendimento@apa.com.br com a palavra ‘Sugestão de temas 2025’ no campo do assunto do e-mail.

José Roberto Bottura antecipa que o 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025 acontecerá de 24 a 27 de março de 2025, com o primeiro dia (24) destinado ao Pré-Congresso da Ceva Saúde Animal para dar boas-vindas aos congressistas.

Vale ressaltar que o evento seguirá com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).

Sobre o Multiplan Hall no Ribeirão Preto

O espaço é considerado um dos mais inovadores e modernos centros de eventos do país e em 2023 completou 10 anos. Eventos, shows, palestras e congressos foram realizados com sucesso, acumulando mais de 1,2 milhões de visitantes. Com localização privilegiada, o Multiplan Hall fica dentro do Ribeirão Shopping, que está no bairro Jardim Califórnia, zona sul de Ribeirão Preto, uma das áreas mais seguras e dinâmicas da cidade.

Fonte: Assessoria APA
Continue Lendo

Notícias De soja a seda

Em cinco anos, Paraná exporta US$ 1,3 bilhão para França, sede da Olimpíada

Ao todo, 164 produtos cultivados, processados ou industrializados no Estado foram vendidos para os franceses entre o início de 2019 e o final do primeiro semestre de 2024.

Publicado em

em

Foto: Jonathan Campos/AEN

Em cinco anos, o Paraná exportou mais de US$ 1,3 bilhão em produtos para a França, a sede dos Jogos Olímpicos de 2024, cuja abertura será na próxima sexta-feira (26) com a participação de atletas apoiados pelo Estado no programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ao todo, 164 produtos cultivados, processados ou industrializados no Estado foram vendidos para os franceses entre o início de 2019 e o final do primeiro semestre de 2024. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

A variedade de produtos enviados à França, que movimenta principalmente as agroindústrias locais e os setores automotivo, têxtil e madeireiro, por exemplo, mostra o dinamismo e a solidez da economia paranaense.

No pódio dos produtos paranaenses mais exportados neste período, a medalha de ouro fica com o farelo de soja. Com liderança folgada, o produto, que é usado principalmente para a alimentação animal, foi responsável por US$ 999 milhões em exportações aos franceses no período. Foram mais de 2,4 milhões de toneladas exportadas no período.

Na sequência, o segundo produto que mais movimentou as exportações paranaenses para a França foi a seda em fios. Como é um produto de maior valor agregado, as 576 toneladas comercializadas entre o Estado e o país europeu no período representam US$ 49,8 milhões na balança comercial paranaense. Quase metade disso, US$ 20 milhões, foi comercializado ao longo de 2023 e nos primeiros meses de 2024.

O Paraná é reconhecido na produção no campo e na indústria. O Estado conta com mais de 1,8 mil produtores de casulo de seda em mais de 170 municípios, que ocupam 4.700 hectares de plantação de amoreiras (que são alimentos para os bichos). São 2,2 mil toneladas produzidas anualmente, o que representa mais de 80% de toda a seda do País. Na indústria, uma empresa de Londrina (Bratac) atua no segmento de fiação de seda natural e garante o abastecimento do mercado europeu, principalmente para grandes grifes globais.

Com a medalha de bronze, estão os produtos trabalhados de madeira, como dormentes em madeira e madeira para assoalhos, móveis e construção civil. A comercialização destes produtos com a França ao longo de cinco anos rendeu US$ 35,5 milhões aos produtores paranaenses, com 20 mil toneladas exportadas.

Ainda entre os dez produtos mais exportados pelo Paraná à França estão os aparelhos elétricos, como tomadas e interruptores (US$ 26,9 milhões); peças de veículos (US$ 25,9 milhões); amidos e matérias albuminóides (US$ 23,3 milhões); bombas para líquidos e fluidos para motores (US$ 21,1 milhões); folheados e placas de madeira (US$ 18,9 milhões), manufaturas de madeira (US$ 15,8 milhões); e aparelhos contadores, como indicadores e tacômetros de velocidade (US$ 14,3 milhões).

Ranking

Os valores totais em dólar em exportações fazem da França o 20º principal destino dos produtos paranaenses entre 2019 e o primeiro semestre de 2024. Entre os europeus, o país fica atrás da Holanda (US$ 3 bilhões), da Alemanha (US$ 2 bilhões) e da Itália (US$ 1,5 bilhões). No geral, os dois principais destinos são a China (US$ 28,8 bilhões) e Estados Unidos (US$ 7,3 bilhões).

Já em toneladas exportadas, a França é o 11º principal destino dos produtos paranaenses. Os 10 primeiros são China (59 milhões de toneladas), Irã (6,2 milhões de toneladas), Holanda (6 milhões de toneladas), Estados Unidos (5,9 milhões de toneladas), Paraguai (5,3 milhões de toneladas), Japão (5,2 milhões de toneladas), Coreia do Sul (4,8 milhões de toneladas), Vietnã (3,3 milhões de toneladas), Bangladesh (2,6 milhões de toneladas) e Alemanha (2,6 milhões de toneladas).

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo

Notícias Em São Paulo

16º Congresso ABMRA aborda futuro do marketing no agro em mais de 10 horas de programação

Evento deste ano trará palestrante internacional para explorar a construção de caminhos para uma marca forte gerar impacto mundial.

Publicado em

em

Congresso de Marketing do Agro ABMRA terá mais de 10h de programação. Fotos: Divulgação

A edição do 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA já tem data marcada. O evento, que é considerado o maior encontro de comunicação e marketing no Agro do país, será realizado no dia 19 de setembro, das 08 horas às 18h30, no Blue Tree Transatlântico, em São Paulo. Para este ano, o tema central será “O Próximo Passo do Marketing No Agro: O Que Nos Espera No Futuro?”, com uma programação envolvendo debates e trocas entre os participantes sobre os principais eixos que envolvem a comunicação do Agro.

Ao longo de mais de 10 horas de evento, passarão pelo auditório 15 palestrantes que serão divididos em cinco painéis. Após os talks, os três convidados de cada sessão participarão de uma mesa redonda que será mediada por um convidado. A programação até o momento está logo abaixo.

“O Congresso de Marketing do Agro ABMRA é uma referência no setor para os profissionais de comunicação se atualizarem das melhores práticas e cases do mercado. É um momento único de trocas de experiências com executivos de grandes empresas e autoridades. Por isso, ano após ano temos a responsabilidade de entregar aos congressistas os melhores conteúdos” comenta Cristina Bertelli, Diretora do Congresso de 2024.

A edição do Congresso de Marketing do Agro ABMRA terá entre os destaques a palestra da CEO da marca de café colombiana Juan Valdez, Camila Escobar Corredor. O produto é um case mundial de marketing de como a marca se transformou em um patrimônio para a Colômbia. A palestra terá tradução simultânea para os congressistas e convidados.

Na edição deste ano, os convidados poderão conhecer a evolução do Projeto Marca Agro do Brasil, iniciativa que visa aproximar o Agro da população urbana, mudar a sua imagem e, assim, torná-lo uma paixão nacional. Nesse sentido, o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, destaca que o Congresso de Marketing do Agro ABMRA é uma excelente ocasião para trocas de experiências e a capacitação de todo o setor na conquista deste objetivo.

Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA)

“É claro que a ABMRA tem um plano de ações com o Marca Agro do Brasil, e para transformar a relação da população brasileira, que tem mais de 200 milhões de pessoas, com o setor não é uma missão simples. Para de fato termos uma evolução nesse quesito, o único caminho possível é conquistar uma comunicação clara e eficiente do setor como um todo. Por isso, o 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA é tão importante, considerado um MBA em um único dia. Nós precisamos de um espaço de troca, com profissionais qualificados e que trabalhem em diferentes partes desse setor tão poderoso que move a nossa economia. Com certeza será um espaço de muito diálogo e aprendizado para todos os participantes” explica Nicodemos.

O Congresso de Marketing do Agro ABMRA é reconhecido como um espaço essencial para troca de conhecimento, networking e inspiração, que carrega a experiência de 45 anos de atuação da Associação. “O Congresso da ABMRA é fundamental para aprofundar a comunicação do agronegócio brasileiro para dentro e fora da porteira. Durante o evento temos a oportunidade de construir networking, compartilhar experiências e discutir estratégias que impulsionam a criação de um marketing forte para o setor agrícola”, avalia Wanderson Tosta, Diretor de Marketing da Jacto, que foi patrocinadora do Congresso do ano passado e confirmou a parceria para 2024.

Os interessados em participar do evento podem realizar a compra dos ingressos e conferir o calendário de lotes no site oficial (clique aqui). Os Associados da ABMRA têm condições especiais.

Programação

Painel 1: “Times de alta performance ganham campeonatos”, com moderação do jornalista Divino Onaldo e do repórter da TV Cultura Bruno Pinheiro Faustino

Palestrantes:

Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas John Deere e Conselheiro na FEARP-USP;

Santiago Franco Jaramillo, CEO da Cibra Fertilizantes;

Vânia Pajares, Diretora Musical e Regente.

Painel 2: “Informações e dados: amigos ou vilões”, com moderação do jornalista da Revista Oeste Artur Piva

Palestrantes:

Dirceu Ferreira Júnior, sócio da PwC Brasil liderando o time de Inovação Aberta, no Agtech Innovation;

Henrique Rodrigues, líder da área de Negócios & Insights da BB Media Brasil;

Eduardo Alves Pereira, Business Development Director.

Painel 3: “O poder da economia verde para as marcas”, com moderação de Lilian Munhoz, jornalista e Sócia da Comunicativas

Palestrantes:

Ricardo Esturaro, CEO da IkiGaia;

Ana Doralina, produtora rural indicada pela revista Forbes como uma das 100 Mulheres mais poderosas do Agro e especialista em Gestão em Agronegócios e Produção, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal;

Marcello Brito, Secretário Executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Conselheiro e Professor.

*Painel 4: “Construindo marcas fortes”, com moderação da editora-chefe do Notícias Agrícolas Carla Mendes

Palestrante:

Camila Escobar Corredor, CEO na Juan Valdez Café;

*Novos palestrantes a serem confirmados.

Painel 5: “O poder da comunicação 360º”, com moderação do jornalista e radialista Otávio Ceschi Júnior

Palestrantes:

Rodolfo Schneider, Diretor Geral e de Conteúdo do Grupo Bandeirantes

Felipe Viante, Presidente da Associação Brasileira Mídia Out Of Home (ABOOH)

Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações de Samsung Ads para América Latina

Serviço 16º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

Quando: 19/09/24 (quinta-feira), das 8 horas às 18h30

Onde: Blue Tree Transatlântico – Av. Cecilia Lottenberg, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo.

Mais informações: (Clique aqui).

Fonte: Assessoria ABMRA
Continue Lendo
AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.