Notícias Nesta quarta-feira
ApexBrasil lança 3ª edição do Programa de Qualificação para Exportação
Iniciativa vai capacitar 200 empresas para exportar seus produtos com foco na proteína animal e cachaça. Evento de lançamento ocorre às 19 horas, no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Com o objetivo de capacitar 200 empresas de Santa Catarina para exportar seus produtos ao longo dos próximos dois anos para o processo de exportação, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), lança, nesta quarta-feira (08), às 19 horas, a 3ª edição do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), com núcleo em Chapecó e polos em Joaçaba e São Miguel do Oeste.
A cerimônia de lançamento contará com a presença de representantes da ApexBrasil, empresas participantes de outras edições do Programa e entidades apoiadoras, como Embrapa, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Correios e outras instituições que apoiam o desenvolvimento internacional do estado.
Nesta edição, o núcleo vai oferecer, por meio do Peiex Agro Proteína Animal e do Peiex Agro Cachaça, atendimento específico para empreendimentos dessas áreas com especialistas e ações setoriais direcionadas. Essas metodologias específicas terão um raio de atuação além do estado. O atendimento do Peiex Agro Cachaça acontecerá para empresas dos três estados do Sul, enquanto o do Peiex Agro Proteína Animal vai abranger todo o território nacional. Os atendimentos são gratuitos, online e presenciais, e executados pela Unoesc desde 2016.
Nas duas edições anteriores, o núcleo de Chapecó foi o responsável por qualificar mais de 400 empresas das regiões oeste, meio-oeste e extremo-oeste do estado. Deste total, 26 empresas realizaram a primeira exportação após o programa; 13 enviaram amostras ao exterior; oito iniciaram um novo mercado internacional; e quatro empresas foram internacionalizadas, ou seja, instalaram sede no exterior.
O Peiex tem como objetivo qualificar as pequenas e médias empresas brasileiras para compreender e desenvolver as etapas nos processos de exportação de bens e/ou serviços, de maneira segura e com a orientação de profissionais especializados em comércio exterior, a fim de fomentar a cultura exportadora em todas as regiões do país. Os atendimentos abordam todas as etapas de um processo de exportação.
Interessados em participar ou conhecer mais sobre o Programa podem acessar o portal da ApexBrasil ou solicitar mais informações pelo e-mail peiexmonitor.cco@unoesc.edu.br.
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Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
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Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
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Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.