Conectado com

Notícias

Alta genética chama atenção nos machos angus e ultrablack na Exposição Nacional de Rústicos 2023

O grande campeonato de trio de machos PO da raça angus ficou com a Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, com o lote 5, tatuagens T154, T153 e T161.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Angus

“Vimos animais de extrema qualidade, machos muito funcionais, carniceiros e ótimos reprodutores. Um belo plantel com exemplares da raça”, com essa alegria o jurado uruguaio Marcos Berruti avaliou o julgamento dos machos rústicos angus e ultrablack na última sexta-feira (29), na Exposição Nacional de Rústicos, em Bagé (RS).

Durante a tarde foi feito o julgamento dos machos PO e PC da raça angus, e ultrablack. O grande campeonato de trio de machos PO da raça angus ficou com a Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, com o lote 5, tatuagens T154, T153 e T161. A Parceria Rotta Assis também levou o melhor macho PO individual do trio angus com o animal de tatuagem T153, do lote 5, o Tradição T153 filho de mãe, Tradição TB396, e pai SAV Raindance 6848, e o reservado grande campeão individual dos trios macho PO com o animal do lote 5, tatuagem 161, Tradição T161, filho do pai Biguá 6679 Heavy Hitter TE e mãe Tradição TA888.

“O que acho mais interessante é ouvir o jurado falar dos animais, especialmente do grande campeão individual dos trios, que é um touro completo, que não vê defeitos onde ele olha. O Berruti é um técnico que conhece muito a raça angus, foi um dos responsáveis pelo fomento no Uruguai, e ele nos posicionar desta forma, elogiar nosso plantel com tais características é muito honroso. Me torno repetitivo, mas é sempre muito feliz ter tais resultados, mostra que estamos no caminho certo do melhoramento na Estância”, celebra Rogério Rotta Assis, da Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar, (RS).

O trio de machos PO reservado grande campeão foi consagrado pelo lote 7, do expositor P.A.P. Lagoa Preta, da Fazenda Santa Maria da Lagoa Preta, de Dom Pedrito (RS), com os animais de tatuagem 2831, 2819 e 2815. A Lagoa Preta também conquistou o terceiro melhor macho PO individual dos trios com o animal de tatuagem 2831, o touro 2831 Dalessandro Rainmast da Lagoa Preta, filho de pai SAV 654x Rainmaster 6849 e mãe NC 2300 Regalon Mery LP. Já o terceiro lugar do trio de machos PO ficou com o lote 8, da Cabanha Ouro Preto, do pecuarista Zélio Teixeira Dias, de Pedras Altas (RS), com os animais de tatuagem 1176, 1170 e 1175.

Nas avaliações dos machos PO individuais levou o título de grande campeão macho PO da raça angus, o lote 14, de Carlos Renato Tonet Ferreira, da Cabanha Cantagalo de Santana do Livramento (RS), com o animal de tatuagem 4487, o Cantagalo Resource 4487, filho de pai SAV Resource 1441 e mãe El Saycan De Cantagalo 3630. “Nosso trabalho na seleção de Angus PO já vem de longa data, selecionamos Angus há 43 anos. A busca por animais adaptados e capazes de proporcionar aos criatórios que utilizam nossa genética um ganho genético sempre nos norteou. Programas de melhoramento são utilizados a muitos anos por nós e as premiações obtidas nas exposições consolidam nosso trabalho”, avalia o produtor Carlos Ferreira.

O reservado grande campeão macho PO individual ficou com o lote 19, de Zélio Teixeira Dias, da Cabanha Ouro Preto, com o touro Ouro Preto 1178 Tomahawk Don Emilio filho de pai Tres Marias 6927 Pucara TE, e mãe Candiota GB 366 Donzela Falucho. E o terceiro melhor macho PO individual ficou com o lote 9, também da Cabanha Ouro Preto, o touro de tatuagem 1221, Ouro Preto 1221 Candelero Bismarck, filho de pai Três Marias 8155 Candelero e mãe Ouro Preto 1037 PO Bismarck.

Em seguida foram avaliados os animais machos PC da raça angus. O trio grande campeão de machos PC ficou com o lote 10, também da Parceria Rotta Assis, da Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS), com os animais de tatuagem 2818, 2810 e 2824. Este mesmo lote da Parceria Rotta Assis levou todos os prêmios de macho PC individuais do trio: o melhor macho PC individual do trio, ficou com o animal de tatuagem 2824, o Tradição 2824, o reservado grande campeão macho PC individual do trio ficou com o animal de tatuagem 2818, e o terceiro lugar de macho PC individual do trio o touro de tatuagem, 2810.

O trio reservado grande campeão machos PC ficou com o lote 14 de João Honório Teixeira Dias, da Cabanha Sinuelo, de Aceguá (RS), com os animais de tatuagem 421, 453 e 391. Já o terceiro melhor trio macho PC ficou com o lote 13 de Vivian Diesel Potter e Outros, da Timbauva de Bagé, com os animais de tatuagem D289, D229 e D212.

Ainda dos machos angus PC o melhor touro individual ficou com o lote 23, da Parceria Agropecuária Jacintho Cantão, da Estância Formosa, com o animal de tatuagem 1124. “É uma felicidade conquistar um campeonato aqui na Nacional, pois é resultado de anos de melhoramento e muito trabalho, já que somos uma empresa familiar e pequena ainda. Porém, diariamente estamos conquistando nossas metas e objetivos, que é ter um gado de muita qualidade tanto para abate quanto para reprodução. Estamos muito felizes”, celebra Aluísio Cantão da Estância Formosa, de Aceguá (RS).

Grandes Campeões da Raça Ultrablack

Após a avaliação da raça angus, foram julgados os animais ultrablack individuais, pelo jurado Paulo Ricardo Dias. A dupla de machos grande campeão ficou com o lote 5, de Zélio Teixeira Dias, com os animais de tatuagem 60 e 62. Ainda do mesmo lote, sagrou-se campeão o melhor macho da dupla o animal de tatuagem 60, o touro Ouro Preto 60 Francesco Zorzal, filho de pai Rancho1256 TE e mãe Ouro Preto 97 Disparo Zorzal. “Assim como nas fêmeas, ganhar com os touros ultrablack é uma extrema alegria, é o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma Zélio.

E por fim, foi julgado o grande campeão macho da raça ultrablack individual, com o lote 4, o touro 129 Supremo Dalessandro L.P da P.A.P Lagoa Preta, com a tatuagem 129, da Cabanha Santa Maria Da Lagoa Preta. A Lagoa Preta ganhou ainda o reservado grande campeão individual com o animal do lote 2, tatuagem 155 e terceiro lugar com o lote 3, tatuagem 153.

“O Supremo é um animal que foi pensado já na hora do cruzamento, filho de pai e mãe excepcionais, com ótimo pedrigree. Ele nasceu já destacado, e com os dados Promebo pudemos ter a certeza das características que procuramos na nossa seleção. Um animal com uma carcaça diferenciada, profundidade racial e informações fenotípicas nos deixa muito orgulhosos deste resultado hoje”, finaliza Carlos Eduardo Tavares Simões Pires da Lagoa Preta, de Dom Pedrito (RS).

Fonte: Assessoria Angus

Notícias

Estratégias de controle de Salmonella serão destaque no Simpósio Matrizes

Guilherme Lando Bernardo, da Aurora Coop, abordará a importância do controle de Salmonella nas reprodutoras para garantir a segurança do processo produtivo.

Publicado em

em

O controle da Salmonella é um dos principais desafios enfrentados pela avicultura moderna, especialmente no cenário de crescente demanda por alimentos seguros e de qualidade. Durante o Simpósio Matrizes, da Facta, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em Chapecó, Santa Catarina, o médico-veterinário e assessor técnico da Aurora Coop, Guilherme Lando Bernardo, irá apresentar a palestra “Estratégias de controle de Salmonella”, abordando as melhores práticas e os principais controles que podem ser aplicados na gestão sanitária das reprodutoras.

Segundo Guilherme, o controle eficaz nas reprodutoras é fundamental para manter o processo produtivo livre de contaminação. “Dentre os principais controles, podemos ressaltar a qualidade microbiológica do alimento e água, programas de biosseguridade, como controle de acesso de pessoas e materiais, controle de pragas e o destino correto de carcaças e resíduos”. Ele também destacará a importância da transferência adequada das aves, do transporte de ovos em condições seguras e da implementação de autocontrole microbiológico com coletas periódicas. “Manter a progênie livre é o maior passo para garantir que o processo produtivo permaneça negativo para Salmonella”, completa.

Simpósio Matrizes

O Simpósio Matrizes, promovido pela Facta, encerra o ciclo de eventos da organização em 2024 e nele os profissionais discutirão  os principais desafios relacionados à sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves.

O evento reforça a importância das matrizes reprodutoras na produção sustentável de pintos de um dia e como elas impactam as estratégias de alojamento, tendo em vista os novos mercados internacionais abertos para o Brasil.

A programação completa você pode conferir aqui. E para se inscrever acesse a página do evento.

Fonte: Assessoria Facta
Continue Lendo

Notícias

Ex-ministro Francisco Turra discute futuro da pecuária em painel promovido pela Atitus

Evento foi realizado em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil e o Instituto Aliança Empresarial

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Atitus

O Instituto Aliança Empresarial, em Passo Fundo, foi palco de uma importante discussão sobre o cenário atual e o futuro da pecuária brasileira, na última quarta-feira (2). A Atitus Educação, por meio da Escola do Agronegócio, trouxe para o debate o ex-ministro da Agricultura e conselheiro consultivo da Escola, Francisco Turra. O evento foi promovido em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil, centro de formação executiva da Atitus, e o Instituto Aliança.

Para enriquecer a discussão, o painel contou com a participação do diretor da Escola do Agronegócio, Deniz Anziliero, do gerente comercial da Resolpec, Lucas De Carli Meneghello, e teve como mediador  o CEO do CNEX, Douglas Souza.

Em sua fala, Turra ressaltou que o Brasil é o maior exportador do mundo de carne de aves e o segundo maior produtor. Também ocupa a quarta posição em produção e exportação de carne suína. “Temos um papel de destaque nessa cadeia, principalmente em qualidade e sanidade dos produtos, mas temos muito o que investir em informação, tecnologia e capacitação”, ressaltou o ex-ministro que também é presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de ser vice-presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), presidente do conselho da associação dos produtores de biodiesel (APROBIO) conselheiro de Agronegócio da FIESP e da Escola do Agronegócio da Atitus.

Ele defendeu que o país deveria explorar mais os produtos em vez de exportá-los: “Poderíamos transformá-los, agregar valor e gerarmos mais emprego, mais conhecimento e rentabilidade. Estamos deixando os outros países faturarem mais”. Turra também mencionou que há muitas oportunidades na área de proteína animal no Brasil, como a carne de avestruz, o peru e os peixes, como tilápia e salmão, que possuem muita demanda no exterior e são pouco explorados aqui.

Deniz Anziliero comentou sobre os avanços na cadeia de suínos e aves em comparação à pecuária bovina, citando a incorporação de tecnologia e a participação de startups. “A pecuária ainda é desorganizada e fragmentada, com muitas soluções em escala reduzida. As grandes empresas e cooperativas estão liderando essa transformação, integrando tecnologia nas propriedades e gerindo informações. No entanto, muitos produtores ainda não têm afinidade, assistência técnica para viabilizar a implementação das tecnologias”, destacou.

Ele também ressaltou que a Escola do Agronegócio está preparando os jovens para o mercado, ensinando-os a utilizar tecnologias como aliadas para melhorar os resultados no campo, sem deixar de lado as práticas agropecuárias tradicionais. “Integramos os jovens com instituições de pesquisa e empresas que estão implementando tecnologias”, concluiu.

Lucas De Carli Meneghello compartilhou a percepção da Resolpec, distribuidora de produtos veterinários, em relação ao mercado da pecuária, suas demandas e oportunidades. “Há 20 anos no mercado, estamos sempre em busca de levar mais diagnóstico para o produtor e exponenciar o crescimento das fazendas de maneira mais assertiva”, comentou. Neste sentido, apresentou o Software Gerir (Gestão Estratégica de Resultados e Índices de Rebanho), que auxilia na gestão estratégica da fazenda, armazenando os dados e auxiliando na tomada de decisão em relação à qualidade de leite e a criação de bezerras.

Fonte: Assessoria Atitus
Continue Lendo

Notícias

Mercoagro 2025 será lançada em Chapecó no dia 10 de outubro

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

Publicado em

em

Foto: UQ Eventos

A maior exposição-feira do setor industrial da proteína animal da América Latina – a Mercoagro 2025 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) –  será lançada na próxima quinta-feira (dia 10), às 19 horas, no Shopping Pátio Chapecó, reunindo expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa.

A Mercoagro é realizada, promovida e organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1996 e está programada para o período de 9 a 12 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó (SC).

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas. De acordo com seu desempenho histórico, deve atrair 25 mil visitantes/compradores e oportunizar 250 milhões de dólares em negócios.

A feira é um retrato planetário do estágio em que se encontra um dos mais estratégicos setores da indústria de alimentos. A indústria da proteína animal é uma área de intensivo emprego de ciência e tecnologia. Por essa razão, desde as primeiras edições, a Mercoagro cumpre importante papel de difusão tecnológica e atualização científica do principal evento paralelo que promove para seu público-alvo formado por operadores de agroindústrias e por fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos para as longas e complexas cadeias produtivas.

As vendas estão praticamente concluídas e 96% dos expositores da edição anterior (2024) renovaram contrato para participar da edição de 2025. “Nosso compromisso é aperfeiçoar a feira a cada edição para intensificar a experiência dos visitantes e ampliar os negócios dos expositores”, enfatiza o presidente da ACIC Helon Antonio Rebelatto.

A Mercoagro 2025 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, do BRDE e do Sicoob. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, do Chapecó Convention & Visitors Bureau, do Sistema Fiesc/Senai/Sesi, da Unochapecó e do Pollen Parque.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.