Conectado com

Notícias

Agroleite sedia Assembleia Itinerante marcada por homenagens a cooperados

Evento é quarto do Paraná a receber o projeto criado pela Mesa Executiva da Alep.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Castrolanda

Durante o Agroleite 2023 foi realizada uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Paraná no Pavilhão One, espaço destinado a palestras montado no Castrolanda Expo Center. Os deputados estaduais que representam os municípios da região dos Campos Gerais receberam, na última quinta-feira (10), propostas e iniciativas da sociedade e também concederam homenagens durante a oportunidade.

O cerimonial teve início com o discurso de lideranças da região dos Campos Gerais no Legislativo do Estado – dentre eles o deputado estadual Moacyr Fadel, que destacou a importância do evento realizado dentro Agroleite. “Aqui temos a oportunidade de trazer o nosso trabalho ainda mais perto da população dos Campos Gerais, ouvindo os anseios e conversando com aqueles que nos buscam”, disse.

Quem também deixou algumas palavras para os presentes foi o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, que agradeceu a oportunidade de receber a Assembleia Itinerante durante o Agroleite. “Nosso evento tem o objetivo de aproximar as pessoas, seja das tecnologias, novidades do mercado leiteiro, mas também de seus representantes públicos”, afirmou.

Na sequência os deputados realizaram homenagens a nomes importantes de Castro e da região. Dentre os cooperados da Castrolanda, foram condecorados diplomas de menção honrosa ao presidente Willem Bouwman, ao vice-presidente da cooperativa, Armando Carvalho Filho, ao membro do Conselho de Administração, Douwe Groenwold, e aos cooperados Eduardo Medeiros Gomes, Elsa Maria Kugler, Nelci Mainardes e Ronald Rabbers. Outra homenagem marcante foi concedida à gerente do Agroleite e co-fundadora do evento, Leila Dione.

O Agroleite é o quarto evento do Estado a receber o projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia. Na sequência, os deputados se encontrarão em Santo Antonio da Platina na Efapi, na próxima quinta-feira (17).

Feira

O Agroleite 2023 é um evento organizado pela Cooperativa Castrolanda e está em sua 23ª edição. Acontece em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, de 08 a 11 de agosto. O expediente diário dos expositores é das 08h às 19h e os portões fecham às 19h. A entrada é gratuita. Toda a programação está disponível no site www.agroleitecastrolanda.com.br. Conforme definido pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Castro, nos dias de evento a entrada de visitantes se dará apenas pela PR-340 e saída pela Avenida Marly Rolim (estrada do colégio agrícola).

Parceria e patrocinadores Diamante: O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Castro. Na cota diamante o Agroleite 2023 recebe a assinatura de Bouwman- Livestock & Agriculture, Grupo Calpar, Cogent Brasil, Confort Sol, Coonagro, Inpasa, MSD Saúde Animal, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Pro Tork, Sicredi, Tetra Pak, Trouw Nutrition e Vence Tudo.

Sobre a Castrolanda 

Somos uma Cooperativa feita de pessoas para pessoas e estamos sempre atentos aos acontecimentos ao nosso redor e ao redor do mundo. Sabemos o quanto o nosso solo é rico e que é dele que surge a matéria-prima que se transforma em produto e sustento para muitas famílias. A nossa força vem do cooperativismo e da união entre as pessoas, parceiros e negócios!

Conquistamos hoje o nosso futuro, trabalhamos por um crescimento sustentável e consciente. Com mais de sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1,1 mil cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo.

Com R$ 7 bilhões de faturamento e aproximadamente 3,8 mil colaboradores, a cooperativa conta com unidades de negócios divididas em Operações (Agrícola, Carnes, Leite, Batata e Administração) e Industrial (Carnes, Leite, Batata e Sementes).

O compromisso de cada uma das áreas de negócios é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, estando presentes em todos os elos das cadeias produtivas e na agregação de valor por meio das indústrias – com produção de marca própria bem como de terceiros, que contribuem para o desenvolvimento da representatividade no mercado.

Fonte: Assessoria Castrolanda

Notícias

Estratégias de controle de Salmonella serão destaque no Simpósio Matrizes

Guilherme Lando Bernardo, da Aurora Coop, abordará a importância do controle de Salmonella nas reprodutoras para garantir a segurança do processo produtivo.

Publicado em

em

O controle da Salmonella é um dos principais desafios enfrentados pela avicultura moderna, especialmente no cenário de crescente demanda por alimentos seguros e de qualidade. Durante o Simpósio Matrizes, da Facta, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, em Chapecó, Santa Catarina, o médico-veterinário e assessor técnico da Aurora Coop, Guilherme Lando Bernardo, irá apresentar a palestra “Estratégias de controle de Salmonella”, abordando as melhores práticas e os principais controles que podem ser aplicados na gestão sanitária das reprodutoras.

Segundo Guilherme, o controle eficaz nas reprodutoras é fundamental para manter o processo produtivo livre de contaminação. “Dentre os principais controles, podemos ressaltar a qualidade microbiológica do alimento e água, programas de biosseguridade, como controle de acesso de pessoas e materiais, controle de pragas e o destino correto de carcaças e resíduos”. Ele também destacará a importância da transferência adequada das aves, do transporte de ovos em condições seguras e da implementação de autocontrole microbiológico com coletas periódicas. “Manter a progênie livre é o maior passo para garantir que o processo produtivo permaneça negativo para Salmonella”, completa.

Simpósio Matrizes

O Simpósio Matrizes, promovido pela Facta, encerra o ciclo de eventos da organização em 2024 e nele os profissionais discutirão  os principais desafios relacionados à sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves.

O evento reforça a importância das matrizes reprodutoras na produção sustentável de pintos de um dia e como elas impactam as estratégias de alojamento, tendo em vista os novos mercados internacionais abertos para o Brasil.

A programação completa você pode conferir aqui. E para se inscrever acesse a página do evento.

Fonte: Assessoria Facta
Continue Lendo

Notícias

Ex-ministro Francisco Turra discute futuro da pecuária em painel promovido pela Atitus

Evento foi realizado em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil e o Instituto Aliança Empresarial

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Atitus

O Instituto Aliança Empresarial, em Passo Fundo, foi palco de uma importante discussão sobre o cenário atual e o futuro da pecuária brasileira, na última quarta-feira (2). A Atitus Educação, por meio da Escola do Agronegócio, trouxe para o debate o ex-ministro da Agricultura e conselheiro consultivo da Escola, Francisco Turra. O evento foi promovido em parceria com o CNEX | MIT SMR Brasil, centro de formação executiva da Atitus, e o Instituto Aliança.

Para enriquecer a discussão, o painel contou com a participação do diretor da Escola do Agronegócio, Deniz Anziliero, do gerente comercial da Resolpec, Lucas De Carli Meneghello, e teve como mediador  o CEO do CNEX, Douglas Souza.

Em sua fala, Turra ressaltou que o Brasil é o maior exportador do mundo de carne de aves e o segundo maior produtor. Também ocupa a quarta posição em produção e exportação de carne suína. “Temos um papel de destaque nessa cadeia, principalmente em qualidade e sanidade dos produtos, mas temos muito o que investir em informação, tecnologia e capacitação”, ressaltou o ex-ministro que também é presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de ser vice-presidente da Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), presidente do conselho da associação dos produtores de biodiesel (APROBIO) conselheiro de Agronegócio da FIESP e da Escola do Agronegócio da Atitus.

Ele defendeu que o país deveria explorar mais os produtos em vez de exportá-los: “Poderíamos transformá-los, agregar valor e gerarmos mais emprego, mais conhecimento e rentabilidade. Estamos deixando os outros países faturarem mais”. Turra também mencionou que há muitas oportunidades na área de proteína animal no Brasil, como a carne de avestruz, o peru e os peixes, como tilápia e salmão, que possuem muita demanda no exterior e são pouco explorados aqui.

Deniz Anziliero comentou sobre os avanços na cadeia de suínos e aves em comparação à pecuária bovina, citando a incorporação de tecnologia e a participação de startups. “A pecuária ainda é desorganizada e fragmentada, com muitas soluções em escala reduzida. As grandes empresas e cooperativas estão liderando essa transformação, integrando tecnologia nas propriedades e gerindo informações. No entanto, muitos produtores ainda não têm afinidade, assistência técnica para viabilizar a implementação das tecnologias”, destacou.

Ele também ressaltou que a Escola do Agronegócio está preparando os jovens para o mercado, ensinando-os a utilizar tecnologias como aliadas para melhorar os resultados no campo, sem deixar de lado as práticas agropecuárias tradicionais. “Integramos os jovens com instituições de pesquisa e empresas que estão implementando tecnologias”, concluiu.

Lucas De Carli Meneghello compartilhou a percepção da Resolpec, distribuidora de produtos veterinários, em relação ao mercado da pecuária, suas demandas e oportunidades. “Há 20 anos no mercado, estamos sempre em busca de levar mais diagnóstico para o produtor e exponenciar o crescimento das fazendas de maneira mais assertiva”, comentou. Neste sentido, apresentou o Software Gerir (Gestão Estratégica de Resultados e Índices de Rebanho), que auxilia na gestão estratégica da fazenda, armazenando os dados e auxiliando na tomada de decisão em relação à qualidade de leite e a criação de bezerras.

Fonte: Assessoria Atitus
Continue Lendo

Notícias

Mercoagro 2025 será lançada em Chapecó no dia 10 de outubro

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

Publicado em

em

Foto: UQ Eventos

A maior exposição-feira do setor industrial da proteína animal da América Latina – a Mercoagro 2025 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) –  será lançada na próxima quinta-feira (dia 10), às 19 horas, no Shopping Pátio Chapecó, reunindo expositores, patrocinadores, autoridades e imprensa.

A Mercoagro é realizada, promovida e organizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) desde 1996 e está programada para o período de 9 a 12 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó (SC).

O lançamento consistirá de exibição de vídeo, apresentação dos números oficiais da feira, manifestações de lideranças e coquetel de confraternização.

A Mercoagro 2025 terá 250 expositores representando mais de 700 marcas. De acordo com seu desempenho histórico, deve atrair 25 mil visitantes/compradores e oportunizar 250 milhões de dólares em negócios.

A feira é um retrato planetário do estágio em que se encontra um dos mais estratégicos setores da indústria de alimentos. A indústria da proteína animal é uma área de intensivo emprego de ciência e tecnologia. Por essa razão, desde as primeiras edições, a Mercoagro cumpre importante papel de difusão tecnológica e atualização científica do principal evento paralelo que promove para seu público-alvo formado por operadores de agroindústrias e por fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos para as longas e complexas cadeias produtivas.

As vendas estão praticamente concluídas e 96% dos expositores da edição anterior (2024) renovaram contrato para participar da edição de 2025. “Nosso compromisso é aperfeiçoar a feira a cada edição para intensificar a experiência dos visitantes e ampliar os negócios dos expositores”, enfatiza o presidente da ACIC Helon Antonio Rebelatto.

A Mercoagro 2025 tem parceria da Prefeitura de Chapecó e patrocínio da Aurora Coop, do BRDE e do Sicoob. A feira tem apoio institucional do Nucleovet, do Chapecó Convention & Visitors Bureau, do Sistema Fiesc/Senai/Sesi, da Unochapecó e do Pollen Parque.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.