Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Transição águas-seca: uso estratégico da suplementação proteica para potencializar o desempenho animal

Para otimizar a utilização dos nutrientes ingeridos e manter o desenvolvimento do animal, é desejável aumentar a ingestão e a digestão da forragem através de estratégias nutricionais suplementares

Publicado em

em

Keuven dos Santos Nascimento - Consultor Técnico Ruminantes da Trouw Nutrition - Foto : Assessoria

Por Keuven dos Santos Nascimento – Consultor Técnico Ruminantes da Trouw Nutrition

A criação de bovinos de corte a pasto tem seu ápice produtivo no período chuvoso; momento em que é possível reduzir os custos com o aumento da produtividade baseando-se na quantidade e qualidade da forragem disponível. Com o avanço das estações, o fim do período chuvoso é marcado pelo amadurecimento do capim e pelo declínio considerável da quantidade e qualidade nutricional das pastagens – fato que pode resultar em deficiências dietéticas, prejudicando o desempenho animal.

Um dos principais fatores que afetam o ganho de peso é a redução da ingestão de matéria seca (MS) em decorrência da diminuição da oferta de forragem. De acordo com o NRC (National Research Council), principal base de informações para a formulação de dietas de bovinos, as pastagens com oferta menor que 2.000 kg de MS oferecem menor consumo de pasto e aumento do tempo de pastejo. Ou seja, o animal tem de caminhar e gastar mais horas do dia em busca de alimentos que atendam à sua exigência, muitas vezes sem sucesso, devido às limitações físicas e climáticas.

Além disso, o consumo também pode ser reduzido quando a forragem ingerida tem porcentagem de proteína bruta inferior a 6 a 8%, o que ocorre devido ao menor suprimento de nitrogênio no rúmen. Sendo necessário para o crescimento microbiano e a digestibilidade adequada do alimento ingerido.

Para otimizar a utilização dos nutrientes ingeridos e manter o desenvolvimento do animal, é desejável aumentar a ingestão e a digestão da forragem através de estratégias nutricionais suplementares. A suplementação ajuda a atender às exigências nutricionais dos animais em pastejo, desde que a disponibilidade de forragem não seja limitante. O fornecimento de suplementos proteicos permite ajustar o teor de nitrogênio na dieta total dos animais, maximizando o consumo de forragem que antes era limitado pela baixa digestibilidade.

Nesse sentido, é essencial oferecer suplementos que atendam a demanda proteica dos animais a pasto nos diferentes momentos de desenvolvimento da forragem. Como é o caso de Lambisk VS, suplemento proteico idealizado para animais a pasto no período de transição. Além de minerais e aditivos, o Lambisk VS possui em sua composição 40% de PB decorrente de um ajuste das diferentes fontes de proteína e nitrogênio ruminal (proteína verdadeira e NNP), que permitem corrigir o teor proteico da dieta a níveis que maximizem a ingestão e digestão de MS (i.e. retornando a dieta para valores entre 6 e 8% de proteína).

Por exemplo, animais de recria (300 kg) em pasto de transição com teor proteico 5%, ao serem suplementados, têm ingestão proteica de 120 g via suplemento. Esse ajuste nutricional tem o potencial de elevar o teor proteico da dieta em 1,7 pontos percentuais, ou seja, corrigindo a dieta para valores entre 6 e 8% de PB. Fato que melhora a utilização da forragem ingerida e o desempenho animal, com ganhos adicionais esperados de 150 a 200 g/cabeça/dia em relação ao sal mineral.

Além de uma ótima estratégia para maximizar a utilização de forragem no período seco, o Lambisk VS atua na melhoria dos processos digestivos e metabólicos do animal nesses períodos tão desafiadores do ponto de vista nutricional.

Referencias bibliográficas com o autor – via email: thiago@textoassessoria.com.br

Fonte: Assessoria

Empresas

Vaccinar lança probiótico Simbio+ para saúde intestinal de aves e suínos

Publicado em

em

Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar. - Divulgação Vaccinar

A Vaccinar Nutrição Animal anunciou o lançamento do Simbio+, a mais nova adição à sua linha Bio+. Desenvolvido a partir de um blend de probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis, o Simbio+ é uma alternativa inovadora para melhorar a saúde intestinal, o desempenho e o bem-estar de aves e suínos.

Os probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram selecionados devido à sua comprovada eficácia em promover a saúde intestinal e o equilíbrio da microbiota no trato gastrointestinal de aves e suínos. Estes microrganismos atuam de forma sinérgica para melhorar a digestão e absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças gastrointestinais.

O desenvolvimento do Simbio+ responde à crescente demanda por alternativas aos antibióticos promotores de crescimento na produção animal, em meio às preocupações com a segurança alimentar e a saúde pública. Reconhecendo a eficácia dos probióticos, o departamento técnico da Vaccinar realizou um estudo abrangente para identificar as cepas mais adequadas e a concentração ideal para maximizar os benefícios do produto.

“Este lançamento amplia nosso portfólio de aditivos e impulsiona nossa capacidade de oferecer soluções avançadas, destacando nossa dedicação em fornecer alternativas eficazes e inovadoras. Além disso, reflete nosso compromisso com o mercado de aditivos, como uma empresa que está na vanguarda da tecnologia e da excelência em nutrição animal. Esta expansão no portfólio também nos coloca no caminho para desenvolver programas 100% livres de AGP Vaccinar, atendendo às demandas crescentes por práticas sustentáveis e de bem-estar animal”, afirma Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar.

Diferenciais
A formulação do Simbio+ se destaca pelo blend especialmente desenvolvido com alta concentração de microrganismos benéficos. As cepas Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram escolhidas por sua eficácia comprovada em promover a saúde intestinal e o desempenho animal. Além disso, o Simbio+ resiste às variações de pH do trato gastrointestinal e ao processo de peletização, garantindo que os microrganismos permaneçam ativos e viáveis.

Com a utilização do Simbio+, espera-se melhor digestão e absorção de nutrientes, redução do estresse intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do desempenho e produtividade dos animais.

“Este lançamento é mais uma oportunidade para reforçarmos a confiança dos clientes em nossos produtos e serviços. Oferece aos clientes a possibilidade de adotar práticas de produção mais responsáveis e alinhadas com as demandas dos consumidores por alimentos produzidos de forma mais sustentável”, avalia Birro.

Benefícios do Simbio+
O Simbio+ promove a saúde intestinal de aves e suínos, oferecendo várias vantagens adicionais:

– Melhora na digestão e absorção de nutrientes: O Simbio+ equilibra a microbiota intestinal, promovendo uma digestão mais eficiente e uma absorção mais completa dos nutrientes, melhorando o desempenho animal.
– Desempenho aprimorado: Com melhor absorção de nutrientes e saúde intestinal, os animais apresentam maior ganho de peso e eficiência na conversão alimentar.
– Fortalecimento da imunidade: A saúde intestinal está ligada ao sistema imunológico dos animais. O Simbio+ ajuda a fortalecer as defesas naturais, tornando os animais mais resistentes a doenças.
– Bem-estar animal: Reduz o estresse intestinal e o desafio microbiológico, garantindo o bem-estar de aves e suínos.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Com a nova contratação, a Topigs Norsvin reforça seu compromisso com a excelência e inovação no setor suinícola, buscando entregar o máximo valor aos seus clientes e parceiros

Publicado em

em

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Especialista em nutrição animal, Rodrigo Lima é o novo contratado da Topigs Norsvin, empresa especializada em genética suína, onde assume o cargo de Especialista Global em Nutrição. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Rodrigo está pronto para enfrentar os desafios dessa nova posição, se reportando diretamente ao Diretor Técnico, Marcos Lopes.

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo também concluiu mestrado na mesma instituição, focando em crescimento e terminação de suínos, com especialização em aditivos de saúde intestinal e ractopamina, além de um doutorado em nutrição de precisão de fêmeas suínas, finalizado no início de 2024.

Na Cargill, o zootecnista trabalhou focado com contas no Brasil, lidando com os desafios do setor suinícola nacional, especialmente no contexto de crise econômica e altos custos de produção. Agora, na Topigs Norsvin, tem a missão de alinhar a nutrição com o potencial genético dos produtos da empresa. “A genética nos dá o potencial, e a nutrição, junto com outros manejos, dita quanto desse potencial podemos alcançar”, explica Rodrigo.

O especialista acredita que a sinergia entre genética e nutrição é essencial para maximizar os resultados. “Hoje, nosso desafio é alinhar toda a nutrição ao potencial do material que temos no mercado, que já é consolidado, mas podemos melhorar ainda mais os resultados”, afirma.

A importância da nutrição

Um dos principais diferenciais do Brasil no mercado internacional, segundo o especialista, é a capacidade de enfrentar grandes desafios econômicos e de custos, especialmente na suinocultura. Ele destaca que a nutrição representa cerca de 70% do custo de produção de suínos, o que torna o trabalho no Brasil ainda mais desafiador e importante para a rentabilidade dos produtores.

Com sua expertise, Rodrigo espera contribuir significativamente para a Topigs Norsvin, especialmente na área de nutrição de precisão, que estuda e identifica a quantidade exata de nutrientes para cada fase e categoria de animal. “A Topigs Norsvin é uma empresa aberta à inovação e tecnologia, e eu espero trazer cada vez mais conhecimento para alinhar a parte genética, reprodução e nutrição, visando sempre os melhores resultados possíveis”, conclui.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Composto orgânico contribui para a melhoria da saúde intestinal de aves de postura

Publicado em

em

Divulgação Auster - Shutterstock

Em 2023, a produção de ovos no Brasil atingiu o patamar de ¹52 bilhões de unidades, ficando entre os maiores produtores mundiais. “Para manter esse elevado nível de produtividade, as aves de postura têm de estar com ótima saúde, e isso inclui a saúde intestinal. O nível de eficiência do intestino para captar nutrientes contribui decisivamente para o resultado da atividade”, explica Ariane Rodrigues Nogueira, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

Ariane detalha que “para alcançar índices produtivos satisfatórios, é essencial uma microbiota equilibrada, para atuar eficientemente no sistema imunológico, associado a uma integridade intestinal adequada, proporcionando boa área de absorção”.

A saúde do epitélio intestinal é crucial para otimizar a absorção dos nutrientes. “O processo de absorção depende de mecanismos de transporte que ocorrem na membrana das células epiteliais da mucosa, localizadas nas vilosidades que revestem a parede intestinal. A relação vilo/cripta é um indicador importante da saúde intestinal, pois uma alta relação sugere que o epitélio está saudável, com grande área de absorção e baixa renovação celular, o que implica em menor gasto energético”, diz a zootecnista.

A digestão das aves é beneficiada pela adição de butirato de sódio à dieta, pois reduz o pH gástrico, levando a um aumento na retenção do alimento no trato digestivo e ativação do pepsinogênio, melhorando a digestão de proteínas. “O butirato de sódio inibe a formação de complexos de cálcio-fitato, aumentando os níveis séricos de cálcio, fósforo e magnésio no organismo, resultando em otimização do desempenho das aves, melhoria evidente em sua resposta imune e na qualidade dos ovos produzidos”, completa a zootecnista.

Devido aos inúmeros benefícios do butirato de sódio para manter a saúde intestinal das aves, a Auster Nutrição Animal desenvolveu o Novyrate C – aditivo composto por butirato de sódio revestido por ácidos graxos de cadeia média e curta, que são liberados de forma duradoura no intestino. A solução atua de forma importante no controle da carga microbiana e resulta em maior digestão de proteínas e aminoácidos.

O butirato tem importante função de equilíbrio da comunidade microbiana, o que fortalece a linha de defesa do hospedeiro contra micro-organismos nocivos, reduzindo a competição por nutrientes, a passagem de alimentos e o processo de descamação das células do intestino”, completa Ariane. Aves de postura suplementadas com butirato de sódio, como Novyrate C, otimizam a produtividade, lucratividade e rentabilidade do avicultor, pois têm a saúde intestinal fortalecida e convertem os nutrientes alimentares de forma eficiente.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.