Notícias Desafio novo
“Temos a responsabilidade de fazer as coisas cada vez melhores”, diz diretor-secretário da Copagril
Para Ademir Griep, presença diáira na cooperatia é importante pela necessidade de tomdas de decisões constantes e rápidas.
Ademir Luis Griep nasceu em 10 de abril de 1981, em Marechal Cândido Rondon (PR). É filho de Egon e Evanir Griep. Tem duas irmãs, a Elisete Andréia Griep Kracke e a Ana Sabrina Borchert. Ademir é casado com Catia Tamaris Fosch Griep.
Desde que nasceu, passou a residir na Linha Água Verde, hoje localizada no município de Quatro Pontes (quando pertencia a Marechal Cândido Rondon fazia parte da Linha Arroio Fundo). Iniciou sua formação escolar na Escola Rural Municipal Francisco Alves, da Linha Heidrich. A 5ª e a 6ª série do Ensino Fundamental cursou no Colégio Estadual Eron Domingues e o restante, até a conclusão do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Quatro Pontes.
Graduou-se em Administração de empresa, com ênfase em gestão ambiental, pela Faculdade Luterana Rui Barbosa, aproveitando um convênio que a instituição mantinha com a ACJC. Cursou MBA em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas.
Desde criança, Ademir ajudou os pais e irmãs nas atividades da propriedade. Tratava os suínos, ajudava na roça, manejava o trator entre outros serviços. Hoje continua trabalhando na propriedade, que é exemplo na produção de suínos, aves e lavouras. Sempre dinâmico, estimulou seus familiares a investir na produção de aves, em 2007.
Na atividade suinícola, a família Griep mantém um crechário com capacidade, por lote, de 6,5 mil animais. Na produção de aves, alojam 83 mil aves por lote. E na lavoura, composta por 21 alqueires, plantam basicamente soja e milho. Todos os trabalhos são administrados por ele, a esposa Catia e o pai Egon.
Associativismo
Ademir começou a se envolver cedo com as atividades da comunidade. Foi membro da diretoria da Comunidade Evangélica Boa Esperança da Linha Heidrich, que pertece a
Igreja Evangelica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Também integra as Associações de Moradores da Linha Heidrich e da Linha Água Verde. É associado do Sindicato Rural Patronal, da Associação Municipal dos Suinocultores, onde faz parte da diretoria das mesmas e atual presidente da Paróquia Evangélica de Quatro Pontes.
Em 2005, associou-se ao Comitê de Jovens Copagril Ordem e Progresso, de Quatro Pontes, do qual foi presidente, secretário e tesoureiro por diversos mandados. Como membro desta, foi eleito presidente da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC) em 2008.
Associou-se à Copagril com 18 anos de idade. Em poucos anos também começou a participar dos comitês de núcleo, representando a região de Quatro Pontes.
Como membro do comitê, pode candidatar-se a conselheiro fiscal, sendo eleito para os mandatos de 2011, 2012, 2014.
Em 2015 concorreu à vaga no Conselho de Administração, para a qual foi eleito e cumpriu o mandato até 2019, ano em que foi reeleito, permanecendo no cargo até 31 de
janeiro de 2023, quando aconteceu nova Assembleia Geral Ordinária para eleição da diretoria e nesta foi eleito diretor- secretário da Copagril, para o quadriênio 2023-2026.
Ser eleito diretor-secretário da Copagril foi parte de sua dedicação à cooperativa. Teve no apoio de inúmeras lideranças a segurança necessária para se candidatar ao cargo e foi eleito na Assembleia Geral Ordinária do dia 31 de janeiro de 2023.
Ademir disse que se sente preparado para a missão. “As lideranças vinham pedindo minha participação e me sinto capacitado para o cargo”, enfatiza.
No cargo há mais de 60 dias, ele diz que promoveu grandes mudanças na sua rotina diária. “É um desafio novo. Deixei a administração da minha propriedade para
a minha esposa a fim de poder ajudar na administração da cooperativa. Ainda que vinha de atividades do Conselho de Administração, estas eram apenas mensais, agora eu dedico todos os dias para a Copagril”, pontua.
Para Ademir, a presença diária na cooperativa é importante, pela necessidade de tomadas de decisões constantes e rápidas. “As decisões são pontuais e precisamos fazê-las da maneira mais correta possível, pois de nosso empenho dependem muitas famílias, sejam associados, funcionários ou clientes da Copagril. Sabemos da importância da Copagril na região em que ela está inserida e que na maioria dos municípios em que está presente é a maior empresa local. Isso nos traz uma responsabilidade ainda maior de fazer as coisas da melhor maneira e sempre lastreado pela honestidade”, ressalta.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.