Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias No Paraná

Tecpar completa 83 anos a serviço da sociedade e projeta futuro com inovações e novos produtos

Ao longo da história, o Tecpar manteve-se a serviço da sociedade, com produtos e serviços clássicos, como a vacina antirrábica veterinária, desenvolvida e patenteada em nome do instituto, ou a certificação de orgânicos, no qual foi pioneiro no país.

Publicado em

em

Sistema de cromatografia a líquido com espectrômetro de massas de alta resolução - Foto: Herdeseon Alves/Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completou na terça-feira (06) 83 anos. Ao longo da história, manteve-se a serviço da sociedade, com produtos e serviços clássicos, como a vacina antirrábica veterinária, desenvolvida e patenteada em nome do instituto, ou a certificação de orgânicos, no qual foi pioneiro no País.

A celebração do aniversário marca o olhar do instituto ao futuro, com a atenção dedicada às necessidades do Paraná e do Brasil.

Para apontar novas direções, o Governo do Estado definiu, em seu Plano de Governo, para o período de 2023 a 2026, ações para serem colocadas em prática pelo instituto.

“Historicamente o Tecpar atende demandas governamentais nas esferas municipal, estadual e federal. Entretanto, os desafios contemporâneos da sociedade paranaense e brasileira também estão na pauta do Tecpar, um instituto que se reinventa e se orienta pelas necessidades do país”, destacou Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar.

Na área da saúde, o Tecpar tem como desafio implementar o Centro de Saúde Pública de Precisão, iniciativa que foi lançada em 2022 em parceria entre Tecpar, Fundação Carlos Chagas (Fiocruz) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A unidade fará estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo.

Com a implantação do centro, especialistas das três instituições farão estudos da população com doenças raras e câncer, por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica.

Frascos de antígenos que serão produzidos no novo Laboratório de Insumos Veterinários – Fotos: Divulgação/Tecpar

Com foco nas coberturas vacinais, o Tecpar tem como meta uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a produção da vacina pentavalente, que protege pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.

Outra ação relevante é a elaboração do Centro Científico e Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em células-tronco, direcionado a ações de desenvolvimento técnico e científico da saúde, envolvendo o uso de células-tronco mesenquimais. O objetivo é propor novas soluções a problemas de saúde em ossos e cartilagens, por exemplo.

Sorologia antirrábica

Na área de sorologia antirrábica, o Tecpar vai atuar em duas frentes. Uma delas é a ampliação de exames sorológicos veterinários, que começaram em 2021. O Tecpar é o primeiro laboratório do Sul do Brasil credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia para emitir laudos que comprovem que a vacina antirrábica gerou resposta imunológica aos animais em trânsito. Hoje o laudo é aceito em 36 países e o instituto estuda ampliar sua presença, como para o Japão, por exemplo.

Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Tecpar irá implantar ainda o Teste de Sorologia Antirrábica em indivíduos expostos a situações de risco. Quando o serviço estiver em operação, o instituto fará exames para identificar a existência do agente patogênico em pesquisadores, profissionais de laboratório que manipulam o vírus, veterinários e outros cidadãos em risco de exposição.

Diagnósticos veterinários

Uma das metas também é fornecer insumos veterinários para apoiar a cadeia do agronegócio brasileiro. Para isso, o Tecpar iniciou este ano a obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários, que fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina.

O investimento para a construção da planta, feito pelo Governo do Estado, é de R$ 41,5 milhões, via Fundo Paraná. A nova unidade está sendo construída no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba, e tem previsão de 18 meses para ser concluída. A área total do novo laboratório será de cerca de três mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.

Cannabis

O Tecpar acompanha as evoluções do debate sobre o uso de medicamentos e produtos à base de Cannabis para fins medicinais de uso humano para oferecer, como laboratório

Novos ensaios laboratoriais para produtos à base de Cannabis com fins medicinais serão desenvolvidos pelo Tecpar

público oficial, soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das metas do Plano de Governo é ofertar, por meio de seu complexo laboratorial, ensaios para controle de qualidade do produto acabado, inicialmente para determinação do teor de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), com previsão de inclusão desse serviço em seu portfólio comercial.

Sustentabilidade

Em parceria com outras instituições, o Tecpar ainda irá operacionalizar um novo programa de certificação, com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa. Serão certificadas áreas que promovam a remoção de carbono das florestas nativas e cultivadas outras que possibilitem a redução de carbono por meio de boas práticas de plantio.

Fonte: AEN-PR

Notícias Mercado e perspectivas futuras

Suinocultura é foco do 1º dia de congresso promovido pelo O Presente Rural

Evento segue nesta quarta-feira (12) com programação voltada à avicultura.

Publicado em

em

O agronegócio esteve em pauta nesta terça-feira (11), com a realização do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, evento que conta com a participação de lideranças destes setores, especialistas, representantes de cooperativas e produtores.

No primeiro dia de programação, o foco foi a suinocultura, quando foram abordados assuntos como o mercado da carne suína, cenário atual, perspectivas futuras, aumento do consumo interno, exportações entre outros.

Amanhã, quarta-feira (12), a avicultura será o foco do evento. Assista à matéria em vídeo.

Fonte: Produzido em parceria com O Presente
Continue Lendo

Notícias

Players globais da proteína animal debatem futuro do setor em painel no Siavs 2024

Brasil, EUA e China e representante de órgão internacional abordam visões sobre o comércio global.

Publicado em

em

Representantes de grandes produtores mundiais da proteína animal participarão de um painel sobre o futuro da cadeia produtiva internacional durante debate que acontecerá em meio ao Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento dos setores no Brasil, programado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Nomeado como “Visão dos players globais sobre a proteína animal”, o painel reunirá o presidente Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA (USAPEEC), Greg Tyler, juntamente com presidente da Câmara de Comércio de Alimentos e Produtos Nativos da China (CFNA), Madame Yu Lu, e o secretário-geral do Conselho Mundial da Avicultura (IPC), Nicoló Cinotti.

No debate mediado pelo diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, visões distintas de atuação no mercado global traçarão perspectivas sobre os caminhos que serão percorridos pela indústria de proteína animal no futuro. “É um debate com visões complementares promovido por representantes de dois dos maiores produtores mundiais de carne de frango e carne suína, além do representante do órgão máximo da avicultura, o Conselho Mundial de Avicultura. Além do mais, a China é o principal importador mundial das proteínas de aves e suínos. A expectativa é que a gente possa ter uma discussão de alto nível, pensando em todos os elos, desde a produção até o comércio internacional. Esperamos dialogar dentro do propósito pela garantia da segurança alimentar global”, avalia Rua.

Confira a programação completa do Siavs clicando aqui.

Continue Lendo

Notícias Acompanhe ao vivo

Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural reúne os principais atores da cadeia produtiva

Evento teve início nesta terça-feira (11) com foco na cadeia suinícola. Programação segue na quarta-feira (12) voltada à avicultura.

Publicado em

em

O jornal O Presente Rural, em parceria com a Lar Cooperativa Agroindustrial e a Frimesa, com apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promove entre terça (11) e quarta-feira (12) o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, no salão comunitário da Igreja Católica em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

O evento reúne os principais especialistas em avicultura e suinocultura, oferecendo uma programação específica destinada a promover conhecimento e inovação nesses setores essenciais para o agronegócio brasileiro.

Acompanhe ao vivo a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Feira de Negócios

Uma das novidades do evento deste ano é a Feira de Negócios, que contará com a participação de algumas das mais importantes empresas brasileiras e multinacionais, com focos variados em nutrição e saúde animal, equipamentos, genética, entre outros segmentos.

Realização, apoio e patrocínio

O evento é realizado pelo jornal O Presente Rural, Lar Cooperativa Agroindustrial e Frimesa, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Além disso, conta com o patrocínio de importantes empresas do setor, incluindo na cota diamante Agrifirm, Agroceres PIC, American Nutrients, Biochem, Boehringer Ingelheim, Casp, Dandred, Grasp, MSD Saúde Animal, Oligo Basics, Sicredi e Vetanco; na cota ouro Cargill, Cobb, Huvepharma, Phibro, Salus, Suiaves, Vaccinar; na cota prata Agroceres Multimix, Aleris, Cinergis Agronegócios, DNA South America, Equittec, GD Brasil, HB Agro, Imeve, MS Schippers, NNATRIVM, Sanex, Sauvet, Sicoob, Suitek e Xcare; e na cota especiais BioSyn, MM2, Natural BR Feed, Ourofino, Polinutri, Vaxxinova e VetQuest.

Com uma programação tão rica e diversificada, o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural promete ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, refletindo o compromisso contínuo com a inovação e o avanço do agronegócio brasileiro.

Confira a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo
AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.