Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Sustentabilidade em destaque durante o primeiro dia do Avisulat 2014

Publicado em

em

O destaque da programação da tarde do primeiro dia do Avisulat 2014 – IV Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios foi o painel Sustentabilidade como Fator de Competitividade. O engenheiro químico e mestre em Ecologia Gilson Spanemberg, gestor de projetos de sustentabilidade da Apex-Brasil, foi o primeiro a falar sobre a sustentabilidade como ferramenta de inovação e diferencial competitivo a partir de princípios importantes da responsabilidade socioambiental.
“A sustentabilidade é uma forma de se posicionar”, disse Spanemberg. Segundo ele, o desenvolvimento sustentável confere inovação e reposicionamento à organização, redução de custos e riscos, regulação e legitimidade e é o caminho para o crescimento. “A sustentabilidade cria uma nova forma de comunicação com o consumidor e confere credibilidade à empresa.”
Depois, foi a vez do diretor de relações institucionais da JBS Foods, Wilson Newton Mello Neto, apresentar algumas das principais ações praticadas pela empresa nos três pilares que compõem a sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. “Não é custo, é investimento. Não é obrigação, é diferencial competitivo”, destacou.
No pilar ambiental, a JBS Foods realiza investimentos relacionados à melhoria ambiental em seus processos industriais, como o gerenciamento e a reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações. Além disso, possui um Centro de Educação Ambiental, ativo desde 2004, localizado em uma fazenda na cidade de Vargem Bonita.
No pilar econômico, a empresa tem apresentado um importante crescimento nos seus resultados. A companhia possui um Centro de Excelência para a avaliação dos principais indicadores de produção, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias.
No pilar social, o Instituto JBS mantém, desde 2010, a Escola Geminare, aprovada pelo MEC e reconhecida pela Unesco. A escola é regular e oferece, sem custo algum, para crianças e adolescentes o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio. O aluno recebe ainda três refeições diárias, uniforme e todo o material didático necessário.
Outra iniciativa citada por Mello Neto são os benefícios oferecidos aos mais de 7 mil integrados da JBS Foods: auxílio técnico, visitas frequentes no período de produção e premiações para os destaques em produção, “o que garante uma melhoria significativa na produtividade”, de acordo com ele. “Tudo isso permite à empresa ter tranquilidade em garantir aos seus consumidores um produto seguro e de qualidade”, finalizou o diretor.
A última apresentação ficou por conta do diretor executivo global de assuntos corporativos da BRF, Marcos Sawaya Jank, que tratou principalmente sobre o aumento da oferta e demanda por proteínas animais e a necessidade de recursos naturais para suprir essa necessidade. As oportunidades, segundo ele, estão principalmente nas cadeias de aves e suínos. “A expectativa de crescimento do comércio mundial de aves é superior ao de outras proteínas”, afirmou.
Jank elencou entre as novas preocupações dos consumidores quanto à sustentabilidade no setor de proteína animal a rastreabilidade, rotulagem, impactos ambientais e sociais, fornecedores, saudabilidade, saúde e bem-estar animal. Já as principais tendências e desafios do setor são, de acordo com ele, a competitividade (redução de custos), políticas comerciais mais efetivas, produtos de alto valor agregado e marcas globais, multinacionais brasileiras e cadeias de suprimentos globalmente integradas.
Também à tarde, ocorreu a primeira rodada do Encontro Internacional de Negócios, momento de prospecção em que empresas brasileiras capacitadas para atender compradores internacionais apresentam-se para representantes de países como Chile, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Malásia, México, Rússia e Uruguai. O objetivo da ação é propiciar a ampliação de mercados externos para os produtos dos três setores.
O Avisulat 2014 acontece até o dia 06 de novembro no Centro de Exposições FIERGS, na capital gaúcha

Fonte: Ass. Impr. da AVISULAT

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.