Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Site da Veja indica Carne Suína como a mais saudável para consumo

Quiz inspirado em livro de especialista em alimentação apresenta a carne suína como uma opção saudável e indicada para o consumo diário

Publicado em

em

A carne suína vem conquistando novos paladares e sendo inserida cada vez mais na mesa dos brasileiros. Diante deste cenário, a proteína ganhou destaque no quiz do site da Veja, com o objetivo de derrubar mitos e modismos que atrapalham o caminho de uma dieta nutritiva, além de ser apontada como uma carne segura e de qualidade. O teste “Vilões da alimentação. Eles realmente existem? ” tem como objetivo apontar alimentos saudáveis e indicados no consumo diário.

O quiz foi inspirado no livro “Doutor Gourmet – Viva melhor, coma sem culpa” do nutrólogo e cardiologista do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, que será lançado na próxima quinta-feira (30). Entre as dez perguntas desenvolvidas exclusivamente para a página da Veja, o autor inclui o questionamento “Qual é a carne mais saudável para consumo? ” e a resposta é carne suína. Em seguida, o teste informa que o segredo da escolha de uma carne está no tipo de corte, que vai determinar a quantidade de gordura, e que a proteína suína tem menor teor de gordura e pode ser consumida diariamente. 

O Dr. Daniel Magnoni explica que a inclusão da carne suína tanto no quiz quanto em seu livro se deve a sua qualidade e potencial nutricional, já defendida entre especialistas em revistas e trabalhos científicos. “A carne suína está inserida no dia a dia dos profissionais de cardiologia e nutrição. É comprovado que ela é uma proteína de alto valor biológico, tem menos gordura saturada, menos colesterol e tem mais zinco, selênio e ferro”, explica Magnoni. 

Outro ponto destacado pelo especialista é o custo-benefício da carne suína e sua disponibilidade no varejo. De acordo com Magnoni, quando comparados cortes similares de outras carnes, a opção suína ganha nas vantagens, como é o caso da picanha. Além disso, o médico também chama a atenção para a qualidade do produto, exaltando os processos de produção e industrialização. “Hoje em dia nos sabemos que o agronegócio levou a criação de frigoríficos e granjas que produzem carne suína de alta qualidade e higiene”, afirma. 

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, comemora essa conquista para a cadeia suinícola, que tem mais uma vez seu produto indicado e reconhecido em um veículo de comunicação popular e influente no país. “A carne suína brasileira tem qualidade e saudabilidade atestada por especialistas e está ganhando cada vez mais destaque na mídia. Reconhecimentos como esse somados ao trabalho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que busca trazer profissionais qualificados que desempenham um papel significativo para o desenvolvimento de conteúdo e capazes de auxiliar em uma mudança cultural nos consumidores brasileiros, são essenciais para o nosso crescimento”, pontua Lopes. 

 

Confira o conteúdo e o quiz ao clicar aqui.

 

Lançamento do livro 

O livro “Doutor Gourmet – Viva melhor, coma sem culpa” do Dr. Daniel Magnoni será lançado no dia 30 de março na livraria Cultura do Shopping Iguatemi de São Paulo a partir das 19h e estará disponível para venda nas principais livrarias do país. 

 

Fonte: ABCS

Continue Lendo

Notícias Siavs Internacional

Mais de 50 expositores estrangeiros participam do Siavs 2024

Ampliação da presença internacional será um dos pontos altos do evento.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A forte internacionalização é uma das marcas do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento dos setores no Brasil, programado entre os dias 06 e 08 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A edição deste ano, porém, contará com participação estrangeira de forma mais marcante. Na exposição comercial, estarão mais de 50 expositores estrangeiros, apresentando tecnologias e soluções para produtores do Brasil e do exterior participantes do Siavs.

Ao mesmo tempo, diversas delegações estrangeiras já confirmaram presença. Apenas do México são mais de 150 representantes. Há confirmações ainda de participantes de países da América Latina, Europa e Ásia. Na última edição do Siavs, visitantes de mais de 50 países participaram da programação do evento, em São Paulo.

Paralelamente, um projeto focado em produtores latino-americanos deverá reforçar a posição da da região no evento. Nomeado “Projeto Produtor Latinoamericano”, a iniciativa do Siavs – promovido em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (ANFEAS) – viabilizará a vinda de produtores e técnicos de países vizinhos ao Brasil.

Outros projetos setoriais – mantidos em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – focarão na participação de compradores e formadores de opinião de mercados estratégicos para o setor brasileiro. “A forte presença internacional no Siavs é uma característica construída já nas primeiras edições do evento, com bastante apelo global, respaldado pelas cadeias produtivas que estão entre as maiores produtoras e exportadoras do planeta. Exatamente por isto, a organização não poupou esforços e investimentos para que o evento fosse integralmente trilíngue, incluindo até mesmo as traduções das palestras”, destaca o presidente da – entidade organizadora do evento – Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

Expointer 2024 será mantida na data prevista

Feira será realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Publicado em

em

Fotos: Maurício Tonetto/Secom

A 47ª Expointer está mantida e vai ocorrer na data prevista, de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O anúncio oficial foi feito pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite na última sexta-feira (14), durante uma visita ao parque, que foi atingido pelas enchentes em maio.

Logo na chegada ao local, Leite se reuniu com representantes das entidades copromotoras da Expointer. Também participaram do encontro o secretário interino da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e a subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima.

A decisão pela realização da Expointer e manutenção da data prevista foi um consenso do grupo, depois de análises técnicas sobre a viabilidade do restabelecimento do parque e das condições de execução do evento, como explicou o governador. “Realizar uma feira como essa em condições normais já é um desafio. Em uma situação extraordinária, mais ainda. Por isso, essa foi uma decisão tomada de forma consciente e responsável com todos os envolvidos”, garantiu Leite. “A Expointer é motivo de orgulho para o Estado. Será importante neste momento de superação e reconstrução, não só pela grande movimentação econômica que proporciona, mas pela injeção de ânimo e celebração da força e da capacidade de trabalho dos gaúchos”, decalrou.

Nas próximas semanas, serão feitas as intervenções necessárias no parque, fortemente atingido pelas cheias. O governo do Estado vai investir cerca de R$ 6 milhões em obras no local. Serão realizados reparos de pisos dos pavilhões, calçamento de vias, reforma de telhados e calhas e revisão e melhorias da rede hidráulica e elétrica, além de limpeza e higienização de áreas comuns. “O parque teve praticamente a totalidade da área alagada e sofreu uma série de avarias, mas que não vão comprometer a realização da feira. Estamos empenhados em todos os reparos emergenciais que são necessários para a abertura dos portões na data prevista”, afirmou Elizabeth. “A realização desta edição vai representar a força pela reconstrução e poderemos ter uma feira igual ou maior do que as anteriores, devido à energia positiva que está sendo canalizada para cá”, salientou.

Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento reuniu no ano passado 822 mil visitantes e uma comercialização de quase R$ 8 bilhões – números recordes entre todas as edições.

Para Márcio, a retomada econômica do Rio Grande do Sul depois das enchentes também passa pela realização da Expointer. “Isso se confirma com a manifestação das entidades representativas do setor primário gaúcho pela realização do evento. Além disso, a feira movimenta cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos durante a pré-montagem, o período de realização e a desmontagem, que são de extrema importância no processo de recuperação do Estado”, destacou.

O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos mais queridos pelos visitantes, é um momento aguardado com grande expectativa pelos pequenos produtores, que costumam ter na Expointer o ponto alto das vendas do ano. A realização da feira será importante para apoiar a retomada econômica desse e de outros setores, como enfatizou Santini. “Precisamos fomentar o espírito de crescimento, força e resiliência, e essa Expointer será essencial para isso. A realização da feira será fundamental para a retomada da economia de diversos setores além do agronegócio e da agricultura familiar. Vamos fazer todos os esforços possíveis para que seja um grande evento”, disse o secretário.

A Expointer é realizada pela Seapi com as entidades copromotoras: Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers); Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e prefeitura de Esteio.

Fonte: Assessoria Expointer
Continue Lendo

Notícias

Boa liquidez na primeira quinzena eleva cotações dos ovos

Apesar do cenário de alta, pesquisadores do Cepea indicam que agentes já esperam baixas nos preços com a proximidade das férias escolares, quando a demanda tende a diminuir. 

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

As vendas de ovos estiveram aquecidas na primeira quinzena de junho. Segundo colaboradores do Cepea, as baixas temperaturas observadas no início do mês ajudaram a impulsionar a procura por ovos.

Assim, as cotações avançaram nas principais regiões produtoras do País.

Em Santa Maria de Jetibá (ES), o ovo branco tipo extra a retirar (FOB) chegou a se valorizar 6,6% entre 6 e 13 de junho, com a média passando para R$ 156,49/caixa com 30 dúzias na quinta-feira (13).

Apesar do cenário de alta, pesquisadores do Cepea indicam que agentes já esperam baixas nos preços com a proximidade das férias escolares, quando a demanda tende a diminuir.

 

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.