Conectado com

Empresas

Reconhecida pelo SPC mais digestível do Brasil, Rio Pardo projeta alcançar novos mercados na Fenagra 2024

Com sete anos de atuação no Brasil, a Rio Pardo Proteína Vegetal foi fundada para suprir a demanda por um concentrado proteico de soja diferenciado.

Publicado em

em

Foto: Alex Correia/WGO Comunicação
A Rio Pardo Proteína Vegetal, reconhecida pelo concentrado proteico de soja (SPC) mais digestível do Brasil, participa nesta semana da Feira Internacional da Agroindústria (Fenagra), no Centro de Convenções do novo Distrito Anhembi, em São Paulo.

A empresa atingiu a marca de exportação para 21 países com seu principal produto: cinco asiáticos (Filipinas, Tailândia, Taiwan, Vietnã e Malásia), 10 europeus (Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Turquia, Lituânia, Portugal, Grécia e Holanda) e seis nas Américas (Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Venezuela). “Nossa expansão pelo mundo está diretamente ligada às parcerias firmadas em feiras internacionais como a Fenagra, que este ano está ainda maior e conta com uma presença mais robusta de público e empresas multinacionais”, frisa o diretor da empresa, Osvaldo Neves de Aguiar.

Diretor da Rio Pardo, Osvaldo Neves de Aguiar: “Nós introduzimos a soja e obtemos o SPC pronto e o óleo em uma única etapa” – Foto: Giuliano de Luca/OP Rural

Na França e na Alemanha, por exemplo, o SPC da Rio Pardo chegou por meio de parceria com a Barentz, gigante mundial de distribuição de insumos alimentícios. “A Barentz representa a Rio Pardo nos principais países da Europa. Hoje, estamos em 22 países, incluindo o Brasil, e as feiras do setor são ferramentas essenciais para o desenvolvimento desse mercado global”, enfatiza Aguiar.

Líder do segmento

Com sete anos de atuação no Brasil, a Rio Pardo Proteína Vegetal foi fundada para suprir a demanda por um concentrado proteico de soja diferenciado. “Na Europa e na Ásia é realizado uma lavagem alcoólica para obter o concentrado proteico de soja, enquanto que o processo de produção dos RPSOY700 e RPSOY180 da Rio Pardo é diferente. Investimos muito para alcançar o produto que temos hoje, com um processo único”, assinala Aguiar. “Nós introduzimos a soja e obtemos o SPC pronto e o óleo em uma única etapa. Isso representa uma nova geração de SPC, pois utilizamos menos energia térmica e elétrica, e fazemos uma única imersão em solvente, aquecendo a soja apenas uma vez”, ressalta.

Aguiar explica que outros produtos passam por até quatro aquecimentos, dois na primeira etapa e outros dois na segunda, o que resulta em um consumo excessivo de energia. “No Brasil, a energia térmica e elétrica é predominantemente renovável, provinda de fontes hídricas, fotovoltaicas e eólicas. Já na Europa a maior parte da energia é oriunda de combustíveis fósseis como petróleo e gás natural, além da energia nuclear. Além disso a sustentabilidade do Brasil em relação à energia utilizada na indústria não se compara com nenhum lugar do mundo”, comenta Aguiar.

Segundo o executivo, há uma grande desinformação sobre o SPC, com muitos acreditando que todos os produtos são iguais. “Já conseguimos exportar para mais de 20 países e, aos poucos, estamos sendo reconhecidos pela qualidade que empregamos na produção do nosso SPC”, afirma Aguiar.

Em evidência

O diretor da Rio Pardo considera a Fenagra uma das melhores feiras do setor, uma vez que permite o contato direto com diversos segmentos do agronegócio. “Recebemos em nosso estande distribuidores italianos que elogiaram a qualidade e a preservação ambiental que temos no Brasil. Eles ficaram maravilhados e sairão do país com uma nova impressão, o que reflete positivamente também no nosso produto”, expõe Aguiar, acrescentando: “Estamos muito satisfeitos com nossa participação na Feira de Negócios, recebendo clientes e prospects da América Central, América Latina e Europa, que estão em busca de tendências e produtos para atender suas necessidades”, afirma o executivo.

O gerente de exportações da Rio Pardo, Leandro Baruel, enfatiza a importância da participação da empresa na Fenagra 2024. “A Fenagra é uma das feiras mais importantes do setor, especialmente na área de nutrição animal, por atrair um público bastante diversificado. É um evento multiespécie que reúne os setores de biodiesel, frigoríficos e graxarias, nutrição animal – pet food, aqua feed, animal feed – aves, suínos e bovinos -, óleos e gorduras vegetais, grãos e derivados, integrando países latino-americanos como Chile, Colômbia, Venezuela e Argentina, sendo, portanto, de extrema importância para nós. Aqui, temos um espaço para receber nossos clientes e, ao mesmo tempo, prospectar novos negócios”, afirma.

Fábrica da Rio Pardo Proteína Vegetal, em Sidrolândia (MS) – Foto: Divulgação

Produção diferenciada

Patenteada no Brasil, nos Estados Unidos, na União Europeia, no Japão, no Chile e no Canadá, a tecnologia desenvolvida pela Rio Pardo traz vantagens que agregam em saúde e no melhor refino do SPC. A principal diferença é a unificação de etapas no processamento dos grãos de soja. “Nos tradicionais, primeiro, separa-se o óleo do grão e faz-se um aquecimento para remover os solventes. Em seguida, uma segunda etapa extrai os carboidratos solúveis, onde estão os fatores antinutricionais. Para isso, utiliza-se álcool e, para removê-lo, o grão é aquecido novamente. Em nosso processo, tudo isso é feito de uma só vez”, detalha Baruel.

Além de ser mais sustentável, pois reduz drasticamente o consumo das energias térmica e elétrica, a qualidade do produto aumenta. “Com menos aquecimentos dos grãos, diminuímos a possibilidade de ocorrer a ‘reação de Maillard’, que é a formação de um complexo da proteína com carboidrato e açúcares que interfere na digestibilidade”, adiciona.

Aguiar ainda destaque além de ser mais sustentável, o SPC da Rio Pardo possui uma qualidade superior aos demais produtos encontrados no mercado. “O tempo de alimentar os animais com proteínas de origem animal está chegando ao fim, a retroalimentação da cadeia tem seus dias contados. Na Europa, por exemplo, em algumas cadeias a alimentação é totalmente vegetal, e no Brasil, os maiores produtores de suínos já estão seguindo essa premissa”, salienta Aguiar.

Gerente de exportações da Rio Pardo, Leandro Baruel: “Com a estrutura atual, almejamos alcançar mercados que tragam maior rentabilidade e continuar aprimorando nossos produtos” – Foto: Giuliano de Luca/OP Rural

Confiança do mercado

Baruel ressalta a grande aceitação do SPC da Rio Pardo no mercado nacional e internacional, que vem conquistando cada vez mais espaço, com um percentual de recompra bastante alto. “Existem vários concentrados proteicos de soja no mercado, mas o da Rio Pardo é o único que oferece características nutricionais superiores, com a máxima redução de fatores antimicrobiais. Essa combinação torna nosso produto singular, resultado da metodologia de produção desenvolvida pela Rio Pardo”, destaca Baruel, complementando: “Nosso processo representa uma grande evolução na produção deste produto. Tradicionalmente, nos últimos 40 anos, a produção de concentrado proteico de soja utilizou uma metodologia que requer duas extrações consecutivas para remover o óleo e, em seguida, os fatores antimicrobiais da soja. No processo da Rio Pardo, unificamos esses dois processos, aquecendo a soja apenas uma vez. Esse aquecimento único confere à soja uma qualidade proteica superior em comparação aos demais produtos do mercado”.

Expansão

Em termos de expansão de mercado, a Rio Pardo tem grandes planos para o futuro. “Com a estrutura atual, almejamos alcançar mercados que tragam maior rentabilidade e continuar aprimorando nossos produtos. Também temos um projeto de expansão para os próximos anos. Vamos continuar investindo em qualidade e aumentar o volume produzido para alcançar novos mercados”, adianta Baruel.

Fenagra 2024

A 17ª Fenagra é a junção de seis grandes eventos no mesmo local e horário, dentro do Distrito Anhembi: Feed&Food: Tecnologia e Processamento; Reciclagem Animal; Expo Pet Food, Expo Aqua Feed, Expo Animal Feed e Expo Óleos & Gorduras. Desta forma, é a principal feira de negócios do setor de Nutrição Animal e Nutrição Humana juntas (e a maior do setor na América Latina no mercado Feed e Food), abrangendo setores importantes da economia brasileira como biodiesel, frigoríficos e graxarias, nutrição animal – pet food, aqua feed e animal feed (aves, suínos e bovinos), indústria de óleos e gorduras vegetais, grãos e derivados.

Em mais de 11 mil metros quadrados de área, ao todo, quase 260 expositores, 260 marcas e 120 palestras vão compor a programação durante os dois dias de evento, que deve passar da marca de 7,1 mil visitantes de 17 países, fora o Brasil. A organização, que gerou dois mil empregos diretos e injetou R$ 7 milhões em recursos na economia local, projeta um giro de mais de R$ 500 milhões em negócios

Fonte: O Presente Rural

Empresas

Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos

Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.

Publicado em

em

Fotos: Giracom

A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.

Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.

Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.

Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.

Porta-voz da Granja Antunes, Norberto Lemo: “Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”

Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.

“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.

Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.

Fonte: Assessoria Ceva Animal
Continue Lendo

Empresas Criando o sucesso juntos

Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024

A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável

Publicado em

em

Fotos: Divulgação Aviagen

As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.

Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.

Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação

O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.

Manejo inicial de frangos de corte

O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.

Impacto da melhoria da sustentabilidade genética

O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.

“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura

Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium

Publicado em

em

Equipe Hubbard na América Latina se relaciona com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura - Foto Hubbard

A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.

O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.

Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus,  além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.

“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.

Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz

Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.