Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Com vocação em mercado internacional, Rio Pardo Proteína Vegetal chega à sua 4ª Fenagra

Empresa bateu marca de 21 países importadores de seu concentrado proteico de soja; processo de produção é patenteado em todo o mundo

Publicado em

em

Estande da Rio Pardo Proteína Vegetal na Fenagra 2023 (Foto: Divulgação)

A 4ª participação na Fenagra (Feira Internacional da Agroindústria) por mais um ano, confirma, novamente, a vocação da Rio Pardo Proteína Vegetal: além de abastecer o mercado interno com o concentrado proteico de soja (SPC, para utilização na composição de rações) mais digestível do Brasil (segundo estudo da Universidade Federal de Viçosa, principal especialista do país no assunto), também ser um grande exportador do setor em diversos continentes. A empresa, que estará nos próximos dias 5 e 6 de junho (quarta e quinta-feira), com estande montado no setor I 12 do Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), pela 17ª edição do evento, já bateu a marca de 21 países para os quais exporta o seu principal produto: cinco asiáticas (Filipinas, Tailândia, Taiwan, Vietnã e Malásia), dez europeias (Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Turquia, Lituânia, Portugal, Grécia e Holanda) e seis nas Américas (Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Venezuela).

“Nossa ‘expansão’ continentes afora tem muito a ver com parcerias firmadas em contatos em feiras internacionais, como a Fenagra, que, neste ano, aumentou e terá presença ainda mais robusta de público e empresas multinacionais”, explica Osvaldo Neves de Aguiar, diretor da empresa.

Na França e na Alemanha, por exemplo, o SPC da Rio Pardo chegou por meio de parceria com a Barentz, gigante mundial de distribuição de insumos alimentícios. “A Barentz representa a Rio Pardo nos principais países da Europa. Hoje, estamos em 22 países, contando o Brasil, e as feiras do setor são importantes ferramentas para o desenvolvimento desse mercado global”, adiciona.

 

Produção diferenciada

Fábrica da Rio Pardo Proteína Vegetal, em Sidrolândia (MS) (Foto: Divulgação/ Rio Pardo)

Patenteada no Brasil, nos Estados Unidos, na União Europeia, no Japão, no Chile e no Canadá, a tecnologia desenvolvida pela Rio Pardo traz vantagens que agregam em saúde e no melhor refino do SPC. A principal diferença é a unificação de etapas no processamento dos grãos de soja. “Nos tradicionais, primeiro, separa-se o óleo do grão e faz-se um aquecimento para remover os solventes. Em seguida, uma segunda etapa extrai os carboidratos solúveis, onde estão os fatores antinutricionais. Para isso, utiliza-se álcool e, para removê-lo, o grão é aquecido novamente. Em nosso processo, tudo isso é feito de uma só vez”, detalha Leandro Baruel, gerente de exportações da Rio Pardo.

Além de ser mais sustentável, pois reduz drasticamente o consumo das energias térmica e elétrica, a qualidade do produto aumenta. “Com menos aquecimentos dos grãos, diminuímos a possibilidade de ocorrer a ‘reação de Maillard’, que é a formação de um complexo da proteína com carboidrato e açúcares que interfere na digestibilidade”, adiciona.

Segundo recente artigo científico publicado pela revista Animal Nutrition, uma das mais respeitadas no mundo sobre nutrição animal, quanto maior a digestibilidade do ingrediente proteico da ração, além de melhorar a absorção dos nutrientes, mais saúde a leitões recém desmamados: tal fator reduz a transferência de proteínas não digeridas no intestino grosso, diminuindo a produção de resíduos tóxicos do metabolismo microbiano, resultando em profunda melhora da saúde intestinal dos animais. Assim, contribui diretamente para que cresçam com melhores desempenho, desenvolvimento muscular e ganho de peso.

“Proteínas altamente digestíveis permitem aos leitões absorverem os aminoácidos essenciais (blocos de construção das proteínas) mais eficientemente. Isso resulta na melhor utilização dos nutrientes, promovendo um crescimento mais rápido e saudável. Além disso, auxilia na melhora do sistema imunológico e da saúde da mucosa intestinal, com a redução de doenças e infecções”, complementa Baruel.

Grãos de soja são a principal matéria-prima da Rio Pardo (Foto: Pixabay)

Segundo o estudo da UFV, a digestibilidade de proteína e dos aminoácidos dos RPSOY700 e RPSOY180 (Concentrados Proteicos da Rio Pardo) foi significativamente superior (veja tabela com os principais produtos do mercado).

“A melhor digestibilidade das proteínas ainda proporciona economia ao produtor com a nutrição, que representa o maior custo da produção. E o impacto ambiental também diminui, pois uma ração mais digestível resulta em menor excreção de resíduos de nitrogênio pelos animais, poluindo bem menos o meio ambiente”, conclui.

 

Fenagra 2024

A Fenagra chega à 17ª edição e é a junção de seis grandes eventos no mesmo local e horário, dentro do Distrito Anhembi: Feed&Food: Tecnologia e Processamento; Reciclagem Animal; Expo Pet Food, Expo Aqua Feed, Expo Animal Feed e Expo Óleos & Gorduras. Desta forma, é a principal feira de negócios do setor de Nutrição Animal e Nutrição Humana juntas (e a maior do setor na América Latina no mercado Feed e Food), abrangendo setores importantes da economia brasileira como: Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal – Pet Food, Aqua Feed e Animal Feed (aves, suínos e bovinos), Indústria de Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados.

Em mais de 11 mil metros quadrados de área, ao todo, quase 260 expositores, 260 marcas e 120 palestras vão compor a programação durante os dois dias de evento, que deve passar da marca de 7,1 mil visitantes de 17 países, fora o Brasil. A organização, que gerou dois mil empregos diretos e injetou R$ 7 milhões em recursos na economia local, projeta um giro de mais de R$ 500 milhões em negócios.

Fonte: Assessoria

Empresas

Vaccinar lança probiótico Simbio+ para saúde intestinal de aves e suínos

Publicado em

em

Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar. - Divulgação Vaccinar

A Vaccinar Nutrição Animal anunciou o lançamento do Simbio+, a mais nova adição à sua linha Bio+. Desenvolvido a partir de um blend de probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis, o Simbio+ é uma alternativa inovadora para melhorar a saúde intestinal, o desempenho e o bem-estar de aves e suínos.

Os probióticos Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram selecionados devido à sua comprovada eficácia em promover a saúde intestinal e o equilíbrio da microbiota no trato gastrointestinal de aves e suínos. Estes microrganismos atuam de forma sinérgica para melhorar a digestão e absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças gastrointestinais.

O desenvolvimento do Simbio+ responde à crescente demanda por alternativas aos antibióticos promotores de crescimento na produção animal, em meio às preocupações com a segurança alimentar e a saúde pública. Reconhecendo a eficácia dos probióticos, o departamento técnico da Vaccinar realizou um estudo abrangente para identificar as cepas mais adequadas e a concentração ideal para maximizar os benefícios do produto.

“Este lançamento amplia nosso portfólio de aditivos e impulsiona nossa capacidade de oferecer soluções avançadas, destacando nossa dedicação em fornecer alternativas eficazes e inovadoras. Além disso, reflete nosso compromisso com o mercado de aditivos, como uma empresa que está na vanguarda da tecnologia e da excelência em nutrição animal. Esta expansão no portfólio também nos coloca no caminho para desenvolver programas 100% livres de AGP Vaccinar, atendendo às demandas crescentes por práticas sustentáveis e de bem-estar animal”, afirma Tiago Birro, Gerente Nacional de Aditivos da Vaccinar.

Diferenciais
A formulação do Simbio+ se destaca pelo blend especialmente desenvolvido com alta concentração de microrganismos benéficos. As cepas Bacillus Subtilis e Bacillus Licheniformis foram escolhidas por sua eficácia comprovada em promover a saúde intestinal e o desempenho animal. Além disso, o Simbio+ resiste às variações de pH do trato gastrointestinal e ao processo de peletização, garantindo que os microrganismos permaneçam ativos e viáveis.

Com a utilização do Simbio+, espera-se melhor digestão e absorção de nutrientes, redução do estresse intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, aumento do desempenho e produtividade dos animais.

“Este lançamento é mais uma oportunidade para reforçarmos a confiança dos clientes em nossos produtos e serviços. Oferece aos clientes a possibilidade de adotar práticas de produção mais responsáveis e alinhadas com as demandas dos consumidores por alimentos produzidos de forma mais sustentável”, avalia Birro.

Benefícios do Simbio+
O Simbio+ promove a saúde intestinal de aves e suínos, oferecendo várias vantagens adicionais:

– Melhora na digestão e absorção de nutrientes: O Simbio+ equilibra a microbiota intestinal, promovendo uma digestão mais eficiente e uma absorção mais completa dos nutrientes, melhorando o desempenho animal.
– Desempenho aprimorado: Com melhor absorção de nutrientes e saúde intestinal, os animais apresentam maior ganho de peso e eficiência na conversão alimentar.
– Fortalecimento da imunidade: A saúde intestinal está ligada ao sistema imunológico dos animais. O Simbio+ ajuda a fortalecer as defesas naturais, tornando os animais mais resistentes a doenças.
– Bem-estar animal: Reduz o estresse intestinal e o desafio microbiológico, garantindo o bem-estar de aves e suínos.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Com a nova contratação, a Topigs Norsvin reforça seu compromisso com a excelência e inovação no setor suinícola, buscando entregar o máximo valor aos seus clientes e parceiros

Publicado em

em

Rodrigo Lima assume como Especialista Global em Nutrição na Topigs Norsvin

Especialista em nutrição animal, Rodrigo Lima é o novo contratado da Topigs Norsvin, empresa especializada em genética suína, onde assume o cargo de Especialista Global em Nutrição. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Rodrigo está pronto para enfrentar os desafios dessa nova posição, se reportando diretamente ao Diretor Técnico, Marcos Lopes.

Formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rodrigo também concluiu mestrado na mesma instituição, focando em crescimento e terminação de suínos, com especialização em aditivos de saúde intestinal e ractopamina, além de um doutorado em nutrição de precisão de fêmeas suínas, finalizado no início de 2024.

Na Cargill, o zootecnista trabalhou focado com contas no Brasil, lidando com os desafios do setor suinícola nacional, especialmente no contexto de crise econômica e altos custos de produção. Agora, na Topigs Norsvin, tem a missão de alinhar a nutrição com o potencial genético dos produtos da empresa. “A genética nos dá o potencial, e a nutrição, junto com outros manejos, dita quanto desse potencial podemos alcançar”, explica Rodrigo.

O especialista acredita que a sinergia entre genética e nutrição é essencial para maximizar os resultados. “Hoje, nosso desafio é alinhar toda a nutrição ao potencial do material que temos no mercado, que já é consolidado, mas podemos melhorar ainda mais os resultados”, afirma.

A importância da nutrição

Um dos principais diferenciais do Brasil no mercado internacional, segundo o especialista, é a capacidade de enfrentar grandes desafios econômicos e de custos, especialmente na suinocultura. Ele destaca que a nutrição representa cerca de 70% do custo de produção de suínos, o que torna o trabalho no Brasil ainda mais desafiador e importante para a rentabilidade dos produtores.

Com sua expertise, Rodrigo espera contribuir significativamente para a Topigs Norsvin, especialmente na área de nutrição de precisão, que estuda e identifica a quantidade exata de nutrientes para cada fase e categoria de animal. “A Topigs Norsvin é uma empresa aberta à inovação e tecnologia, e eu espero trazer cada vez mais conhecimento para alinhar a parte genética, reprodução e nutrição, visando sempre os melhores resultados possíveis”, conclui.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas

Composto orgânico contribui para a melhoria da saúde intestinal de aves de postura

Publicado em

em

Divulgação Auster - Shutterstock

Em 2023, a produção de ovos no Brasil atingiu o patamar de ¹52 bilhões de unidades, ficando entre os maiores produtores mundiais. “Para manter esse elevado nível de produtividade, as aves de postura têm de estar com ótima saúde, e isso inclui a saúde intestinal. O nível de eficiência do intestino para captar nutrientes contribui decisivamente para o resultado da atividade”, explica Ariane Rodrigues Nogueira, zootecnista da Auster Nutrição Animal.

Ariane detalha que “para alcançar índices produtivos satisfatórios, é essencial uma microbiota equilibrada, para atuar eficientemente no sistema imunológico, associado a uma integridade intestinal adequada, proporcionando boa área de absorção”.

A saúde do epitélio intestinal é crucial para otimizar a absorção dos nutrientes. “O processo de absorção depende de mecanismos de transporte que ocorrem na membrana das células epiteliais da mucosa, localizadas nas vilosidades que revestem a parede intestinal. A relação vilo/cripta é um indicador importante da saúde intestinal, pois uma alta relação sugere que o epitélio está saudável, com grande área de absorção e baixa renovação celular, o que implica em menor gasto energético”, diz a zootecnista.

A digestão das aves é beneficiada pela adição de butirato de sódio à dieta, pois reduz o pH gástrico, levando a um aumento na retenção do alimento no trato digestivo e ativação do pepsinogênio, melhorando a digestão de proteínas. “O butirato de sódio inibe a formação de complexos de cálcio-fitato, aumentando os níveis séricos de cálcio, fósforo e magnésio no organismo, resultando em otimização do desempenho das aves, melhoria evidente em sua resposta imune e na qualidade dos ovos produzidos”, completa a zootecnista.

Devido aos inúmeros benefícios do butirato de sódio para manter a saúde intestinal das aves, a Auster Nutrição Animal desenvolveu o Novyrate C – aditivo composto por butirato de sódio revestido por ácidos graxos de cadeia média e curta, que são liberados de forma duradoura no intestino. A solução atua de forma importante no controle da carga microbiana e resulta em maior digestão de proteínas e aminoácidos.

O butirato tem importante função de equilíbrio da comunidade microbiana, o que fortalece a linha de defesa do hospedeiro contra micro-organismos nocivos, reduzindo a competição por nutrientes, a passagem de alimentos e o processo de descamação das células do intestino”, completa Ariane. Aves de postura suplementadas com butirato de sódio, como Novyrate C, otimizam a produtividade, lucratividade e rentabilidade do avicultor, pois têm a saúde intestinal fortalecida e convertem os nutrientes alimentares de forma eficiente.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.