Conectado com
VOZ DO COOPERATIVISMO

Sem categoria Em Santa Catarina

Programa da Academia Fiesc de Negócios busca reinventar o setor de alimentos e bebidas

Curso oferece aprofundamento teórico com conteúdo de alto nível ministrado por especialistas de mercado, prática com apoio de ferramentas internacionais de alto valor agregado, acompanhamento e mentorias.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

Uma etapa do programa Master in Business Reinvention (MBR) Priori Alimentos e Bebidas, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), realizado por meio da Academia Fiesc de Negócios, aconteceu em Chapecó (SC), no dia 20 de outubro.

O programa oferece aprofundamento teórico com conteúdo de alto nível ministrado por especialistas de mercado, prática com apoio de ferramentas internacionais de alto valor agregado, acompanhamento e mentorias. Além disso, proporciona networking e estimula a formação de alianças setoriais.

O business leader da Academia Fiesc de Negócios Leonardo Costa destacou que o fundamento do programa é acompanhar a meta de dobrar o PIB industrial de Santa Catarina até 2030 e esse desafio da Academia Fiesc de Negócios entrou com uma linha de soluções, uma delas Master Business Reinvention. O MBR já foi realizado com o setor da moda, eletrometalmecânico e agora contemplará o setor de alimentos.

“Fomos buscar lá no Vale do Silício uma metodologia de planejamento no processo de inovação para estimular a criatividade. As metodologias abordadas entusiasmam o pensar no futuro da empresa. O dia do MBR será para hands-on ou a “mão na massa”, a metodologia de planejamento para imaginar nova possiblidades, desenhar novas estratégias e acelerar a criação de valor das companhias. A reinvenção das empresas com foco em novos vetores de valor para adaptar-se e sobreviver ao mercado, maior valuation para crescer e prosperar e relevância no futuro para perpetuar-se e gerar impacto.

Além das empresas dos setores o programa recebe companhia da cadeia industrial. “Hoje recebemos a Aurora, entre várias outras organizações, temos a Videplast, produtora de embalagens.” Ainda lembrou Costa dos institutos de inovação e tecnologia do sistema indústria que prestam serviço e desenvolvem soluções para as empresas.

A gerente corporativa de recursos humanos da Videplast indústria de embalagens Mariângela Pizzatto salientou que a empresa completará 37 anos na próxima semana, considerando uma jovem perto de outras empresas que estão no programa, mas que o processo de melhorias, reinvenção, a busca por inovações está no DNA. “Quando nós recebemos o convite da Academia de Negócios para compor esse grupo, que ao nosso ver é um grupo de elite, ficamos honrados com o convite. Já podemos perceber algumas mudanças no olhar com uma expectativa ótima e dispostos a desenvolver o que nos for proposto”.

A turma também realizou uma atividade extracurricular de visitas aos laboratórios e acompanhamento de projetos do Instituto Senai de Tecnologia de Chapecó, durante semana, com o acompanhamento da business leader da Academia Fiesc de Negócios Martina Kostolowicz.

Fonte: Assessoria Fiesc
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Ricardo Santin é o novo presidente do International Poultry Council

Presidente da ABPA liderará entidade máxima da avicultura mundial em um momento de superação

Publicado em

em

Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin - Foto: Ass. ABPA

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é o novo presidente do International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial. A eleição ocorreu na sexta-feira (01/12), durante reunião do comitê executivo da entidade.

Santin é o primeiro brasileiro a comandar a entidade máxima da avicultura mundial, que reúne 54 integrantes (entre associações e empresas) de 30 países, responsáveis por mais de 73% da produção mundial de carne de aves e de mais de 86% de toda a exportação avícola global. Em números concretos, são 130 milhões de toneladas anualmente produzidas, com um Produto Interno Bruto na cadeia produtiva global superior a US$ 220 bilhões. É o palco dos grandes debates setoriais, envolvendo temas sanitários, de promoção de imagem entre outros tópicos relevantes para o desenvolvimento do setor.

Como novo presidente do IPC, além de dar continuidade ao trabalho promovido pelos seus antecessores – o canadense Robin Horel e Jim Sumner, dos Estados Unidos -, Santin buscará reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais (especialmente em relação à Influenza Aviária), fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do conselho junto aos principais órgãos internacionais, entre outros pontos.

“É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global. Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel dessa fundamental proteína”, avalia Santin.

Junto com Santin, foram eleitos para o comando do IPC Richard Griffiths (British Poultry Council – BPC), como vice-presidente e Jim Sumner (USA Poultry and Egg Export Council – USAPPEC) como tesoureiro.

Fonte: ASCOM ABPA
Continue Lendo

Notícias

Cai poder de compra de avicultor frente ao farelo de soja

Já frente ao milho, outro importante insumo da atividade, verifica-se sustentação no poder de compra do avicultor.

Publicado em

em

Foto: Cláudio Neves

O poder de compra do avicultor paulista frente ao farelo de soja caiu neste mês.

Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve às valorizações mais intensas do derivado em relação às do frango vivo.

Já frente ao milho, outro importante insumo da atividade, verifica-se sustentação no poder de compra do avicultor.

Segundo agentes consultados pela Equipe de Proteína Animal do Cepea, os aumentos do vivo estão atrelados sobretudo ao menor ritmo de produção nas agroindústrias ao longo deste mês.

Isso porque os feriados registrados em novembro resultaram em diminuição nos dias úteis para abate. Consequentemente, houve queda na disponibilidade interna de carne.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Empresas "Avicultura Segura e Sustentável”

Aviagen destaca compromisso com uma avicultura segura e sustentável no Congresso Avícola AVEM 2023, no Peru

O intercâmbio de conhecimento foi um objetivo chave para a Aviagen durante o evento. Dois especialistas da empresa apresentaram valiosíssimas informações para ajudar a alcançar o máximo potencial das aves Ross® 308 AP

Publicado em

em

Divulgação Aviagen

A Aviagen® Peru e equipe interagiram com produtores avícolas do país e de todo o mundo durante o Congresso Avícola AVEM, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Lima, capital peruana. O foco da participação da Aviagen esteve no tema do evento: “Avicultura Segura e Sustentável”. 

A equipe da Aviagen ofereceu aos clientes uma calorosa acolhida a seu stand, onde trocaram experiências e perspectivas para alcançar este objetivo mediante um programa de melhoramento genético equilibrado, que dá ênfase a saúde, o bem-estar, o rendimento, a eficiência alimentar e a biossegurança. Estes esforços estão alinhados com o princípio fundamental da Aviagen com o lema “criando o sucesso juntos”, que se concentra em fomentar fortes relações com seus clientes para prover a sustentável e nutritiva carne de frango a famílias no Peru e em outros países.

O intercâmbio de conhecimento foi um objetivo chave para a Aviagen durante o evento. Dois especialistas da empresa apresentaram valiosíssimas informações para ajudar a alcançar o máximo potencial das aves Ross® 308 AP:

  • O diretor Global de Serviços de Nutrição da Aviagen, Marcelo Silva, proporcionou atualizações sobre os mais recentes avanços em nutrição avícola, dando ênfase ao seu papel chave na criação de aves robustas.
  • O gerente de Serviços Técnicos para a Aviagen na América do Sul, excluindo Brasil (SAEB), Pablo Schnettler, compartilhou pontos de vista sobre técnicas de manejo de frangos, particularmente durante a crítica primeira semana de vida da ave.

O compromisso da Aviagen com a avicultura segura e sustentável é evidente não somente em palavras, como também em suas ações. A empresa estabeleceu a subsidiária Aviagen Peru em 2019, refletindo sua dedicação em apoiar os produtores avícolas no Peru, um país com uma rica história em produção de aves e excelentes condições ambientais para a avicultura.

“Em nome da Aviagen, desejo agradecer a Associação Peruana de Avicultura pelo tão bem-organizado evento”, comentou o gerente Geral da Aviagen Peru, César Muro. “Desde a formação da Aviagen Peru, temos trabalhado lado a lado com nossos clientes no país e estamos agradecidos em termos outra oportunidade para colaborar e reafirmar nosso compromisso com o sucesso”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Evonik 04/2023

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.