Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Prevenção da Influenza Aviária é a chave para a liderança brasileira, defende especialista

Publicado em

em

Os impactos econômicos e conjunturais dos focos de gripe aviária nas produções avícolas pelo mundo estarão na pauta do III Workshop sobre Influenza Aviária, que será promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) entre os dias 24 e 25 de abril,  em Campinas (SP).  O tema será abordado pelo Dr. Paulo Martins, técnico com larga experiência na área de sanidade e conhecimento da produção avícola na América Latina
Com base em sua experiência em casos clínicos de influenza aviária na América Central no ano 2000, e como observador dos focos registrados no Chile (2002) na Holanda (2003), Martins fará uma detalhada reflexão sobre as consequências dos registros de Influenza Aviária nas ultimas três décadas, com foco exclusivo na atividade avícola. 
De acordo com Martins, a indústria avícola mundial se viu obrigada a aprender nestes últimos 30 anos, uma amarga lição sobre como lidar com o custo de Influenza, ao custo de dezenas de bilhões de dólares. 
“Apenas na Ásia entre os anos de 2003 e 2004, os prejuízos com os registros de focos de H5N1 superaram 8 bilhões de euros, de acordo com a Comissão Europeia.  Mais recentemente, no México, as perdas atingiram 750 milhões de dólares, conforme a Direção Geral de Saúde animal do país.   Estes números são mais que suficientes para lembrarmos que, como líder mundial nas exportações de carne de frango e único entre os grandes produtores a nunca registrar casos de Influenza Aviária, o Brasil deve manter como prioridade absoluta o status sanitário de sua avicultura”, enfatiza.
Construindo um cenário mundial sobre a situação da enfermidade nos países produtores, Martins destacará as medidas tomadas em diversas nações.  Neste sentido, o especialista construirá uma análise de forças e fraquezas da sanidade da avicultura nacional, refletindo sobre estratégias que poderiam ser adotadas para fortalecer o modelo avícola brasileiro.
 “É fundamental aproveitar este ‘período de paz’, quando os países Sul-americanos estão livres de Influenza para conhecer melhor o problema, educar e adotar medidas de prevenção em cada um dos setores da produção avícola e implantar políticas públicas de vigilância sanitária passiva e ativa. É o momento para que o setor desenvolva exercícios práticos de planos de contingência, com treinamentos de ações em campo, canais de comunicação, entre outros”, destaca. 
Inscrições – Já estão abertas as inscrições para o III Workshop sobre Influenza Aviária.  Voltado para profissionais da cadeia produtiva como médicos veterinários e zootecnistas de agroindústrias produtoras e exportadoras, produtores e representantes da defesa agropecuária, o III Workshop sobre Influenza Aviária será o mais importante evento brasileiro voltado para o treinamento e prevenção contra a Influenza Aviária em 2014.  
Em pauta estarão questões relevantes teóricas e práticas que tratam da prevenção ao vírus, como diagnóstico da doença, características de patogenicidade do vírus, a experiência europeia na vigilância da avicultura industrial e familiar, análise de risco, experiências e práticas de erradicação e iniciativas implantadas ou em consolidação, como o Programa de Compartimentação da Avicultura Brasileira.
As inscrições para o III Workshop sobre Influenza Aviária vão até o dia 10 de abril, ou enquanto houver vagas (ao todo, são 270).  O evento  acontecerá no Hotel Vitória (Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas).  

Fonte: Ass. Imprensa da Ubabef

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.