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Preços do suíno vivo em outubro teve média mensal superior a de setembro

Demanda aquecida por carne suína no mercado atacadista para a formação de estoques para o fim do ano levou unidades industriais a aumentarem a busca por novos lotes de animais. No entanto, a oferta de suínos com peso ideal para abate esteve reduzida, contexto que elevou os preços nas primeiras semanas do mês.

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Foto: Julio Cavalheiro/Secom

As altas nos preços do suíno vivo no começo de outubro garantiram que a média mensal fechasse acima da registrada em setembro. Isso porque, nas últimas semanas do mês, os valores do animal recuaram em grande parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Ressalta-se, contudo, que, em muitas praças, a média de outubro ainda ficou inferior à do mesmo mês de 2021.

No começo de outubro, a demanda aquecida por carne suína no mercado atacadista para a formação de estoques para o fim do ano levou unidades industriais a aumentarem a busca por novos lotes de animais. No entanto, a oferta de suínos com peso ideal para abate esteve reduzida, contexto que elevou os preços nas primeiras semanas do mês.

Já as desvalorizações nas últimas semanas do mês foram influenciadas pela menor procura da indústria por lotes de animais para abate, devido às fracas vendas de carne no mercado atacadista e também ao feriado do dia 02 de novembro (Dia de Finados), que acarretou um dia a menos de abate na semana.

Desta forma, na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), o suíno posto teve média de R$ 7,18/kg em outubro, alta de 3,6% frente à de setembro, mas 0,8% menor que a de outubro de 2021, em termos nominais. Na região de Belo Horizonte (MG), o avanço mensal foi de fortes 7,8%, com o suíno negociado à média de R$ 7,30/kg em outubro, 0,9% abaixo da de outubro de 2021.

No Oeste Catarinense, o suíno vivo se valorizou 5,2% de setembro para outubro, com a média a R$ 6,76/kg no último mês, 0,7% acima da de outubro de 2021, também em termos nominais.

Na região paranaense de Arapoti, o animal foi comercializado à média de R$ 7,09/kg em outubro, elevações de 5,8% no mês e de 2,1% em um ano. No mercado atacadista da carcaça, os preços seguiram a tendência do vivo.

Na Grande São Paulo, a carcaça especial teve média de R$ 10,32/kg em outubro, avanço mensal de 4,8% e anual de 0,6%. Para os cortes suinícolas, na média das regiões do estado de São Paulo, o carré foi cotado no atacado a R$ 11,39/kg em outubro, valorização de 7,1% em relação à média de setembro, mas recuo de 8,3% na comparação anual.

Quanto ao preço da costela, houve avanço de 6,3% no comparativo mensal, indo a R$ 15,57/kg em outubro, mas recuo de 3,2% em um ano.

 

Preços e exportações

As exportações brasileiras de carne suína, considerando-se produtos in natura e industrializados, recuaram em outubro. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram embarcadas 97,2 mil toneladas da proteína no último mês, 4,1% a menos que em setembro e 0,5% abaixo do volume escoado em outubro de 2021.

Ainda conforme a Secex, em termos financeiros, a receita obtida com as exportações de carne suína somou R$ 1,23 bilhão em outubro, 2,5% abaixo da arrecadada em setembro, mas ainda 3% superior à de outubro de 2021.

De janeiro a outubro deste ano, 909,8 mil toneladas de carne suína foram exportadas pelo Brasil, volume 4,8% menor que o escoado no mesmo período de 2021. A retração no volume embarcado neste ano está relacionada à menor demanda chinesa. De janeiro a outubro, os envios à China somaram 363,8 mil toneladas, 24,5% abaixo da quantidade do mesmo período de 2021. Em outubro, especificamente, 46 mil toneladas tiveram como destino a China, 2,1% a menos que em setembro.

A redução das compras chinesas se deve ao movimento de recuperação do rebanho daquele país. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de suínos no país asiático passou de 43,5 milhões de cabeças em 2020 para 44,5 milhões de cabeças em 2021, elevação de 2,3% no período. Para 2022, a estimativa do USDA é de que o rebanho cresça 0,8% frente ao ano anterior.

Apesar da redução da demanda chinesa, países como Vietnã e Coréia do Sul intensificaram as compras da carne brasileira de setembro para outubro, em 15,1% e 34,1%, respectivamente, sendo destinos de 6,35 mil e de 1,35 mil toneladas. Vale lembrar que, em junho, a Coréia do Sul sinalizou a retirada das tarifas de importação para 50 mil toneladas, medida que vem beneficiando o setor exportador brasileiro.

Fonte: Secex

 

Relação de troca e insumos

Diante das altas nos preços do animal vivo em todas as praças acompanhadas pelo Cepea nas primeiras semanas de outubro, a média mensal do suíno ficou acima da registrada em setembro. Com isso, o poder de compra do suinocultor avançou frente ao milho, mas diminuiu frente ao farelo de soja, tendo em vista que, em algumas praças, o derivado da oleaginosa se valorizou na mesma proporção ou até mais que o animal.

Na média de outubro, o suíno vivo foi negociado a R$ 7,18/kg na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), alta de 3,6% em relação à média de setembro, mas 0,8% abaixo da de outubro de 2021, em termos nominais. No Oeste Catarinense, o animal foi comercializado a R$ 6,75/kg, em média, em outubro, avanços de 3,4% frente ao mês anterior e de 0,5% na comparação com outubro de 2021.

No mercado de milho, segundo a Equipe Grãos/Cepea, a demanda internacional pelo cereal brasileiro esteve aquecida, devido a preocupações com a escalada dos conflitos relacionados à região do Mar Negro e também com a colheita nos Estados Unidos, que segue em ritmo inferior ao registrado na temporada passada.

Diante disso, em outubro, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) fechou com média de R$ 84,48/saca de 60 kg, alta de 0,5% frente a setembro, mas 6,1% inferior à de outubro/21, em termos nominais. No mercado de lotes da região de Chapecó (SC), o cereal foi comercializado a R$ 92,30/saca de 60 kg em

outubro, aumento de 1,7% frente ao mês anterior, mas queda de 0,1% em relação a outubro/21. Quanto ao farelo de soja, ainda conforme a Equipe Grãos/Cepea, a demanda externa pelo produto brasileiro seguiu firme. Problemas logísticos nos Estados Unidos, em decorrência do baixo nível do Rio Mississipi, levaram demandantes internacionais ao Brasil.

Com isso, o derivado foi negociado em Campinas a R$ 2.737,58/t em outubro, avanços de 3,6% na comparação mensal e de expressivos 15,1% na anual, em termos nominais. Em Chapecó, na mesma comparação, o farelo foi negociado à média de R$ 2.698,44/t no último mês, respectivas valorizações de 5,2% e de significativos 22,7%.

Assim, considerando-se o suíno negociado na região SP-5 e os insumos comercializados no mercado de lotes da região de Campinas, o suinocultor paulista conseguiu comprar 5,09 quilos de milho com a venda de um quilo de animal em outubro, quantidade 2,9% maior que a de setembro e ainda 5,6% acima da de outubro de 2021. De farelo de soja, o suinocultor pôde adquirir 2,62 quilos, recuo mensal de 0,1% e anual de 13,8%.

Em Chapecó, de setembro para outubro, o suinocultor conseguiu adquirir 4,39 quilos de milho com a venda de um quilo de animal, avanço mensal de 1,7% anual de 0,6%. De farelo de soja, o suinocultor do oeste catarinense pôde comprar 2,5 quilos em outubro, volume 1,8% menor que o de setembro e 18,1% inferior ao de outubro do ano passado.

Carnes concorrentes

Os preços da carne suína registraram forte alta de setembro para outubro, enquanto os da proteína de frango apresentaram ligeira elevação, e os da bovina, queda. Diante disso, em outubro, a competitividade da carne suína caiu em relação a essas duas proteínas substitutas.

Os preços da carne suína negociada no atacado da Grande São Paulo iniciaram outubro com forte incremento, impulsionados pela demanda doméstica aquecida e pela oferta controlada, principalmente de animais com peso ideal para abate.

Diante desse cenário, na média de outubro, a carcaça especial suína foi comercializada no atacado da Grande São Paulo a R$ 10,32/kg, alta de 4,8% frente à de setembro. No caso da carne de frango, apesar do enfraquecimento das vendas no atacado, em especial na segunda quinzena do mês, as cotações ainda registraram leve alta entre setembro e outubro.

Logo, o frango inteiro resfriado foi negociado no atacado da Grande São Paulo a R$ 7,64/kg, avanço de 0,2% em relação à média do mês anterior. Já para a proteína bovina, as fracas vendas domésticas limitaram reações de preços, mesmo com as exportações seguindo em ritmo intenso.

Além disso, a maior oferta de animais para abate, sobretudo de confinamento, também acabaram resultando em pressão sobre os valores da carne. Com isso, no atacado da Grande São Paulo, a carcaça casada foi comercializada à média de R$ 19,34/kg em outubro, recuo de 1,2% em relação a setembro.

Dessa forma, o preço da carcaça especial suína ficou 2,69 Reais/kg acima do valor do frango inteiro em outubro, significativo aumento de 20,4% frente à diferença registrada em setembro.

Com relação à carcaça casada bovina, a diferença foi de 9,02 Reais/kg, recuo de 7,2% frente à observada em setembro. Vale ressaltar que a proteína suinícola perde competitividade à medida que seu preço médio se distancia do valor do frango e se aproxima do da carne bovina.

Fonte: Ascom Cepea

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Brasil avança na regulamentação do mercado de carbono: entenda o impacto e as oportunidades

Mercado de carbono é uma ferramenta estratégica para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combater as mudanças climáticas.

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Foto: Gisele Rosso

O Brasil está cada vez mais próximo de regulamentar o mercado de carbono, uma medida que promete revolucionar o cenário socioeconômico e ambiental do país. Com a discussão do Projeto de Lei n.º 2.148/2015 no Senado Federal, a atenção se volta para as implicações e oportunidades que essa regulamentação trará.

O PL estabelece o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), que funcionará com base no sistema internacionalmente conhecido cap-and-trade, onde se impõe um limite máximo de emissões e é possível comercializar direitos de emissão, internacionalmente conhecidos como allowances e definidos como Cotas Brasileiras de Emissões (CBE) no projeto de lei.

O mercado de carbono é uma ferramenta estratégica para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combater as mudanças climáticas. Funciona como um sistema de compra e venda de créditos de carbono, incentivando a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas e promovendo a transição para uma economia de baixo carbono.

Segundo a advogada Nailia Aguado Ribeiro Franco, existem dois tipos de mercados de carbono: voluntário e regulamentado. No mercado voluntário, as partes podem cooperar de forma voluntária para implementar suas contribuições determinadas nacionalmente, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

O Brasil, ao ratificar o Acordo em 2016, comprometeu-se a reduzir emissões até 2025 e atualizou sua meta na COP 26 para uma redução de 50% das emissões de GEE até 2030. “Este mercado é amplo e permite a participação de empresas, pessoas físicas e jurídicas, ONGs, governos e outras instituições na compensação de suas emissões adquirindo créditos de carbono de projetos que reduzem efetivamente as emissões ou capturam carbono”, diz a advogada

Ela explica ainda que a regulamentação do mercado de carbono traz uma série de oportunidades para a economia brasileira. “Setores como o agronegócio, empresas e startups poderão se beneficiar com incentivos para adotar práticas sustentáveis e investir em projetos de mitigação das emissões de carbono”, afima

De acordo com a advogada, o mercado de carbono pode impulsionar a inovação e a competitividade das empresas brasileiras, fortalecendo a posição do país como um líder global em soluções climáticas. “Diante desse cenário, é fundamental que o Brasil avance na regulamentação do mercado de carbono, garantindo uma transição justa e sustentável para todos os setores da sociedade. O futuro do país e do planeta depende das ações que tomarmos hoje para enfrentar os desafios das mudanças climáticas”, finaliza

Fonte: Assessoria Andersen Ballão Advocacia
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Santa Catarina alcança em abril o melhor desempenho do ano na exportação de carnes

Estado alcançou os melhores resultados do ano na exportação de frangos e suínos.

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Foto: Cláudio Neves

Em abril, Santa Catarina alcançou os melhores resultados do ano na exportação de frangos e suínos. No total, o estado exportou 173,2 mil toneladas de carnes de frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras, com altas de 11,7% em relação aos embarques do mês anterior e de 14,5% na comparação com os do mesmo mês de 2023.

Em receitas, o estado exportou US$ 358,3 milhões, crescimento de 15,5% em relação às de março e de 6,0% na comparação com os valores de abril de 2023.

Foto: Divulgação/SAR

No acumulado do 1º quadrimestre, foram exportadas 631,7 mil toneladas de carnes, alta de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Suínos

Santa Catarina foi responsável por 57,6% da quantidade e 59,7% das receitas das exportações brasileiras de carne suína dos quatro primeiros meses deste ano. O estado exportou 60,5 mil toneladas de carne suína in natura, industrializada e miúdos em abril, alta de 14% em relação aos embarques do mês anterior e de 7,1% na comparação com os de abril de 2023. As receitas de abril foram de US$ 138,7 milhões, alta de 18,1% na comparação com as do mês anterior.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária Valdir Colatto, avalia que esses são resultados do comprometimento de toda cadeia produtiva com a qualidade dos produtos catarinenses, “nosso estado dá exemplo e está sempre vigilante para garantir a sanidade e segurança alimentar, ampliando assim as relações comerciais externas”, afirma Colatto.

Foto: Ari Dias

A maioria dos principais destinos ampliaram suas aquisições em relação ao 1º. quadrimestre de 2023, com destaque para Filipinas (altas de 89,7% em quantidade e de 78,8% em receitas), Japão (101,8% e 94,0%) e Coreia do Sul (190,2% e 257,0%). Por outro lado, a China registrou queda de 40,1% em quantidade e 51,9% em receitas na comparação entre o 1º quadrimestre deste ano e o mesmo período de 2023. Com isso, a China perdeu a liderança do ranking das exportações catarinenses de carne suína, posição que ocupava desde 2018. O principal destino, atualmente, são as Filipinas (22,7% das exportações do estado).

Frango

O estado foi responsável por 24,3% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango nos quatro primeiros meses deste ano. Em abril, Santa Catarina exportou 104 mil toneladas de carne de frango com alta de 10% em relação aos embarques do mês anterior e de 19,7% na comparação com os de abril de 2023. As receitas foram de US$ 200,7 milhões, crescimento de 11,9% em relação às do mês anterior e de 9,2% na comparação com as de abril de 2023.

Segundo explica o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Luís Giehl, o aumento no volume exportado, deve-se ao crescimento nas quantidades embarcadas para os principais destinos ao longo dos quatro primeiros meses do ano, com destaque para Japão (+11,2% em relação ao 1º quadrimestre de 2023), Países Baixos (20,3%) e Emirados Árabes Unidos (30,1%). A China, por sua vez, que foi o principal destino do frango catarinense no ano passado, registrou queda expressiva nas aquisições do produto neste ano: -31,9% em quantidade e -44,1% em receitas.

Fonte: Assessoria SAR
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Aprovação na CCJ garante mais segurança ao seguro rural

Mudanças no PL 4720/16 favorecem melhor gestão dos recursos e evitam contingenciamentos.

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Foto: Roberto Dziura Jr

Com 34 votos a favor, foi aprovada, nesta quarta-feira (15), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, a relatoria do deputado Sérgio Souza (MDB-PR) ao Projeto de Lei 4.720/16, que aprimora a gestão dos recursos destinados ao seguro rural. A proposta visa garantir mais segurança e previsibilidade para os produtores rurais, especialmente os pequenos e médios, que são os mais impactados por eventos climáticos adversos.

Deputado Sérgio Souza (MDB-PR): “O Seguro Rural garante a continuidade da produção agropecuária e a segurança alimentar, responsabilidade que o Brasil tem com o planeta” – Fotos: Divulgação/FPA

O Seguro Rural é essencial para proteger a produção agropecuária contra riscos climáticos, como secas, geadas e inundações, que podem provocar perdas significativas. Nas últimas safras, o Brasil enfrentou os efeitos dos fenômenos La Niña e El Niño, causando prejuízos consideráveis aos agricultores. “O Seguro Rural garante a continuidade da produção agropecuária e a segurança alimentar, responsabilidade que o Brasil tem com o planeta”, enfatiza Souza.

Menos burocracia, mais previsibilidade

O PL 4720/16 propõe transferir as responsabilidades financeiras do Seguro Rural do Ministério da Agricultura para as Operações Oficiais de Crédito, vinculadas à Secretaria do Tesouro Nacional. Essa alteração assegura que os recursos para o seguro não sejam contingenciados, como ocorreu nos últimos anos.

“Esta mudança trará mais previsibilidade aos produtores rurais, permitindo que contem com o Seguro Rural de maneira mais eficaz”, explica Sérgio Souza. “Além disso, reduzirá o custo do seguro, aumentando a transparência e a segurança jurídica na aplicação dos recursos.”

Presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR): “No Rio Grande do Sul, se os produtores tivessem garantia mínima de seguro rural pelo governo brasileiro, o impacto no orçamento federal para auxiliar na reestruturação das dívidas seria substancialmente menor”

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), ressaltou a importância do PL 4720/16 para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. “Este é um tema crucial. Recentemente, foi debatido na Comissão de Agricultura outro projeto similar, tratando da legislação sobre o Seguro Rural”, destacou Lupion. “A demanda por seguro foi muito alta este ano; precisamos endereçar essa questão urgentemente.”

Após a aprovação na CCJ, o deputado Sérgio Souza agradeceu aos colegas que apoiaram a medida e destacou que a proposta proporcionará segurança ao produtor rural, especialmente aos mais afetados por intempéries, como os do Rio Grande do Sul nesse momento. “No Rio Grande do Sul, se os produtores tivessem garantia mínima de seguro rural pelo governo brasileiro, o impacto no orçamento federal para auxiliar na reestruturação das dívidas seria substancialmente menor”, frisou o parlamentar.

 

 

Fonte: Assessoria FPA
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