Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

PorkExpo Latam 2023 e Alder Lopes farão espetáculo da carne suína

Concurso Pork Butcher Challenger é inédito a vai marcar época nos encontros que debatem a carne suína.

Publicado em

em

A carne suína permanece sendo a proteína de origem animal mais consumida no planeta e a mais saborosa. Sendo a grande estrela de todos os eventos internacionais que reúnem os elos da cadeia produtiva mundial. Mas o alimento nunca foi apresentado com tanto brilho, técnica e envolvimento como na ‘PorkExpo Latam 2023 & 11º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, que vai ser realizada de 07 a 09 de novembro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

Um espaço de desossa e apresentação de produtos mostrando a versatilidade e gastronomia de suíno, realizado no formato de competição, com carcaças em um palco que vai possibilitar ao público assistir e depois interagir com os participantes, ao som de músicas que vão envolver as pessoas em um clima descontraído.

O Concurso Pork Butcher Challenger é uma promoção conjunta dos organizadores da PorkExpo e do ‘The Real Butcher Group’, grupo criado pelo mestre açougueiro Alder Lopes, que faz um serviço de classificação de produtos, acompanhamento de produção e apoio para quem quer aprender sobre a profissão.

Mestre açougueiro Alder Lopes vai comandar o Concurso Pork Butcher Challenger – Fotos: Divulgação

Alder Lopes é reconhecido como um dos maiores ‘Rei das carnes nobres’ e aprendeu sobre cozinha vendo a mãe e trabalhando no açougue da família. Ele será o apresentador do desafio  da PorkExpo. “Passei a gostar de gastronomia e aproveitar as carnes por inteiro, de todos os animais, do focinho ao rabo. Nas festas de fim de ano, a gente se juntava para preparar um leitão, selecionado pelo meu pai e meus tios, que o preparavam no açougue com maestria”, lembra Alder.

Ele cresceu em Sorocaba (SP) também inspirado por nomes históricos, como Marcos Bassi, da churrascaria paulistana Templo da Carne, paixão que incentivou Alder a criar o ‘The Real’. “O desafio é um grande motivador do meu trabalho. Oferecer o melhor produto e a melhor carne. Essa busca incansável é que me fez aceitar o convite da PorkExpo Latam 2023. A mesma que me levou a ser açougueiro, chefe açougueiro, especialista em American BBQ e de maneira inédita participar de um dos maiores eventos profissionais do setor, o ‘World Butchers Challenge’, a Copa do Mundo dos açougueiros”, explica Alder.

A mesma motivação embala Flávia Roppa, Presidente do evento, que enfatiza a importância de mostrar a criatividade e o glamour que a carne suína merece. “Serão dois desafios saborosos, para encantar os amantes da boa gastronomia e fazer história no setor. Um momento nunca experimentado em congressos do Agronegócio do Brasil. Dezesseis horas seguidas de um campeonato internacional de profissionais açougueiros do mundo inteiro, um concurso épico, que vai apresentar dezenas de cortes de carne suína, demonstrações inovadoras e atraentes de pratos tradicionais de vários países, além das novidades preparadas pelos verdadeiros chefes da cozinha suína. Ao final, vai ser escolhido o corte do ano, com homenagem, troféu e a distinção para o vencedor: o ‘Corte PorkExpo Latam 2023’, detalha Flávia Roppa.

A dinâmica do torneio inédito vai contar com 16 bandas suínas iguais e os cortes serão feitos na mesa, onde cada competidor levará seu display, com o tema que criou, e os equipamentos pessoais de corte, apresentação, higiene e limpeza. Serão 16 competidores em quatro baterias de quatro açougueiros cada. Serão duas baterias por dia, em dois dias de evento. Os açougueiros serão avaliados nas categorias Melhor Aproveitamento de Carcaças, Apresentação dos Cortes e Inovação, Melhor Produto Suíno e Melhor Salsicha.

Os vencedores vão receber brindes, medalhas, troféus e um prêmio especial em dinheiro para o campeão e o segundo colocado. Eles ainda vão receber um selo para expor nos seus negócios, como um ‘Oscar’ de qualidade suína e uma placa de certificado para validar o estabelecimento. A decisão vai caber a uma banca de quatro juízes especialmente destacados. O Head Judge Flávio Saldanha, e os judges Elder Reis, Wellington e Daniela França Pinto.

E ainda tem mais. Um torneio surpreendente, envolvendo um prato que é uma paixão do brasileiro: a linguiça de porco. Uma banca de jurados reconhecidos e especializados em gastronomia vai eleger a ‘Melhor Linguiça de Carne Suína do Brasil’. As baterias de confronto serão transmitidas por meio de um telão, destacando as técnicas de todos os participantes. “A PorkExpo Latam 2023 vai celebrar a qualidade, versatilidade e o sabor do nosso alimento maior”, afirma animada Flávia Roppa. “Morreremos aprendendo na cozinha. Nossa rotina é sempre muito desafiadora. E o evento ‘Pork Butcher Challenger’ será um dos grandes momentos marcantes da minha atividade”, concluiu Alder Lopes.

Fonte: Assessoria

Notícias

Faesc celebra publicação da lei que reduz burocracia para Declaração do Imposto Territorial Rural 

Medida retira a obrigatoriedade de utilização do ADA para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do CAR para o cálculo de área.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebra a conquista da Lei 14.932/2024 que reduz a burocracia da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) para os produtores. A legislação foi publicada, na última quarta-feira (24), no Diário Oficial da União pelo Governo Federal.

A medida retira a obrigatoriedade de utilização do Ato Declaratório Ambiental (ADA) para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o cálculo de área tributável do imóvel.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a publicação da Lei representa um avanço para o agronegócio. “Nós, da Faesc, e demais federações, trabalhamos em conjunto com a CNA, pela desburocratização e simplificação da declaração do ITR para o produtor rural. Essa conquista significa menos burocracia, mais agilidade e redução de custos para o campo, o que é fundamental para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento do setor produtivo”.

De acordo com o assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, com a publicação da Lei 14.932/2024, o setor espera a adequação da Instrução Normativa 2.206/2024 que ainda obriga o produtor rural a apresentar o ADA neste ano, para fins de exclusão das áreas não tributáveis do imóvel rural. “A nova Lei já está em vigor e desobriga a declaração do Ato Declaratório Ambiental, então esperamos que a Receita Federal altere a Instrução Normativa e que a lei sancionada comece a valer a partir da DITR 2024”, explicou.

A norma é originária do Projeto de Lei 7611/17, do ex-senador Donizeti Nogueira (TO) e de relatoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB/PR). O texto tramitou em caráter conclusivo e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado.

De acordo com a IN 2.206/2024, o prazo para apresentação da DITR 2024 começa a partir do dia 12 de agosto e vai até 30 de setembro de 2024.

Fonte: Assessoria Faesc
Continue Lendo

Notícias

Sancionada lei que permite o uso do CAR para cálculo do ITR

Nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental.

Publicado em

em

Foto: Roberto Dziura Jr

A nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental (ADA). O governo federal sancionou na última terça-feira (23) a Lei 14932/2024, uma medida que visa modernizar o sistema de apuração do Imposto Territorial Rural (ITR) e reduzir a burocracia para os produtores rurais.

Ex-presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, destaca que medida visa a modernização do sistema tributário rural – Foto: Divulgação/FPA

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, o projeto de lei (PL 7611/2017) foi relatado pelo ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR). O parlamentar destacou a importância da nova lei, afirmando que o CAR é um dos instrumentos mais avançados hoje para compatibilizar a produção com a preservação ambiental.

“O Cadastro Ambiental Rural é uma das ferramentas mais importantes do mundo em termos de compatibilização da produção agropecuária com os ditames da preservação ecológica. É, certamente, um instrumento que cada vez mais deve ser valorizado”, afirmou Sérgio Souza.

Atualmente, para apurar o valor do ITR, os produtores devem subtrair da área total do imóvel as áreas de preservação ambiental, apresentando essas informações anualmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do ADA. Esses mesmos dados também são incluídos no CAR, conforme exigência do Código Florestal.

Com a nova lei, essa duplicidade de informações será eliminada, facilitando o processo para os produtores. “Não faz sentido que o produtor rural seja obrigado a continuar realizando anualmente o ADA, uma vez que todas as informações necessárias à apuração do valor tributável do ITR estão à disposição do Ibama e da Receita Federal por meio do CAR”, ressaltou Sérgio Souza.

Fonte: Assessoria FPA
Continue Lendo

Notícias

Governo gaúcho anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó.

Publicado em

em

Foto: Gisele Rosso

O pacote de medidas do Governo do Rio Grande do Sul para reerguer a agricultura gaúcha após a tragédia climática que assolou a produção primária inclui ações específicas destinadas ao setor do leite: bônus de 25% em financiamentos e compra de leite em pó. “Chegam em boa hora e são importantes porque beneficiam o pequeno produtor com subvenção, que é fundamental. Além da compra do leite em pó num volume considerável”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó. A aquisição será feita junto às cooperativas gaúchas que não tenham importado leite, ao longo do ano vigente do programa, para atender mais de 100 mil crianças em municípios com Decreto de Calamidade.

O dirigente, que acompanhou o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, na manhã desta quinta-feira (25/07), lembra que o setor ainda aguarda uma posição sobre a liberação do Fundoleite. “Recentemente, foi solicitado junto à Secretaria Estadual da Fazenda a atualização de saldos. A estimativa é dos valores se aproximem de R$ 40 milhões”, indica Palharini.

Fonte: Assessoria Sindilat-RS
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.