Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Pesquisadores dos EUA e do Brasil intensificam estudos sobre segurança de EPI agrícolas para pequenas propriedades

A cientista norte-americana Anugrah Shaw e o pesquisador brasileiro Hamilton Ramos avançam em estudo envolvendo a seleção de matérias-primas capazes de reforçar segurança do trabalho rural.

Publicado em

em

Pesquisadores Viviane Aguiar Ramos, Hamilton Ramos e Anugrah Shaw desenvolvem estudo em conjunto para aprimorar a segurança de vestimentas protetivas agrícolas nas pequenas propriedades agrícolas - Foto: Divulgação

Em etapa preparatória para uma reunião global do Consórcio Internacional de Vestimentas Protetivas Agrícolas, previsto para ocorrer no Brasil no ano que vem, a cientista Anugrah Shaw, da Universidade de Maryland Easternshore (EUA), chegou no início de novembro à cidade paulista de Jundiaí para trabalhar com o cientista brasileiro Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia, nas análises finais de um estudo que visa a aprimorar a segurança de vestimentas protetivas agrícolas ou EPI nas pequenas propriedades agrícolas.

A equipe de Ramos, formada também pela pesquisadora Viviane Aguiar Ramos, e Shaw, avaliam especificamente, nesta etapa do trabalho, a seleção de matérias-primas capazes de reforçar a segurança dos EPI agrícolas empregados nas pequenas propriedades agrícolas de todo o mundo.

Resultante de parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP situado em Jundiaí, e o setor privado, o programa IAC-Quepia tornou-se referência no desenvolvimento de métodos para avaliar e certificar a qualidade de EPI agrícolas. O programa emite o Selo IAC-Quepia, que destaca no Brasil fabricantes voltados à melhoria contínua de produtos. “O objetivo do trabalho com a universidade americana é contribuir para a menor exposição possível do aplicador de defensivos agrícolas aos ingredientes ativos desses produtos, em todos os países agrícolas”, ressalta Hamilton Ramos. “O trabalho abrange a elaboração de novas recomendações envolvendo a confecção de EPI à base de algodão e poliéster”, ele acrescenta.

Consórcio Internacional de EPI

Conforme Ramos, o Consórcio Internacional de EPI, formado por países como Alemanha, Eslovênia, França e Estados Unidos, além do Brasil, persegue hoje um padrão mundial aplicável ao desenvolvimento desses produtos. Financiado com recursos privados, complementa o pesquisador, o IAC-Quepia, em 16 anos de atividades, resultou na queda das reprovações de qualidade de vestimentas agrícolas fabricadas no Brasil, que eram da ordem de 80% do montante analisado no laboratório do programa, em 2010, para menos de 20%.

A vinda da pesquisadora Anugrah Shaw ao Brasil, salienta Ramos, objetiva ainda a preparação do evento que celebrará os dez anos de atividades do Consórcio Internacional de EPI. Previsto para ocorrer na sede do IAC, na paulista Campinas, de 21 a 25 de outubro de 2024, o encontro terá a participação de pesquisadores dos cinco continentes, além de órgãos reguladores brasileiros, inclusive Anvisa, Ibama e os Ministérios da Agricultura e do Trabalho.

Fonte: Assessoria

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.