Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Ancistrus luzia

Pesquisador paranaense participa de estudo que descobriu e batizou espécie de peixe

Peixe que habita os rios Xingu e Tapajós, no Norte do país, foi encontrado por José Luís Birindelli, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal/CCB e pesquisador do Museu de Zoologia (MZUEL), e pesquisadores de outras universidades.

Publicado em

em

Professor e pesquisador José Luís Birindelli e parceiros publicaram artigo sobre a descoberta na revista Neotropical Ichthyology - Foto: Divulgação/UEL

Uma nova espécie de peixe do gênero Ancistrus, conhecido popularmente como cascudo, descoberta por um pesquisador do Laboratório de Ictiologia (LIC) em parceria com pesquisadores de outras instituições, acaba de ser batizada com o nome Ancistrus luzia. O peixe, que habita os rios Xingu e Tapajós, localizados no norte do país, na região da Floresta Amazônica, foi encontrado pelos professores José Luís Birindelli, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal e pesquisador do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Leandro Sousa, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Marcelo Britto, do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A descrição do peixe consta em um artigo, publicado recentemente na revista Neotropical Ichthyology pelos três pesquisadores e pelo doutorando no Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFRJ, Emanuel Neuhaus. A espécie de água doce, embora tenha sido descoberta há 15 anos, foi nomeada recentemente, em homenagem ao fóssil Luzia, considerado o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas.

De acordo com Birindelli, o peixe, de apenas 10 centímetros, é exclusivo das regiões médias do Xingu e Tapajós, próximas à divisa do Pará com o Mato Grosso. Suas principais características – que o distinguem como espécie ímpar – são suas cores únicas de linhas pretas na sutura dos ossos. “Essas características surgiram por mudanças genéticas aleatórias e foram fixadas pela seleção natural, com fins de camuflagem”, explica.

A nova espécie foi descoberta enquanto os professores participavam do projeto All Catfish Species Inventory (ACSI), financiado pela National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

“L159”

O Ancistrus luzia é uma das 80 espécies do gênero Ancistrus que possui focinho nu e barbelas. Birindelli conta que a espécie já era uma velha conhecida de aquaristas, que, na ausência de um nome para designar o pequeno peixe, batizaram-no de “L159”. “Os aquaristas precisam de formas imediatas de identificação dos peixes. Como a ciência anda em outro ritmo, mais lento, os nomes científicos acabam vindo depois”, diz Birindelli.

No ano de 2010, três anos após a coleta dos primeiros exemplares, os pesquisadores voltaram à região para amostrar mais rios em busca de novos exemplares.

Longo percurso

Desde a descoberta do Ancistrus luzia até a descrição da espécie, muita água rolou. As coletas iniciaram na região da Serra do Cachimbo, mas foram se expandindo até próximo de Altamira, no Pará, a 800 km de Belém. Depois, o grupo comparou as coletas com as de outros cascudos da região e, também, de outras regiões, para conferir se não se tratava de outra espécie já catalogada, o que pode ocorrer devido à imensa variedade de espécies na América do Sul.

A fauna de peixes de água doce na região amazônica, segundo Birindelli, é a mais diversa do planeta. Para se ter uma ideia, é comparável à fauna de recifes de corais do Indo-Pacífico, conhecidos por sua grande extensão e beleza exuberante. “Desde o início das atividades do Museu de Zoologia, há 30 anos, identificamos 100 espécies de peixes em todo o Brasil”, comenta o pesquisador, que atua na Universidade há dez anos.

Parceria de anos

Três dos pesquisadores citados já mantêm uma parceria de muitos anos no estudo de peixes pelo Brasil. Com Sousa, a parceria, segundo Birindelli, ocorre desde a época em que eram alunos de Doutorado, em 2006. Já com Britto, os estudos em conjunto iniciaram por volta de 2010. Atualmente, Sousa e Birindelli integram o Programa de Pesquisa Básica e Aplicada (PBA) “Revelando a Biodiversidade Brasileira através da descrição de espécies novas de peixes anostomídeos (Characiformes, Anostomidae)”.

A descoberta do Ancistrus luzia também foi assunto da tese de doutorado de Emanuel Neuhaus, defendida em 2020 no PPG de Zoologia da UFRJ.

Fonte: AEN Paraná

Notícias

Sindiavipar critica decisão do STF sobre desoneração da folha de pagamento

Sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Publicado em

em

Foto: Jonas Oliveira

O Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) manifestou, nesta sexta-feira (26), sua preocupação diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país.

Anteriormente, esta medida havia sido aprovada pelo Congresso Nacional com ampla maioria de votos.

De acordo com o Sindiavipar, a decisão do STF responde a um pedido do governo federal e pode impactar negativamente o emprego, elevar os custos de produção, agravar a inflação e acentuar a insegurança jurídica no país.

Diante disso, o sindicato faz um apelo aos membros do Congresso para que intervenham e revertam essa decisão, visando preservar as condições já estabelecidas para os setores empresariais afetados.

Confira a nota na íntegra: 

É com extrema preocupação e profunda decepção que o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) recebe a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, de suspender a desoneração de impostos da folha de pagamentos dos setores empresariais que mais empregam no país, que havia sido duplamente referendada pelo Congresso Nacional por esmagadora maioria de votos dentro do mais transparente processo democrático.

Além de ferir o princípio constitucional da equidade dos três poderes, a lamentável medida, que atende inoportuno pedido do governo federal, expõe mais uma intromissão indevida do STF em atribuições que são exclusivas do legislativo, com potencial para levar à demissão milhões de trabalhadores, restringir novas contratações, elevar os custos de produção com forte impacto inflacionário e aumentar a insegurança jurídica do Brasil, fator que já vem desestimulando novos investimentos na economia e travando o crescimento nacional.

O Sindiavipar espera que os senadores e deputados federais, representantes legítimos dos interesses e das aspirações da população brasileira, tomem as necessárias e urgentes providências para derrubar o ato infeliz do ministro do STF e restaurar a vontade soberana do Parlamento, evitando um grave retrocesso que trará desastrosos prejuízos econômicos e sociais para o país.

Sindiavipar

Curitiba, 26 de abril de 2024

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Com presença de autoridades, 89ª ExpoZebu será aberta oficialmente neste sábado

Expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABCZ

Será aberta oficialmente neste sábado (27), a 89ª ExpoZebu – Genética Além das Fronteiras. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, fará a abertura da solenidade às 10 horas no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Confirmaram presença no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

A expectativa é que 400 mil pessoas passem pela maior feira da pecuária zebuína do mundo até o dia 6 de maio, 35 comitivas internacionais com 700 estrangeiros.

A ExpoZebu deste ano ressalta a força da cadeia produtiva da carne e do leite destacando avanços da genética zebuína, a relevância dos subprodutos da pecuária, trazendo ampla gama de produtos e serviços especializados.

Além disso, evidencia para criadores, investidores, profissionais do setor, estudantes e toda a comunidade as mais recentes técnicas de produção, manejo de rebanhos, nutrição animal, inovação tecnológica e oportunidades de negócios, apresentando muito mais do que uma exposição de gado.

Esta edição conta com 2.520 animais que participarão dos julgamentos entre os dias 28 e abril a 4 de maio. A programação também inclui o 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu), o 44º Torneio Leiteiro, 38 leilões, 8 shoppings de animais, palestras educativas, workshops práticos, demonstrações ao vivo voltadas ao impulsionamento da eficiência e produtividade porteira adentro.

Além disso, atrações para todos os públicos como a tradicional Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, a 39º Mostra do Museu do Zebu e shows, o que contribui para a movimentação da economia com geração de 4.200 empregos diretos e indiretos.

O Parque Fernando Costa estará aberto para visitação durante os dias de feira das 7h30 às 22h. Especialmente neste sábado, os visitantes poderão degustar pipoca e algodão doce gratuitamente no período da manhã.

A ‘89ª ExpoZebu – Genética Além das fronteiras’ é uma realização da ABCZ, com patrocínio de Cervejaria Petrópolis – Itaipava, Neogen, Banco do Brasil, Cachaça 51: uma boa ideia, Sistema CNA/Senar, Programa leilões, Chevrolet, SETPAR empreendimentos e Caixa – Governo Federal e apoio de Geneal, Sicoob Credileite, Prefeitura de Uberaba – Geoparque, Sindicato Rural de Uberaba e Fazu.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

ABCZ lança campanha para valorização do produtor rural e da produção de carne e leite

Vídeos educativos serão exibidos em painéis no Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu.

Publicado em

em

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) inicia a 89ª ExpoZebu, maior feira de pecuária zebuína do mundo, uma campanha de valorização do produtor rural e da produção de carne e leite. Trata-se de vídeos educativos com informações importantes sobre o setor.

‘Conhecer para Admirar’ é uma série de 3 episódios com histórias de personagens que tiveram as vidas transformadas pelo agronegócio. A ABCZ também divulgará dois vídeos educativos evidenciando os benefícios da carne e do leite.  “Nós precisamos ampliar o diálogo com a população para combater informações equivocadas sobre a pecuária e agronegócio. Por isso, na campanha, mostraremos exemplo de trabalho e superação na produção rural, além dos benefícios da carne e do leite: empregos gerados, produtos e subprodutos, e principalmente as qualidades nutricionais indispensáveis para a nossa saúde. Tudo isso é fruto do melhoramento genético”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O trabalho desenvolvido pela ABCZ contribuiu para o desenvolvimento da genética no país. Entidade ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ABCZ é responsável pelos registros de animais zebuínos no Brasil. Ao longo de seus 105 anos, a associação já registrou cerca de 23 milhões de animais. E esse progresso genético levou o Brasil ao topo do ranking de exportadores de carne bovina.

Os vídeos serão lançados nesta sexta-feira (26), durante reunião da Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB). Em seguida, serão publicados nas redes sociais da ABCZ e serão divulgados nos telões do Parque Fernando Costa, durante a 89ª ExpoZebu, por onde passam cerca de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.