Notícias
Palestras com especialistas reforçam a pauta técnica do Show Rural de Inverno
Com abertura de visitação diariamente às 8h30, o evento se consolida como o maior do Brasil dedicado ao trigo.
Uma extensa e diversificada agenda de palestras reforça o teor técnico do Show Rural Coopavel de Inverno, que acontecerá pelo quarto ano consecutivo em Cascavel de 22 a 24 de agosto. Ao mesmo tempo em que poderão ver o melhor do trigo e culturas de inverno, os visitantes terão a chance de participar de palestras com especialistas em suas áreas, alguns de renome nacional, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Com abertura de visitação diariamente às 8h30, o evento se consolida como o maior do Brasil dedicado ao trigo. Serão 31 variedades do grão, além de aveia, triticale e plantas de cobertura. Vinte empresas vão participar e trarão o melhor em pesquisas e resultados. Indústrias do portfólio da Coopavel também estarão presentes. O acesso ao parque e ao estacionamento é gratuito. O almoço dos participantes não terá custos. Acompanhe, a seguir, a agenda de palestras já definidas:
Confira as palestras:
- Manejo de doenças do trigo para altas produtividades, com professor Daniel Debona. Essa palestra fará parte do Portfólio Basf e será apresentada diariamente.
- Soluções e o programa de relacionamento Bayer. Essa palestra será exibida todos os dias
- Manejo de pragas e doenças com soluções biológicas, será apresentada pela equipe comercial e de marketing da Biotrop, diariamente das 10h às 11h30.
- Manejo de doenças no trigo e soja: um espaço voltado a plantas daninhas de difícil controle, Com a equipe de desenvolvimento de produto da Corteva, diariamente.
- Lavoura de carne, com o médico-veterinário, Eduardo Madruga, diariamente às 15h, no Auditório Paraná Cooperativo.
- Manejo de plantas daninhas na cultura do trigo, com o agrônomo, Vitor Spader, todos os dias às 10h.
- Manejo de plantas daninhas na cultura do trigo com uso de produtos pré-emergentes, com Rafael Mendes. Todos os dias às 10h.
- Uso de hormônios vegetais na cultura do trigo a altas produtividades, com Diego Pereira. Todos os dias às 14h.
- Mix de plantas de cobertura e saúde do solo, com o agrônomo André Luiz Rech. Todos os dias às 10h.
- O DNA cooperativista, com a palestrante Helda Elaine, diariamente às 10h, no auditório Paraná Cooperativo.
Notícias
Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos
Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.
Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.
Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.
A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.
Notícias
Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022
De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.
De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.
Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.
Notícias
Preços do milho seguem em alta no Brasil
Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.
Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.
Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.
Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.
Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.