Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Palestrantes abrem debates do III Congresso Ibero-americano de Suinocultura

Publicado em

em

O III Congresso Ibero-americano de Suinocultura teve início na manhã de hoje em Gramado, Rio Grande do Sul, com a participação de representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e OIPORC (Organização Ibero-americana de Suinocultura, do espanhol) e delegações de 22 países americanos e europeus.

O evento, organizado pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Oiporc e FAO, debate o Plano Continental para Erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) e contará com apresentações e palestras sobre os serviços e os sistemas de inspeção sanitária em diferentes países do continente bem como sobre as novas regras da OIE sobre o controle da enfermidade.

As palestras começaram com o anfitrião e presidente da ABCS, Marcelo Lopes, que deu as boas vindas e apresentou a suinocultura brasileira aos convidados. “A suinocultura brasileira tem um grande campo a avançar bem como o setor em outros países aqui representados. É uma honra receber este evento para que possamos trabalhar em conjunto em favor do continente”, resumiu.

Em seguida, a coordenadora-geral do departamento de saúde animal do Ministério da Agricultura, Denise Euclydes Mariano Costa, reiterou o compromisso do governo com a suinocultura brasileira tanto nos sistemas de controle sanitário como no aspecto econômico. “O Ministério de Agricultura quer dedicar todo o empenho na questão da erradicação da peste suína clássica no continente”, disse.

O oficial principal da FAO para desenvolvimento da pecuária, Tito Díaz, mediou as primeiras apresentações e destacou a importância de melhorar a integração entre os serviços sanitários dos países americanos além de haver detalhado os temas a serem debatidos no Congresso.

Já o consultor da FAO, Jorge Miquet, apresentou um panorama dos serviços sanitários para suínos em vários países das Américas, apontou melhoras em relação ao passado, mas frisou que há muito a avançar no continente quanto ao controle e/ou erradicação da PSC e outras enfermidades. “É importante que países que estão mais avançados ajudem os demais. Acredito que 2020 é uma boa data para erradicarmos a PSC do continente”, disse.  

Livre de PSC e declaração obrigatória

O representante da OIE, Martín Minassian, apresentou as regras do órgão internacional para reconhecimento do status "livre de PSC" de um país. Como regra geral, a declaração de "Livre de PSC" só pode ocorrer depois de 12 meses comprovados à OIE sem nenhum caso da doença, com ou sem vacinação, em determinado país ou região.

O especialista detalhou também as principais mudanças dos códigos sanitários da OIE sobre a suinocultura no mundo, as exigências documentais para o reconhecimento e outros procedimentos. Entre elas, a declaração obrigatória da PSC, a necessidade de um plano de contingência, etc. Os procedimentos completos estão no site da OIE no tópico “Sanidad animal en el mundo” (www.oie.int).

Fonte: Ass. de Imprensa ABCS

Continue Lendo

Notícias

ALA e IICA promovem imersão gratuita em comércio global de carne de frango

Seminário on-line contará com apresentação de especialistas do IICA e da ABPA (Brasil) sobre procedimentos para exportações.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) promove o Seminário “Comércio Global de Carne de Frango”, evento on-line programado para quinta-feira (16), às 09 horas da Costa Rica e 12 horas do Brasil, por meio da plataforma Zoom.

O seminário contará com apresentações da especialista em Comércio Internacional do IICA, Adriana Campos, e com o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua.

Em suas apresentações, Adriana Campos e Luís Rua abordarão estratégias e desafios para a ampliação do comércio internacional de proteína animal, tendências para o setor e ferramentas que apoiem este trabalho de internacionalização da cadeia produtiva. Uma destas ferramentas é o Guia para Identificação e Sistematização de Informações sobre Regras do Comércio de Aves, elaborado pelo IICA e pela ALA para orientar este comércio.

As apresentações serão traduzidas para inglês e português. As inscrições para o Webinar são gratuitas e podem ser realizada pelo link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_xYXtLzB4TsuDHUbBQ5kVOA.

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias

15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo inicia nesta terça-feira em Brasília

Especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.

Publicado em

em

O especialista em inovação Salim Ismail é o convidado do Sistema OCB para a palestra de abertura do evento, que vai abordar os princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária. A presença do futurista faz parte de uma programação que reúne líderes, especialistas, cooperativistas e cooperados de todo o país para discutir os desafios e perspectivas enfrentados pelo setor. O evento inicia nesta terça (14),a partir das 14 horas, e se estende até quinta-feira (16), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), pelo Sistema OCB. Este ano, o tema central será Projetando um Futuro + Coop. Para conferir a programação completa clique aqui.

Salim é um empreendedor no campo da inovação, reconhecido por sua capacidade de identificar oportunidades e induzir corporações às mudanças rápidas do mundo moderno. Graduado em Engenharia Elétrica e com mestrado em Administração de Empresas, ele combina sua formação técnica com uma visão estratégica no campo de ideias inovadoras.

Como fundador e diretor executivo da ExO Works e autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, ele colaborou com a disseminação dos princípios da inovação e, também, com o treinamento de líderes para enfrentar os desafios do futuro. Sua visão e sua capacidade de antecipar tendências são fundamentais para inspirar empreendedores a repensar seus modelos de negócios tradicionais como uma possibilidade para o crescimento, a evolução e a transformação. Além disso, ele é futurista e visionário de negócios.

Fonte: Assessoria OCB
Continue Lendo

Notícias

Brasil vai exportar carne suína para o Butão

Agronegócio brasileiro obteve sua 42ª abertura de mercado neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países.

Publicado em

em

Foto: Cláudio Neves

O governo federal divulgou que o Butão aprovou a exportação de carne suína brasileira, marcando a segunda vez, em seis meses, que o país asiático abre suas portas para produtos brasileiros, somando-se à autorização anterior para a exportação de carne de aves em dezembro passado.

Em 2023, as importações do agronegócio brasileiro pelo Butão ultrapassaram os US$ 3,33 milhões, quase dobrando os US$ 1,75 milhão registrados em 2022.

Com esta notícia, o agronegócio brasileiro alcança sua 42ª abertura de mercado apenas neste ano, somando um total de 120 aberturas em 50 países desde 2023.

 

Fonte: Com informações Mapa
Continue Lendo
CBNA – Cong. Tec.

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.