Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Nutrien lançará cartilha de conformidade ambiental no 12º Congresso Andav

Material orienta produtor rural brasileiro sobre como estar em conformidade com a legislação socioambiental .

Publicado em

em

Foto: Arquivo/OP Rural

A Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do Brasil, lança no próximo dia 09 de agosto, no 12º Congresso ANDAV, o Guia do Produtor Rural – Em dia com a Legislação Socioambiental. O material tem o objetivo de orientar e sanar as principais dúvidas dos produtores sobre normas, legislações e questões relacionadas a conformidade social e ambiental, além de temas sobre certificações e crédito rural dentro do agronegócio.

“A Nutrien é uma empresa consciente de seu papel social e de sua responsabilidade ambiental na cadeia agrícola, por isso, incluiu em seu modelo de negócio o compartilhamento de conhecimento e informações aos milhares de pequenos e médios produtores rurais que se relacionam com a empresa. Esse Guia do Produtor Rural é mais uma ferramenta para ajudar os agricultores a acessarem e compreenderem as principais normas ambientais e trabalhistas que impactam a atividade agrícola. Tudo isso, em uma linguagem descomplicada e de fácil leitura.

Dessa forma, estamos dando mais um passo para que avancemos rumo à conformidade socioambiental no campo”, afirma Catharina Pires, diretora de assuntos corporativos da Nutrien para a América Latina.

A legislação ambiental brasileira é considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, reunindo um conjunto de normas que determinam as práticas adequadas a serem adotadas. O material aborda em cada capítulo, temas que fazem parte do dia a dia do produtor rural, como: licenciamento ambiental, descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas, segurança no trabalho, uso da água, plano safra, entre outros. Para viabilizar este projeto, a companhia contou com apoiadores, como a empresa de soluções Serasa Experian, a Produzindo Certo, agtech especializada na estruturação de cadeias agropecuárias sustentáveis e a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

“Para a Serasa Experian divulgar conhecimento é tão relevante quanto facilitar o acesso ao crédito rural, um dos objetivos que desejamos atingir desde a nossa chegada no setor. Além disso, acreditamos que utilizar a inteligência dos dados e promover acesso a conteúdo relevante ajuda o produtor a realizar negócios em toda a cadeia do agro e fomenta uma economia mais sustentável, premissas que também temos buscado por meio de nossas soluções. Por isso, entendemos que apoiar esse projeto caminha junto com nosso propósito de levar orientação sobre questões de crédito e ESG que ainda não são totalmente claras para os produtores rurais”, comenta o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Para Aline Locks, CEO da Produzindo Certo, democratizar conhecimento ao produtor rural irá gerar grandes ganhos na lavoura. “É de extrema importância democratizar esse conhecimento técnico, sobretudo junto aos pequenos produtores, para que estejam em sintonia com a legislação socioambiental. A redução na assimetria das informações certamente resultará em mais eficiência produtiva, rentabilidade e qualidade de vida. Essa transformação está na nossa essência desde sempre.”

Após lançamento no 12ª Congresso Andav, a cartilha será disponibilizada de forma impressa nos Centros de Experiência da Nutrien, e, no formato online nas redes sociais, site, e em outros materiais de comunicação das companhias participantes.

Fonte: Assessoria

Empresas

Composto natural criado no Brasil pode substituir uso de antibióticos na avicultura sem afetar desempenho 

Pesquisa da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, aponta que terpenos e compostos fenólicos podem substituir o uso de antimicrobianos em granjas  

Publicado em

em

Aditivo natural que substitui o uso de antibióticos ao ser adicionado com a ração  - Foto e texto: Assessoria

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, indicou que um composto de terpenos e complexos fenólicos desenvolvido no Brasil pode substituir de maneira idêntica os antibióticos e demais antimicrobianos usados para manter o equilíbrio do trato gastrointestinal de aves nas granjas. O composto foi criado pela empresa 88 Agro Vetech, especializada em soluções de bioeconomia, que investiu R$ 5 milhões em 2 anos de pesquisa e desenvolvimento.

Os antimicrobianos, que incluem os antibióticos, são amplamente utilizados na avicultura para prevenir e tratar infecções, além de promover o crescimento das aves. Entretanto, o uso excessivo desses antimicrobianos pode levar ao desenvolvimento de um fenômeno chamado resistência bacteriana. Isso significa que as bactérias se tornam menos suscetíveis aos efeitos dos antibióticos e demais antimicrobianos, tornando mais difícil o tratamento de infecções, tanto em humanos quanto em animais – o que representa um risco global para a saúde pública.

A pesquisa, conduzida em 2023 e divulgada hoje pelo Prof. Antonio G. Bertechini, titular da Universidade Federal de Lavras e pesquisador do CNPq, comprovou que o composto apresentou desempenho idêntico ao uso de antimicrobianos em cerca de 1000 frangos de corte machos, mantendo o desempenho das aves. A pesquisa indicou que o uso do composto garantiu ganho de peso e a conversão alimentar sem o uso de nenhum antimicrobiano como melhorador de desempenho.

Outro aspecto fundamental é que quando as aves recebem antibióticos na alimentação, certa parte pode ser absorvida pelo organismo e distribuída pelos tecidos dos animais, incluindo músculos e órgãos – expondo seres humanos aos mesmos antibióticos ali presentes. A pesquisa não identificou efeitos adversos nos tecidos das aves submetidas ao tratamento natural, o que também sugere que o composto é um promotor de segurança alimentar.

“Estamos empolgados com essa nova formulação e seguimos comprometidos em oferecer soluções que promovam a sustentabilidade e o bem-estar animal”, afirma João Antonio Zanardo, Zootecnista e Pesquisador da 88 Agro-Vetech. “O TechFeed representa um avanço significativo na avicultura, proporcionando uma alternativa segura e eficaz aos antimicrobianos como melhoradores de desempenho.”

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Premix reforça expertise em Supply Chain com a contratação de Vanessa Casachi

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril

Publicado em

em

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos - Foto: Assessoria

A Premix, empresa líder em soluções para nutrição de ruminantes, anuncia a contratação de Vanessa Casachi para o cargo de diretora de Supply Chain. Formada em Administração de Empresas, com pós-graduações e MBA’s, inclusive internacional, a profissional, com mais de 23 anos de experiência na área, possui sólido histórico em gestão estratégica da cadeia de fornecimento.

Ao longo de sua carreira, Vanessa acumulou expertise em diferentes elos da cadeia de suprimentos, com foco em strategic sourcing, procurement, logística e controle fabril. Atuou em empresas renomadas como CAMDA (cooperativa agropecuária), Integralmedica, Lufthansa e Bauducco, onde liderou equipes e implementou projetos de otimização da cadeia de suprimentos.

Na Premix, Vanessa será responsável por dirigir toda cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto. Sua missão principal será garantir a qualidade dos produtos com prazos reduzidos e custos otimizados para os pecuaristas.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Bimeda apresenta no Interleite Sul antiparasitário com Moxidectina 1%

Lançamento do laboratório é à base de molécula com alta eficácia, que pode ser aplicado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes

Publicado em

em

Divulgação Bimeda

Durante o Interleite Sul, evento que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, em Chapecó (SC), a Bimeda, empresa fabricante, comerciante e distribuidora de produtos farmacêuticos, veterinários e de saúde animal, apresenta ao mercado brasileiro um antiparasitário com Moxidectina 1% Injetável, indicado ao tratamento de parasitas internos e carrapatos, que causam uma série de problemas no rebanho, afetando desde o crescimento dos animais, redução da produção de leite, o desempenho reprodutivo até o aumento da suscetibilidade a doenças.

No evento, que tem como tema “Novos caminhos para o futuro da produção de leite”, os participantes poderão conhecer o MoxiSolv, marca global da Bimeda, que é à base de moxidectina, molécula que atua de modo semelhante às avermectinas, mas devido às suas características, atua de maneira mais efetiva contra os parasitas internos. “A moxidectina é uma milbecina e possui estrutura molecular única que promove uma ação diferenciada em relação às avermectinas. Ela é muito lipofílica, ou seja, tem mais atração por gordura, ficando depositada por mais tempo no tecido adiposo do animal”, explica o médico-veterinário Rodrigo Costa, gerente de Marketing da Bimeda. “Por conta dessas características, a moxidectina seleciona resistência menos rapidamente do que as avermectinas e permanece mais potente contra nematóides. Dessa forma, Moxisolv é eficaz no controle das verminoses resistentes às ivermectinas”, complementa.

Prejuízos invisíveis

Como o lançamento do MoxiSolv, a Bimeda se consolida como o laboratório com uma das linhas mais completas de endectocidas do mercado brasileiro, com produtos à base de moléculas como ivermectina a 1% e 3.5%, doramectina a 1%, eprinomectina a 1% e agora moxidectina a 1%.

“Com o MoxiSolv, o pecuarista brasileiro tem à disposição mais uma ferramenta bastante eficaz para combater um dos problemas que mais compromete a produtividade da pecuária, que são os parasitas internos, responsáveis por 50% dos prejuízos econômicos da atividade. São aqueles que ninguém vê e, quando os sintomas aparecem, pode ser tarde demais”, alerta o veterinário.

O novo antiparasitário da Bimeda pode ser administrado com segurança em bovinos jovens e adultos, inclusive bezerros e fêmeas prenhes.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.