Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Mais de 20 mil pessoas prestigiam a 49ª Expoleite nos Campos Gerais do Paraná

Promovida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, em Arapoti, a feira é reconhecida pela imersão ao mercado agropecuário, julgamento do Gado Holandês e atrações de entretenimento.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Capal

A Expoleite, tradicional feira do Gado Holandês, chegou à sua 49ª edição com a presença massiva de visitantes vindos de diferentes cidades. Neste ano, o evento promovido pela Capal Cooperativa Agroindustrial atraiu mais de 20 mil pessoas em Arapoti (PR), município que integra a região dos Campos Gerais, considerada a segunda maior bacia leiteira do Brasil. Quem acompanhou o desfile do gado e as sessões de julgamento da Raça Holandesa entende o reconhecimento que a região recebe, visto a qualidade genética dos rebanhos criados pelos pequenos, médios e grandes produtores locais.

No julgamento, os principais critérios analisados para a consagração do gado vencedor são a força leiteira, o sistema mamário (úbere), as pernas, os pés e a garupa do animal. Ao todo, são 16 categorias que compõem a premiação, divididas entre Gado Jovem e Adulto, e as variedades Preto e Branco (HPB) e Vermelho e Branco (HVB). No total, adentraram à pista da Expoleite 207 animais, incluindo o Clube de Bezerras e os 15 animais da raça Jersey que desfilaram em caráter demonstrativo.

Na categoria Gado Adulto HVB, a Grande Campeã foi a vaca Adrimar Baronesa Swingman 1207 FIV, do cooperado Adriaan Frederik Kok, e a Reservada – título atribuído ao 2º lugar – foi para Constentation Hilux Attico, do casal pecuarista Alessandro H. Dekkers e Marisa C. Dekkers. Já entre o Gado Adulto HPB, a Grande Campeã foi o animal BUR JR. Mcdougal Cristina 3474, pertencente aos produtores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer, e a Reservada foi a vaca Halley Ruivinha Fortune 51 TE, de Ronald S. Elgersma e Nicolaas A. Elgersma, ambos associados da Capal. A etapa do julgamento realizada na Expoleite é credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e integra o Circuito Nacional da Raça Holandesa.

Neste ano, o juiz de pista convidado para o julgamento foi o canadense Kyle Rivington, que se diz impressionado com o alto nível dos gados brasileiros. “Tanto em qualidade quanto em quantidade, a variedade Vermelho e Branco, por exemplo, achei superior ao que vi no Canadá, meu país de origem. Também destaco como os animais mantêm os aprumos mais corretos e funcionais. E além do gado, gostei muito do clima amistoso entre os produtores, claro que existe a competição, mas notei que todos são muito unidos. Aqui na Expoleite tem uma atmosfera diferente de todos os lugares que vi”, declara.

O Clube de Bezerras, projeto da Capal que há mais de 35 anos fomenta nas crianças o interesse pela pecuária leiteira, é uma das atrações mais aguardadas da Expoleite. Neste ano, o Clube contou 12 participantes que conduziram suas bezerras na pista para a avaliação técnica do júri. Na categoria Júnior, o vencedor foi Rhayson Tailler dos Santos Ferreira, 9 anos, e na categoria Sênior, quem recebeu a maior pontuação foi Estefâni Vitória da Silva Campos, de 12 anos de idade.

Ainda no campo das premiações, a Capal anunciou os cooperados vencedores do Prêmio Qualidade do Leite, que nesta edição também estendeu a honraria aos produtores de leite residentes no estado de São Paulo. Além do prêmio de reconhecimento e brindes, os primeiros lugares das 12 categorias receberam uma televisão de 32 polegadas, oferecida pela parceira MSD.

Ao todo, 36 produtores associados da cooperativa foram gratificados na premiação. Os critérios de análise para definir os vencedores do Prêmio de Qualidade Capal são a qualidade sanitária (CCS e CBT) e os contaminantes do leite. O período de avaliação foi realizado mensalmente, de julho de 2022 a junho deste ano. Já no Concurso de Silagem de Milho, promovido pela Fundação ABC, o cooperado Marius Cornelis Bronkhorst ficou em 1º lugar, seguido por Ronald Steffen Elgersma (2º lugar) e Fernanda Krieger Bacelar Pereira (3º lugar), todos moradores de Arapoti.

A 49ª Expoleite também contou com o Encontro de Suinocultores, com atrações que incluíram palestras sobre análise de mercado e sanidade/melhorias nas granjas e degustação com cortes de carne suína defumada.

A palestra “Como Atrair e Reter Bons Funcionários na Propriedade Leiteira”, ministrada por Sandro Viechnieski, profissional com vasta experiência na pecuária leiteira, teve participação significativa dos cooperados da Capal, que lotaram a tenda principal para saber as orientações e técnicas para melhorar a produtividade e rentabilidade na atividade do leite.

Já a palestra interativa “Leve o Coração para o Trabalho”, da jornalista convidada Alessandra Assad, foi direcionada para jovens e mulheres cooperadas. Com um viés mais pessoal, a apresentação teve como foco o comportamento que se deve adotar para encarar os desafios e obter sucesso no dia a dia e na prática profissional.

Milhares de visitantes passaram para prestigiar o estande da Capal e conhecer os produtos fabricados pela cooperativa, principalmente o Café Grená, que arrancou elogios de quem é de fora e provou a bebida pela primeira vez. Na Expoleite, o público ainda pode conferir a Expo&Flor, experimentar o cardápio variado da Praça de Alimentação, Espaço Kids gratuito para a diversão das crianças, e ainda conferir o que mais de potente e tecnológico o mercado oferece atualmente com a exposição de máquinas agrícolas.

No próximo ano, a Expoleite vai comemorar a sua 50ª edição, e os dirigentes da Capal já estão se organizando para realizar uma feira ainda mais especial e memorável.

Fonte: Assessoria Capal

Notícias

Faesc celebra publicação da lei que reduz burocracia para Declaração do Imposto Territorial Rural 

Medida retira a obrigatoriedade de utilização do ADA para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do CAR para o cálculo de área.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) celebra a conquista da Lei 14.932/2024 que reduz a burocracia da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) para os produtores. A legislação foi publicada, na última quarta-feira (24), no Diário Oficial da União pelo Governo Federal.

A medida retira a obrigatoriedade de utilização do Ato Declaratório Ambiental (ADA) para redução do valor devido do ITR e autoriza o uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o cálculo de área tributável do imóvel.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a publicação da Lei representa um avanço para o agronegócio. “Nós, da Faesc, e demais federações, trabalhamos em conjunto com a CNA, pela desburocratização e simplificação da declaração do ITR para o produtor rural. Essa conquista significa menos burocracia, mais agilidade e redução de custos para o campo, o que é fundamental para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento do setor produtivo”.

De acordo com o assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, com a publicação da Lei 14.932/2024, o setor espera a adequação da Instrução Normativa 2.206/2024 que ainda obriga o produtor rural a apresentar o ADA neste ano, para fins de exclusão das áreas não tributáveis do imóvel rural. “A nova Lei já está em vigor e desobriga a declaração do Ato Declaratório Ambiental, então esperamos que a Receita Federal altere a Instrução Normativa e que a lei sancionada comece a valer a partir da DITR 2024”, explicou.

A norma é originária do Projeto de Lei 7611/17, do ex-senador Donizeti Nogueira (TO) e de relatoria do deputado federal Sérgio Souza (MDB/PR). O texto tramitou em caráter conclusivo e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro do ano passado.

De acordo com a IN 2.206/2024, o prazo para apresentação da DITR 2024 começa a partir do dia 12 de agosto e vai até 30 de setembro de 2024.

Fonte: Assessoria Faesc
Continue Lendo

Notícias

Sancionada lei que permite o uso do CAR para cálculo do ITR

Nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental.

Publicado em

em

Foto: Roberto Dziura Jr

A nova legislação permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental (ADA). O governo federal sancionou na última terça-feira (23) a Lei 14932/2024, uma medida que visa modernizar o sistema de apuração do Imposto Territorial Rural (ITR) e reduzir a burocracia para os produtores rurais.

Ex-presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, destaca que medida visa a modernização do sistema tributário rural – Foto: Divulgação/FPA

Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados em dezembro de 2023, o projeto de lei (PL 7611/2017) foi relatado pelo ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR). O parlamentar destacou a importância da nova lei, afirmando que o CAR é um dos instrumentos mais avançados hoje para compatibilizar a produção com a preservação ambiental.

“O Cadastro Ambiental Rural é uma das ferramentas mais importantes do mundo em termos de compatibilização da produção agropecuária com os ditames da preservação ecológica. É, certamente, um instrumento que cada vez mais deve ser valorizado”, afirmou Sérgio Souza.

Atualmente, para apurar o valor do ITR, os produtores devem subtrair da área total do imóvel as áreas de preservação ambiental, apresentando essas informações anualmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do ADA. Esses mesmos dados também são incluídos no CAR, conforme exigência do Código Florestal.

Com a nova lei, essa duplicidade de informações será eliminada, facilitando o processo para os produtores. “Não faz sentido que o produtor rural seja obrigado a continuar realizando anualmente o ADA, uma vez que todas as informações necessárias à apuração do valor tributável do ITR estão à disposição do Ibama e da Receita Federal por meio do CAR”, ressaltou Sérgio Souza.

Fonte: Assessoria FPA
Continue Lendo

Notícias

Governo gaúcho anuncia medidas para atenuar perdas causadas pelas enchentes na cadeia leiteira

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó.

Publicado em

em

Foto: Gisele Rosso

O pacote de medidas do Governo do Rio Grande do Sul para reerguer a agricultura gaúcha após a tragédia climática que assolou a produção primária inclui ações específicas destinadas ao setor do leite: bônus de 25% em financiamentos e compra de leite em pó. “Chegam em boa hora e são importantes porque beneficiam o pequeno produtor com subvenção, que é fundamental. Além da compra do leite em pó num volume considerável”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

No Programa da Agrofamília, os R$ 30 milhões em bônus financeiros para custeio e investimentos no Plano Safra 2023/2024, estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de agosto nas agências do Banrisul. Outros R$ 112,9 milhões serão destinados para a compra, pelo Estado, de leite em pó. A aquisição será feita junto às cooperativas gaúchas que não tenham importado leite, ao longo do ano vigente do programa, para atender mais de 100 mil crianças em municípios com Decreto de Calamidade.

O dirigente, que acompanhou o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, na manhã desta quinta-feira (25/07), lembra que o setor ainda aguarda uma posição sobre a liberação do Fundoleite. “Recentemente, foi solicitado junto à Secretaria Estadual da Fazenda a atualização de saldos. A estimativa é dos valores se aproximem de R$ 40 milhões”, indica Palharini.

Fonte: Assessoria Sindilat-RS
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.