Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Irrigação de pastagens e sucessão na propriedade dominam primeiro dia do Simpósio do Leite

Publicado em

em

O Simpósio do Leite de Erechim foi aberto oficialmente na tarde desta terça-feira, 10. Autoridades participaram do ato que aconteceu pouco antes da abertura do Fórum Nacional de Lácteos. Este ano, o Fórum debateu e tratou da irrigação em pastagens e também um fato que cada vez mais gera debate, a sucessão na propriedade.
O palestrante Mário Zoni falou sobre a importância de se preparar da maneira mais adequada possível a transição na propriedade. Salientou que a agricultura, seja ela pequena, média ou grande deve ser encarada como um negócio rentável. “Se tiver renda, a propriedade terá uma sucessão. E é preciso entender as necessidades para se obter esta renda de maneira com que o jovem não queira deixar o campo e ir para a cidade”, salientou.
Ele apresentou uma pesquisa em que mais de 50% dos jovens entrevistados ainda manifestam o desejo de ficar na propriedade. “Mas é preciso fazer com que este jovem fique no negócio, que ele veja lucros maiores do que ele ganharia indo para a cidade”, frisou. E citou a produção leiteira como importante ferramenta de negócio e manutenção dos jovens no campo.
Para ele, o produtor também que esquecer o “ser pequeno”. “Familiar é toda propriedade em que há emprego da mão de obra da própria família. É preciso mudar esta mentalidade de pequeno, apenas de produtor. A agricultura é um negócio e tem que ser encarada como tal”, acrescentou Zoni.
Para ele, além do conhecimento técnico, atualmente o agricultor também precisa buscar conhecimento administrativo e financeiro. “Ele tem que ser um empresário rural. A propriedade também precisa mudar a mentalidade e querer sim fazer uma sucessão. Muitas vezes, pesquisas ainda apontam dados preocupantes, em que o gestor quer ficar na gerencia até quando puder, o máximo que der. Mas é preciso projetar a sucessão”, pontuou.
Irrigação ganha espaço
A irrigação em pastagens, visando o acréscimo de produção e qualidade do leite, foi outro assunto debatido no Fórum Nacional de Lácteos. O gerente regional da Emater, em Erechim, Valmir Dartora palestrou sobre o assunto. Apresentou números e a importância dos sistemas de irrigação para ganhos financeiros na propriedade.
Segundo ele, o Rio Grande do Sul vive hoje uma realidade impactante onde há cada 10 safras, pelo menos sete já sofrem com problemas de estiagens. “No norte do Estado temos uma situação um pouco mais confortável, mas é importante pensar na irrigação e quebrar alguns mitos como o de ser um sistema caro de ser implantado”, salientou.
De acordo com Dartora, atualmente é possível financiar sistemas de irrigação em valores próximos a R$ 1,5 mil anuais por hectare. Dartora frisou que a irrigação também contribui para o aumento da produtividade de leite, da qualidade além do uso eficiente da água. Para ele, é preciso entender que a irrigação é uma tecnologia de produção, e não um método de combate a secas.
Dartora também apresentou alguns gargalos a serem vencidos, como a questão da energia elétrica, o conhecimento, a legislação ambiental e o preconceito quanto ao custo dos sistemas.
Ao final da explanação, o produtor Ildo Carlos Schmidt, de Cruzaltense, apresentou um caso de sucesso alcançado em sua propriedade. Descreveu a maneira com que começou na atividade leiteira e de que forma a irrigação ajudou para que sua propriedade virasse modelo de eficiência na região.
O debate do Fórum, sobre os dois assuntos foi mediado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho e contou ainda com a presença de Airton José Hoschscheid, assessor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag RS, além de Dartora e Zoni.
Abertura destaca evento nacional
As autoridades que participaram da abertura do Simpósio do Leite de Erechim, na tarde desta terça-feira, salientaram a importância que o evento tem conquistado ao longo dos anos. Eloir Griselli representou no ato o governador do RS, Tarso Genro e a Secretaria de Agricultura (SDR). “A produção de leite é muito importante para o Estado e precisamos avançar em algumas questões. Hoje o governo possui várias ferramentas e programas que auxiliam na melhor produção e no aumento da qualidade do leite”, frisou.
“É muito bom debater em Erechim um tema importante para nossa economia como é o leite. Além das tecnologias e das inovações que são possíveis para dar mais força ao setor, devemos ter a atenção para o agricultor familiar, que muitas vezes está na base do processo. E a prefeitura dá prioridade para que os pequenos produtores tenham o condições e possam crescer permanecendo no campo, produzindo alimentos”, declarou a vice-prefeita de Erechim, Ana de Oliveira.
Também esteve presente a Conselheira do CRMV/RS, Maristela Lovatto, que representou o presidente da entidade, Rodrigo Marques Lorenzoni. O presidente da Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai (Amevau), entidade promotora do Simpósio, Walmor Vanz, agradeceu a patrocinadores e apoiadores e disse que o evento tem como objetivo fortalecer a cadeia leiteira. 
Também destacou o trabalho da professora e doutora, Daniela de Oliveira, coordenadora da Mostra de Trabalhos Científicos, evento que faz parte do Simpósio e que anunciará os trabalhos vencedores no início da tarde desta quarta-feira.
Evento segue nesta quarta 
O Simpósio do Leite de Erechim terá sequencia nesta quarta-feira, 11. Serão cinco palestras técnicas ligadas a área leiteira, três pela parte da manhã, a partir das 8h30, e duas pela tarde, a partir das 13h30. A primeira delas abordará os índices zootécnicos que todo o produtor de leite deveria conhecer, pelo professor e doutor Rodrigo de Almeida. A qualidade do leite em sistema de cama de compostagem será terá proposto por José Pantoja, da Unesp – Botucatu, SP.
A terceira palestra da manhã abordará o desempenho da vaca leiteira no periparto, desafios e alternativas para o aumento de produtividade, assunto que terá como palestrante Cássio Cassal Brauner, da UFPEL.
Na parte da tarde serão mais duas palestras: a silagem de grão úmido, conceitos, manejo, uso e vantagem, pelo consultor e palestrante Luiz Zampar, além das afecções de casco em gado de leite, pelo doutor Emerson Alvarenga.
O Simpósio do Leite de Erechim terá este ano sua 11ª edição. 
As inscrições podem ser feita diretamente no local do evento, e no mesmo dia. Terão custo de R$ 50,00 por pessoa, com direito a coquetel, palestras, bolsa, Milk Break e almoço.
As informações sobre o Simpósio, Fórum e Mostra estão a disposição no site www.simposiodoleite.com.br

Fonte: Ass. Imprensa do Simp. do Leite de Erechim

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.