Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Inovameat Toledo debate Inteligência Artificial na suinocultura

Em palestra, mestre em Ciência Animal vai falar sobre os benefícios das ferramentas de IA no dia a dia das granjas.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Pixabay

Trazer uma compreensão sobre Data Lake, Big Data, Inteligência artificial e Monitoramento em Tempo Real e seus ganhos para a suinocultura. Esse é o conteúdo que o médico-veterinário e mestre em Ciência Animal, Marcino Pereira Júnior, vai apresentar no Inovameat Toledo durante a palestra “A Suinocultura nos tempos da IA”.

Principal evento de proteína animal do Paraná, o Inovameat acontece nos dias 1º, 2 e 3 de abril de 2024, em Toledo, no Oeste do Estado. A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

Médico-veterinário e mestre em Ciência Animal, Marcino Pereira Júnior, vai apresentar no Inovameat Toledo a palestra “A Suinocultura nos tempos da IA” – Foto: Arquivo pessoal

Segundo Marcino, a Inteligência Artificial tem efeitos práticos na vida de todos nós, e a unificação de informação, tratamento de dados e tomada de decisão são importantes para a evolução constante de qualquer atividade dinâmica, assim como a suinocultura. “Explorar informações e trazer entendimento e decisões em tempo real em uma gestão que opera mais de mil eventos diários é importantíssimo para a rentabilidade do negócio. Não apenas cadastrar, mas ter velocidade, segurança e retorno das informações é imprescindível. A IA vem para nos auxiliar nessa tarefa tão complexa”, afirma Marcino, que é gerente de Serviços Técnicos – Suínos, da De Heus Nutrição Animal.

Ele argumenta que a implantação da IA na suinocultura tende a ser valorizada com o tempo. Nem todos estarão prontos para essa implantação, mas reconhecer os possíveis benefícios e se preparar para isso é importante nas decisões presentes e futuras nas novas construções e atualizações de layouts de granjas. “As granjas são construídas para durarem de 20 a 30 anos com um nível bom de atualização. Se não tivermos isso em mente, talvez percamos esse espaço longo de aproveitamento da estrutura para um período curto de defasagem estrutural. Investimentos são necessários por parte de todos, e boas parcerias que estejam de mãos dadas auxiliando nesse futuro entendo ser o caminho para todos: produtores, indústrias e consumidores”, afirma o médico- veterinário.

 Sobre o evento

O Inovameat Toledo tem realização do Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal.

A edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O objetivo é abordar as principais inovações e tecnologias para a produção de proteína animal, visto que essa é uma área que dia após dia aumenta a sua relevância no cenário do agronegócio.

A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

Fonte: Assessoria Inovameat Toledo

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Preços do milho seguem em alta no Brasil

Atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Publicado em

em

Foto: Gilson Abreu

Levantamentos do Cepea mostram que os preços do milho seguem em alta no mercado doméstico.

Segundo pesquisadores deste Centro, atentos às recentes valorizações externa e interna e preocupados com o clima nas principais regiões produtoras da safra de verão do Brasil, vendedores vêm limitando o volume ofertado.

Do lado da demanda, pesquisadores do Cepea explicam que a procura internacional pelo milho brasileiro tem se aquecido, sustentada pela maior paridade de exportação.

Compradores internos também têm retomado as negociações, seja para recompor estoques e/ou por temerem novas valorizações nos próximos dias.

Quanto aos embarques, em agosto, somaram 6,06 milhões de toneladas do cereal, praticamente o dobro das 3,55 milhões escoadas em julho, mas ainda 35% inferiores aos de agosto de 2023, conforme dados Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.