Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias No Paraná

Inovameat 2023 bate recorde de público e consolida implantação da Umipi/Embrapa em Toledo

Durante três dias de evento, mais de 2,1 mil pessoas, entre estudantes, produtores, agroindústrias e consumidores, participaram ativamente do evento. Um dos momentos mais esperados foi realizado nesta quinta-feira (13), com a assinatura que oficializou a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa no município do Oeste paranaense.

Publicado em

em

Foto: Jaqueline Galvão/OP Rural

Biosseguridade, bem-estar animal, inovação, sustentabilidade e o emprego de novas tecnologias na cadeia da proteína animal – bovina de corte e leiteira, suína, de aves e peixes, nortearam as temáticas das palestras, painéis e minicursos durante o Inovameat Toledo 2023, que encerrou sua programação nesta quinta-feira (13), no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo: “Encerramos a 2ª edição com sucesso absoluto” – Foto: Patrícia Schulz/OP Rural

Durante três dias de evento, mais de 2,3 mil pessoas, entre estudantes, produtores, agroindústrias e consumidores, participaram ativamente do evento, que também contou com o Inovameat Conecta, iniciativa que integra pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participam das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades. “O Inovameat é um evento que é pensado para enxergarmos como vai ser o agro no futuro, em como vamos conseguir ampliar a produção de tudo que já produzimos hoje. Encerramos a 2ª edição com sucesso absoluto tendo durante o evento presença maciça do público, que com certeza adquiriu muito conhecimento, principalmente os produtores, que passam agora a replicar o que aprenderam na sua propriedade. A implementação de tecnologias e inovação nas propriedades rurais vai gerar mais riqueza, melhorar o manejo e diminuir os custos dos produtores”, enfatizou o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo.

Ato no Inovameat oficializa implantação da Umipi/Embrapa em Toledo

Um dos momentos mais esperados do Inovameat 2023 foi realizado nesta quinta-feira (13). Em ato reunindo representantes da Prefeitura de Toledo, do Biopark, de autoridades parlamentares e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi oficializada a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da entidade no município. A intenção é, por meio da décima Unidade no Brasil, segunda no Paraná, potencializar a produção de aves, suínos e peixes.

A assinatura do documento trouxe ao evento, formatado para discutir o que há de mais moderno em relação à proteína animal, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, que elogiou a estrutura do Inovameat. “Percebemos que nossa vinda para Toledo foi muito acertada. Esta preocupação com a qualidade fica evidente com esta estrutura bem montada, empresas compromissadas, enfim, um grande evento”, disse.

Com a presença de representantes da Prefeitura de Toledo, do Biopark, de autoridades parlamentares e da Embrapa foi oficializada a implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) em Toledo – Foto: Ricardo Morante/Prefeitura de Toledo

Sobre a Umipi, Moretti explica que é uma ideia que a empresa adotou em 2012 e é uma porta para as outras unidades estarem presentes em Toledo. “Toledo é pujante nestas 3 cadeias: aves, suínos e peixes. Então, nós vamos ter aqui, um braço, tanto que temos aqui presentes nossa chefe da unidade de pesca e aquicultura, que hoje está sediada no Tocantins. Vamos aproveitar o desejo da Prefeitura de Toledo e o Biopark e termos estrutura para nossos pesquisadores desenvolverem ações que auxiliarão nas demandas dos setores”, comentou.

Para o deputado federal Sérgio Souza, as pesquisas tendem a fortalecer a economia de forma geral. “A Prefeitura entende que isso vai gerar desenvolvimento, emprego e renda. Trará mais pesquisadores, mais empregos qualificados”. Sobre ser considerado pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o ‘pai’ da Unidade no município, Souza afirmou que apenas cumpriu seu papel de parlamentar. “Nós conversamos com os representantes e demonstramos que aqui é um local, solo fértil, e que a Embrapa vai fazer florescer ainda mais”, salientou.

A Umipi será instalada no Biopark. O presidente do parque de biotecnologia, Luiz Donaduzzi, reafirmou que a intenção do local é produzir excelência. “Uma instituição para vir ao Biopark deve ter essa característica e a Embrapa era um dos meus sonhos. De repente, tivemos essa oportunidade e colocamos todas as nossas energias, junto com os demais órgãos. Agora começa uma outra fase, nós colocarmos nossa força. A Embrapa nos traz pessoas extremamente capacitadas, com credibilidade. Junto com a força jovem do Biopark, nós faremos a diferença e traremos benefícios para nossa população”, destacou.

“Tornou-se um dia histórico”. Com esse sentimento, o prefeito Beto Lunitti iniciou seu discurso em relação à assinatura. “Ele é um marco para o Biopark, para Toledo e para a Embrapa”. Lunitti agradeceu aos parceiros, em especial ao deputado Sérgio Souza e todos os envolvidos. “As coisas só funcionam por meio dos agentes políticos. Nós lutamos para produzir ambientes transformadores e nós queremos mostrar para o Brasil e o mundo que em Toledo estamos fazendo, junto com nossos parceiros, política séria e de resultados”. Beto ainda agradeceu aos 19 vereadores e vereadoras, secretariado municipal e servidores municipais. “Nós discutimos o cenário nacional a partir do nosso território e por isso estamos avançando. Somos protagonistas”, concluiu.

Edição 2024

Bonaldo adiantou que edição de 2024 ainda não tem data definida, mas deverá ser realizada na primeira semana de abril. “Entregamos muito conhecimento baseado em pesquisas e tecnologias para as pessoas que participaram do Inovameat, agora é momento de avaliarmos esta edição para começarmos a planejar a próxima”, ressaltou.

Organização

O Inovameat Toledo é organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos, e conta com o apoio da Prefeitura de Toledo.

O Presente Rural é parceiro de mídia do Inovameat e a cobertura do evento você confere na próxima edição do jornal.

Fonte: Com informações da assessoria da Prefeitura de Toledo

Notícias Apoio ao Rio Grande do Sul

CMN autoriza suspensão imediata de prazos dos débitos do crédito rural

Vencimento das parcelas ficará suspenso por prazo superior a 100 dias.

Publicado em

em

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma das principais propostas demandadas pelos produtores rurais gaúchos e formatada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a suspensão imediata do vencimento das parcelas de operações do crédito rural já estão em vigor. 

A resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13) autoriza as instituições financeiras a prorrogar, de forma automática, o vencimento das parcelas de principal e juros das operações de crédito rural que tenham vencimento entre 1º de maio e 14 de agosto deste ano para o dia 15 de agosto.  

A medida vale para empreendimentos localizados em municípios do estado do Rio Grande do Sul, com decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública no período de 30 de abril a 20 de maio de 2024, reconhecida pelo governo federal, em decorrência de enchentes, alagamento, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações. 

Após se reunir com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), representantes de mais de 100 sindicatos rurais do estado e cooperativas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou a proposta para a suspensão dos pagamentos na reunião ministerial na sala de situação do Palácio do Planalto.  

“Pedimos ao CMN a prorrogação imediata dos débitos do setor. Este é o primeiro passo. Também estamos trabalhando na estruturação de novos créditos, com um fundo garantidor, permitindo que os produtores gaúchos possam reconstruir suas propriedades”, explicou o ministro. 

Na última sexta-feira (10), o CMN realizou sessão extraordinária para aprovar a proposta de renegociação das operações de crédito rural no Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Mapa publica Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Soja para safra 2024/2025

Objetivo é reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (13), as Portarias que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja, ano-safra 2024/2025, nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerias, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.   

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. 

No caso da soja, foram definidas as áreas e os períodos de semeadura, simulando probabilidades de perdas de rendimento inferiores a 20%, 30% e 40%, devido à ocorrência de eventos meteorológicos adversos, contribuindo para a expansão das áreas agrícolas, redução das perdas de produtividade e estabilidade da produção. 

Como o ZARC está direcionado ao plantio de sequeiro, as lavouras irrigadas não estão restritas aos períodos de plantio indicados nas Portarias para sequeiro. Neste caso, o produtor deve observar as indicações do ZARC específico para a cultura irrigada, quando houver ou da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de seu estado para as condições locais de cada agroecossistema.  

Ainda, visando a prevenção e controle da ferrugem asiática, devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio, definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa.  

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas. 

Acesso aos indicativos de Zarc

As consultas podem ser feitas por meio da plataforma  “Painel de Indicação de Riscos”  ou no aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, disponível nas lojas de aplicativos:  iOS e Android. 

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

México abre mercado para óleo de aves e de peixes do Brasil

Produtos serão destinados à alimentação animal.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

O Brasil pode a partir de agora exportar óleo de aves e óleo de peixes para o México, informou em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária. Os produtos serão destinados à alimentação animal. A autorização foi comunicada ao governo brasileiro na última sexta-feira (10).

O Brasil exportou US$ 2,95 bilhões em produtos do agronegócio para o México no ano passado. Os embarques são sobretudo de soja em grãos, cereais e carnes.

O Brasil acumula 41 aberturas de mercado para produtos agropecuários nos primeiros meses deste ano.

Fonte: Com assessoria Mapa
Continue Lendo
IMEVE BOVINOS EXCLUSIVO

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.